22 de novembro de 2010

Comparativo com as 4 melhores compactas de 2010

   Antes de mais nada, o critério escolhido para a escolha destes 4 modelos foi exclusivamente o tamanho do sensor. Panasonic LX5, Nikon P7000, Samsung TL500 e Canon G12 são as compactas que possuem os maiores sensores do mercado (Canon S95 também mas foge um pouco da categoria). O que elas tem em comum é a resolução de 10 MP, o que prova que não é necessário ter resoluções altíssimas para uma câmera ser boa. O sensor delas mede 1/1.7 polegadas, exceto o da Panasonic LX5 que é um pouquinho maior, 1/1.63 polegadas, se afirmando como o maior sensor de todas as compactas.
 A Nikon P7000 possui um interessantíssimo recurso chamado zoom memory

   Outro ponto em comum são as várias formas de se acessar os controles manuais com maior precisão e agilidade com vários dials e controles giratórios que podem assustar alguns usuários iniciantes mas que as tornam as compactas preferidas de usuários avançados e profissionais. O zoom relativamente baixo afasta os usuários que procuram as superzoom, não sendo indicadas para este tipo de público. Resumindo: Nestas compactas, a qualidade de imagem está acima de tudo.
 A TL500 ou EX1 na Europa possui a maior abertura de todas as compactas

   Aberturas altas vem se tornando uma ótima tendência no mercado e algumas marcas seguem, outras não. A Samsung, por exemplo, possui a lente com abertura mais agressiva de todo o mercado de compactas: 1.8-2.4 em 3x de zoom; na Panasonic, ótima abertura também: 2.0-3.3 em 3.8x de zoom; Canon foi conservadora com 2.8-4.5 em 5x de zoom e Nikon também, 2.8-5.6 em 7.1x de zoom. No quesito ângulo aberto, mais uma vez, agressividade por parte de Samsung e Panasonic e conservadorismo por parte de Canon e Nikon. Enquanto as duas primeiras tem distância focal respectivamente de 24-72mm e 24-90mm, as duas últimas possuem 28-140mm e 28-200mm respectivamente.
 Versões branca e preta da Panasonic LX5

   Todas possuem macro de 1cm exceto no modelo da Nikon que é de 2cm., vídeos HD estão presentes em todos os modelos exceto no modelo da Samsung em que os vídeos são VGA. Os vídeos HD da Panasonic são em 30fps enquanto nos modelos Canon e Nikon a taxa é de 24fps. O modo contínuo dos modelos Nikon e samsung não foram especificados pelos fabricantes, na Canon é de 1.1fp e na Panasonic 2.5fps. Todas possuem modo RAW; só há viewfinder nos modelos Canon e Nikon, óptico em ambos.
 Canon S95, o modelo com sensor grande que ficou fora da disputa

   A velocidade de disparo varia bastante entre estes 4 modelos: Samsung TL500 (1/1500 a 8 segundos); Canon G12 (1/4000 a 15 segundos); Nikon P7000 e Panasonic LX5(1/4000 a 60 segundos). Todas possuem estabilização óptica; LCD móvel presente nos modelos Canon e Samsung (2.8 polegadas na primeira e 3.0 na segunda), fixo de 3 polegadas nos modelos Panasonic e Nikon. O alcance do flash varia entre 5.2 metros no modelo Samsung, 6.5m na Nikon, 7m na Canon e 7.2m na Panasonic; todos os modelos possuem sapata para flash externo; sensibilidade ISO vai até 3200 na Samsung, 6400 na Canon e 12800 em Nikon e Panasonic.
 A Leica D-Lux 5 nada mais é do que um clone da Panasonic LX5

   Itens especiais de cada modelo:
   Samsung TL500: Efeitos tilt-shift e olho de peixe; 1 GB de memória já incluída; 3 dials de controles manuais; LCD de tecnologia AMOLED super brilhante e nítido.
   Nikon P7000: Zoom memory aplica automaticamente as distâncias focais mais usadas nas DSLR; edição de imagens na própria câmera; nivelamento horizontal virtual para perfeito enquadramento.
   Canon G12: Efeitos til-shift e olho de peixe; vídeos tilt-shift como neste link; nivelamento horizontal semelhante ao encontrado na Nikon P7000.
   Panasonic LX5: Edição de vídeos na própria câmera incluindo captura em playback; viewfinder óptico ou digital opcional à parte; conexão direta e sincronização com TVs Viera Panasonic.
 Canon G12 não tem muita coisa diferente da antecessora G11

   Como visto, há pontos fortes e fracos em todos os modelos e com isso fica extremamente difícil indicar o melhor entre esses 4 verdadeiros sonhos de consumo. Cada consumidor possui uma prioridade diferente e espero poder ajudar com essa postagem a definir qual é a melhor para cada um. Tenho motivos para comprar todas, só me falta o dinheiro...

47 comentários:

  1. Fala ai Rodrigo!

    a G12, assim como as demais, é como se estivessem entre as superzoom e as Dlsr?

    eu penso que elas sejam como as chamadas "Dlsr de entrada", porem de lentes fixas!?!?

    como nao teve muita diferença da G11 para a G12, sera que compensa esperar sua sucessora supostamente a G13(lembrando que eu tenho a Sx30), vc teria alguma previsao de quando a G13 devera ser lançada?

    Valeu

    ResponderExcluir
  2. Grande Robson! Leitor fiel aqui do blog.

    G13 só em setembro, aí só começa a vender em dezembro, depois só chega ao Brasil em fevereiro...

    Sinceramente, na minha opinião o nível ou vem caindo ou se mantém estagnado. Eu nem compraria a G12, pegaria a G11 mesmo. Quando chegar a vez da G13, se ela não vier com uma lente clara (provavelmente não virá pois isso fica com a sucessora da S95), nem com uma grande angular igual a da LX3, será o terceiro ano seguido sem novidades na série G.

    Eu não recomendo ninguém a esperar lançamento algum, o nível tá caindo demais, infelizmente. Sugiro é comprar as câmeras de 2009 e 2010 que já estão sumindo das vitrines.

    A categoria da G12 é mesmo o que eu chamaria de ponte entre compactas e DSLR mas como, mesmo assim, a qualidade da G12 fica muito abaixo de uma DSLR, não pra dizer que seria uma DSLR com lente fixa. Já seria demais mas é o ponto máximo das compactas hoje em dia, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo, ainda continuo em dúvida, mas agora entre essas 4 que você citou no post. Lendo alguns posts aqui no blog eu entendi mais ou menos sobre a abertura, e fiquei em dúvida quanto a isso dentre as 4. Me ajuuda.
    Qual você me indicaria, assim pra começar e ficar um tempo até eu me familiarizar com as manuais, e claro uma com um preço bom.

    ResponderExcluir
  4. Que situação difícil, são as 4 melhores compactas que existem e em pouco tempo ainda vai ter a Olympus XZ1 pra atanazar vocês.

    Qualquer uma dessas será uma ótima escolha pois cada uma se destaca em uma coisa e fica impossível apontar a melhor. Como citou a abertura, nesse caso as melhores seriam a Samsung e a Panasonic.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!

    Ótimo blog! Adorei os textos das DSLR e das compactas. Eue stava pensando em comprar uma T2i, mas agora estou mudando de idéia, porque não sabia no número "limitado" de cliques e da baixa eficiênca em macros.

    Estou em dúvida sobre comprar um Canon ou Nikon desse artigo. Me fale, alguma delas tem a função de foto para longa exposição?? E qual o impacto da distância focal (desculpas, sou iniciante :D)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá Raphale, obrigado pela presença no blog. E pela propaganda no twitter também rsrs.

    Você tinha falado em macro, então é Canon. Mas depois falou em longa exposição, aí é Panasonic...

    A longa exposição de cada uma destes 4 modelos você confere na velocidade de cliques, o segundo número é a longa exposição. Este modelo específico da Nikon também faz em 60 segundos, a exemplo da Panasonic que tem isso em todas as suas câmeras.

    A distância focal é o que sua câmera "enxerga": quanto menor o primeiro número e maior o segundo número, mais abrangente será a sua distância focal, o que nem sempre quer dizer melhor mas não é o caso de nenhuma destas câmeras aqui.

    Mas tem uma quinta câmera para se juntar a estas 4 e o link está aqui: http://goo.gl/72khm

    Como terminei te complicando mais ainda ao incluir uma nova câmera, vou te dar uma tranquilizada agora: Estas 5 câmeras são o que existem de melhor em compactas, a sexta seria a Canon S95 mas peca por ter um pouco menos de controles manuais. Então, qualquer uma que escolher irá te atender muito bem, nada a reclamar da qualidade delas, todas excelentes, o que vai contar mesmo é analisar as características de cada uma e ver qual se encaixa mais no seu estilo. Esta será a melhor câmera para você.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  7. Olá Rodrigo!

    Acabei comprando uma Canon G12 e estou muito contente com ela. Consegui tirar ótimas fotos!

    Muito obrigado pelas dicas! Se não fosse seu blog não saberia dela...

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Pois é, nem só de superzoom e DSLR vive o mundo da fotografia...

    Sinta-se convidado para fazer parte do nosso grupo no flickr clicando no ícone ao lado esquerdo e compartilhando suas fotos conosco.

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo, vai ter mesmo a G13 para o início do ano que vem (2012) ?

    ResponderExcluir
  10. Normalmente os lançamentos da série G são em setembro junto com a superzoom SX.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!

    acompanho sempre seu blog, e queria uma dica, preciso de uma compacta intermediária, que faça panoramica. É para levar em viagens. Qual melhor opçao???

    a Canon G12 faz??

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  12. Carol comprei a G12 e estou muito satisfeito com ela!! A G12 faz panorâmica mas não é na hora. O software dela ajuda a Fazer a foto e depois vc junta as 2 (ou mais) no PC, com um programa que vem com a câmera.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. E complementando a resposta correta do leitor Raphael: Nessa categoria não há nenhuma câmera que faça panorâmica direto na câmera. No máximo um modo assistente já iniciando o processo na câmera como a Panasonic LX5.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Rafael e Rodrigo,

    Rodrigo e essa LX5 vale a pena??

    ResponderExcluir
  15. Todas as câmeras que estão nesta postagem valem muito a pena, não há compactas melhores que essas 4 a não ser a Olympus XZ1 que foi lançada depois e ainda não chegou ao Brasil.

    ResponderExcluir
  16. Ai Ai.. li sobre a Z1 e agora num sei o que faço.... Qual das duas?

    ResponderExcluir
  17. Deve ser a XZ1 né? Ela ainda vai levar alguns meses para chegar ao Brasil, se for comprar no exterior é uma boa opção. Como eu disse, estas são as melhores compactas que existem então qualquer uma que escolher será excelente. É só analisar os dados de cada uma e ver qual te agrada mais.

    ResponderExcluir
  18. Isso vou comprar fora. E está saindo 50U$ mais barata que a Canon G12.

    Estou lendo os comparativos e tentando decidir. Não entendo muito de máquinas, então estou me baseando nos comentários mesmo.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Rodrigo, li seu post sobre a T2i primeiro e acabei vindo parar aqui.
    Antes de tudo parabens pelo blog o por ser tão atencioso com todos que aqui comentam.

    Pois bem, pretendo começar agora nesse mundo da fotografia, um projeto meu que venho arrastando a tempos e pretendo entrar de cabeça logo no inicio do ano que vem.
    Comecei procurando DSLR's li seu artigo sobre a T2i porque eu via videos bonitos, que me agradavam no vimeo que usavam muito essa câmera também a 7D e 5d mark II (que é bem cara, por sinal) como pro exemplos videos do salazar (talvez você conheça, se não conhecer pode dar uma olhada no vimeo deles, varios videos gravados com a 7D e a 5D,lindos.)

    Enfim isso tudo é pra te dar uma noção do meu gosto. Gosto de fotos também, mas tenho essa quedinha por vídeos. Já li um comentário seu que não gosta de vídeos gravados por DSLR. Porém pra um começo fica inviável comprar uam boa filmadora e também, não pretendo sair por ai filmando as coisas. Primeiro queria ter uma noção tanto com fotos como com videos. Sei que T2i e 7D podem fazer belos vídeos, mas também já li você falando que pra quem está começando não é uma boa comprar logo uma DSLR e mudei de ideia quanto a elas.

    Pois bem, levando em conta tudo isso, queria saber se tem alguma indicação pra minha situação aqui. Talvez essas compactas sejam a solução, porém, qual delas? Gostaria de saber a sua opinião. Usaria tanto pra gravar uns videozinhos pra pegar uma noção da coisa tanto para aprender a mexer manualmente em uma câmera, para quem sabe depois pegar uma boa DSLR.

    Desculpe pelo texto grande, agradeço desde já.
    Guido Argel.

    ResponderExcluir
  20. Olá Guido, como eu mencionei nesta postagem, se procura compacta, qualquer uma destas 4 acima mais a Olympus XZ1 que você encontra em uma postagem são as melhores escolhas.

    Selecionar apenas uma delas? A ferramenta já está aí, cabe ao leitor decidir qual a melhor, qual a que atende melhor suas necessidades, é algo que não posso fazer por vocês pois cada um tem necessidades diferentes.

    Agora, se você quer uma DSLR e pretende investir bastante em conheimento como cursos e devorar toda leitura que aparecer pela frente sobre o assunto, já pode pegar uma T2i. O problema é que o pessoal fica achando que só ao comprar uma reflex e sair clicando por aí vai ter fotos perfeitas, tem que investir em conhecimento. Senão, vai de compacta mesmo.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  21. Perfeito.
    Agora na questão dos vídeos parece que a uma leve vantagem da Panasonic não? esses 6fps a mais fazem muita diferença?

    Além disso outras características me deixaram com a pulga atrás da orelha como modo continuo que não sei o que é mas parece ser melhor na panasonic não?

    Assim como zoom optico da nikon me parece melhor, o angulo de abertura da panasonic é melhor por outro lado.

    É realmente uma escolha difícil, cada um leva leve vantagem sobre a outra.

    ResponderExcluir
  22. Os 6fps fazem pouca diferença mas fazem. Modo contínuo são fotos em sequência mantendo o botão de disparo pressionado.

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigado pelos esclarecimentos Rodrigo. escolha será difícil, porém estou certo que qualquer uma delas será boa.

    Continue com o blog, garanto que ele tem sido muito útil tanto para iniciantes quanto para pessoas com mais conhecimento.

    ResponderExcluir
  24. Rodrigo.
    a fz35 eh uma compacta avancada?

    ResponderExcluir
  25. Eu considero como compacta avançada toda compacta com controles manuais, então a FZ35 na minha opinião é uma compacta avançada.

    ResponderExcluir
  26. Compacta Avancada eh a mesma coisa que compacta premium??
    desculpa pelas inumeras perguntas hehe

    ResponderExcluir
  27. Compactas premium são aquelas que possuem sensor maior: http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/72khm e também a Canon S95.

    ResponderExcluir
  28. Oi Rodrigo, estou escolhendo a minha primeira compacta de gente grande e me encaminharam este blog que está sendo decisivo na minha avaliação. Ainda tenho uma dúvida: gosto de tirar fotos de pessoas e animais em movimento. Qual a característica que favorece captar estes instantâneos?

    ResponderExcluir
  29. Olá Tania, obrigado pela presença no blog.

    Preciso antes saber o quanto pretende investir para que eu possa indicar algum modelo de acordo com seu orçamento.

    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  30. Oi Rodrigo, estava comparando as 5 opções que vc postou neste tópico e vi preço de 1.150 para a canon G12 e a SX30 IS12.1 por 670,00 reais. Apenas a primeira opção, a Canon G12 está relacionada como uma compacta de primeira linha. Obrigada pela gentileza em ajudar.

    ResponderExcluir
  31. Ah então todas essas 5 te oferecem as condições necessárias para o que quer, basta depois aprender a usar esses recursos. A SX30 também te dá os mesmos recursos mas com uma qualidade péssima. Vá de G12 e não se arrependerá.

    Se não gostar pode vir aqui reclamar comigo rsrsrs

    ResponderExcluir
  32. Segui a dica do Rodrigo em março, comprei uma G12 e estou muito feliz com ela, muito boa de usar e as fotos ficam incríveis! Até tive a honra de aparecer no mural do blog uma vez...rsrs

    ResponderExcluir
  33. Oi Rodrigo, obrigada pelas dicas. Optei pela G12.
    As suas observações foram determinantes para que eu fizesse uma escolha consciente. Agora o blog já está nos meus favoritos. Mais uma vez obrigada pela atenção a mim atribuída.

    ResponderExcluir
  34. Rodrigo blz?Parabêns pelo blog, estou procurando uma câmera que vale a pena,e seu blog esta me ajudando. Gostei destas compactas e estou na duvida, entre a Nikon P7000 que esta pesando a questão do zomm e a LX5 que possui as lentes Leica, gostaria de ter um pouco mais de Zoom e provavelmente vou de P7000 o que acha? Lembrando sou iniciante. Obrigado!Feliz ano

    ResponderExcluir
  35. Se o zoom está pesando então pode adquirir a P7000 que é uma câmera sensacional.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  36. olá tenho um estudio de gravação trabalho com audio há um tempo e agora estou estudando edição de video pra valer, quero comprar uma camera canon t2i para produzir alguns video-clipes aqui no meu estúdio mesmo, gravar alguns making-offs e depoimentos, e me indicaram a t2i porque dizem que ela filma muito bem e se eu precisar tirar fotos não vou precisar comprar outra câmera. é uma boa idéia ou me indicaram uma roubada?

    ResponderExcluir
  37. Nada de roubada, a T2i é a opção mais barata para quem quer vídeos e fotos de qualidade.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  38. Rodrigo, ia comprar a super zoom FZ47, depois estava mudando para uma D3100 devido à qualidade e maiores possibilidades future mas, acabei ficando interessado nas compactas premium para poder aprender sem medo de ser feliz. Fica a pergunta: na fz47 (vc elogiou bastante) consigo ter qualidade e controles manuals proximos as outras 2 opcoes?
    Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  39. Olá Thales, obrigado pela presença no blog.

    Compacta nenhuma consegue qualidade próxima a de uma reflex, a diferença é gigantesca. Os controles manuais são os mesmos, a diferença é a forma de acessar. Há muito mais botões de acesso direto nas compactas premium e nas reflex. E a qualidade de imagem de uma superzoom pode chegar próxima a de uma compacta premium se for um bom fotógrafo.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  40. Apesar de querer muito uma reflex D3100 ou D50 (achei uma usada no ML com preço muito bom e duas lentes) acho que vou comprar uma FZ47, deve ser muito boa para praticar os comandos manuais para depois eu aventurar com mais propriedade nas reflex. A propósito, tenho uma compacta Lumix FS62 com lentes Leica e a máquina é muito boa. Ainda não me defini totalmente estou pesquisando e pensando. Rodrigo você tem boas recomendações da D50?

    ResponderExcluir
  41. A D50 assim como qualquer reflex é uma ótima foto, o problema de usar reflex usada é o número de cliques. Ela já pode estar no fim da vida e, dependendo do preço, pode ser que não valha a pena.

    ResponderExcluir
  42. Rodrigo, achei seu blog na selva que é o google e me apaixonei, tem resolvido muitas das minhas dúvidas.Obrigado! Mas ainda tem uma (rsrs)

    Penso seriamente em comprar uma camera nova, mas por questões de facilidade de transporte e dinheiro, penso nas compactas.

    A minha dúvida no momento é entre as 3 ditas da vez: a Lx5, a G12 e a P7000. Sei que todas tem excelente qualidade de imagem, mas parece que a Lx5 funciona pior que as outras a ISO's altos. Ao mesmo tempo filma melhor e tem sensor maior; por outro lado, tem zoom menor.

    Eu so usei automáticas até hoje, então nem entendo sobre as variações direito, mas quero uma camera boa que me possibilite aprender depois, enquanto leio o manual.

    Qual é a melhor? A diferença de preços nem é visível no exterior, estando todas bem abaixo do preço daqui. Já li aqui que voce considera a Lx5 a melhor compacta premium agora, mas por que? No que ela se destaca das outras? (pra mim ta tudo empatado xD)

    Agradeço desde ja por escrever todas essas ajudas pra mim e tantas outras pessoas. Obrigado.

    Gabriel (desculpe a mensagem longa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel, obrigado pela presença no blog e mensagens longas são as melhores pois vem tudo explicado e não preciso ficar adivinhando o que o leitor quer.

      Essa coisa de considerar a LX5 a melhor já caiu por terra pois essa postagem é de 2010. Leia esta aqui para ver as câmeras mais atuais: http://goo.gl/DOMpN

      E a melhor é aquela que te chamar mais atenção, a que estiver mais dentro das suas necessidades. Câmera é algo muito pessoal e a melhor pra você pode não ser a melhor pra mim.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  43. Na sua opinião qual a melhor câmera para um leigo em fotos pretende aos poucos adquirir conhecimentos básicos para uma boa foto: a Samsung TL500 ou a Canon S95? Sei que são equipamentos mais antigos mas são as que tenho um bom valor para o momento, as duas estão na media de R$ 800. Obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São câmeras equivalentes que estão no mesmo nível. Analise as especificações de cada uma e veja qual te agrada mais, não tem erro entre essas duas pois são excelentes câmeras.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails