5 de novembro de 2010

Lentes para vários sistemas

   Nem só de Nikon e Canon vive o mundo da fotografia. Se estivéssemos fora do Brasil teríamos muito mais opções e também muito mais dor de cabeça na hora de escolher nossas câmeras e equipamentos. Hoje vou mostrar várias lentes e nenhuma dessas duas gigantes japonesas mas todas de excelente qualidade.
 Bela lente Sony com a grife Carl Zeiss é garantia de qualidade

   Começando com a alemã Carl Zeiss, muitas das melhores fabricantes de lentes vem da Alemanha, e sua grande angular Distagon T* 24mm f/2 SSM construída para a baioneta Sony Alpha/Minolta nos dá uma bela 36 mm com o fator de corte e bastante abertura favorecendo desfoques belíssimos com toda a qualidade Zeiss. Possui motor de foco silencioso (SSM) mas não possui estabilização porque este item está no corpo de todas as DSLR Sony. Faz foco a partir de 19 cm e sua abertura mínima é de f/22, o T* quer dizer que é uma lente com tratamento anti-reflexo. As lentes Sony com o T* na nomenclatura são também desenvolvidas em conjunto com a Carl Zeiss.
Lente de uso profissional, essa é a 70-200 da Sigma projetada para câmeras Nikon

    A japonesa Sigma vista com muita desconfiança produz lentes para várias baionetas diferentes, Canon, Nikon, Sony, etc. e se sua qualidade não é a mesma das originais, chega perto e o preço compensa na maioria das vezes. A nova 70-200mm f/2.8 EX DG OS HSM (105-300 para Nikon DX e 112-320 para Canon APS-C) promete muita qualidade pois faz parte da linha profissional (EX) da Sigma, possui estabilização (OS) e motor de foco silencioso (HSM) dando todas as condições para lindas fotos a longa distância. Faz foco a partir de 1.4 m e possui elementos ópticos FLD que evitam a aberração cromática.
 Uma das lentes mais versáteis que existe, a M. Zuiko 14-150

    A japonesa Olympus fabrica as consagradas lentes M. Zuiko e que a partir de 2011 estarão nas suas compactas, que possuem qualidade semelhante ou em alguns casos maior que Canon e Nikkor. A nova ED 14-150 f/4-5.6 seria o equivalente a uma 28-300 bem versátil para o sistema Micro 4/3 e é uma lente de construção bem sólida. Possui vidros ED tem a mesma função dos FLD da Sigma porém não há estabilização nesta lente, faz foco a partir de 50cm.
Acabamento em metal dá um charme maior a essa pancake

   A Sony, mais uma japonesa, com seu novo sistema NEX de baioneta E lançou 3 lentes e uma delas é a pancake 16mm f/2.8 ótima para retratos, uma bela grande angular de 24mm para sensores APS-C e seu revestimento de metal passa a impressão de ser uma lente bem durável. Faz foco a partir de 24cm e é uma boa lente para ficar presa diretamente à câmera por ser pequena e leve.
 Samsung 50-200: Relativamente pequena para uma tele

    Pra finalizar a coreana Samsung que vem se aventurando com algumas novidades no mundo fotográfico inovou com o sistema NX e uma das lentes usadas é a 50-200mm f/4-5.6 que equivale a 76.5-306 com os sensores APS-C que equipam este sistema. Vem equipada com dois elementos ED, possui estabilização e já vem com parassol acoplado.

14 comentários:

  1. Fala aí Rodrigo!!!! Tudo jóia??

    Rodrigo, o q vc acha: tanron ou sigma??

    Ex.: tanron 270MM Di II VC PZD
    http://www.dpreview.com/news/1012/10120905tamron18270mmpzd.asp

    2ª pergunta: Lente Sigma 18-125mm f/3.8-5.6 DC OS HSM c/ estabilizador;
    ou sgma 17-70 ; Dá p/ fazer casamento com 17-70??

    Desde já te agradeço !!! Valeuuu!!!

    31 de janeiro de 2011 23:36

    ResponderExcluir
  2. Grande Fernando!

    Acho a Sigma uma marca conceituadíssima e tô de olho nessa 17-70 pra fotografar eventos, vai ser minha próxima aquisição. Olha a dica que tô dando...

    Essa lentes com distância focal muito extensas não nos trazem um grande desempenho a não ser que seja extremamente necessário usar em pouco tempo as distâncias tele e grande angular. E quanto maior o alcance, maiores as distorções, tudo em exagero é ruim.

    Se tvier duas câmeras pra fotografar equipamento, uma com a Sigma 17-70 e outra com a 50mm f/1.8 seria perfeito, mas com uma câmera só, essa 17-70 vai te atender muito bem.

    ResponderExcluir
  3. Valeu meu bro!!! Só te mesmo!!! rsrs

    Rodrigo, e o flash, vale a pena o 580 ou fica mesmo com 430???

    ResponderExcluir
  4. Se tiver grana suficiente pro 580 vai nele, senão o 430 já dá conta do recado.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, eu estava passando no ImfoShoping e ví uma 17-85(da Canon) na loja Rei & Câmeras por R$1100,00 ; e acabei comprando, pois comparei na Net e o preço estava bom; eu iria comprar a sigma 17-70 q é mais clara q a canon mais em compensação a canon tem um pouquinho mais de range, e é uma Canon; e o preço estava convidativo. rsrsrsrsrs A grana ta curta. rsrsr

    Também comprei o 580 ex2 (como vc tinha me sugerido) e achei ele muito 10, fiquei impressionado com o bichinho!! rsrsrsrs

    Vim agradecer pelas dicas !!! Brigaduuu!!!!

    Valeuuu!!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito barata essa lente, hein? Acho que vou nela também...

    Obrigado pelo comentário lá no tópico de 1 ano!

    ResponderExcluir
  7. Olá ! Tava querendo uma lente com Zoom de 10x para a Sony DSLR A55, pós a Lente 18-55mm o Zoom é muito baixo só 3x Optico. O que vc me indicaria ?

    Abração

    ResponderExcluir
  8. Olá Hipólito, obrigado pela presença no blog.

    Se quiser começar a usar este tipo de câmera tem que começar a esquecer esses termos 3x, 10x de zoom pois não se usa essa nomenclatura. É preciso agora prestar atenção às distâncias focais de cada lente. Já tem a câmera? Aqui no Brasil fica mais difícil encontrar lentes para Sony mas pode comprar uma 55-200. Se ainda vai comprar a câmera, nos eUA há a opção de comprar apenas o corpo e adquirir uma lente 18-200 ou 18-250.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Rodrigo, antes de mais nada parabéns pelas respostas são bastante informativas, principalmente para leigos como eu. Pretendo me informar um pouco mais e gostaria de adquirir uma boa câmera semi profissional para todos tipos de situações contudo sem necessidade de trocar a lente, ou seja, comprar já com uma lente que atenda legal e com pouca distorção. Qual o tipo de câmera/lente que aconselharia e qual material de leitura poderia indicar para eu aprender um pouco mais do ramo fotografico?
    desde já agradeço.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira coisa a fazer é abolir do seu vocabulário a palavra "semiprofissional". Tal câmera não existe, é um engodo criado por vendedores (e alguns fabricantes embarcaram nessa) para vender câmera de baixa qualidade.

      Você procura uma lente com pouca distorção e que não haja necessidade de troca, isso é algo que você só pode fazer depois que estiver dominando equipamento e técnica. Enquanto ainda está aprendendo deve começar como tem que ser, do começo. então, câmera básica e lente básica como a Canon T3 e a lente do kit.

      Material de leitura você encontra aqui: http://www.foto-facil.com/2012/11/sites-e-blogs-sobre-fotografia.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  10. Olá Rodrigo, utilizo uma 55 250 para fotografar o balé da minha filha, o que me diz da canon 70 300 is não L , teria ganho.? PS vc me diz que a 70 200 da canon ou sigma seria para uso profissional .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teria o ganho dos 50mm a mais em distância, e há um razoável ganho em qualidade de imagem em troca do estabilizador de imagem. Se tiver tripé se torna uma ótima troca.

      A 70-200mm já é outro nível, a qualidade é muito maior já que é dedicada a uso profissional mesmo. E nesse caso a Canon é um custo-benefício maior que a Sigma.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  11. Rodrigo muito obrigado pela sua atenção! Tenho uma t3 i e a 70 300 é para full frame . Então terei mais que 50 mm de ganho ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A construção óptica da 70-300mm é um pouco superior a da 55-250mm e isso se traduz diretamente em qualidade de imagem. Se ela tivesse estabilizador seria certamente muito mais cara.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails