16 de março de 2011

Canon 5D Mark II: A queridinha dos cinegrafistas

   Fechando com chave de ouro a trilogia das "full frame", a Canon 5D Mark II se destaca não só nas fotos mas também pelos vídeos já que sua qualidade sempre foi muito exaltada assim como a velocidade e precisão do foco com o modo live view. Eu não sabia se escrevia sobre ela ou sobre a 1Ds Mark III pois uma completa a outra e apesar da série 1Ds ser a principal da Canon, o modelo da série 5D é o mais recente. Por isso, nem todas as especificações da 5D Mark II serão tão atraentes. Lembrando que ainda há a série 1D com sensores APS-H de fator de corte 1.3 com especificações mais poderosas.
 Olhando assim parece uma reflex de entrada

   Com resolução efetiva de 21 MP, um assombro para o ano de seu lançamento (2008), é uma câmera perfeita para grandes impressões e permite ISO nativo de 6400 podendo ser expandido até 25600, e também tem o ISO 50, muito útil quando se tem iluminação excessiva mas difícil de encontrar. O modo RAW que gera imagens sem compressão na resolução máxima com arquivos muito pesados possui duas formas reduzidas: O sRAW1 com resolução de 10MP e o sRAW2 com apenas 5MP, uma grande sacada para evitar arquivos gigantes sem perder qualidade.
 LCD de orientação com muitas informações

  A 5D Mark II foi revolucionária por ter sido a primeira reflex a fazer vídeos em Full HD com taxa de 30fps limitados a 12 minutos e parece que até hoje é a câmera fotográfica que mais chega perto da qualidade de uma filmadora (para alguns é até melhor). Seu modo contínuo é modesto, de 3.9fps; apenas 9 pontos de autofoco; a faixa de compensação de exposição também é modesta, de -2 a +2; 35 pontos de medição de luz; e a velocidade dos cliques varia entre 1/8000 e 30 segundos. Seu obturador possui duração média de 150 mil cliques.
 Acesso direto a muitas funções e controle giratório sensacional

   Sua mídia de armazenamento é o Compact Flash (sempre ele nas full-frame); seu LCD mede 3 polegadas e possui altíssima resolução; seu viewfinder cobre 98% da área de visão; é relativamente leve nessa categoria e isso se deve ao fato de não possuir grip vertical no seu corpo, é necessário adquirir separadamente. Um ponto contra as full-frame Canon é que elas não aceitam as lentes EF-S que foram desenvolvidas para as câmeras com sensor APS-C, a gama de lentes fica um pouco reduzida. A 5D Mark II possui modo automático para os novatos, um grande desperdício mas...trata-se de uma full frame light.

7 comentários:

  1. Não sei por que tantos botões nessa câmera. Sou mais a minha Cyber-Shot touch screen rosa! uahauhaua... zueira!

    Não entendo como uma câmera desse porte ainda disponibiliza a função automático?! Era pra vir só o M, AV e TV.

    ResponderExcluir
  2. bom, o automatico é normal, é o "verdinho" como costumam dizer, até na mais atual (sony A850) tá lá (auto). mas como não é pra "iniciantes" não tem os modos pre-ajustados (retrato, retrato noturno, esporte, paisagem, etc...).
    mas tem 3 custom, o que é muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rodrigo tudoo boom?
    Adorei suas dicas no blog.!
    Você trabalha com fotografia?
    Conheço pessoas que teriam interesse nisso...

    Por gostar do blog estou seguindoo..
    Aguardo a sua visita também!

    ResponderExcluir
  4. Sou defensor numero um dessa câmera. É marvilhosa.

    MGH

    ResponderExcluir
  5. Na materia "Paisagens em baixa luz" [edição 5 da revista Digital Photographer Brasil], os fotográfos entrevistados usam esta câmera. As fotos feitas com ela são mesmo um primor... embora não seja suficiente ter uma dessas nas mãos... é preciso saber o quê e como fazer...e isso eles mostraram saber, rsrs...

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu artigo sobre a 5d MArk ii. Oque você pode falar sobre a 1D Mark ii. Obrigado ... Francisco Remedy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A 1D é a categoria top da Canon, não tenho muito a falar sobre ela a não ser dizer que é a mais avançada de todas, fica acima de qualquer outra Canon. O único senão é que é uma câmera com 10 anos de idade, com obturador estourando e sensor bastante cansado. E que ainda assim deve render boas fotos, mas se estiver pensando em comprá-la é difícil encontrar um bom custo-benefício hoje em dia.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails