10 de outubro de 2010

Panasonic cria primeira lente 3D para Micro 4/3

   A princípio me empolguei há dois meses atrás quando soube que esta lente estava em desenvolvimento porém, o seu preço relativamente baixo de 250 dólares me fez pensar que uma tecnologia tão nova se não custa caro é porque talvez não seja tudo aquilo que esperamos.
 A recém lançada GH2 é um dos modelos habilitados para 3D

A distância focal de 12.5 mm parece fantástica mas o cálculo para equivalência a 35 mm é diferente e isso não é bem explicado, pelo menos no site do fabricante onde procuro as informações. A distância focal real é de 65 mm e parece que só pode ser usada no formato widescreen 16:9. Se algum amigo do blog souber de mais informações é só avisar.
 As duas minúsculas lentes juntas formam o efeito 3D

   A abertura não agrada, é de 12.0 e não digitei errado, é isso mesmo. Eis o nome da belezura: Panasonic Lumix G 12.5mm F12 e vai ser preciso usar ISO altíssimo pra conseguir uma boa imagem. Por se tratar de uma lente estilo pancake sua construção não é das mais ricas, são poucos elementos ópticos e nos fazem pensar que ainda há muito a evoluir nessa tecnologia 3D.
 A G2 é o outro modelo que possibilita as fotos e vídeos 3D

   Precauções importantes sugeridas pela Panasonic: Deve-se fazer uma pausa a cada 30 minutos pelo menos quando assistir a fotos e vídeos em 3D nas TVs apropriadas e deve ser respeitada uma distância mínima de 1.6 metros; os efeitos 3D só podem ser vistos nas TVs que usem a tecnologia chamada side by side (verificar o manual de instruções do aparelho) além dos óculos apropriados; imagens 3D não são recomendadas para menores de 6 anos; as únicas câmeras que podem reproduzir o efeito 3D por enquanto são as Panasonic G2 e GH2 com o firmware 1.1 que permite o formato multi-picture capaz de reproduzir os efeitos 3D.
 60 cm seria o "macro" dessa lente tipo pancake

   Pra finalizar, esta postagem vale mais como curiosidade pois a lente custa pouco, as câmeras também não são caras mas a TV 3D...essa ainda tá um pouco fora da realidade além de o sistema 4/3 não estar nada difundido aqui no Brasil.

3 comentários:

  1. oi meu pai me deu uma camera Zenit 12XP que tava guardada nas coisas dele, e eu tava afim de sabe se tem fabricas e revendedoras dela aqui no brasil

    ResponderExcluir
  2. Oi Eduardo, obrigado pela presença no blog.

    Eu tenho essa câmera também e a lente que vem com ela, a 58 mm f/2 ainda uso na minha Canon T1i pois a qualidade dela é excepcional.

    Infelizmente essa empresa já está extinta há algum tempo, outras empresas ainda usam ilegalmente o nome Zenit mas a que a gente conhece não existe mais.

    Mas o que você quer é assistência técnica ou acessórios? Qualquer assistência é habilitada pra fazer manutenção e revisão nela. Lentes e flash podem ser encontrados no mercado livre, ebay e lojas especializadas em fotografia.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails