10 de novembro de 2010

Supercompactas Panasonic

   Percebi nos últimos dias fazendo uma recapitulação no blog que quase só falei de compactas Panasonic com as famosas lentes da grife alemã Leica, que considero as melhores do mundo. Mas, a exemplo de Sony, Samsung e Kodak, ela também possui lentes próprias e como a parceria com a Leica vai muito além de apenas fornecer lentes, imagino que a Panasonic esteja se empenhando em fazer lentes Lumix DC Vario de qualidade.
 Formato padrão das compactas Panasonic na F2

   Em 2010 foram lançadas pela Panasonic algumas compactas, totalmente automáticas e de custo relativamente baixo. Vou falar de dois modelos: F2 e FH20 que foram os escolhidos pela empresa para serem lançados oficialmente no Brasil, o que não exclui a possibilidade de outros modelos serem encontrados. A F2 possui 4x de zoom óptico em 10 MP de resolução enquanto a FH20 possui 8x de zoom e 14 MP. Lembrando que a FH20 também pode ser chamada de FS30 em alguns países.
 Funções básicas disponíveis em um só toque

   A F2 é bem básica, não possui estabilização óptica; sua distância focal vai de 33 a 132mm com abertura de 2.8-5.9; faz macro de 5cm; faz vídeos WVGA (VGA em formato wide) de até 2GB com som mono; seu modo contínuo ilimitado é de 1,7 fps; a sensibilidade ISO vai até 6400; seu flash alcança até 6.3 metros; e seu LCD mede 2,5 polegadas de baixa resolução para os padrões atuais.
 3 versões da FH20 que possui acabamento em metal

   A FH20 possui estabilização óptica; ótima distância focal de 28-224mm com abertura não tão boa de 3.3-5.9; seu macro também é de 5cm; seus vídeos HD com 30 fps possuem som mono; o modo contínuo ilimitado é de 1,5 fps; ISO de 6400; o flash é um pouco menos potente, alcança até 5,8 metros; o LCD é um pouco maior, 2,7 polegadas com a mesma resolução da F2; ambas são alimentadas por bateria.
 Painel traseiro quase idêntico ao da F2

   Opinião do blogueiro: Com tantas opções de compactas automáticas, a F2 vem a ser apenas mais uma porém, pelo seu custo tomando por base os preços no RJ que variam entre 240 e 270 reais, pode vir a ser uma boa opção. A FH20 é uma boa opção de superzoom automática, sem maiores complicações e está custando por volta de 500 reais. Recomendadas para quem quer facilidade e praticidade por serem bem compactas e de boa relação custo-benefício.

6 comentários:

  1. Muito bom o post.
    O resultado da promoção sai quando?

    ResponderExcluir
  2. Ei Rodrigo, eu tenho uma F2, a da flor de papoula que mandei é uma das fotos! Gosto muito das cores, e o modo céu estrelado vc pode atingir ate 60s de exposição! Entre as compactas posso dizer que é topten!! hehe

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Tomara que as pessoas leiam seu comentário ao ver essa postagem.

    ResponderExcluir
  4. Fala Rodrigo, a Lumix ZS5/TZ8 pode ser considerada supercompacta? Tamanho de uma ela tem. Mas tem uma grande agular de 25mm, superzoom de 12x, controles manuais, prioridades de abertura e velocidade, além da lente Leica. Fiquei até balançado depois que a conheci, mas já comprei a FZ35 pelo Mercado Livre e anseio pela chegada dessa maravilha. Depois que sobrar mais uma graninha tô pensando em compra-la. O que acha? Pois é bom ter uma câmera menor, né. Abração...

    ResponderExcluir
  5. Essa eu não considero supercompacta pois ela possui controles manuais, é uma compacta avançada além de as supercompactas serem extremamente finas. Mas essa é uma nomenclatura de mercado, nem sempre vão concordar com isso.

    Eu acho ideal ter uma câmera pequena pra poder levar a qualquer lugar, eu não abro mão das minhas.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails