14 de março de 2011

Nikon D3s: Um monstro de câmera

   A pessoa que testar por um dia a Nikon D3s provavelmente vai morrer de desgosto ao ter que voltar ao mundo real e se deparar com sua camerazinha que antes era "a tal" mas agora passa a ser apenas mais uma nesse mundão. A capacidade dessa câmera de operar em altos ISOs é assustadora, tão assustadora que quase dispensa o uso de flash, e pra quem não sabe usar é melhor evitar mesmo. Então, vamos com a segunda câmera full-frame a ser comentada aqui no blog!
Ela não é apenas imponente, é intimidadora


   Com uma resolução relativamente baixa de 12 MP (talvez um ponto fraco), a densidade de megapixels fica baixíssima e isso já é um indicativo de baixíssimo ruído. Se aproveitando disso, a Nikon põe nada menos do que uma sensibilidade ISO nativa de 12800 com expansão até absurdos 102400! Ou seja, é quase garantia de baixíssimo ruído com 12800 e, pelo tamanho do sensor, ruídos aceitáveis até 102400. Pra que flash, né? Brincadeiras a parte, dá pra fazer fotos noturnas com facilidade. E não é só isso...
Muitos comandos e botões personalizáveis, um espetáculo


   Ela traz muitas opções de balanço de branco; faz fotos em proporções não muito comuns como 1:2 e 5:4; poderoso modo contínuo de 9fps, não muito comum em câmeras desse porte; nada menos do que 51 pontos de autofoco; seu método 3D Color Matrix Metering II de medição de luz abrange 1005 pixels; a faixa de compensação de exposição tradicionalmente bem abrangente na Nikon, vai de -5 a +5; velocidade dos cliques entre 1/8000 e 30 segundos, incluindo o modo bulb; vídeos HD com taxa de 24fps (talvez outro ponto fraco); possui interessante recurso de nível horizontal virtual; e como não poderia deixar de ser, possui RAW nativo já que é uma câmera desenvolvida para uso profissional.
 Fácil acesso a qualquer tipo de função desejada

    Há dois slots para Compact Flash; seu LCD de 3 polegadas é de atíssima resolução e o viewfinder cobre 100% do campo de visão; seu corpo de liga de magnésio é protegido contra poeira e umidade além de ser desenhado com um grip vertical; segundo o fabricante, a bateria aguenta a pesada carga de 4200 fotos; seu sensor tem uma duração estimada de 300 mil cliques; e pra finalizar, uma importante informação: As câmeras Full-frame aceitam lentes desenvolvidas para as câmeras APS-C porém, há a diminuição da resolução na mesma proporção. No caso da D3s, a resolução passaria de 12 para 5MP. Essa informação foi dada pelo colega Leandro Eiki na comunidade Fotografia Digital Brasil no Orkut.

   É ou não é um monstro de câmera?

30 comentários:

  1. Não entendo nada de Nikon (só utilizo Canon), mas gostei muito disso!

    ResponderExcluir
  2. Ha, não sou o único canonzeiro! Mas amanhã vou falar sobre uma que você adora...

    E ainda essa semana falo sobre um modelo Olympus no Resumo Fotográfico.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo desculpa minha ignorância, no outro post disseste que não aconselhavas uma full frame (lol não sei se estavas a ser irónico), pelo que percebi estas câmaras conseguem alcançar resultados monstruosos mas tem-se que já ser um grande fotógrafo para trabalhar com elas, ou utilizar ao máximo as suas capacidades.

    A minha pergunta é apenas por curiosidade, pois nunca vou ter dinheiro ou até interesse em ter uma destas, se um iniciante recebesse uma destas não iria saber utiliza-la? ou ia ganhar vícios por ser tão boa? e quando fosse utilizar outras ia achar que não prestavam?

    como disse apenas curiosidade, não é preciso grande explicação.

    obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá Diogo, obrigado pela presença no blog.

    Nada de ignorância, muito boa a sua pergunta! Aliás, até que demorou a aparecer essa pergunta, eu queria muito responder...

    Eu fui um pouquinho irônico sim, porque na minha humilde opinião acho que quem tem dinheiro e necessidade de ter uma full-frame não precisa da ajuda de um blog pois já tem tanta experiência que vai saber tomar sua decisão sozinho.

    E um iniciante NÃO saberia usar esta câmera, pelo menos no início, pelo simples fato de não possuir modo automático. Não precisa de modo automático afinal, torno a dizer, quem precisa de uma câmera dessas já tem experiência suficiente pra não precisar mais de modo automático. Ganhar vícios? Acho que não. Achar que as outras não prestam? Basta aprender que toda câmera tem seu valor, cada uma tem sua ocasião.

    Eu te digo: Não quero e nunca vou ter uma câmera deste tipo, não há necessidade alguma para mim mas quem tem dinheiro sobrando anda comprando destas câmeras e deixando guardadas em casa pra exibir como troféu...

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo,

    Estou escolhendo uma DSLR de entrada e gostaria da sua opiniao sobre a D3100, T1i e T3. Estou querendo nessa faixa de preco. Qual delas voce prefere? Se tiver alguma outra dica, manda brasa!

    Abracao

    ResponderExcluir
  6. Olá guto, obrigado pela presença no blog.

    Para iniciantes estou recomendando a Nikon D3100. enquanto não aparecer outra com um modo guia tão bom quanto o dela, minha opinião continuará a mesma.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo,

    Estou inclinado pela D3100 msm... Agora me da uma opiniao. Eu queria uma outra lente, e como gosto de fazer fotos noturnas o que voce acha da 35mm f/1.8 AF-S. Essa camera nao tem motor de foco se nao me engano. terei que comprar lente AF-S ou entao se for AF ficara somente com foco manual, nao é isso?

    ResponderExcluir
  8. Perfeita escolha. Ou, se não for pra fazer retratos especificamente, pode arriscar numa 50mm f/1.4 mas é bem mais cara. Com AF só faz foco manual, o que pra mim é uma enorme vantagem pois é muito mais rápido e preciso.

    Quando não estou fotografando algum evento, normalmente desligo o autofoco, só faço manual.

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo,

    Pintou uma nova duvida aqui. Estava agora vendo pelo youtube uns videos feitos pela D3100, e como ela tem um autofocus no video fica aquele ruido o video todo! Barulhinho danado!! Tem como resolver isso? Fazer videos "chapados" como qualquer outra camera?

    ResponderExcluir
  10. Rapaz, esse ruído só se resolve usando lentes com motor silencioso e na Nikon elas são identificadas pela sigla SWM (Silent Wave Motor). Esse é o mesmo barulho que a lente faz quando se usa o LCD para fotografar.

    Lembrando mais uma vez, apesar das opiniões discordantes, para mim estas câmeras claramente não foram feitas para vídeos nem para se fotografar usando o LCD, é como se estas funções fossem "beta", estão aí pra usar mas há efeitos colaterais. Pra isso tem as compactas.

    ResponderExcluir
  11. Entao esse autofocus no video torna-se uma desvantagem em relacao a T2i? Ja que esta nao tem autofocus, ela foca tudo num geral, e nao fica fazendo esse barulho desgracado! hahah Se eu desativar na lente o AF? Fica como se fosse na T2? Entendeu minha duvida?
    Desculpa Rodrigo encher seu saco com isso, mas eh que tenho que decidir ate sabado! heheh

    Forte abraco!

    ResponderExcluir
  12. Entendi perfeitamente mas como eu disse antes, não depende da câmera e sim da lente, seja na T2i, na D3100 ou em qualquer câmera Canon ou Nikon. Se as lentes não tiverem motor silencioso sempre vai ocorrer esse barulho e estas lentes custam caro. Faça foco manual que será bem menos barulhento.

    ResponderExcluir
  13. Grande Rodrigo,

    Conversei com algumas pessoas e a grande maioria disse que a T2i é muito mais maquina que a D3100. Ou seja, voltei a minha indecisao. Ta dificil encontrar a T2i em NY, so tem o corpo. O que vc acha de comprar o corpo e ao inves da lente que vem no kit, comprar uma cinquentinha com f/1.8?? A diferenca entre as duas cameras seria de uns 250 dolares. Voce acha que vale a pena pagar essa diferenca pela Canon?

    p.s - te adicionei no msn pelo email do gmail..

    abraco!

    ResponderExcluir
  14. Mas aí vai ficar sem grande angular até quando? Uma câmera só com a 50mm tem pouca utilidade, é zoom demais, não vai conseguir fotografar nada de perto. Se for resolver isso logo é uma boa opção sim.

    Mas a câmera vai ser para hobby ou para trabalho? Se for para hobby, sinceramente, ficar muito tempo decidindo entre D3100 e T2i é esquentação de cabeça demais pois nunca vai usar todo potencial que estas duas câmeras tem.

    Se for para trabalho aí você tem que fazer uma análise mais detalhada do que apenas opiniões de terceiros que sempre vão puxar a sardinha para sua favorita. É preciso ver o que será mais importante para você e ver qual câmera se aproxima mais do que você quer.

    ResponderExcluir
  15. Rodrigo, parabens pelos seus posts, alem de esclarecerem bem sobre esses objetos de desejo, ainda da orientações aos leitores com grande conhecimento de causa.

    Show de bola esse blog !!!

    ResponderExcluir
  16. Obrigado, Cláudio. Não é muito bom ficar encorajando as pessoas a comprarem esse tipo de câmera...

    ResponderExcluir
  17. Grande Rodrigo,

    Vim aqui pra te dizer que chegou minha camera ontem. Optei pela T2i com a cinquentinha. To me amarrando!! Brigadao por todas as duvidas que voce pacientemente me esclareceu!

    Sucesso no blog!!!

    ResponderExcluir
  18. Boa sorte, meu amigo! Espero ver suas fotos no nosso grupo no flickr.

    ResponderExcluir
  19. Rodrigo, muito bom o seu blog!! Estou a procura de uma câmera semi-profissional ou uma super compacta. Meu objetivo é fotografar meus filhos nos eventos de escola, em festas e em casa. Você poderia me indicar alguma? Não consigo me decidir..já olhei a sony nex-f3, samsung nx2000, sony d3100, sony alfa 3000..estou perdida nas configurações! Preciso de uma máquina rápida, pois as crianças se movimentam demais..estou disposta a pagar em torno de R$ 1500,00. Por favor me ajuda!! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhada na Canon T3 (não T3i), ela parece ser o que você precisa. Mas será preciso aprender a usar os controles manuais e dominar o meio-clique para conseguir as fotos que quer.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  20. Bom dia Rodrigo!
    Compensa comprar uma camera dessa hoje por ser uma full frame?
    Pelo valor de R$ 2000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você necessita de uma full frame e ela estiver em bom estado, sem o obturador muito gasto, vale a pena.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  21. Rodrigo, bom dia!
    Adquirir uma nikon D3s usada, com contagem do obturador de 17.800, por R$ 1900 ainda compensa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver em boas condições e se for realmente necessário uma full frame para você, vale a pena. Pois hoje ela é uma câmera bem defasada em recursos, só vale a pena se for estritamente necessário ter uma full frame.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Andei navegando e gostei do que li sobre a nikon d750. Claro que teria que esperar mais um pouco para ter R$$$ suficiente para comprar. Então o que achas: melhor eu aguardar um pouco mais ou indicaria outra câmera? Atualmente, tenho uma D7000, lentes 50 mm 1.8, sigma 18-35 mm 1.8, e as que vieram no kit, 18-105 e a 55-200. Estou ingressando no mundo da fotografia e já faço alguns trabalhos profissionais, voltados para ensaios de crianças, gestantes e aniversários. Desde já, agradeço a sua atenção.

      Excluir
    3. Repare que de todas as lentes, apenas a 50mm poderá ser utilizada em toda a sua capacidade em uma câmera full frame. Talvez seria o caso de comprar mais um corpo DX para ser seu corpo reserva, ou mesmo para ser o principal e deixar a D7000 como reserva.

      Acredito que seria bem mais útil do que uma full frame agora, pois seu jogo de lentes é quase que totalmente voltado para um sensor APS-C. Teria que começar quase do zero para usar uma full frame agora, ou deixaria ela como corpo reserva de uma D7000, o que seria um contra-senso.

      Excluir
    4. Realmente, a maioria das lentes que possuo são para câmeras cropadas, exceto a 50mm e a 35mm (esqueci de incluí-la). Mas adquirir um outro corpo DX, só poderia ser a D7100, até pq não tem outro lançamento até então (só especulação de lançamento da D7200), ou estou errada?
      O que tinha em mente inicialmente, seria ter um segundo corpo (full frame), e nela deixar a 50mm, e assim que possível, adquirir uma 85mm 1.8 ou 24-85 2.8 para o corpo da full.
      Atualmente, qual é a sua câmera? Se tem um full, qual o momento que migrou?

      Excluir
    5. Então tá certa, já possuindo um esquema pensado para o futuro então pode ser uma boa adquirir uma full frame.

      A câmera que uso atualmente é uma Canon T3, não uso full frame.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails