9 de março de 2011

Câmera a pilha ou a bateria? Eis a questão...

   Sei que já deveria ter falado há muito tempo sobre isso, já levei bastante bronca por e-mail mas vou reparar meu erro hoje! O que é melhor: Bateria ou pilha? A resposta: Não sei. Cada uma tem seus prós e contras, e é VOCÊ que vai decidir o que é melhor para suas necessidades.
 Pilha Eneloop fabricada pela Sanyo, considerada a melhor do mundo

   Situação: Casamento da sua irmã querida. 
   Variante 1 - Câmera: Sony F828 com gigantesco sensor de 2/3, lente de altíssima qualidade, uma Carl Zeiss de verdade. Uma lenda entre as câmeras Sony.
   Por algum infortúnio qualquer, esqueceu de carregar a bateria ou, ela já está no fim da vida pois essa câmera já é do ano 2003 e até então, ainda não tinha te deixado na mão. O que faz? Chora? Quebra a câmera? Pega o celular, afinal, ele tem uma câmera.
   Dois dias depois: Ah, vou até uma loja especializada e comprar uma bateria nova pra minha câmera, afinal ela é excelente, faz fotos maravilhosas, não vou desperdiçá-la pois ela é muito melhor que essas câmeras de 16MP de hoje em dia.
   O quê??? Não tem mais a bateria? Não fabricam mais? Ah, meu amigo, tá brincando né? Tua câmera é de 2003 e tu ainda quer a bateria? Envia essa câmera pro museu e compra outra mais moderna. Aqui no Brasil até as baterias recentes são difíceis de encontrar...
 Lendária Sony F828, isso sim é uma superzoom de respeito

   Variante 2 - Camerazinha feinha, tão gorda que nem cabe no bolso, Canon A495. Mas é a única que eu tenho então é com ela que vou eternizar o casamento da minha irmã querida.
   As pilhas estão totalmente descarregadas. Ou o imbecil aqui esqueceu de carregar antes de sair de casa ou a carga delas já foi pro espaço. Opa! Tem uma padaria aqui ao lado do salão, vou comprar logo 4 alcalinas! Vai que duas só não dão conta do recado? E assim fotografo feliz da vida o enlace matrimonial...
   Dois dias depois: Como as pilhas recarregáveis já deram o que tinha que dar, vou comprar mais 4 novas e aproveito o carregador que ainda tá bom. The end.
 Canon A495, só tem 10 megapixels mas é boa, muito boa

   Não quero dizer que pilhas são melhores que bateria pois há dois pontos fracos nelas: Levam uma eternidade para carregar, aqui no meu carregador são 6 horas no mínimo enquanto imagino que qualquer bateria carregue em no máximo 2 horas e meia, duvido que passe disso. A minha carrega em 2 horas. O outro ponto fraco é a reciclagem de flash que é mais lenta nas câmeras a pilha.
Bateria NP-50 que alimentava ótimas câmeras da Fuji. Alimentava...

   A historinha acima foi contada apenas para dizer que câmeras a pilha jamais devem ser desprezadas só pelo simples fato de serem a pilha. Isso é um erro gravíssimo, não deveria ser levado em consideração como desempate numa eventual dúvida entre 2 modelos, um a pilha e outro a bateria. As pilhas tem sido constantemente marginalizadas mas...ano após ano as fabricantes mudam os modelos de bateria e não repoem aos fornecedores, se você tem uma câmera antiga movida a bateria, mais cedo ou mais tarde vai ter que aposentá-la por falta de bateria e essa é a grande questão.
 Carregador Sony é o único que confio por enquanto

   Uma câmera a pilha, por mais inferior que seja, nunca vai te deixar na mão. Uma movida a bateria depois de algum tempo pode cair em desuso. Sempre usei compactas a pilha mas minha reflex é movida a bateria e, se não em engano, só a Pentax tem reflex movida a pilha. Não vou mudar esse meu hábito apesar de a tendência daqui a alguns anos é só termos câmeras movidas a pilha. Tudo em nome do comércio, acabou a bateria? Compra outra câmera, nunca vão fazer uma bateria universal.

43 comentários:

  1. Eu prefiro pilhas.
    Se descarregar, vc subistitui rapidinho e encontra em qualquer lugar.
    Alias, tenho um carregador da Elgin que é muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, agora fiquei com uma pulga atras da orelha...sobre as baterias...uma extra, mas que nunca foi usada, sera quem mantem a capacidade da carga ou acaba se tornando inutil depois de alguns anos? fiquei preocupado...comprei a fz35 lembra? falamos muito sobre essa camera e so tenho elogios a ela, mas nao tenho bateria extra, o que vc me diz? abraço

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente as melhores câmeras compactas hoje em dia utilizam baterias proprietárias (Panasonic LX5, Canon S95 e Samsumg EX1).

    Aproveitando, você sabe onde consigo dessas pilhas Eneloop aqui no RJ? Está muito difícil encontrar recarregáveis originais da Sony.

    ResponderExcluir
  4. Johnny, se a bateria extra jamais foi usada não perde carga. É a mesma coisa que uma bateria ficar anos guardada numa loja esperando ser comprada. Mas se der a primeira carga, aí é bom ficar revezando entre elas.

    Pedro, a única loja que eu compro pilhas sony e sei que são originais é na loja 241 do edifício central, Photo e Video Internacional. Tem uma outra loja ao lado que também compro meterial ali mas nunca comprei pilhas com eles.

    Também nunca vi vender Eneloop aqui no Rio mas agora tô usando Kodak que tem o mesmo desempenho da Sony. No flash externo agora só uso Kodak, me surpreendeu.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo nessa metéria falou tão bem do modelo da sony que fiquei curioso, afinal são poucos modelos da arca que me agrada, antes eu só admiriva a H50, mais me parece que esse modelo F828 é do balacubaco! vi algumas fotos no Flickr (apesar que lá tem muita edição) me deparei com essa aqui: http://www.flickr.com/photos/bucephalus/1166769301/ simplesmente a foto mais impressionante que já vi na minha vida!
    Dai veio uma curiosidade Rodrigo, o cara na oto relata usar um Polarizador, o que ser isso? ja ouvi falar de pessoas que usam isso até na Fz35!!!

    ResponderExcluir
  6. Cara, o que é essa foto? Até eu tô impressionado, parece feita com uma reflex!

    Pra entender mais sobre o filtro polarizador, leia esse artigo do blog Dicas de fotografia que inclusive tem link aqui no Foto Fácil: http://goo.gl/VCQuK

    ResponderExcluir
  7. Pois olha. Eu prefiro bateria. É só ter um par, nunca fica na mão. Ou até mais de duas, vamos para 3 mesmo.
    As pilhas são faceis de encontrar, concordo, mas duram pouco e mesmo as recarregaveis tem vida util pequena, com o tempo já não carregam direito.
    Tenho uma a pilha e já comprei uns 5 pares de pilhas recarregaveis no mesmo tempo em que só comprei um par de baterias para a outra. E as baterias estão vivas. As pilhas só restaram um par, as outras foram pro lixo(recarregaveis) fora as descartaveis.

    ResponderExcluir
  8. Bateria bem melhor, além de deixar o equipamento mais leve.

    ResponderExcluir
  9. Vai de pessoa para pessoa, concordo que também fiquei um pouco assustado nisso de passado uns anos já não fabricarem baterias para os modelos antigos... Acho que vou comprar mais uma ou 2 e guardar para o futuro lol.
    Acho que depende também muito do uso que vão dar à máquina fotográfica, para quem usa pouco talvez compense uma com pilhas, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  10. É concordo com a maioria que a bateria é melhor! Mais o problema todo esta nos fabricantes...As pilhas nunca sairam do mercado, já os proprietários dessa maravilhosa SonyF828 não falam o mesmo das baterias!
    Quanto a durabilidade das pilhas também depende de três fatores, o primeiro da originalidade das pilha (o que mais tem são pilhas sony falsificada) o segundo marca da pilha, terceiro o consumo da maquina.
    Eu por exemplo tinha uma Fuji fenepix a120 que duas pilhas duram uma festa de aniversário, a Canonque tenho hoje com a mesma pilha faz três tranquilo! Em minha humilde opnião não deixaria de escolher um modelo Y por causa de sua alimentação!


    OBS: obragado Rodrigo pela dica dos filtros cara, só voce mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Que barato! Tô gostando muito de ler as opiniões aqui, era o que eu queria.

    Diego, o blog que te indiquei é muito bom, só não leio mais por falta de tempo.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, quando fui comprar a minha fiqui numa duvida perturbadora.
    Queria pq queria uma que fosse com bateria e a que eu estava querendo precisava de 4 pilhas, duvida vai, duvida vem, fiqui com a de pilhas mesmo e até agora não me arrependi, tenho me surpreendido até...além de ser mais facil encontrar em emergencia tem durado bastante, ja tirei cerca de 700 fotos com a mesma carga.

    ResponderExcluir
  13. Pois é, Monalisa. A autonomia das pilhas sempre vai ser maior que a da bateria, é só ver a amperagem de ambas. Se alguém tem pilhas com menor autonomia que bateria, ou é pilha falsa, ou já tá com a carga no fim, ou é de baixa qualidade ou o carregador não está bom.

    Mas isso tem um preço: Pilhas demoram muito, muuuuito tempo pra carregar enquanto baterias carregam rapidíssimo, como num passe de mágica.

    ResponderExcluir
  14. Eu não faço diferença entre pilha e bateria, na hora de comprar. Só olho se a câmera rende bem, se consegue tirar bastante fotos com uma carga (CPAN). Fora isso, cada uma tem suas vantagens e desvantagens, mas ambas me servem bem.

    Uma dica: encontrar eneloops no Brasil não é muito fácil (fora que, quando aparecem, são caras), mas no eBay é fácil e BEM barato. Já comprei 2x com o vendedor "whatuneed4baby" e foi tudo tranquilo. Recomendo.

    []'s

    ResponderExcluir
  15. Ainda não tinha parado pra pensar que de uma hora para outra alguns modelos de baterias podem deixar de ser fabricadas...Agora deu medo viu! =P

    ResponderExcluir
  16. Wi, aqui no Brasil isso se torna mais grave porque a maioria dos modelos de bateria sequer é vendida avulsa. Caso frequente da Olympus.

    ResponderExcluir
  17. Meu primeiro comentário neste blog. E a impressão inicial é de excelente conteúdo.

    Sou do time das pilhas. As vantagem que elas oferecem me parecem melhores do que as desvantagens.

    O problema pra mim está sendo achar uma máquina que aceite pilhas que me agrade. Até agora eu já vi umas dez opções, mas são todas à bateria.
    Minha máquina anterior pifou e tenho que comprar outra urgente. No momento eu vou comprar uma compacta, que seja para toda familia.

    Alguém tem sugestões?

    ResponderExcluir
  18. Ela me pareceu bem interessante, Rodrigo.
    Eu a vi por este site aqui:

    http://www.cameraversuscamera.com.br/cameras/cx130/ck_cx130.htm

    Você a conhece? É uma boa câmera?
    Algum defeito que você acha nela e que talvez eu deva saber?

    ResponderExcluir
  19. Tendo como parâmetro suas concorrentes diretas, não há defeitos. Dentro das limitações dela é disparada a melhor na categoria.

    ResponderExcluir
  20. Realmente eu pesquisei bastante e até agora não achei melhor na categoria pilha.
    Vou apenas tentar achar alguma nas lojas daqui para conferir suas dimensões. Mas acho quase certo adquiri-la.
    Obrigado pela ajuda, Rodrigo! Ganhastes um fiel leitor carioca. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  21. Obrigado. Ela é bem gordinha, não é das que cabe no bolso.

    Dimensões: (LxAxP) 113,3 x 73,2 x 45,8 mm

    ResponderExcluir
  22. Pois é, eu percebi isso. Na verdade eu quero mesmo é saber o quão gordinha ela é.
    Que cabe mesmo no bolso e que funcione a pilha, as opções que encontrei já são bem difíceis de encontrar no mercado. Parece que saíram de linha.

    ResponderExcluir
  23. Com controles manuais saíram de linha mas automáticas tem aos montes...

    ResponderExcluir
  24. Por curiosidade, você poderia citar umas duas máquinas desse tipo que citei acima (cabe do bolso + à pilha) e que você acha boa (ainda que não seja uma Canon SX130)?

    ResponderExcluir
  25. Se for automática tem a Canon A495 mas com controles manuais boa mesmo não vejo nenhuma.

    ResponderExcluir
  26. Rodrigo, voltei pra avisar que adquiri a Canon SX130. Ainda estou "destrinchando" a câmera, mas já te adianto que fiquei muito satisfeito.
    Até a minha esposa, que torceu a cara pela câmera anterior, ficou apaixonada por ela.
    Valeu a sugestão, camarada! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  27. Que bom que gostou. Fico feliz quando recebo esse feedback, gosto de saber o que estão achando das câmeras indicadas, se foi uma escolha acertada.

    Bons cliques e fique à vontade para fazer parte do nosso grupo no flickr acessando o link ao lado esquerdo e compartilhando suas fotos com a família Foto Fácil.

    ResponderExcluir
  28. Vou falar justamente sobre as pilhas que você postou a foto, "sanyo eneloop": FANTÁSTICA!!! Comprei de um camarada aqui de Vitória que vende produtos importados, tem 01 semana que estou usando na Canon SX-130 (sujestão sua aliás), e nem sinal de acabar a carga. E estou "metendo o dedo", com flash, sem flash, ela é uma bateria em formato de pilha, incrível! Confesso que comprei com certa desconfiança, pois tenho 04 pares de pilhas recarregáveis aqui, e todas já finalizaram a vida útil, mas essa é outra categoria. Pra mim, ela é um divisor de águas nessa questão Pilhas X Baterias. Eu tenho a FZ-35 (sujestão sua também), rsrs, que é a bateria, já estou procurando uma bateria reserva pois sabemos que hoje compramos uma câmera, e com dois anos ela sai de linha, e quatro anos vira relíquia então, o fabricante não vai continuar fabricando baterias específicas em solidariedade a nossa querida câmera usada, rsrs. Na minha opinião? PILHAS NA VEIA!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro, não consigo encontrar as pilhas eneloop aqui em Vitória. Como faço para comprar com a pessoa que vendeu para você?

      Excluir
    2. Também gostaria de comprar em Vitória essas pilhas eneloop. Aguardo informações.

      Excluir
  29. Tudo que você disse passei um tempo dizendo aos consumidores quando eu trabalhava em uma loja de fotografia e via muitas pessoas querendo baterias de câmeras e nunca encontrava, eu até vendia lá umas da sony, mas nunca ninguém comprava, motivo R$ 164,90, mais um pouco e dá pra comprar outra câmera. Outra situação bem comum, era na hora da compra, lá eu tinha a liberdade de indicar qualquer câmera sem precisar empurrar pro cliente, não era sempre que dava pra eu explicar, mas quando dava eu indicava a pilha, pois sei como é o mercado de eletrônico aqui no Brasil e sei que algumas marcas nem disponibilizam decentemente para vendas as baterias.

    ResponderExcluir
  30. Olá Rodrigo!!

    Você tem algum modelo de carregador e pilhas para indicar, minha camera é a Fuji HS20, funciona com 4 pilhas.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O carregador Sony é muito bom, o problema é que ele não carrega bem as pilhas de outras marcas. Mas se tiver um carregador Sony com pilhas Sony, a autonomi das pilhas será bem alta, recomendo.

      Se já tiver pilhas de outra marca procure carregadores Philips, Kodak ou Rayovac. As pilhas Kodak, na minha opinião, são as melhores das encontradas no Brasil.

      Excluir
    2. Não tenho pilhas, quero comprar um carregar já com pilhas, 4 de preferencia. Você tem algum modelo pra indicar?

      Beijoos

      Excluir
    3. Qualquer um da Sony que encontrar, de preferência os que tenham função refresh.

      Excluir
  31. Olá Rodrigo, tudo bom?
    Tenho a citada gordinha Canon A495 já há uns 2 anos.
    Não é uma maravilha, mas supre minha necessidade de fotografias básicas...
    porém, de uns tempos pra cá as pilhas já não duravam nada até que em um dia fatídico a câmera sequer ligava.
    Acabei comprando duas pilhas recarregáveis made in china, mas ao carregá-las percebi que também estão durando pouquíssimo na camera, mesmo sem uso de flash e tal. usando funcionalidades básicas em que antes durava dias sem carregar....

    Tem como saber onde está o problema? Se nas pilhas, carregador ou câmera?

    No momento é impossível pra mim adquirir uma nova câmera, além de gostar muito das funcionalidades desta...

    Dicas? :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça uma limpeza nos contatos e veja se resolve. E nunca mais compre pilhas genéricas, essa é a maior causa de as pessoas dizerem que câmera a pilha não presta quando, na verdade, as pilhas é que são de baixa qualidade.

      Excluir
    2. como eu faço essa limpeza rodrigo?

      comprei mais pra tentar ver onde estava o problema, achei que a câmera tinha ido pro brejo :///

      vou tentar procurar por novas da Elgin, que era a que usava, parece que tá dificil encontrar pilhas recarregáveis x.x

      Excluir
    3. É só passar um cotonete seco nos contatos.

      Excluir
  32. oi Rodrigo, praticamente dois anos depois, reencontrei o seu link, ainda com essa dúvida. Tentei fazer a limpeza como me disse, mas não resolveu nada, comprei pilhas recarregáveis boas e mesmo assim não funciona, continua dando baixa carga. Acabei encostando pq me dá muito pouca autonomia, e como tenho a camera do celular pra quebrar o galho... mas ainda gostaria de reavivar a coitada, pq está em ótimo estado e acho as configurações muito boas pras minhas necessidades.

    Será que tem jeito? Será que compensa mandar arrumar? pq né, dinheiro tá dificil xD

    Tem algum modelo baratinho que você possa me indicar que atenda bem aos mesmos requisitos? inacreditavelmente ou não, não encontro mais modelos baratos da canon :(

    Agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O máximo que vão fazer em uma assistência técnica série é limparem os contatos e depois de alguns meses os problemas retornarão. Vão te cobrar pouco ou quase nada por isso. Mas, infelizmente, tem muito picareta que vai cobrar caro e prometer reesolver o problema, fica difícil confiar.

      Essas câmeras baratas estão acabando, poucos modelos são fabricados e menos ainda são os que chegam ao Brasil. Os da Canon continuam sendo os melhores, veja se encontra alguma da série ELPH.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails