12 de março de 2011

Sony A850: A "Full Frame" mais atual do mercado

   Como falei semana passada sobre os variados tamanhos de sensores, finalmente resolvi abrir espaço para as chamadas "Full Frame" aqui no Foto Fácil. São câmeras pesadas e que pelo enorme tamanho de seu sensor nos entregam absurda qualidade de imagem, altíssimo desempenho em altos ISOs, e talvez por isso mesmo, não costumam ter flash embutido, além de não possuírem os chamados modos de cena já que foram desenvolvidas para fotógrafos experientes. Também há lentes que não funcionam nelas devido ao fator de corte, inexistente em sensores deste tamanho. E já aviso: O Foto Fácil NÃO recomenda full frame a ninguém! Isso é o último estágio do vício em fotografia, não quero ser responsável pela entrada de ninguém em clínicas de reabilitação. Isto posto, vamos a primeira de 3 câmeras desse tipo por aqui: A Sony Alpha A850.
 Esta Full frame não foi lançada no Brasil, apenas a A900

   As reflex Sony possuem algumas peculiaridades como estabilizador presente no próprio corpo, independente das lentes que usar, por meio de deslocamento de seu sensor de fabricação própria. Além disso, ela herdou a baioneta e a sapata invertida da bem sucedida Minolta. Infelizmente, aqui no Brasil, as DSLR Sony são encontradas até com facilidade, mas seus acessórios não. Devido à sapata invertida, só os flashes Sony e Minolta podem ser usados, e eventualmente, os fabricados por outras marcas mas desenvolvidos para a sapata da Sony, podem ser usados adaptadores. Mas, num improviso, não tem como usar flash Canon ou Nikon pra não correr o risco de sofrer queimaduras com a luz estourando na testa do fotógrafo...
 Sapata invertida, estranho LCD de orientação e dial com 3 modos custom

   Suas especificações podem parecer um tanto conservadoras (ela não faz vídeos, por exemplo) mas tenham sempre em mente que são câmeras exclusivamente para uso profissional, ninguém vai investir milhares de reais numa full frame pra fazer HDR, panorâmica e outras técnicas recentemente na moda. Com resolução de 24MP, chega-se à sensibilidade ISO 3200 com pouquíssimo ou nenhum ruído, pode-se expandir até 6400 com um ruído bastante aceitável. Seus disparos variam entre 1/8000 e 30 segundos sem esquecer do modo bulb em que a exposição é contínua enquanto o botão estiver pressionado.
 Botões customizáveis são ótima sacada no painel traseiro

   Ainda conta com 40 áreas de medição de luz; faixa de compensação de exposição entre -3 e +3; modo contínuo de 3fps; LCD de 3 polegadas de altíssima resolução; entrada para cartões Compact Flash e Memory Stick; 9 pontos de autofoco; duplo processador BIONZ; e seu viewfinder alcança 98% do campo de visão.
   Nessa série de modelos full frame não vai ter a tradicional "opinião do blogueiro" pois como falei no início da postagem, o Foto Fácil não vai recomendar este tipo de câmera aos leitores. Comprem por sua conta e risco.

   Com colaboração de Cesar Ajiki

12 comentários:

  1. Concordo com você Rodrigo, de que a maioria dos amadores, entusiastas e até mesmo profissionais não precisa de uma câmera fullframe, ainda mais quando consideramos a altíssima qualidade das novas câmeras de sensores APS-C.

    Por exemplo, o sensor da Nikon D7000 está considerado como melhor que o da Fullframe Canon 5D Mark II, levando-se em conta o color depth, dynamic range, SNR 18%, tonal range e ISO sensitivity, todos medidos (e não os informados pelas fabricantes) através do laboratório DXOMark.

    Acesso a esse comparativo: http://bit.ly/gyWlNW

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Interessante o comparativo. Ouço maravilhas sobre a D7000 mas não sabia que chegava a tanto.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe os colegas, mas é brincadeira comparar o sensor de uma 5D com o de uma D7000. É simplesmente incomparável. Em relação a qualidade final das fotos, é incomparável. Digo isso porque já manusei as duas câmeras citadas, e já vi em mãos trabalhos de fotógrafos que as tem, entao, posso dizer que a qualidade FINAL das fotos de uma 5D é extremamente ABSURDA perto da D7000 ou mesmo da 7D. É minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Aaaaaaaaaaaah então você já usou uma D7000 né seu traidor? Rsrsrs. Pois é, quem já usou as duas pode falar com mais autoridade, eu fico só de fora observando...

    ResponderExcluir
  5. Rsrs... Rodrigo, um colega aqui do FC comprou tem uma... a câmera é realmente porreta! Eu que tenho uma 7D, gostei muito da D7000. É tão resistente quanto a 7D, mais compacta e também tem um desempenho extraordinário. Realmente, ela vai suceder a a D90 à altura. Ponto pra Nikon... Quem dera se a Canon tivesse seguido a mesma linha de raciocínio.

    Quanto ao uso das duas, é sempre complicado querer comparar uma FF com uma cropada. A qualidade final é latente. A nítidez é facilmente perceptível.

    Um dia desses, um colega do FC me mostrou fotos que fez com sua Hasselblad de filme, antiga. As fotos estavam em formato digital (.TIF), pois havia mandado scanear os negativos em uma empresa especializada em Sampa. E posso dizer, o raciocínio é o mesmo. É covardia querer comparar essas fotos que me foram mostradas com fotos feitas por uma 5D, D700 ou mesmo 1DS e 3DX. É outra realidade.

    E digo mais, também acho covardia querer comparar as fotos que Ansel Adams fazia em 1930 com uma grande formato usando negativos de 8 x 10 com qualquer Hasselblad atual 6 x 6, de 40.000,00 reais.

    Claro, acredito fielmente que do jeito que a tecnologia anda, isso tudo pode mudar da noite pro dia. Mas acho que para isso, seria necessário remodelar a engenharia dos sensores atuais (como a Foveon fez!), que trabalham como "filmes modernos", onde as leis da física que regem captação de luz (e consequentemente informação) e refração serão sempre, inevitavelmente, obedecidas.

    MGH

    ResponderExcluir
  6. Ah, outra coisas...

    Concordo contigo quanto ao uso das FF por profissionais. É importantante dizer que além de cara, a câmera para ter todo seu potencial explorado é necessário muito conhecimento e técnica, e assim como o colega Wendley disse, frente a qualidade que as cropadas vem apresentando ultimamente, se você não tiver um objetivo muito específico, uma FF pode acabar virando um grande elefante branco na sua mão.

    MGH

    ResponderExcluir
  7. Mas... sempre que vejo trabalhos artísticos feitos com uma FF como a 5D por exemplo, juro a vocês que adoraria ganhar uma de presente, principalmente se vinhesse acompanhada com uma 35mm f/1.4L e uma 85mm f/1.2L :}

    ResponderExcluir
  8. Marcus, realmente não tive a oportunidade de manusear a D7000 ainda, baseava-me apenas nos números, embora a percepção visual muitas vezes seja mais importante.

    Mas devemos considerar também nas nossas análises visuais a lente utilizada, pois uma possível melhor nitidez atribuída a uma câmera pode na verdade ser fruto majoritariamente da lente.

    Lembro ainda o óbvio: que, independente da câmera, pode-se fazer belíssimas fotografias. Um exemplo grandioso disso são as fotos do grande fotógrafo e prof. Boris Kossoy. Ele sempre usou câmeras DSLR relativamente simples, como a Canon XSi.

    Abs.

    ResponderExcluir
  9. Boa análise Wendley. A questão do uso do equipamento é muito relativo. Um bom fotógrafo sempre vai se virar com o que tem na mão. Tenho um colega, um mestre na arte, já idoso, que fotografa desde 1973. Recentemente migrou para para digital e comprou uma Nikon D300S por já ser familiarizado com a marca. Em uma viagem ao nordeste, teve sua câmera roubada de modo um tanto violento e triste para alguém de sua idade. Como não queria parar de fotografar e não tinha grana para comprar outra dslr, comprou uma Panasonic FZ-100. E vou te falar, ele faz estrago com ela. E o legal é que ele não usa nenhum tipo de edição gráfica. Aliás, até para revelar as fotos ele leva a câmera à loja para que as imagens sejam extraídas diretamente dela...

    Enfim... é uma verdadeira lição.

    MGH.

    ResponderExcluir
  10. Marcus, eu sempre gosto desse tipo de comentário, onde se valoriza o fotógrafo e não o equipamento. Ter um equipamento ultra moderno e com recursos absurdos é muito bom, mas nada substitui o olhar e o feeling de um bom fotógrafo.

    ResponderExcluir
  11. "sso é o último estágio do vício em fotografia, não quero ser responsável pela entrada de ninguém em clínicas de reabilitação."

    Hahahahahahaha. Estou adorando isso aqui! Parabéns cara!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails