25 de novembro de 2010

Comparação entre 4 superzooms de 2010

   As compactas superzoom estão mais do que consolidadas no mercado, caíram no gosto do público e não é para menos pois são câmeras que fazem todo tipo de foto, podem ser usadas em qualquer ocasião. Infelizmente continuam e continuarão sendo confundidas com "semiprofissionais" talvez pelo seu grande porte mas isso é algo que já está na cultura do povo e dificilmente será revertida. Os modelos escolhidos e sugeridos por leitores foram Canon SX30, Fuji HS10, Nikon P100 e Panasonic FZ100. Atenção para uma grande diferença da SX30 para as demais pois ela é a única que possui sensor CCD, as demais possuem sensor CMOS que poderá fazer estas câmeras saírem em vantagem em alguns itens.
 A FZ100 é a primeira compacta com o sensor CMOS desenvolvido em conjunto com a Olympus

   HS10 e P100 possuem 10 MP de resolução e SX30 e FZ100 possuem 14 MP; o ultra longo alcance destas câmeras é de: 24-840mm em 35x na Canon SX30; 24-720mm em 30x na Fuji HS10; 26-678mm em 26x na Nikon P100; e 25-600mm em 24x na Panasonic FZ100. As aberturas de suas lentes são bem parecidas: 2.7-5.8 na SX30; 2.8-5.6 na HS10; 2.8-5.0 na P100; e 2.8-5.2 na FZ100. A sensibilidade ISO vai até 6400 nos modelos de Fuji e Panasonic, 3200 no modelo da Nikon e 1600 no modelo da Canon. Estabilizador na lente dos modelos Canon e Panasonic e no sensor dos modelos Fuji e Nikon; macro de 1cm em todas elas, na Canon é de 0cm mas não faz grande diferença pois o foco só fica bom mesmo com 1cm.
 P100 chegou com banca de melhor compacta feita pela Nikon

   As velocidades de disparo variam bastante de um modelo para outro: De 1/3200 a 15 segundos na Canon; 1/4000 a 30 segundos na Fuji; 1/2000 a 8 segundos na Nikon; e 1/2000 a 60 segundos na Panasonic. O alcance do flash da Canon é de 5.8 metros na SX30; 8 metros na Fuji; 9.5 metros na Panasonic; e a Nikon tradicionalmente não tem divulgado o alcance dos seus flashes e o modelo dela também é o único a não possui sapata para flash externo; o modo contínuo é de 3.6fps na SX30; 10 fps na HS10 e Nikon P100, e 11fps na FZ100.
 Canon continua com o sensor CCD na sua SX30, ainda não fez uma sucessora pra SX1

   Os vídeos Full HD estão presentes em todas as câmeras com sensor CMOS, no modelo da Canon a resolução é HD de 720 linhas; os únicos modelos que trabalham com formato RAW são Fuji HS10 e Panasonic FZ100; todos os modelos possuem viewfinder eletrônico, assim como todos possuem LCD de 3 polegadas exceto o da Canon SX30 que é de 2.7 polegadas e o de todas elas é móvel sendo que os de Panasonic e Canon tem uma mobilidade mais abrangente. Todas são movidas a bateria, exceto o modelo da Fuji que é alimentado por 4 pilhas.
 Imponente superzoom, a Fuji HS10 assombrou por ser a primeira com 30x de zoom

   Itens de destaque de cada modelo:
   Canon SX30: Vídeos com efeito tilt-shift; efeitos tilt-shift e olho de peixe nas fotos.
   Fuji HS10: Vídeos em super slow motion de 1000fps; modo sweep panorama semelhante ao da Sony.
   Nikon P100: Menor atraso ao apertar o obturador em todas as compactas; modo dedicado para HDR
   Panasonic FZ100: Várias opções de edição de vídeo; mesmo tipo de sensor das consagradas Micro 4/3

   Assim como na postagem anterior, a intenção não é dizer qual a melhor superzoom de 2010 e sim, fazer os leitores olharem as especificações, compararem e perceberem qual modelo é mais indicado para cada um.

   Postagem sugerida pelo leitor Bruno Felix

132 comentários:

  1. Rodrigão! Não sei se você pensa da mesma forma que eu, mas não dou muita importância aos comparativos entre essas câmeras, quando usam "detalhes" em zoom digital (super crops) para mostrar que a "qualidade" da imagem de tal modelo é melhor do que a de outro. Não consigo ver diferença suficiente, (principalmente comparando as imagens sem usar o zoom), para me fazer escolher determinado modelo. Gosto mais é de comparar os recursos que cada um oferece pois são feitas justamente para multiplo uso e quero explorar o máximo esses recursos. Dentre os modelos acima, já escolhi a minha faz tempo, só estou esperando chegar, mas não vou dizer qual é para não interferir na escolha de alguém pois sei que cada um tem um tipo de uso diferente. Um abraço a todos.

    P.S. Já recebi a revista que ganhei no concurso. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Opa, beleza! Eu quero mesmo saber se todos já receberam.

    Eu jamais usei imagens como comparativos pois depende muito de quem faz a foto. Também prefiro comparar os recursos e aliadas ao que já conheço da qualidade de cada lente faço minhas escolhas e até hoje tudo me agradou.

    Um abraço e obrigado pela presença no blog.

    ResponderExcluir
  3. Alo Rodrigo. Já recebi a minha também ok? Obrigado !! Quanto as cameras todas são ótimas. Mas eu fico com a minha velhinha 15x mesmo, até poder comprar uma DSLR, agora não vale mais a pena eu gastar com UZ.
    Mas valeu para quem está procurando. A minha preferida aí também não vou dizer, pessoal fica bravo, mas é uma com 26x, rs.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, so faltou a Fuji S200EXR ao invés da HS10!!
    Mas o post foi ótimo, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Opa, valeu Carlos, sempre assíduo no blog!

    A S200 não entrou porque só coloquei câmeras de 2010 mas certamente é uma das melhores superzoom da Fuji, se não for a melhor.

    E a sua dica de mudança de layout não foi esquecida, ainda tô estudando as mudanças...

    ResponderExcluir
  6. Oi Rodrigo,
    Vou comprar uma máquina agora em dezembro, já li e reli sobre diversas máquinas. Penso que a Sony Hx1 atenda minhas necessidades. Você poderia me ajudar?
    Quero fazer fotos de surf da beira da praia, quero nitidez, velocidade na sequência, cores vivas.Sei também que esse modelo de máquina possui uma lente a parte que aumenta o zoom em 34x, só não sei qual o resultado que tanto zoom pode gerar na fotografia(alterações).
    Sou amadora portanto acredito que uma máquina profissional é demais para minhas habilidades.
    Preciso de ajuda na minha escolha afinal, não é um investimento barato.
    Aguardo teu auxilio e desde já agradeço.
    Janaína(janatmoura@gmail.com)

    ResponderExcluir
  7. Fala Rodrigo, minha FZ35 chegou. Tô felizão. Te mandei um email perguntando sobre um curso de férias de fotografia. Aguardo resposta. Abraços...

    ResponderExcluir
  8. Por favor, estou muito confusa...sempre tive canon mas minha maquina quebrou, uso muito zoom e foto com detalhes...estou em duvida sobre qual camera comprar a canon sx30 is ou a nikon p100? Por favor deem sua opiniao.
    Obrigada.
    Ludmila

    ResponderExcluir
  9. Olá Ludmila, obrigado pela presença no blog.

    As duas são ótimas câmeras mas se você sempre teve Canon e confia na marca não recomendo mudar agora, continue com a Canon.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber sobre a qualidade em si das fotografias qual camera é melhor fz100 ou sx30

    gtato

    ResponderExcluir
  11. Olá Ricardo, obrigado pela presença no blog.

    Não pense que vou entregar fácil assim qual a melhor das duas rsrsrs. Nem sempre o que é melhor pra mim pode ser a melhor para você pois minha prioridade é qualidade de imagem e nisso eu acho que a FZ100 é melhor mas se sua prioridade for zoom, é a SX30.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  12. Olá Rodrigo,
    Qual das duas seria mais aconselhável, FZ35 ou FZ100??

    Grato,

    ResponderExcluir
  13. A FZ100 promete maior qualidade mas a FZ35 já está consolidada como uma das superzoom mais recomendadas da história. Prefere ir no certo ou arriscar na novidade? Mas já te garanto que as duas são excelentes câmeras, não tem como se dar mal nessa aí pois lente Leica é covardia.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  14. Amigo parabens pelo blog, estou em duvida entre qual é a melhor lente, e se adianta um zoom de 35x, a imagem nao vai distorcer? estou muito interessado fz100

    ResponderExcluir
  15. Olá Flávio, obrigado pela presença no blog.

    Todo zoom em excesso distorce um pouco a imagem, é o preço a se pagar por isso. A melhor lente em compactas na minha opinião é a Leica mas é apenas uma opinião.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  16. rodrigo, estive pesquisando em alguns sites a respeito da panasonic e nao sei mais o que fazer, uns falam que a fz35 é melhor que a fz100, gostaria de te perguntar se ja usou uma das duas para fazer a comparação, e se os 14.1 sao mesmo efetivos, e se eu poderia mudar o idioma para portugues da maquina fz100 pois parece que so tem em ingles. obrigado e parabens.

    ResponderExcluir
  17. Aí já é questão pessoal, é o que sempre digo: Não há uma câmera absolutamente melhor que a outra, tem a melhor pra mim, a melhor pra você, a melhor pra fulano, a melhor pra beltrano e assim vai...

    Há idioma português na FZ100 até onde eu sei. Os 14 MP são efetivos mas isso sempre resulta em uma inevitável perda de qualidade mas como são sensores diferentes isso pode ter sido minimizado.

    ResponderExcluir
  18. bom dia rodrigo !
    sempre gostei de fotos,com supercompactas,agora estava vendo uma compacta com zoom e me deparei com algumas opções de marcas e modelos e o qual me chamou a atenção foi a fz 100 lumix, andei lendo bastante nos fóruns reviews, tem bastante pessoas falando sobre a qualidade dela que não é boa pelo fato de ruidos e sensor cmos pequeno até dão exemplos sobre a canon que lançou com cmos e foi uma decepção e voltaram para ccd, mas eu vendo as fotos em tamanho normal achei as fotos boas mas a minha pergunta é a seguinte: Quando se fala em ruídos é quando dá zoom nas no computador que aparecem ou resolução para impressão que não fica boa ?
    a fz 100 tem mais recursos que fz 40 pelo que andei vendo mas pela qualidade de imagem a fz 40 parece que é melhor pelo fato do ccd ?, aqui na cidade não tem uma loja física para que possamos olhar comparar as duas ver no computador por isso a escolha fica mais difícil, agradeço a atenção e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  19. Olá Mário, obrigado pela presença no blog.

    Alguns usuários mais exigentes podem não ter gostado da FZ100 mas a verdade é que o sensor CMOS se comporta de uma forma diferente em relação a luminosidade das cenas, falo isso pois tenho a Canon SX1 que foi a câmera com sesnor CMOS que "decepcionou" mas ela me atende perfeitamente.

    No seu caso, vale mais o que você vê do que opiniões alheias. Se quer comprar uma Panasonic e achou a FZ40 melhor que a FZ100 é ela que você deve comprar.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  20. Olá pessoal estou em duvida entre as 4 câmeras em destaque, já faz um tempão que venho pesquisando e realmente não sei a qual comprar, alguém pode me aconselhar?
    Não tenho pratica nenhuma e muito menos conhecimento, estou iniciando e provavelmente vou aprender na maquina que escolher, então ela também tem que ser fácil de manusear.
    Priorizo a qualidade das fotos, quanto mais real melhor!
    Obrigado...

    ResponderExcluir
  21. Olá Karl, obrigado pela presença no blog.

    Nesse tópico já está tudo bem esmiuçado, é o caso de você ler atentamente as especificações de cada uma e ver qual a sua prioridade e qual modelo te agrada mais nessa prioridade.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  22. Ok! Rodrigo.
    Pensei que conseguiria lhe arrancar sua preferência rsrsrs.
    Por essa e por outros pesquisas e comentários cheguei à conclusão “80%” de que a Canon SX30 será minha escolha final, amanha efetuarei a compra e assim que chegar passo meu veredicto.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. É que a proposta do meu blog é diferente dos outros tópicos em que você e outras pessoas estão acostumadas a frequentar. Em geral tira-se toda a autonomia de quem é o real interessado na câmera e terminam te impondo uma câmera considerada melhor por terceiros.

    Mas o que importa é o seu gosto e a melhor câmera pra mim pode não ser a melhor para você e provavelmente não é mesmo pois não levo zoom nem resolução como itens de prioridade.

    A proposta do meu blog é ajudar o leitor a entender o que é necessário em uma câmera, apenas citar que câmera X é a melhor não vai te ajudar em nada, é bom entender como tudo funciona.

    Se a SX30 está te agradando, é ela que você deve comprar. Um abraço e boa sorte na sua decisão!

    ResponderExcluir
  24. Me dá uma dica, por favor !! Quero comprar uma máquina até uns 1.200 (Estou disposta a ir na rua santa efigênia, em SP). Quero uma digital que tire fotos nítidas em qq situação (zoom, pouca luz, movimento, etc, etc, etc).
    Quero tripé, alguns fru-frus, mas nada além da capacidade de uma pessoa leiga !! Enfim, uma máquina para o dia-a-dia e viagens, que supere aqueles probleminhas comuns das compactas como fotos borradas, escuras, demora entre um clic e outro, etc... Me ajude por favor ?

    ResponderExcluir
  25. Olá Deborah, obrigado pela presença no blog.

    Na verdade qualquer câmera de boa qualidade pode fazer isso e nem precisa de 1200 reais, bem menos do que isso. O problema é que é preciso saber fazer as fotos, mesmo em câmeras automáticas dá pra se configurar mas o ideal é câmeras com controles manauis, desde que aprenda a usá-los pois se usar sempre no automático tornam-se câmeras comuns.

    A câmera com controles manuais mais barata que existe e de boa qualidade é a Canon SX120, dá uma olahda nela e vê se te agrada.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  26. Muito obrigada pela dica. Dei uma olhada parece boa ! Falei dos 1200 e da Sta Efigênia em função da dica de uma amigo que comprou uma Sony HX1 e amou. Será muito pra mim? A minha maquininha Sony, daquelas portáteis é péssima ! Fotos com ajustes manuais ficam piores que no modo automático, sem luz, a foto é quase impossível, até bater outra, já era !! As fotos com zoom ficam borradas ! Credo, acho que mereço algo melhor !! Com crianças, apresentações em locais escuros , campeonato de futebol, etc, preciso de uma maquina de mais qualidade !! Parabéns pela iniciativa e pelo blog !!

    ResponderExcluir
  27. Mas fotos com ajustes manuais só ficam boas se souber fazer e leva tempo pra aprendr isso. Até aprender vai fazendo no automático mesmo mas fique sabendo que as fotos que você quer só ficarão boas sabendo usar o modo manual ou de prioridades, ou pelo menos o modo programa.

    Tudo é configurável em qualquer câmera decente, o que não podemos fazer e a luta do meu blog é incessante contra isso, é querer apertar o botão de disparo e querer que num passe de mágica todas as fotos saiam com perfeição em todas as ocasiões. Cada cena precisa de uma configuração diferente.

    Não sei se a HX1 é muito pra você mas vou te auxiliar no que puder a encontrar a sua câmera preferida. Pode acessar o e-mail ou MSN que disponibilizo aqui no blog.

    ResponderExcluir
  28. Ola! Rodrigo ..
    Corrija-me se estou falando besteira.. Mas pesquisei algumas fotos da sx30 e pelo que vi ela regrediu em relação a sx20, as fotos me parecem amareladas não sei o termo correto para isso, pelo que percebi a sx30 tem mais detalhes e a fz100 cores mais vivas!

    ResponderExcluir
  29. Obrigada pela sua ajuda ! A câmera que tenho e reclamo é a Sony Cyber-Shot DSC-S730. Será que nesse caso o problema sou eu mesmo? Seus recursos não funcionam, não existe nenhuma foto com zoom que não borre ! Ai, meu Deus ! Só falta o problema ser eu !! rsrsrsrs Obrigada mais uma vez

    ResponderExcluir
  30. Karl, você não ficou louco nem falou besteira. Bem vindo ao mundo onde se aumentam os megapixels sem aumentar o sensor e com isso diminuindo a qualidade de imagem! E o fato de a FZ100 possuir cores mais vivas deve-se ao fato de ela usar a melhor lente do mundo, a Leica. É a que reproduz mais fielmente as cores dentre as câmeras compactas.

    ResponderExcluir
  31. Deborah, a S730 é toda automática, não tem muito o que fazer nela, é clicar e esperar ela decidir se a foto vai sair boa ou não. A culpa não é sua rsrsrs. Mesmo assim ainda há muitas configurações, use o modo programa onde pode controlar o iso e a compensação de exposição (EV), é o que dá pra fazer. E as fotos borradas com zoom devem ser por falta de um estabilizador. Aí tem que tem mão mais firme.

    ResponderExcluir
  32. Ola Rodrigo..
    Obrigado pelos esclarecimentos, e vejo agora que a FZ100 é a maquina que estou procurando.

    ResponderExcluir
  33. Que bom que te ajudei!!! Mas não abandone meu blog rsrs. Quero ver suas fotos no nosso grupo do flickr, é só acessar o link no menu da esquerda.

    ResponderExcluir
  34. Ok Rodrigo, já me cadastrei e postei umas fotos horríveis de amador, quando chegar minha FZ100 postarei a primeira foto da maquina, vou tentar caprichar..
    Abraço...

    ResponderExcluir
  35. Olá Gilberto, obrigado pela presença no blog.

    Cada uma é melhor que a outra em itens diferentes, não há uma câmera absolutamente melhor que a outra. Somente aparece a melhor câmera ao definirmos prioridades, por exemplo, a FZ100 possui uma lente melhor então, em qualidade de imagem, fidelidade de cores, ela é a melhor câmera. A HX1 possui uma resolução muito menor então, gera muito menos ruído e aberrações cromáticas, por esse lado ela seria a melhor câmera.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  36. Olá, Rodrigo. Em relação à FZ100,cabe ainda destacar a impressionante sequencia de 12 disparos por segundo na resolução máxima, condição excelente para fotos em movimento.

    ResponderExcluir
  37. Olá Euclides, obrigado pela presença no blog.

    Na verdade são 11 disparos por segundo e isso tá até destacado em negrito na postagem.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  38. Excelente blog....achei por acaso na Internet...Mas quero me tornar membro fiel agora...

    Estou em duvida em adquirir a hx1 ou a fz100 ou fz40....quero uma camera para lazer, fotos familia, bateria que aguente bom tempo, e tambem para iniciar um curso de fotografia para aprender mais...

    qual vc recomendaria?

    ResponderExcluir
  39. Olá Camila, obrigado pela presença no blog.

    Não sou de chegar logo recomendando câmera, gosto de ajudar o leitor a chegar a essa conclusão pois câmera é uma coisa muito pessoal e cada uma é melhor em alguns quesitos mas nesse caso, indiscutivelmente, em qualidade de imagem a FZ100 é a melhor.

    Se não precisar de muito zoom há outras câmeras de maior qualidade porém menores.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  40. bem rodrigo dizem que a fz40 é melhor em qualidade de imagem do que a fz100, vc tem ou ja teve alguma experiencia com a fz100 ou a fz40, acha que a canon sx30 é menhor em qualidade de imagem?ta todo mundo dizendo que a fz100 é ruim por causa da nitidez de imagem, é uma pena porque ja encomendei uma ainda nao chegou mas...
    espero que eu nao me arrependa!!

    ResponderExcluir
  41. Não testei nenhuma das câmeras citadas. Muitos falam de uma eventual má qualidade da FZ100 e foi exatamente isso que ocorreu com a Canon SX1. Meteram o pau nela, por ser a primeira compacta com sensor CMOS da Canon (a exemplo da FZ100 com a Panasonic).

    O que acontece é que sensor CMOS se comporta de uma forma diferente do CCD, não tenho nada a reclamar da minha SX1. E se tem pessoas que não tentam entender o comportamento do CMOS em relação a luminosidade local não acho justo culpar a câmera por isso.

    Mas como eu disse, não testei nenhuma delas, só estou relatando que tudo que está acontecendo com a FZ100 é exatamente o que aconteceu com a SX1 e a câmera é muito boa. Há problemas, sim, mas dá pra contorná-los sem sair por aí dizendo que a câmera é ruim. O problema é que todos querem tudo muito fácil...

    ResponderExcluir
  42. Olá Rodrigo,

    Tenho lido bastante sobre o assunto e estou disposto a comprar uma Fuji HS-10. Minha principal opinião foi a respeito da alimentação da câmera que no caso da HS e feita por pilhas e as demais são por baterias. Gostaria que você fizesse algum comentário a respeito dos prós e contras sobre baterias ou pilhas. Obrigado e um grande abraço. PS.: Tenho uma Canon A590IS que é uma beleza...

    ResponderExcluir
  43. Pilhas duram mais porém levam muito mais tempo para recarregar.
    Baterias reciclam o flash mais rápido.
    Pilhas podem ser encontradas facilmente em qualquer lugar se as suas acabarem.

    Basicamente é isso. Não tem melhor nem pior, você decide qual atende melhor a sua necessidade.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  44. Caro Rodrigo, antes de mais nada, parabéns pelo site e pela forma à qual os conteúdos são abordados. Então, em maio do ano passado comprei nos EUA uma Nikon P90 por um preço realmente bom (US$200,00), tão bom que meu irmão me atormentou até que eu repassasse a câmera para ele e, agora, estou retornando para lá certo de que a Nikon P100 seria minha próxima máquina fotográfica, mas essa Panasonic Lumix FZ100 está me enchendo os olhos com tanta tecnologia... Minha intenção de mudança esbarra um pouco na diferença de preços das duas. Já vi P100 por 300 dólares, enquanto a FZ100 não sai por menos de 375 dólares. Vale a diferença?

    ResponderExcluir
  45. Olá Saint Clar, obrigado pela presença no blog.

    Não vale a pena, vá de P100 mesmo.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  46. Olá, também estou na dúvida entre a Hx1 e a FZ100.

    Me pergunto se essa tal perda de qualidade da imagem da FZ100, de que falam, é algo que leigos como eu, que nunca tive esse tipo de camera, podem perceber...

    Li inclusive que a imagem da FZ100 é inferior a da HX1...

    Eu particularmente gosto das imagens mais vivas com as cores mais vibrantes. Sei que a Sony possue imagens assim.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  47. Olá Heber, obrigado pela presença no blog.

    Tudo depende do seu nível de exigência, de qual câmeras está acostumado a usar. eu, por exemplo, já usei canon e Panasonic e dificilmente aceito usar câmeras de outras marcas a não ser essas duas pois normalmente são inferiores mas é uma opinião particular minha.

    Na verdade, quem tem cores mais vivas é a Leica que equipa as câmeras Panasonic, a Sony possui cores mais saturadas, puxando mais para o vermelho, são mais fortes mas as cores Leica sempre serão as mais reais.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  48. Olá,

    estou avaliando tambem a Canon sx30 e a Nikon P100, a nikon, que você indicou como sendo a melhor da categoria.

    Pelas fotos que comparei das duas no Flickr, gostei muito mais das fotos da Nikon do que as da Canon. Tem aspecto de serem muito mais profissionais.

    Minha dúvida, dá pra levar em conta essa fotos como referencia, levando em conta que a experiencia dos fotografos/proprietarios pode ter feito as fotos da nikon parecerem bem melhores? Ou todas as maquinas podem alcançar aquele nível em que ficam com cara de fotos profissionais, como as da comunidade da nikon P100 no Flickr.



    Obrigado.

    ResponderExcluir
  49. Eu não costumo levar em consideração fotos feitas por terceiros pois acontece muito disso aí que você falou: Às vezes um cara muito bom fotografou com a Nikon e um nem tão bom assim fotografou com a Canon mas com o tempo você apssa a perceber algumas peculiaridades, por exemplo: Câmeras Fuji possuem menos nitidez que outras marcas, Nikon puxa muito pro tom de sépia, Leica possui as cores mais fiéis apesar de que nos tons verdes e macro a Canon é imbatível, Sony satura mais as cores e etc...

    Analisando essas características que vão acompanhando as marcas ao longo dos anos (às vezes elas melhoram), e comparando as especificações técnicas é que faço minhas escolhas.

    Você gostou das fotos Nikon então acho que é nela que deve investir, o que agrada aos nossos olhos é muito importante.

    Sendo bom voce consegue fotos boas com qualquer câmera que te dê um mínimo de recursos necessários pois ao perceber uma destas características que as marcas possuem, se houver algum problema se consegue compensar na hora.

    ResponderExcluir
  50. Rodrigo,
    Parabéns pelo seu blog! Venho lendo as postagens por aqui há várias semanas mas só agora resolvi escrever algo.
    Despertei o interesse pela Super Zoom há pouquíssimo tempo e a cada semana que passa estou realmente apaixonado por tudo isso.

    Possuo hoje uma Sony w320 e, apesar de algumas fotos bem satisfatórias e pela sua praticidade, estou um pouco cansado de algumas, ou melhor, várias limitações e deficiências.

    Diante disso, resolvi procurar uma boa máquina e tenho procurado estudar diariamente sobre o assunto, restando portanto - a prática em si, em outras palavras, a câmera em minhas mãos.

    Pois bem, aí inicia-se o meu objetivo em conseguir algumas informações importantes de você e todos os nossos amigos do blog.

    As cãmeras que estou em dúvida, hoje, são:
    Sony HX1, Nikon P100 e Panasonic FZ35.

    - Video: Tenho percebido na P100, apesar de seu zoom de 26x, uma grande dificuldade para estabilizar a imagem, principalmente no transição da imagem no "avanço" e "recuo" do zoom. Estou correto em relação à isso? Em contrapartida tenho visto na Sony HX1 uma brilhante perfomance. Por acaso existe uma explicação técnica para estas duas constatações?

    - Ajustes Manuais: Quero estudar e aprender aos poucos, um passo por vez é claro, como melhorar a qualidade de minhas fotos após passar pela etapa do "automático". Dentre essas três, existe uma grande diferença na facilidade de aprendizado e manuseio ou seriam as três muito parecidas, ou seja, com um pouco de dedicação, manual nas mãos e um pouco de curiosidade é possível em todas elas evoluir bastante?

    Por enquanto é só Rodrigo. rs! Depois voltarei com outras questoões.

    Agradeço muito desde já.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  51. Olá Diego, obrigado pela presença no blog.

    Você cita câmeras superzoom mas em momento algum menciona a importância de se ter um longo zoom. se não for tão necessário assim, depois veja estas câmeras aqui: http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/11/comparativo-com-as-4-melhores-compactas.html pois a qualidade delas é bem maior porém não tem a mesma versatilidade.

    A diferença de estabilização é porque na HX1 e na FZ35 esse recurso é localizado na lente e na P100 fica no sensor. Os ajustes manuais são sempre os mesmos em todas as câmeras, a forma de se acessá-los pode ser um pouco diferente mas não há melhor nem mais fácil, é questão pessoal.

    E esqueça o manual pois ele não ensina isso, para isso é preciso praticar muito ou comprar algum livro ou manual de fotografia ou fazer algum curso.

    Fique à vontade para retornar quantas vezes quiser.

    ResponderExcluir
  52. Oi Rodrigo... adorei o blog! mas mesmo assim continuo hiper perdida e vou te pedir uma super ajuda... estou na minha 3ª cyber-shot(DSC-S700) e de um tempo para cá ela está horrivel, pilhas regarregáveis (sony) novas duram super pouco, demora para bater, parece que não consegue focar, uma beleza... então hora de uma nova! começei olhando as compactas e ai vi as superzoom e este para mim sempre foi um "problema"...
    Na verdade uso a camera praticamente para fotografar minha familia (quase 98% minha filha de 6 anos que não para), viagens, amigos, confraternizações e as apresentações da minha filhota e ai vem o "problema" do zoom, na verdade a falta dele, normalmente elas são em lugares fechados e as vezes escuros e ai as fotos viram um "caos", manchadas, termidas e ela um pinguinho entre outros...
    E ai?! minha camera hj tem 3x de zoom, imagino que tb não tenha necessidade por ex de 30x... no momento não tenho disponibilidade de gastar muito (e na verdade filhota adora pegar a camera e sair clicando por ai), então uma camera de R$1.000,00 acima pode ser um stress familiar...
    As vezes uso a filmadora, mas bem raramente....
    Andei olhando a fuji s2800hd, nikon L110,fuji hs10 (mas é mais cara, sony dscH55; poderia me dizer alguma coisa delas ou quem sabe me indicar outras?!
    AH! Moro em Porto Alegre/RS se tiver alguma loja fisica para me indicar.... tb agradeço
    Desde já super obrigada mesmo, enquanto isso vou continuar lendo o blog, abçs

    ResponderExcluir
  53. Olá Andrea, obrigado pela presença no blog.

    Como você disse que a maioria das fotos são em locais fechados e às vezes escuros, não consegui enxergar a necessidade de se ter mais do que 5 ou 6x de zoom. Não é isso que vai ajudar suas fotos a ficarem melhores, pelo contrário, normalmente piora pois quanto mais zoom se usa, mais escura fica a foto e mais possibilidade de fotos tremidas.

    O que acha de pegar uma câmera com controles manuais e aprender a usá-los, controlando assim a velocidade com que são feitos os cliques e a luminosidade que sua câmera irá captar? Dê uma olhada nos modelos SX120 e SX130 da Canon pois estão dentro do seu orçamento (com folga) e são ótimas opções, se encaixando no que você quer.

    Infelizmente não conheço lojas físicas do RS, apenas uma loja virtual coms ede em Gramado, pode ser? Se quiser é só me mandar e-mail que te retorno. Ali do lado direito onde está escrito contato tem meu e-mail.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  54. Rodrigo, uma dúvida.
    Você recomenda a Kodak para fazer fotos profissionais?(PRA QUEM TÁ COMEÇANDO)
    Ou não, já deve começar com uma máquina de qualidade melhor?

    ResponderExcluir
  55. Olá Bárbara, obrigado pela presença no blog.

    Na verdade não é uma questão de marca e sim, de tipo de câmera. Dependendo de qual trabalho irá fazer precisa de uma câmera reflex e aqui no Brasil só temos Canon, Nikon e Sony. Ou talvez você só precise de uma compacta com controles manuais, aí há uma infinidade de bons modelos de várias marcas, e aí a Kodak também não está incluída devido a sua enorme dificuldade em fazer boas fotos com pouca luz.

    Dependendo de que tipo de trabalho irá fazer e seu orçamento, já posso te indicar alguns modelos pra depois você escolher o melhor.

    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  56. Olá Rodrigo, Li tudo sobre o teste das 4 cam, estou interessado na FZ100, ja pesquisei sobre a FZ40, ja cheguei até ver Nikon D5000 mas...

    talvez entre essas 3 citadas acima voce escolheria a D5000, mas sou novo ainda, 19 anos não quero "gastar" tanto.

    sobre a FZ100, estou seriamente pensando em pega-la e gostaria de saber, a qualidade das fotos são boas mesmo ? caso eu queria fazer fotos HDR, a FZ100 é boa ou não ?

    ou é só a Nikon P100 que tem o modo dedicado para HDR ?
    Porque se for o caso, eu pego a Nikon P100 mesmo.

    e ai qual das duas 100 escolheria para fazer HDR
    FZ100 ou P100 ?


    Obrigado desde ja pela atenção!
    abraço!

    ResponderExcluir
  57. Olá Rodrigo. Parabéns pelo seu blog.

    Irei direto ao assunto!

    Estou na dúvida entre a Canon SX30 e a Panasonic FZ100 (tb pode ser a FZ40 ou FZ35).

    Seguinte: ambas ( Canon e Panasonic ) com tripé, num dia ensolarado, apontando para uma estátua à 100mts de distância, zoom de ambas ajustados para 24x ( que é o max da Panasonic )...

    QUAL FOTO FICA MAIS NÍTIDA (considerando ainda que ambas tenham sido tiradas por um fotógrafo profissional) ?

    E se for sem o tripé, com o mesmo fotógrafo, qual das 2 tira a foto 'menos tremida' ?

    abraço,
    Carlos

    ResponderExcluir
  58. Olá Carlos, obrigado pela presença no blog.

    Nessa questão, o fotógrafo profissional não faz muita diferença, quem faz é o conjunto sensor e lente. Como são duas câmeras de PÉSSIMA densidade de megapixels porque possuem uma resolução muito alta pra um sensor minúsculo e a essa longuíssima distância, a foto em qualquer uma das duas sai uma porcaria, talvez na SX30 saia menos pior. Mas só an teoria também fica difícil avaliar isso, só usando as duas ao mesmo tempo pra saber.

    Se for incluir a FZ35 na disputa é covardia, ela vai ganhar em quase tudo. E sem o tripé, também não muda muita coisa pois ambas contam com estabilizador óptico, direto na lente mas é dificílimo conseguir fazer uma foto decente sem tripé a 24x de zoom, eu diria que quase impossível.

    Não se esqueça que 24x de zoom na SX30 é um pouco menos do que os 24x de zoom da FZ100 devido a primeira ter sua grande angular em 24mm e a segunda em 25mm.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  59. Olá Leandro, obrigado pela presença no blog.

    Se o foco principal é HDR tem que ser P100 mas se não necessitar de tanto zoom, a melhor opção passa a ser a P7000 que é muito melhor.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  60. Obrigado Rodrigo, vlw pela dica.
    mas ja estou mudando de ideia .

    a HS10 e uma forte concorrente da FZ100,
    a HS10 tem fotos panoramicas, ja a FZ100 não.
    HDR deixei de lado, tentarei fazer hdr do modo mais simples, aquele que voce tira 3 fotos e tals. !

    enfim, estava comparando as duas neste site
    FZ100;
    http://www.cameraversuscamera.com.br/cameras/plfz100/ck_plfz100.htm

    HS10;
    http://www.cameraversuscamera.com.br/cameras/fhs10/ck_fhs10.htm

    e não tem tanta diferença.
    a ISO da HS10 é melhor, tem
    remoção de objetos em movimento
    zoom 30x , mas ultiliza 4 pilhas AA, 10mp.

    ja a FZ100,
    tem o (EV) ultrapassa o usual e vai de -3 a + 3
    LCD de 461.000 pontos ,
    14.1 MP, ultiliza bateria...

    mas em questão de qualidade da foto ?
    voce que manja, não sei se voce ja testou ou ultilizou alguma das duas, mas, qual é a melhor ?

    eu ia pega a FZ100 mesmo mas vi algumas vantagens na HS10 e fujifilm foi a primeira camera do meo pai KKKK, la na idade da pedra KKK, então queria segui a tradição de pai pra filho KKKK

    mas to em duvida.

    Obrigado mais uma vez.
    abraço. Bom carnaval !

    ResponderExcluir
  61. Leandro, como não vendo mais câmeras, não tenho mais como testar os modelos mais recentes. Eu gosto das duas, pelas fotos que já vi, pelas especificações delas mas...como eu já disse em outros tópicos, não sou fã de superzoom, eu não compraria nenhuma.

    Como prefiro pilhas e nunca faço fotos em alta resolução, talvez eu iria de HS10, talvez.

    ResponderExcluir
  62. Possuo uma Panasonic ZS7 e até gosto da qualidade das fotos dela.
    Estou comprando outra câmera!
    3 dias pesquisando e ainda não cheguei a um veredicto!!

    Seguinte: independente do TIPO( se é compacta, point-and-shoot,etc) , dos MegaPixel, do Zoom, do preço da câmera: para se extrair fotos de pessoas ( paradas), a uma distância curta, de dia, QUAL câmera tem a MELHOR QUALIDADE DE IMAGEM?
    Se possível, cite 5 câmeras que vc considera TOP no quesito QUALIDADE da imagem.
    Não estou preocupado com os outros recursos ( filmagem, etc ). Quero apenas foto!


    desde já agradeço pela paciência e atenção que tem prestado a nós, iniciantes neste magnífico mundo das imagens.

    Carlos

    ResponderExcluir
  63. HS10 ou HS20exr ? kkk
    to chato na escolha pq não quero me arrepender,

    se for assim iria compra uma canon ou kinon, mas
    so tenho condições de pega alguma dessas !

    ResponderExcluir
  64. Carlos, tenho 4 pra te indicar aqui nesse tópico: http://goo.gl/A5GPi e pra completar as 5 pode incluir aí a Canon S95.

    Leandro, leia as especificações das duas aqui no blog e veja qual te agrada mais.
    HS10: http://goo.gl/kFEy3
    HS20: http://goo.gl/xvS3L

    Câmera é uma escolha bem pessoal, não tenho como dizer qual é a melhor pois cada um tem prioridades diferentes ao comprar uma câmera. O melhor a fazer é ver qual agrada a você.

    ResponderExcluir
  65. hoje fui em uma loja ver cameras,
    vi a HX1 da sony, linda mas...

    vi tbm as ALPHA, boa dimais, mas o preço bom tbm.
    2.500 pra cima, e bem grandinhas até.

    Não achei a que eu queria, mas basta procurar um pouco mais que eu acho,
    e,talvez vou pegar a HS20exr.

    é aquela coisa, video full HD, superzoom.
    so que em qualidade de foto ? bom pelo menos é muito melhor que a minha que tenho aqui! KKK

    Enfim, Muito obrigado mesmo pelas dicas,
    e se até lá, eu decidir pegar uma melhor,
    ou vai ser a D5000, ou a T1i, ou alguma alpha qualquer. !

    Grande abraço Rodrigo.
    muito Obrigado.
    sucesso !

    ResponderExcluir
  66. Rodrigo, a Fuji não seria recomendável? Cara,preciso muito de ajuda de profissionais como vc.
    Agradeço o espaço dado!

    ResponderExcluir
  67. Um abraço, Leandro!

    Bárbara, obrigado pela presença no blog.

    As 4 daí de cima são recomendáveis, excelentes câmeras. Depende de cada um analisar as características que deixei ali em cima e ver qual é a melhor pra cada um.

    Eu mesmo destaquei vários itens da HS10 em negrito pois são itens em que ela estaria acima da média nessa categoria.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  68. Excelente Blog! Parabéns Rodrigo!
    Estive espiando para comprar uma superzoom, mas como sabemos essa decisão não é nada fácil. Cheguei a algumas conclusões.. e dúvidas..
    Fuji HS10, HS20... - TODAS apresentam um alto ruído (barulho) da engrenagem ao dar o zoom - por essas e outras tirei da lista.
    A dúvida persiste entre Nikon p500, Lumix FZ100, Canon SX30.
    E aí? Fico com Nikon de 36x, de 12.1mp CMOS, com video de 1920x1080 e slowmotion, e 5 fps, mas que não tira fotos em formato raw e NÃO TEM estabilizador óptico? (preço de U$399)
    Ou.. Fico com a Lumix FZ100 pelas lentes Leica, 14.1mp e sensor MOS, vídeo 1920 x 1080, tem formato raw, e superápida para fotos contínuas, e filma até 90min sem cortar, mas q tem um zoom de apenas 24x? (preço de U$400)
    Ou.. Vou de Canon pelo zoom e tradição da marca, me submetendo a falta de formato Raw, vídeo em menor resolução que as anteriores e outros probleminhas já apontados? (Preço de U$370)
    Me ajuda nessa aí Rodrigo. Com qual vc ficaria?
    Abçs

    ResponderExcluir
  69. Olá Patrícia, obrigado pela presença no blog.

    Vejo que zoom é uma coisa muito improtante pra você já que se refere aos 24x de zoom da FZ100 como "apenas".

    Entre as 3 que você tem dúvida, exclua a P500 que nem está a venda ainda. Ficam a Canon e a Panasonic. Você já sabe tudo que as câmeras tem de importante e nesse caso eu nem posso te ajudar, você só precisa definir as prioridades. O que é mais importante pra você? Vídeo HD, zoom, modo contínuo mais rápido, alta resolução, formato RAW?

    Se eu te der uma resposta estarei escolhendo a melhor câmera para mim e não para você, nossas prioridades podem ser(e são) diferentes já que eu priorizo qualidade de imagem acima de resolução, zoom, qualquer coisa.

    Você já sabe por onde caminhar, acho que só te falta confiança pra escolher a câmera. Já sabe o que cada uma tem de bom, só falta você definir o que é mais importante para você.

    Se quiser pode me adicionar no MSN para conversarmos sobre isso, tá aí do lado direito.

    ResponderExcluir
  70. Olá Rodrigo,
    Obrigada pela rápida resposta. A Nikon P500 já está a venda sim no mercado americano. Na BHPhotovideo está custando $399.95. Pelas especificações parece ser uma excelente superzoom. Por ser lançamento não temos como saber sobre a qualidade da imagem. Se tiver novidades sobre esse modelo posta aqui no Blog.

    Obgda

    ResponderExcluir
  71. Aaaaaaaah, vai comprar no exterior...

    Patrícia, minha opinião sobre superzoom é a pior possível. Na minha opinião nenhuma delas tem qualidade boa de imagem, pro meu nível de exigência elas não servem. Mais de 20x de zoom é um absurdo e essas resoluções acima de 10.0 também só contribuem pra piorar a qualidade das câmeras.

    Enquanto não aumentarem o tamanho dos sensores, a tendência é a qualidade só cair. A última superzoom confiável, com uma qualidade aceitável, foi a Nikon P100.

    ResponderExcluir
  72. Oi, Rodrigo,

    Estou em dúvida entre duas câmeras: Sony HX1 e Nikon P100. Vi vídeos e fotos das duas, gostei, mas a dúvida persiste. Quero uma que a qualidade da foto seja boa (principalmente à noite), assim como o vídeo. Qual a melhor em relação à fotos em movimento (ex.: em um show) e continuidade (ex.: pessoa pulando)? Caso tenha outra opção de máquina, aceito sugestões.

    Obrigada,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  73. Olá Juliana, obrigado pela presença no blog.

    Estas duas coisas que você procura não dependem tanto da câmera e sim, da sua habilidade com os controles manuais. Se não souber fazer ou configurar a câmera não sairá bom independente de qual modelo escolher.

    Particularmente a P100 possui uma qualidade de imagem sensivelmente melhor, sobre vídeos já é mais difícil opinar pois não faço vídeos com câmeras fotográficas já que a qualidade não me agrada muito.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  74. Oi, Rodrigo,

    Sei que é preciso saber usar bem a câmera para certas coisas, mas quero mesmo saber se o flash é bom (não ficar escuro, nem aquilo muito branco) à noite e se for distante o foco não ficar escuro no "final da foto". E em relação ao movimento e à continuidade, é mais para saber se não fica aquilo "tremido" (quase uma rastro) da pessoa em movimento. Assim, saber qual a velocidade obturador (é esse o nome?) é melhor para esse tipo de foto.

    Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  75. O flash é tranquilo, dá pra você controlar a intensidade numa boa de acordo com a cena. O fundo fica escuro mesmo, normalmente o alcance fica entre 4 e 5 metros podendo chegar além disso mas com uma intensidade bem fraca.

    O rastro é exatamente aquilo que falei, tendo uma câmera com controles manuais é só usar as maiores velocidades, tipo 1/250 já é muito rápido e dá conta do recado. É que imagino que só tenha usado câmeras automáticas e à noite elas forçam mesmo uma velocidade entre 1/60 e 1/20, o que é totalmente contraindicado.

    Quando começar a usar vai aprender a compensar uma foto mais escura devido a alta velocidade com ISO mais alto e depender menos do flash que é onde a gente tem menos controle.

    ResponderExcluir
  76. Obrigada, Rodrigo. As respostas foram muito úteis!

    ResponderExcluir
  77. Oi, Rodrigo.
    Muita dúvida em adquiri minha câmera.
    Não sei se a sx20 saiu de linha, ia comprar e ví que lançou sua sucessora, a sx30.
    Vi muitas fotos comparando a qualidade de imagem de ambas, e a sx20 sempre saia na vantagem.
    Mas penso em adquirir a sx30, minha prioridade é zoom e qualidade. Então vi a fuji HS10 de 30x e 10 MP, contra os exagerados 14 MP da sx30. Mas acho que esses 35x da canon e os 30x da fuji não fazem grande diferença (ou fazem?). Enfim, gostaria de saber se a qualidade de imagem da HS10 é superior e se realmente vale a pena trocar a sx30 por ela, sendo que priorizo zoom e em seguida qualidade.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  78. Olá Arthur, obrigado pela presença no blog.

    Falando em números absolutos e não em zoom, os 840mm da SX30 fazem diferença sobre os 720mm da HS10 principalmente se você utilizar o zoom digital.

    Não gostei da qualidade da SX30 e ela está quase em pé de igualdade com a HS10, como a prioridade é zoom acho que deve ficar com a SX30 ou a nova Nikon P500 que chega a 810mm, aí sim uma diferença mínima mas com uma qualidade que promete ser superior.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  79. Eu já tinha visto a P500, mas não sabia que já tinha chegado ao Brasil. Tem mais zoom e qualidade que a SX30, então é ela mesmo que estou procurando.
    Muito obrigado. Adorei o blog!

    ResponderExcluir
  80. Lembrando que todas as superzoom lançadas a partir do meio do ano passado possuem uma qualidade sofrível, depende muito dos parâmetros e do nível de exigência de cada usuário para pesar os prós e os contras.

    ResponderExcluir
  81. Ok, agora me confundí...
    Ela é boa ou não, não só de acordo com minhas exigências, mas em geral?
    Um câmera dessas não é muito barata, então tenho que estar certo do que vou comprar.
    Adoraria sua ajuda!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  82. Rodrigo, essa diferença de 30 mm de distância focal na P500 em comparação à SX30, é muito significativa? Você disse que não é muita coisa, mas eu não entendo como a SX30 tem um maior alcançe que a P500, sendo que, falando em zoom, possui 35x contra 36x (e seu alcançe ainda é maior que o da P500). Embaraçoso.
    Desculpe a quantidade de perguntas, acabei de entrar no hobby.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  83. Que isso, amigo. Não precisa pedir desculpas, tô aqui pra prestar toda ajuda possível.

    Hoje em dia, as superzoom não são as melhores câmeras compactas que existem, na verdade nunca foram mas ultimamente estão ficando bem piores. Como você está iniciando não vai perceber essa queda de qualidade que eu percebo já que fotografo há anos com câmeras de filme e desde 2007 com digitais.

    Como eu disse antes, a diferença de 810 pra 840mm é mínima, pouquíssima diferença. Pra eu te explicar o porque dos 35x da Canon chegarem mais longe que os 36x da Nikon vou ter que te explicar sobre distância focal, o que não cabe nesse momento. Mas, preste atenção aos números absolutos e não no zoom que fica mais fácil entender.

    A P500 já tem aqui no Rio e, meu amigo, sou canonzeiro até a alma e com muita dor no coração te digo: Duvido que ela seja pior que a SX30. Pode pegar a P500, ou a P100 tranquilamente, ou até a HS10.

    ResponderExcluir
  84. Suas respostas me ajudaram muito! Vou ficar com a P500.
    Muitíssimo obrigado!

    ResponderExcluir
  85. Já usei muito uma Fz-50, aquela 12x que o zoom era na lente, o q é essencial pra mim, câmera boa, mas produzia muito ruído se passasse do iso 200. Como essa câmera já é um pouco antiga, não sei se com o tempo isso foi corrigido, apesar que essa mudança para cmos não dá pra comparar.
    Também tive a h1 da sony acho q a 1ª superzoom, me serviu durante 3 anos e pra época 5 mp era bastante, na verdade até hj não vejo necessidade de mais q 6 mp. Porém a h1 sucumbiu por causa do seu tamanho, queria uma de mão mesmo com um zoom razoável, acabei comprando sx110 da canon, muito prática e versátil uma beleza pra carregar, porém demora muito a ficar pronta para o próximo disparo principalmente com flash, talvez o problema seja na gravação no cartão q é um micro sd c adaptador.
    O que eu gostaria de saber é o seguinte:
    Essa mudança de tecnologia para cmos já atingiu o nível de qualidade do ccd?
    Li a um tempo q canon e sony estavam investindo pesado nisso e se atingiram o mesmo padrão de qualidade a canon está em desvantagem, pois fora a qualidade da imagem, o cmos só trazia melhorias, sem falar q o fps, iso e o alcance do flash da canon perde bastante. Ela só me chamou a atenção pelo zoom que é uma boa grande angular;já o tele, o q passa de 600 pra mim é exagero.
    A nikon me chamou a tenção pala abertura máxima na tele 5.0, mas não ter uma sapata é imperdoável, será q eles acham q faz concorrencia com as slr? Vai entender...
    A fz100 não tem um grande defeito, pelo menos nos números, talvez pudesse ter velocidade de obturação maior. O trunfo dela mesmo é a lente leica, só espero q o sensor não tenha grande ruído em alta sensibilidade como acontecia na fz50, se chega até 6400, talvez em 800 e 1600 fique bom.
    A fuji tb vai bem nos números, mas nunca usei uma fuji e se a falta de nitidez q vc falou persistir nesse modelo, fica difícil, mas o zoom na lente e seus outros nºs me chamam a atenção.
    Então, qual vc acha mais adequada segundo essas observações?

    ResponderExcluir
  86. Albert, acho que o CMOS nas compactas, pelo menos a curto e médio prazo não vai conseguir se igualar ao CCD. Talvez o CMOS EXR da Fuji consiga isso mais rápido que as outras.

    Se a Sony está a frente da Canon nas especificações, tudo vai por água abaixo na qualidade de imagem pois falta lente a Sony.

    Foi uma opção da Nikon não colocar sapata, acho que ela perde público com isso mas deve ter suas razões. Muita gente que procura superzoom é o povo leigo que não pensa em comprar flash, nem usa controles manuais, apenas quer uma câmera grande pra chamar atenção.

    A FZ100 tecnicamente é excelente mas aí vem o problema do CMOS, não tá se comportando bem com baixa luminosidade, peca no ISO acima de 400.

    As superzoom que recomendo são nessa ordem: Panasonic FZ35, Canon SX20 e Nikon P100. quando estas saírem totalmente de linha acho que já tenho a Nikon P500 como primeira da lista e depois só vem bomba, estou deduzindo que você coloca qualidade de imagem em primeiro lugar mas faz questão de longo alcance.

    ResponderExcluir
  87. Rodrigo Jordy, estava quase decidido a ir com a Canon SX30 IS, ai percebi que existe essa Panasonic FZ100 com lentes leica(que segundo meu avô, elas são uma das melhores marcas, porém não e muito conhecida) ai fiquei na duvida entre as duas, de repende venho aqui para o seu blog pelo google, e vi nos comentários, você falando que existe câmeras que não são superzooms e que tem qualidades muito superiores as super zooms pelo mesmo preço, ou até mais baratas. Como eu não preciso de zoom, gostaria de uma câmera até U$400(vou comprar nos EUA) que fosse boas para filmar eletrônicos(iPad, pc's) pois pretendo fazer tipo uns vídeo review para o meu blog e que tirasse fotos boas dos mesmos! Tem alguma sugestão?
    Muitíssimo obrigado, Thiago.

    ResponderExcluir
  88. Olá Thiago, obrigado pela presença no blog.

    Até 400 dólares tem a Panasonic LX5 (com lente Leica) e a Canon S95, agora a decisão é sua.

    Qualquer dpuvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  89. Boa tarde, Rodrigo.
    Há muito venho namorando uma superzoom.
    Procuro uma para fotos noturnas, que gosto muito, macro e esportes, Sempre fiquei na dúvida entre a Canon Sx20is,e a Sony HX1.
    Agora estou em dúvida entre a Canon Sx30is, e a Fuji HS10.
    Vi o pessoal falar muito bem da Nikon P100, e agora eu soube que na Lumix FZ100, o obturador fica aberto até 60 seg, o que é muuuuito bom para fotos noturnas.

    Não compro uma profissional de entrada devido ao alto custo das lentes, já que eu precisaria de uma para zoom, que não é muito barata, aliás, nem um pouco barata, e outra lente para macro, que não tenho idéia de quanto custe.
    Enfim, o que você indica?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  90. Olá Emerson, obrigado pela presença no blog.

    Infelizmente nenhuma superzoom é boa para fotos noturnas pelo alto nível de ruído que elas possuem, principalmente se for usar longas exposições além de precisar de um tripé. Fica muito difícil recomendar qualquer uma das que citou mas eu fico entre Canon SX20 e Nikon P100.

    Até que ponto a longa exposição de 60 segundos seria útil para fotos noturnas? É preciso saber que tipo de foto noturna pretende fazer pois essa exposição muito longa talvez só atrapalhe.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  91. Obrigado pela rapidez na resposta, Rodrigo.
    Cara, eu tenho uam Sony W5, e consigo boas fotos noturnas com ela, que tem exposição máxima de 30 segundos.
    Outro dia quase fechei com uma HS10, mas tem luigar que diz que a exposição dela é 30 seg, outros lugares consta como 4 seg.
    No site da Fuji, consta 4 seg, mas vi outro dia uma pessoa que comprou uma, e disse que são 30 seg. Essa dúvida é fod...
    Acho legal o zoom dela ser na lente. acho diferenciado isso, digamos que um charme a mais.
    Qto as fotos noturnas, gosto de subir em locais altos da cidade, e tirar fotos dela...

    ResponderExcluir
  92. São 4 segundos no automático e 30 segundos no modo manual.

    Mas então não são simples fotos noturnas, são fotos de longa exposição que você faz, como rastros de automóveis e luzes de cidade, é isso?

    ResponderExcluir
  93. Isso mesmo. Na minha W5 são 30 seg, no modo manual. Eu gostaria de uma superzoom, com no mínimo, isso.

    ResponderExcluir
  94. Então fica tranquilo pois todas elas tem uma longa exposição assim. As Panasonic fazem 60 segundos e se não me engano a HX1 também mas em qualidade de imagem é melhor a Panasonic, não a FZ100 mas a FZ40 que tem um sensor que se comporta melhor em relação a baixa luminosidade.

    ResponderExcluir
  95. Desse tipo:

    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAE2pn_9F53pSm-Rt4_dC293X1AT1dceM1Iiy7GTQtWI1laRE3o9am7mTyhLrETo4GXiqb5prGL3oFkahXkn2RxAAm1T1UO2zcZcZ7qY1Y0r3LTOeeNHXI4kX.jpg

    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAGSJgiuT9tmANIAibmLGJL3wnTTycRTjN68o7iDBx0TqtY5e6QCxlFbeuhD3jhvUf-58iMN3i2KxNXH5JgzOlnYAm1T1ULh7yor-p7cnGvKT2WSAh7wer1Kc.jpg

    ResponderExcluir
  96. Rodrigo, peguei a SX30IS mesmo .... foto da Lua que eu tirei ontem:

    http://i53.tinypic.com/30b33nd.jpg

    ResponderExcluir
  97. Boa foto! Sinta-se à vontade para fazer parte do noso grupo no flickr e compartilhar suas fotos com a gente.

    ResponderExcluir
  98. Olá, Rodrigo! Parabéns pela qualidade do blog, realmente muito bom.

    Sou fã de música e adoro registrar em imagens os shows dos meus artistas preferidos. Há cerca de um ano e pouquinho adquiri uma Sony W290 que filma em fullhd e tem zoom de 5x. Descobri então o prazer de fotograr e filmar no mesmo show.

    Agora estou numa fase de querer ser mais criativo na hora de fotografar o show, mas combinando com qualidade de filmagem.

    Você saberia sugerir qual "a câmera" para essa minha necessidade aliada ao prazer da criatividade??!!?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  99. Olá Jânio, obrigado pela presença no blog.

    Pra te ajudar nisso, preciso saber o quanto está disposto a investir.

    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  100. Opa, Rodrigo! Então, cheguei ao seu blog por conta do assunto "compactas superzoom". Tenho um orçamento de até R$ 1.200,00, que era para um note, mas agora inverti as prioridades!

    Valeu, abraço!

    ResponderExcluir
  101. Se qualidade de imagem for a prioridade então sugiro uma dessas câmeras aqui: http://goo.gl/OTThe e http://goo.gl/A9Gm1

    Se zoom for a prioridade então sugiro Panasonic FZ35, Canon SX20 e Nikon P100.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  102. Bacana, Rodrigo! Você foi muito atencioso, muito obrigado. Links salvos e dicas anotadas para análise :)

    ResponderExcluir
  103. Fala Rodrigo!
    Vc acertou quando deduziu q eu coloco "qualidade de imagem em primeiro lugar mas faz questão de longo alcance", porém quando eu falei da canon sair perdendo, não estava falando em relação a sony e sim em relação aos outros modelos q estão sendo comparados. Atualmente a sony vem vivendo de nome; talvez esse novo modelo hx100 com lente carl zeiss parece ter reagido um pouco.
    Pelo q vc falou a panasonic ainda continua com bastante ruido em iso alto, achei q com a mudança para cmos isso tinha mudado.
    Vc só não repondeu sobre a fuji, na questão da nitidez dela e do fato de o zoom ser na lente, o q acha disso?
    Se puder fala mais um pouco sobre o CMOS EXR, é estranho o cmos ainda não ter atingido a qualidade dos CCDs já q as DSLRs usam o CMOS a algum tempo.
    Parece q nunca vão lançar a câmera q eu gostaria: Com um sensor um pouco maior como o da LX5, P7000, TL500 ou G12 ou pq não no formato micro 4/3, mas com zoom potente começando por volta de 20mm eq até uns 400 ou 500 mm. Até pq com sensor maior a lente ficaria enorme.

    ResponderExcluir
  104. O zoom na lente da Fuji não tem interferência na qualidade da imagem, apenas na agilidade mesmo. A nitidez da HS10 está acima das outras superzoom da Fuji mas fica atrás dos modelos top.

    Na verdade, o CMOS tem como particularidade funcionar melhor com boa iluminação e não tão bem sob baixa luz, e isso acontece também nas DSLR. O que acontece de diferente é que as DSLR tem vários outros componentes que compensam essa deficiência do CMOS o que torna o CCD contraindicado para estas câmeras já que ele tende a estourar as fotos sob luz mais forte.

    A câmera que voce quer tem condições de ser feita pois até 2009 tínhamos a Fuji S200EXR com sensor grande e lente 31-436mm e até metade da década passada era comum as superzoom usarem este sensor.

    ResponderExcluir
  105. Quando vc fala dos modelos top tá se referindo a outros da fuji, aos de outras marcas ou às SLRs?
    Quando eu perguntei sobre a nitidez das lentes da fuji tava querendo saber em relação a outras lentes ou será o sensor? Pq vc folou em outro comentário q ela perde nesse quesito.
    E o CMOS EXR, o q ele tem de diferente?
    O q falta a fuji para ter a mesma qualidade da canon e nikon?
    Tô enchendo de tantas perguntas, mas ainda não vi ninguém responder melhor q vc.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  106. Rapaz, vou fazer de tudo pra tentar responder suas questões e tirar suas dúvidas.

    Os modelos top a que me referi são as superzoom de outras marcas, só comparo câmeras da mesma categoria pra não ter disparidade.

    Pra te explicar sobre o sensor antes vou ter que falar das lentes: Há duas marcas que fabricam lentes com qualidade acima da média nas compactas que são Canon e Leica, todas as outras ficam um ou dois degraus abaixo. A Fuji nunca foi fabricante tradicional de lentes, a lente dela não é boa mas o sensor EXR consegue equiparar a qualidade destas lentes às Leica e Canon então podemos deduzir que o EXR é o melhor sensor usado em compactas.

    Então, o que falta a Fuji pra ter a mesma qualidade da Canon é lente. Não incluo a Nikon nessa pois em compactas ela não faz grande coisa salvo em 2 ou 3 modelos novos. A concorrente da Canon nesse segmento é a Leica que equipa as melhores câmeras da Panasonic.

    Aparecendo mais dúvida é só perguntar.

    ResponderExcluir
  107. Boa tarde, Rodrigo. Vi mais uma SZ, que não tinha visto antes, mas me parece fora da briga entre as citadas por mim, e por você. O que me diz da Kodak EasyShare Z981?

    Parece meio fracona, ou será impressao minha?
    Continuo na maldita dúvida cruel, agora com a Panasonic que você me indicou, mas pesando contra o fato de não ter sapata para flash, e o lcd dela não ser articulável.
    Abração!

    ResponderExcluir
  108. Emerson, a Kodak tem o que eu chamo de "medo de escuro". Inexplicavelmente as fotos da Kodak saem horríveis mesmo durante o dia em ISO baixo dependedo da situação. Digo inexplicavelmente porque a Kodak fabrica sensores para outras marcas conceituadas que não tem esses problemas.

    Achei que a lente Schneider Kreuznach, que eu julgo ser excelente, resolveria esse problema mas me enganei. A coisa fica menos pior, a câmera fica usável mas com lentes Kodak é impraticável.

    ResponderExcluir
  109. Mais uma vez, Rodrigo, agradeço a orientação. Para mim, já não serve, pelo fato de fotos noturnas.
    Essa está descartada, então!
    Obrigadão!

    ResponderExcluir
  110. Olá, Rodrigo, tudo bem?
    Então, eu , aqui, de novo....
    Cara, andei lendo muito seu blog, e vi em alguma postagem, uma pergunta sua:
    - O que usaremos mais?
    O zoom de 35x da máquina tal, ou a qualidade de lentes da máquina tal?
    Então, fiquei entre a FZ 35,e a FZ 40 (algo que nunca tinha cogitado), e a SX130. Como gosto de fotos noturnas, de longa exposição, acho que será uma das Panasonic's. Além do zoom, qual a diferença mais significativa entre a FZ35 e a FZ 40?
    Ah, e minha Sony W5, não devo me desfazer dela, ou devo?
    Ela tem um probleminha de "comer", ou melhor, "estuprar" as pilhas, mas, tudo que sei, devo a ela, hehe.
    Achei a FZ 35 pelo preço de R$900,00, mais cartão de 8 gb. Preço bom?
    (Só por curiosidade, há uns 6 anos e meio, paguei 800 pila na W5, sem cartão nem nada. Como as coisas mudam, não?)
    Desculpe incomodá-lo novamente
    Abração!

    ResponderExcluir
  111. Bem, respondendo primeiro sobre a W5, acho sempre bom ter uma câmera pequena para poder ser usada em qualquer ocasião, ainda mais que ela possui controles manuais. Eu a manteria.

    Sobre os preços, é assim mesmo, pra você ter uma ideia paguei 1800 na minha superzoom, numa época em que uma reflex não saía por menos de 2500. Tecnologia evolui rápido...

    Bem, na minha opinião a FZ40 não ganha em nada da FZ35 pois como prezo pela qualidade de iamgem, mais zoom para mim é pior. E como encontrou a FZ35 por um ótimo preço acho que não deve perder essa oportunidade.

    ResponderExcluir
  112. Boa noite, Rodrigo.
    Não me xingue, pois você é um mentor para nós amadores amantes da fotografia, hehe.
    Tenho uma dúvida que pode parecer meio besta, até não sei se é uma pergunta meio burra... , mas aí vai:
    A diferença de qualidade entre um sensor e outro, só é perceptível no caso das fotos tiradas com o máximo de mp?


    Existe alguma lente que se encaixe na FZ35 para aumentar um pouco o zoom, tipo de 1,5x( aquisição futura) ou algo assim? Existem filtros polarizadores para ela ainda?

    ResponderExcluir
  113. A qualidade das fotos não muda de acordo com os MP, isso é apenas o tamanho da foto e nada mais.

    Há teleconversores e filtros para ela, é só ver o diâmetro da lente e comprar certinho.

    ResponderExcluir
  114. Boa noite, Rodrigo.
    Eu aqui novamente, mas agora não é para lhe "apurrinhar", hehe.
    Chegou hoje minha FZ 35, (que eu não cogitava nem de longe a aquisição de uma Panasonic) e não vejo a hora de sair com ela em mãos por aí.
    Cara, valeu mesmo pelas dicas, se não fosse por elas, eu estaria agora provalvemente com uma com o zoom maior que 30x, e depois me perguntando o porque as fotos não saem tão boas, hehe. Quem sabe perderiam para minha velha e boa W5, que tem lentes Carl Zeiss. Virei leitor do seu blog, e o indico para quem mais curte fotografia.
    Abração, e ótimos clicks para nós!

    ResponderExcluir
  115. Emerson, depois volta aqui e escreva suas impressões sobre ela. Diga o que está achando da qualidade de imagem que ela te dá pra saber se realmente foi uma escolha acertada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  116. Olá, Rodrigo! Adorei o blog.

    Estou para comprar uma máquina semana que vem, sei que já foram exaustivamente discutidas, mas é entre a Nikon P500 e a SX30IS.
    Estou inclinado à P500, tem muitas vantagens sobre a SX30, tal como ser menor e mais leve, filmar em fullHD, fazer fotos panorâmicas, ter sensor CMOS, maior modo contínuo e slow motion, o que é obrigatório para mim, já que gosto de filmar a Bcc daqui de casa e é impossível registrá-la se alimentando. Também faço questão de zoom alto.
    O problema é em relação à qualidade, muitos criticaram, outros elogiaram. Você mesmo mais acima disse que ela promete uma qualidade superior à sx30, mas já testou a máquina?
    Alguns disseram que o CMOS só piora a qualidade, e outros que até vão trocar sua P500 por que não conseguiram boas fotos. Sei que superzooms não são as melhores compactas do mercado. Mas entre as duas, qual entregaria melhores fotos, com baixo ISO e zoom no máximo? E sem zoom?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  117. Olá Marcelo, o CMOS não piora a qualidade. o que acontece é que este é um sensor mais difícil de trabalhar pois funciona melhor se for no modo manual, depende mais da habilidade do fotógrafo. já o CCD com um pouco de sorte é mais fácil conseguir boas fotos mesmo no automático.

    Não sei se está aberto a outras opções mas a Panasonic FZ40 na minha opinião é melhor que essas aí, além da Fuji HS20.

    Se for apenas entre essas duas, me parece que a P500 entrega melhor qualidade de imagem apesar da lente muito escura que ela possui.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  118. Pensei que fosse demorar a reponder por causa da última postagem ser de maio!

    Eu já tinha pesquisado a HS20 antes, mas isseram tão mal dela por causa do estabilizador de imagem que acabei descartando.

    Se puder dê uma olhada nessas fotos:
    http://www.flickr.com/photos/63917105@N04/5950351328/in/photostream/

    http://www.flickr.com/photos/63917105@N04/5958938731/in/photostream/

    http://www.flickr.com/photos/63917105@N04/5982096117/in/photostream/
    Eu não achei essas fotos tão sofríveis como estão dizendo.

    As da HS20 estão ótimas:
    http://www.flickr.com/photos/47606710@N04/5488950454/in/photostream/

    http://www.flickr.com/photos/47606710@N04/5351919624/in/photostream/

    A câmera por sí só, além do fotógrafo é claro, consegue fazer fotos assim ou precisam ser editadas? Me desculpe a pergunta ridícula.
    As fotos da HS20 realmente estão ótimas!

    Agora eu não sei qual pegar. É tenso não poder comprar as duas! ><
    De 720mm para 810mm, é uma diferença muito notável? O zoom da P500 tinha me empolgado, mas o da HS20 parece ser bem menor e ainda não tem o digital. E o que é isso... 16 MP? Oo

    Você diria que a qualidade da HS20 é muito superior a da P500 ou as duas podem ser consideradas em pé de igualdade? Preciso da sua opinião.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  119. Mais uma dúvida.
    Você diria que as três fotos da P500 foram editadas/"photoshopadas"? Principalmente a 2ª.

    Me desculpe pela quantidade de perguntas bestas, mas eu não entendo nada sobre edição de imagens. Obrigado!

    ResponderExcluir
  120. Como assim, última postagem em Maio? O blog é atualizado constantemente, não fica mais do que uma semana sem postagens.

    Marcelo, é preciso saber interpretar o que as pessoas dizem. As fotos da P500 não são sofríveis, é uma ótima câmera e o fato de ter alguma considerada melhor que ela não faz a P500 ser ruim. Se tem pessoas dizendo que elas são sofríveis estão redondamente enganados.

    Eu não faço edições nas minhas imagens e, sinceramente, as acho melhores que muitas fotos editadas que vejo. Não julgo qualidade de câmera vendo fotos feitas por terceiros porque tem muita coisa a ser elvada em consideração e isso pode ser visto analisando os dados EXIF das fotos, pesquise sobre isso.

    Os 16MP da HS20 podem causar muitos problemas mas o fabricante promete que alterando configurações que deixam a câmera com 8MP esses problemas são bastante minimizados e estou apostando nisso para recomendá-la aos leitores.

    Nessa categoria de câmera o nível é bem parecido entre elas, as diferenças devem ser medidas nas especificações, é ver qual se encaixa mais no que você quer e escolher. Não há câmeras ruins, todas são boas e depende muito mais do fotógrafo fazer boas fotos com qualquer uma delas.

    Resumindo, se quer qualidade de imagem, eu prefiro a Panasonic FZ40. Se quer longo alcance, eu prefiro a Fuji HS20. De 720 pra 810 tem uma boa diferença.

    ResponderExcluir
  121. Rodrigo acabei entrando nesse Post e vou falar, de 720 para 810 realmente tem uma diferença significante, são cerca de 12,5%!!!, considero diferença de zoom quando passa de pelo menos (pelo menos ) 6%

    Exemplo: de 720mm para por exemplo 730mm, não tem nem diferença, não é nem 2%. mas no caso são 90mm a mais.

    ResponderExcluir
  122. Olá Rodrigo! Qts tempo ! Mengo Mengo e mengo sempre! rs
    Me diga meu amigo: estou pensando muito , mas muito mesmo na Lumix FZ100.Hoje eu estav a praticamente resolvido por ela , qd um japonês falou-me que a manutenção dela é cara..poxa ! eu já tive diversas cameras e nunca precisei de manutenção ,pois além de novas eu sou supercuidadoso...me diz! Aquele japa bocudo desmancha prazer boca-de-coruja tá certo? A Lumix é fraquinha? Precisa sempre de manutenção? rs abraço garoto! Mengo!!! rs

    ResponderExcluir
  123. Desconheço isso. Toda câmera de qualquer marca tem manutenção semelhante, se der problema no canhão de zoom vai ser caro em qualquer marca, é melhor comprar uma nova. Se for problema de mau contato vai ser barato em qualquer marca.

    Mas, em relação à qualidade de imagem, a FZ40 é melhor que a FZ100 devido ao sensor CMOS que ainda não se comprota tão bem nas compactas.

    ResponderExcluir
  124. Boa Tarde! gostaria que você me indicasse uma câmera boa para tirar fotos de surf e da Lua, com boa qualidade, estabilização, disparo contínuo, fácil manuseio e preço abaixo de mil reais.
    Não precisa ser TOP, mas que gere boas imagens. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, obrigado pela presença no blog.

      A Panasonic FZ47 possui excelente custo-benefício e t aconselho a comprá-la mas não se esqueça que a câmera não gera boas imagens, por melhor que ela seja, se você não souber fotografar. Estude para poder tirar o máximo de proveito da câmera pois se usar apenas no automático ela irá se comportar como uma câmera comum.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  125. Obrigada e vou procurar estuda-la sim! Quanto às Fuji S, qual sua avaliação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo nenhuma. Primeiro, pela baixa qualidade de imagem e segundo, por não ter controles manuais totais prejudicando o aprendizado.

      Aproveite bem a FZ47, vai te agradar em cheio!

      Excluir
  126. Ok, obrigada. Onde posso encontrar a FZ47? Nos sites de loja está difícil. E a Nikon L810, o que me diz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nikon L810 é toda automática além de as compactas Nikon serem péssimas. Compactas de qualidade só Canon e Panasonic, todas as outras ficam muito abaixo.

      Faça uma busca aqui ao lado no link "compare preços" clicando nas palavras "câmera digital" para encontrar lugares que vendem a FZ47.

      Excluir
  127. tenho uma fz100 panasoni me arempedi muito pois não pesquisei antes de compra lá,ha qualidade das fotos não é oque eu imaginava queria para fotografar eventos em lugar fechas tipo igreja e casamento coisa pequena so para registrar mesmo agora o super zoo ão tenho que reclamar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas em lugares fechados é muito complicado para compactas mesmo, principalmente superzoom que não possuem lentes claras e seus sensores são muito pequenos. Não é exclusividade da FZ100.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails