30 de março de 2011

Canon A495: A melhor compacta automática de baixo custo

   Me comprometi a falar todos os meses sobre alguma câmera que seja de fácil acesso a todos, que esteja ao alcance de qualquer um nas grandes lojas, sejam elas virtuais ou físicas. Só não falei mês passado devido a correria dos lançamentos nos meses de Janeiro e Fevereiro mas, pra compensar, vou falar logo da melhor de todas na sua categoria, a Canon A495.
 O design melhorou bastante mas continua com um que de Canon

   Com um design que vem ficando cada vez mais compatível com o que se vê por aí, as Canon mais básicas vem ficando bonitas sem perder o padrão de qualidade que sempre as acompanhou. Com resolução de 10 MP; lente com 3.3x de zoom cobrindo distância focal de 37-122mm com abertura 3.0-5.8 e supermacro de 1cm; a velocidade dos cliques varia entre 1/2000 e 15 segundos; sensibilidade ISO de até 1600; modo contínuo de 0.9fps; o alcance do flash é de até 3 metros; faz vídeos VGA com taxas de 30fps; seu LCD mede 2.5 polegadas; e é alimentada por 2 pilhas AA.
 Cabe no bolso mas por ser movida a pilhas não é tão fininha

   Opinião do blogueiro: Independente de especificações técnicas, a grande verdade é que nesta categoria e faixa de preço devido a infinita superioridade de suas lentes em relação a concorrência, a Canon não tem adversários. Destaque para o supermacro de 1cm, vídeos AVI em vez dos difíceis de lidar MOV, e a abertura alta para esta faixa de preço. Pontos negativos são a péssima grande angular de 37mm e a resolução baixa de seu LCD que pode fazer erroneamente pensarmos que as fotos estão ruins. Pesando os prós e os contras, é uma câmera mais do que recomendada.
 Muitas funções são facilmente acessadas com um simples toque

   A Canon A495 pode ser encontrada facilmente nas grandes lojas custando entre 200 e 300 reais, atentando sempre para os kits que incluem cartão de memória, pilhas e carregadores de graça ou com custo bastante reduzido mas quase sempre de qualidade duvidosa.

13 comentários:

  1. Olá Rodrigo boa noite!
    Gostei bastante do artigo e sempre ouvi falar muito bem da Canon A495, até cogitei a hipótese de comprá-la , mas preferi optar por uma que tenha controles manuais e um pouco mais sofisticada.
    Alguns termos técnicos eu já estou entendendo, agora quando vc fala que a abertura dela é alta, vc está se referindo a abertura do diafragma?
    Pelo que ja andei lendo por aí, quanto menor a abertura do diafragma, melhor a profundidade de campo, não é isso?
    Enfim, gosto muito de ler tudo que vc escreve, e a Canon como sempre está entre as top de linha e com preços ótimos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Exato, tudo certinho como você falou. Lembrando da numeração invertida, quando falamos que a abertura é menor os núemros são maiores e vice-versa.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho a A480, acho uma camera espetacular, ainda mais quando se trata de macro fotos! Faço inveja para todos meus amigos e parentes que tem Sony... shausuasha Outro lado legal dessa câmera, é o controle "manual" sobre o tempo de exposição, acho isso interesantíssimo para uma compacta de baixo custo. A parte ruim dela, é a demora para carregar o flash, cerca de 5 à 7 seg. (uma eternidade quando se trata de fotos). É isso ai, eu tenho e recomendo essa potência de baixo custo! Quem quiser exemplos de foto dessa camera, acessem meu flickr: http://www.flickr.com/photos/bfelixx/

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma dessa azulzinha e também considero um bom investimento. Se você intalar um hack (CHDK) dá até para filmar com zoom e salvar fotos em formato raw, respeitando, é claro, suas limitações.
    Tenho algumas fotos com ela no flickr também:
    http://www.flickr.com/photos/59211494@N04/

    ResponderExcluir
  5. Acabei de postar em meu blog umas fotos que tirei com a canon A495 que meu namorado esqueceu comigo heuheuhe
    Ate indiquei esse post pra quem tiver afim de conhecer ela melhor.

    http://monamiguiz.blogspot.com/2011/04/canon-powershot-a495.html

    ResponderExcluir
  6. Macro de 1cm é tudo né? Depois que me acostumei fica difícil usar algo acima disso.

    ResponderExcluir
  7. Macro de 1cm é tudo mesmo... pena que tem muita câmera top por aí que tem macro de 3cm ou mais... =/

    A baixa resolução do LCD, na minha opinião, foi um fora sem tamanho da Canon... puxa, tá certo que a alta resolução não dá 100% garantia de que a foto ficou do jeito que queríamos, mas que ajuda, isso ajuda...

    Eu já usei A480 e não gostei nem um pouco da resolução do LCD. A Canon bem que podia rever isso...=P

    ResponderExcluir
  8. Sabe que essa coisa da baixa resolução afasta alguns usuários? e realmente, é chato você visualizar a foto e conseguir enxergar os pixels da tela. Mas eu acho que sei a razão disso: Pela qualidade óptica muito mais avançada e tecnicamente muito superior a da concorrência, um LCD pobre é a solução para baratear o produto e torná-lo competitivo já que o povo leigo prefere as populares Sony e Samsung, essa é a minha teoria.

    ResponderExcluir
  9. É... também penso que a baixa resolução do LCD pode ser uma forma encontrada para baratear o produto, mas quem não conhece o potencial dela vai continuar comprando Sony e Samsung, pois embora não tenham o mesmo potencial, apresentam um LCD com definição bem melhor... =/

    ResponderExcluir
  10. Olá Rodrigo, estou em uma dúvida mortal entre comprar uma Canon A495 ou comprar uma Canon A3100IS. Tenho uma leve preferência por câmeras a base de bateria (no caso a A3100), mas não que isso seja de muita importância. E o macro de 1cm da A495 me chama muito a atenção... Estou nesse impasse, você poderia me ajudar, dizendo qual das duas possui uma qualidade de imagem superior? É o que estou procurando em primeiro lugar. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, obrigado pela presença no blog.

      A A3100 tem a grande vantagem de possui estabilizador, é o que mais pesa na diferença de uma para outra. Em qualidade de imagem são semelhantes, a diferença em favor da A495 deve ser muito pequena, quase imperceptível.

      Qualquer dúivda é só retornar.

      Excluir
  11. Eu que agradeço pela resposta!
    Tenho apenas mais uma dúvida, percebi que a A495 está em falta em muitos lugares, você saberia confirmar se a A800, que está mais fácil de ser encontrada, também possui a mesma qualidade? Obrigado desde já e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails