19 de novembro de 2010

A última câmera de 8 megapixels

   Em época de câmeras de 14 MP a Nikon surpreendeu o mundo ao lançar uma câmera de "apenas" 8 MP, acredito que tenha sido um fracasso de vendas pois só o consumidor mais avançado entende que alta resolução só serve para quem quer fazer grandes impressões ou recortes nas suas fotos e a Nikon L21 não foi feita para esse tipo de público, que não tem acesso a esse tipo de informação pois fazem suas escolhas baseadas no marketing da guerra de megapixels.
 As duas de cima são L22, as de baixo são L21

   E, uma perguntinha: Com câmeras básicas de 14 MP bombando por aí, por que será que as compactas mais avançadas e próximas de um nível profissional como Canon G12, Panasonic LX5, Nikon P7000 e Samsung TL500 (só pra citar as lançadas em 2010) tem só 10 MP? É algo para refletir, não? Talvez este texto postado lá no início do blog ajude a entender isso.
Elegante design da L21

   Vamos conhecer um pouco mais desse modelo "estranho no ninho": É bem básica pois não tem estabilização óptica, epnas digital; sua distância focal de 41-145mm com aproximadamente 3.6x de zoom causa uma certa "aberração" pois combinada com seu zoom digital alcança 580mm dando pra fotografar até as crateras da lua, por exemplo; abertura de 3.1-6.7; vídeos VGA; sensibilidade ISO até 1600; LCD de 2,5 polegadas e média resolução; é alimentada por 2 pilhas; potência do flash e modo contínuo não divulgados pelo fabricante.
 Painel traseiro bem simples, como deve ser uma automática

   Opinião do blogueiro: Pessoalmente não gosto da qualidade de imagem da série L da Nikon, exceto a L110. Não há um tratamento decente das lentes nesta série que provocam muita aberração cromática. Não recomendo este modelo mas por ser barato, bem compacto e alcançar grandes distâncias talvez agrade a alguns consumidores.

4 comentários:

  1. Hoje eu não entendo o porque dessa corrida de megapixels especialmente quando se mantém o sensor pequeno. O noise, claro, vai se pronunciar sempre nessas condições. Excelente blog!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio e pela presença no blog.

    Infelizmente a esmagadora maioria não tem acesso ainda, ou melhor, acesso tem mas não procuram saber o que realmente importa numa câmera e as fabricantes apostam alto nessa enorme parcela de mercado então, pra que mudar né? Essa vai ser a eterna busca do meu blog, levar a informação pra esse pessoal.

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão... as pessoas por não conhecerem sobre câmeras, lentes e sensores acabam achando que quanto maior a quantidade de megapixels melhor, sabemos, contudo que não é bem assim.

    Acabei de ler o review e postei alguma coisa sobre a Canon SX30 IS, o que você achou dela? O resultado do review não foi lá nenhuma surpresa para mim.

    ResponderExcluir
  4. Tava vendo mais sobre a marca Nikon devido a seus lançamentos no fim desse agosto (2011) e entrei nesse post.Das câmeras abaixo de 4X de zoom ela tem um alcançe (claro q com zoom digital) bastante legal, chegando realmente a 580mm, não interferindo tanto o zoom dig. devido aos seus baixos 8MP.

    Chega um conhecido e diz qual o zoom dela? aí a pessoa responde:3.6x,deixa eu mostrar o zoom dela, pá vai até lá lonnnnnnnnnge rsrs

    Pena q o preço a se pagar são os 41mm de "1ª lente", é distância focal de câmera de cameraman, pois geralmente começa com 37mm,41mm e chega a ser até 47mm!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails