27 de março de 2011

Pequena introdução sobre flashes

   O Foto Fácil nunca falou especificamente sobre flashes pois é um assunto muito complexo. Não é fácil usar flash externo e a iluminação é um dos grandes segredos para boas fotos, saber usar um flash externo é mais do que meio caminho andado para o sucesso dos seus cliques. Muitos acreditam que os grandes alcance e potência dos flashes externos são sua maior vantagem mas, na verdade, o segredo está em saber usar essa potência, direcioná-la e saber difundí-la de acordo com o ambiente.
 Nikon SB900, Yongnuo YN560 e Canon 580EX lado a lado

   Por possuírem a cabeça móvel para o alto e, em muitos casos, também para os lados além de possuírem um pequeno mas útil rebatedor plástico, os flashes externos se tornam uma poderosa ferramenta nas mãos de quem sabe usar mas podem se tornar um desastre pra quem não sabe. Eu mesmo confesso que ainda tenho muito a aprender em se tratando de flash e iluminação em geral.
 Filtros de efeito específicos para flash

   Acho extremamente necessário para quem pretende fotografar eventos festivos, a aquisição de um flash de sapata e isso custa caro. Um flash sem ser top de linha das marcas mais consagradas Canon ou Nikon custam entre 600 e 1.000 reais aqui no Brasil, é o preço de uma lente tele, por exemplo. É um investimento necessário mas que se não souber usar demora a dar retorno pois leva tempo pra aprender a domar essa verdadeira fera.
 Novo Canon EX320 com luz auxiliar de LED

   Já os flashes mais potentes como o Canon EX580 e o Nikon SB900 chegam a custar até 1.500 reais dependedo de onde comprar e só recomendo esse pesado investimento pra quem sabe, pra quem entende do assunto senão, é muito melhor investir em lentes ou outros acessórios. Eu, por exemplo, prefiro usar os da marca Metz que é considerada por muitos a Leica dos flashes, guardadas as devidas proporções. Normalmente custa mais barato em relação aos equivalentes das outras marcas mas aqui no Brasil é dificílimo de achar.
 Eis o Metz 50 AF-1, eu uso o 48 em minha Canon T1i

   Há ainda os flashes compactos usados geralmente nas câmeras compactas mas são muito mais potentes que os flashes embutidos e também custam caro, tem sua cabeça móvel mas muito mais limitada. Também há versões destes flashes para as câmeras dos sistemas sem espelho como os Sony NEX e Olympus PEN. Nesses casos, a maioria não é móvel, é mais pela potência ou até mesmo porque alguns destes modelos de câmera sequer possuem flash embutido.
 Flash compacto para as Olympus PEN e também para a nova XZ1

   Outra opção de flash externo que é bem barata e promete ótimos resultados são os da marca Yongnuo e seus modelos mais recentes até possuem a função TTL que seria quase que o automático do flash, uma sincronização do flash com a câmera gerando a potência e alcance necessários para uma foto bem exposta. A regulagem manual é bem complicada de se fazer, é preciso muito treino mas, como todo tudo que é manual, gera resultados bem mais satisfatórios.
 Flash macro muito útil para dentistas e iridologistas

   Ainda existem os flashes específicos para macro, transmissores via rádio, tem muita coisa a ser explorada. Como eu disse, é um assunto bem complexo. Enfim, essa postagem foi apenas uma leve introdução sobre o assunto pois ainda tenho muito a aprender nessa parte da fotografia. Se alguém quiser colaborar com um texto mais elaborado e profundo sobre este assunto irei agradecer muito.
Trasmissor sem fio para comandar flashes remotamente

23 comentários:

  1. Faala, Rodrigo. Excelente post!

    Esse flash compacto da Olympus (XZ-1) é o mesmo utilizado pela Samsung na EX1.

    Se não me engano o EX320 só é compatível com a T3i (e talvez com a T3). Só não sei o alcance que esse led atinge.

    ResponderExcluir
  2. Valeu tricolor! Depois vou colocar essa informação do EX320 aí. E de quebra vou tentar achar qual distância essa luz de LED atinge.

    Achei interessante essa do flash da Olympus funcionar na EX1.

    ResponderExcluir
  3. Esse texto foi feito em minha homenagem, pq eu encho o saco do Rodrigo com perguntas sobre flash ^^
    Parabéns pelo trabalho. Sou muito mais que sua fã ;*

    ResponderExcluir
  4. Conhece mensagem subliminar? Já tava pra fazer esse texto desde dezembro mas aí o assunto ficou na minha cabeça depois daquelas conversar, aí eu fiz.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, o que acha da Canon Speedlite 430ex-2? Achei ela entre R$ 600,00 e R$ 700,00 no ML. Tô fazendo um curso bem puxado e é num estúdio e tenho sentido muito a falta de um flash de sapata. Além do mais, tem pintado umas grávidas e dois casamentos (bem simples) de umas amigas para fotografar e sem flash não dá. Ele irá suprir, razoavelmente, as necessidades para essas ocasiões? Abração!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Douglas, obrigado pela presença no blog.

    Irá suprir perfeitamente. Em questão de potência e alcance ele é excelente e uso um similar a ele na minha câmera, o que falta nele são alguns comandos mais avançados que momentaneamente você ainda não irá precisar usar.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  7. Esta é a pontinha do assunto, só alguns dos aparelhos que liga na câmera. E faltou falar do ring flash, flash em anel, usado tipicamente para macro, mas parece que tem gente usando para retratos.

    O assunto flash inclui potência, rebatimento, difusores, filtragem, cores, temperatura de cor, sincronismo lento, primeira e segunda cortina, redução de olhos vermelhos,fotografia de alta velocidade, compensando a contra-luz, preenchimento de sombras, segurança de uso, respeito e ética, lugares e situações nas quais não se pode usar, flashs de estúdio, acessórios, etc.

    Eu digo que 99% das pessoas comuns não sabem usar flash, e talvez 90% dos "profissionais".

    ResponderExcluir
  8. Pois é joão, era só uma introdução mesmo, nem tenho como me aprofundar nesse assunto agora. Não falei do ring flash mas coloquei uma foto do macro flash que basicamente serve para o mesmo tipo de foto. É que faltou espaço pra colcoar a foto do ring flash rsrs.

    Prazer te encontrar aqui no meu humilde blog. Você é a maior referência em flash que eu conheço.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela resposta. Vou comprá-lo. Só não sei se será no ML ou na B&H. Abração!!!

    ResponderExcluir
  10. Esses flashs alcançam brincando 25~30m de distância!

    ResponderExcluir
  11. Eu faço parte desses 99%, com certeza! Evito usar flash... =/
    Mas ando lendo sobre o assunto e fiquei impressionada com a amplitude do tema... As possibilidades de uso e o conhecimento que exige de quem pretende fazer fotos apreciáveis.
    Li um pouquinho sobre cada um dos aspectos citados pelo João e confesso que fiquei com muita vontade de aprender mais...

    ResponderExcluir
  12. amigao blz?!! voce sabe me dizer qual e o melhor flash para nikon d3100?! desde ja agradecido

    ResponderExcluir
  13. Para iniciantes, entre os flashs citados, qual o melhor de ser manuseado?

    ResponderExcluir
  14. Depende da câmera, o que importa é ter o TTL e saber usar pois tem muita gente em eventos cegando as pessoas jogando a luz diretamente nos olhos, não é preciso isso.

    ResponderExcluir
  15. Rodrigo, um ano após essa postagem, qual o seu posicionamento sobre o flash "Yongnuo"?
    Uma Senhora que faz curso comigo, comprou um para Nikon, e o professor gostou do desempenho. Você teve alguma experiência com essa marca, tem ouvido falar bem dela?
    Pergunto porque estou chegando na aula sobre "luz" no meu curso, e seria desejável ter um flash, e os preços dessa marca (mesmo o TTL) no ML estão bem convidativos.
    Desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como nunca usei um Yongnuo vou falar baseado no que leio por aí vindo de gente que entende do assunto: Se não tem TTL é ótimo para aprender a usar o flash, deixando tudo no manual. Se tem TTL é bom pra quem necessita do flash em eventos e não tem tempo para configurações além dos controles de exposição da câmera. Os Yongnuo pecam na qualidade do material usado, parece que dão defeito com frequência, possuem uma vida útil curta.

      Como eu não recomendo flash externo para hobby, apenas para uso profissional, é melhor que seja da mesma marca da câmera ou de fabricantes conceituados de flash como Metz e Bower.

      Excluir
  16. Rodrigo, descobri seu blog procurando informações e ele é bem legal.
    Acabei de comprar minha primeira DSLR (T5i) e tenho brincado bastante com ela.
    Eu tento evitar em usar o flash mas em locais de pouca iluminação as imagens saem com muito ruido. E o usando o flash da maquina as vezes fica muito iluminado.
    Meu foco em fotografia é eventos em familia, escola e lazer. Mas mesmo não dando destinação profissional a maquina gosto de boas imagens.
    Uma amiga minha, fotografa, disse que uma tecnica boa para esse tipo de foto é rebatendo a luz no teto. Assim consegue-se um melhor resultado.
    Então estava pensando em compra o 430EX II da Canon para tentar melhorar minha fotos. O que voce acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O flash é uma ótima opção, mas como não pretende se profissionalizar talvez seja um investimento caro demais, um tripé pode resolver boa parte dos problemas nos locais de pouca iluminação e seria bem mais barato.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  17. Então para resolver o problema das imagens iluminadas demais voce acha melhor reduzir a potencia do flash pop-up?

    ResponderExcluir
  18. Ou então uma lente clara, tipo 50mm 1.8?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há várias formas de melhorar a iluminação ou trabalhar melhor com a falta dela e eu sempre prefiro esgotar todas as possibilidades antes de ter que gastar dinheiro em algo.

      Uma lente mais clara ajuda em algumas situações, um tripé ajuda em outras, um flash ajuda em mais algumas outras, mas se você não houver uma situação específica o jeito é saber trabalhar com a falta de iluminação: aumentar o ISO aos poucos até onde o ruído não lhe incomode, aumentar o tempo de exposição ou até mesmo rebater ou difundir a luz do próprio flash pop-up, gambiarra é o que não falta pra isso.

      Então, vá tentando usar as opções que tem e só depois, se nenhuma funcionar, pense em comprar algum equipamento que lhe ajude. Talvez o investimento em um curso básico seja o melhor pois irá aprender várias técnicas que não necessitam de investimentos altos e melhorarão muito suas fotos.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails