29 de outubro de 2010

A Hora Mágica

   Esta postagem já tá engavetada há algum tempo pois na mesma época em que pensei em escrever sobre isso, outros blogs dedicados a fotografia também escreveram. A chamada "hora mágica" nada mais é do que o momento em que o nascer e o por do sol se aproximam e o fotógrafo Cid Costa Neto explica que é chamada assim porque o sol está mais distante e as ondas de luz tem uma camada atmosférica maior para refratar, provocando uma onda de tons e cores que vão mudando a cada momento e particularmente o tom alaranjado do céu e das nuvens é o que me chama mais atenção.

Momento raro captado pelo leitor Marcos Laffyte

Feira de Santana - Bahia
Belíssima composição do leitor Jonas de Andrade

   Mas não é só no céu que as cores ficam magníficas, qualquer superfície que recebe essa incidência mais forte da luz do sol reflete cores absolutamente fantásticas. Pode ser a fachada de um prédio, um jardim, até mesmo um rosto. Tudo fica muito mais lindo durante a hora mágica. Confesso que já perdi a conta de quantas vezes pensei: Hoje vou sair durante a hora mágica só pra fotografar! Bem, hoje estou começando um período de 34 dias em casa, vamos ver se consigo...

Por do Sol 2 - Isla de Margarita
 Paisagem internacional do leitor Marcus Gorbachev

   Não sei se há uma configuração específica para usar a câmera nesses momentos, acho que o que vale mais é o olhar, o que você sente naquele momento literalmente mágico. Talvez se usarmos muita abertura podemos ficar sem profundidade de campo e isso irá diminuir um pouco a beleza do momento então, acho que aberturas intermediárias nos darão resultados melhores.

Sunset time on Porto!
 Fantástico clique do leitor e criador do grupo no Flickr, Alixandre Nazário

mergulho sob o pôr do Sol
A leitora Roseane Muniz estava inspiradíssima ao aproveitar o momento

   Toda paisagem fica mais bonita durante a hora mágica mas não devemos nos prender a isso pois pode terminar causando a falsa impressão de que a paisagem fica bonita apenas durante esse momento. Como eu já sou um cara que passa longe de padrões, esse vai ser apenas mais um que vou continuar quebrando já que gosto sombra nas minha paisagens apesar de ser talvez o padrão que eu mais goste de me apegar.

O Sol Nascendo e A Gente Adormecendo
 Um dos mais belos céus que já vi, registrado pela leitora Natassya França


Nascer do sol de uma cidade...
 Aqui o leitor Bruno Felix usou uma silhueta urbana que me agrada muito

    Todas as fotos foram retiradas do nosso grupo no Flickr: http://www.flickr.com/groups/fotofacil/ e aproveito mais uma vez para pedir que os leitores entrem para nossa "família". Há fotos muito bacanas lá, ninguém é profissional mas são todos uns verdadeiros artistas. Estão de parabéns!

NASCER DO SOL..24/10/10
 Pra fechar com chave de ouro, o belo entardecer no olhar do leitor Fabiano Cunha

   Artistas desta postagem:

6 comentários:

  1. realmente tem horas que são mágicas mesmo..e não da pra deixar de capturar esses momentos...ah e obrigando por ter escolhido uma de minhas fotos pra mostrar aqui...valeu mesmo..

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores tópicos que já li aqui Rodrigo e não por ter uma foto minha, mas por valorizar o resultado de tudo que buscamos aqui!
    Poderia aproveitar o embalo e fazer uma eleição mensal ou você mesmo escolher 5 ou 3 melhores fotos postadas na comunidade do Flickr para podermos comentar-mos e até mesmo descobrir os motivos e técnicas para tais composições!

    Valeu amigão!

    Grande abraço e parabéns pelo BLOG!

    ResponderExcluir
  3. Sim, sim! Exato, penso mesmo em fazer isso e queria até falar com você, tudo que for em favor da interatividade com o pessoal é válido.

    Eu tava procurando no grupo se há a data em que ela é postada lá mas acho que não tem, porém dá pra fazer esse controle "no visual" e no início de dezembro já vou fazer uma galeria com as melhores de novembro.

    E também quero aproveitar pra dizer que as fotos aqui foram escolhidas pela criatividade apresentada, apesar de alguns conversarem comigo, ser amigos, nada disso foi levado em conta.

    ResponderExcluir
  4. fazia tempo que eu não acompanhava seu blog, ai hj tive um tempo,.... putz entrei aqui e vi minha foto
    gostei de maiss.. vlw de mais, Rodrigo!
    e mais uma vez parabéns pelo blog,
    e so lembrando que essa foto foi tirada pela câmera que vc me ajudou a escolher =D

    ResponderExcluir
  5. A hora mágica traz nova luz às fotos, as fotos ficam bem diferentes!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails