3 de maio de 2010

Mais uma superzoom da Fuji...e essa é boa mesmo!

   Ofuscada pelo mega sucesso das suas irmãs S1500 e S2000HD, a S200EXR não teve o mesmo impacto aqui no Brasil e pra ser sincero, nem sei se ela foi lançada oficialmente aqui mas o blog não poderia deixar de falar sobre ela.

   O sensor chamado de EXR pela Fuji é maior que o das consagradas Canon G11 e Panasonic LX3 (1/1.6" ) então por isso seus 12 megapixels não soam como aberração e proporcionam  com certeza menos ruídos e distorções do que nas outras câmeras da mesma categoria. Outros atrativos são o fato de possuir rosca para acoplar filtros e outros acessórios e alguns comandos estão presentes no anel da lente. Tem supermacro? Tem sim, senhor! 1cm de distância entre a lente e o objeto a ser focado.
 Robustez da S200 pode assustar no início

   Sua lente possui zoom de 14.5x e sua distância focal vai de 30.5 a 436mm com razoável abertura de 2.8-5.3; seu modo de longa exposição chega a 8 segundos e seu disparo mais rápido chega a 1/4000 de segundo, superando algumas concorrentes suas; possui LCD de 2,7 polegadas e visor EVF muito útil quando se usa a câmera em cenas externas sob sol muito forte.

   O modo contínuo de 1,6 fps é superior a maioria das compactas e vai agradar a quem gosta de fotos em sequência; nos vídeos não há grande destaque pois são VGA (640x480) mas permitem o uso de zoom óptico durante a filmagem; seu flash pop-up é apenas regular atingindo o alcance máximo de aproximadamente 7 metros mas há uma sapata para flash externo e  a câmera é alimentada por bateria tipo proprietário, diferente da maioria das superzoom da Fuji que usam pilhas.
 Visor EVF possui ajuste dioptral à sua esquerda muito útil pra quem é quase cego, como eu

   Atenção para seu tamanho e peso: Ela é maior e mais pesada que todas as suas concorrentes por se assemelhar mais a uma DSLR do que uma compacta, é bem robusta e talvez esse seja o preço a se pagar pela alta qualidade que ela possui.

   Opinião do blogueiro: Essa é a primeira câmera da Fuji que analisando as suas características posso recomendar sem medo. A lente Fujinon ainda desperta desconfiança mas não se pode ignorar um sensor de tamanho maior que o da Canon G11 ou da Panasonic LX3; o modo contínuo é muito bom e seu disparo rápido proporcionam uma agilidade surpreendente em se tratando de compactas. Difícil é encontrá-la a venda...

24 comentários:

  1. Iaê Rodrigo...

    Cara, esse mercado das superzoom não para de
    crescer ein... só lamento pra quem ta na dúvida
    de qual comprar rs...

    Eu ainda nao tive a oportunidade de bater com
    uma Fuji pra fazer uns teste, mas pelas fotos
    que vejo dá pra perceber que são bem vibrantes,
    com cores bem fortes...

    Alguem ai tem uma dessas pra opinar?

    Abs...
    mGH - www.gorba.org

    ResponderExcluir
  2. Fala presidente...

    Essa é a melhor superzoom Fuji, já usei S1500 e S2000 e não chegam perto dessa.

    ResponderExcluir
  3. Melhor que a P100 e Fz35?

    Cadê o povo desse blog??!!! :P

    MGH - www.gorba.org

    ResponderExcluir
  4. Olá Rodrigo!
    Muito Bom seu blog! Um bom meio de divulgar a fotografia!
    Há apenas um pequeno equivoco nesse post, pois essa camera, a Fuji S200EXR, possui lente fixa, não permitindo a troca de lentes.
    De fato é uma ótima Superzoom. Paquerei muito tempo com ela, antes de decidir comprar uma DSLR.
    É isso! Até a próxima visita.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rodrigo, procurando informações sobre uma máquina que eu estou afim de adquirir achei o seu blogger, já estou seguindo, muito interessante e explicativo.

    Tomei a liberdade de lhe adicionar no msn tenho muitas dúvidas sobre máquina, sou leigo no assunto e na verdade até pouco atrás o lance de fotografia era só ligar a máquina e pronto apertar o botão rsrsrs.

    Agora estou querenod uma máquina melhor para tirar melhroes fotos, e direito, tenoh uma Cássio 10.1 simples, esqueci o modelo agora, e me interessei nessa Fuji s1800 o que acha? Já tirou fotos com ela? Li em alguns fóruns que as fotos noturnas não ficam boas.

    Será que vc tema alguma dica de câmeras para me indicar baseado neste modelo? E com a equiparidade de preço igual?

    Desde já lhe agradeço
    Abraços
    Adriano

    ResponderExcluir
  6. Olá Rodrigo, estou em dúvida entre uma Fuji Hs10 e a S200EXR. Meu objetivo é qualidade fotográfica. Qual a sua opinião? Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. S200EXR. Toda Fuji com sensor EXR na minha opinião é melhor que as que não possuem esse sensor.

    ResponderExcluir
  8. Visor EVF possui ajuste dioptral. Não consigo esquecer que a bem pouco tempo eu não sabia que isso existia. Não enchergava nada naquele buraco.
    Agora já VEJO tudo. Ainda acho a P100 de todas as UZ a melhor.

    ResponderExcluir
  9. Resolvi procurar os mestres
    Por favor pessoal, ofereceram me uma FujiFilm FinePix S2940 18X Ultra Zoom 14MP por R$600 reais.
    Quero informações de quem a conhece sobre suas vantagens e desvantagens. Eu valorizo autonomia, foto panoramicas, zoom e rapidez no clique.
    Grato antecipadamente. Informações em:
    acontadopapa@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal, boa noite.

    Em primeiro lugar, gostaria de registrar aqui os meus parabéns pela qualidade das informações e seriedade com que o Blog é tratado. Está sendo de grande valia para uma leiga, porém apaixonada por fotografia, como eu.

    Estou numa dúvida cruel entre a Fuji HS20EXR e a HS10. Baixei o manual das duas, mas não consegui ter certeza do tipo de Arquivo utilizado para Vídeos. Elas filmam em Media Player (MPEG)?

    Outra coisa: pelo que li, ambas possuem sapata para flash externo, LCD articulável, excelente zoom de 30x, além de um Contínuo maravilhoso. A questão é: em termos de qualidade de fotografia, é melhor ficarmos com os 10MP da HS10 ao invés dos 16MP da HS20EXR (abrindo mão do Sensor EXR)?

    Em tempo: quase comprei uma S3300, mas depois de ler sobre as duas acima citadas, desisti.

    Desde já, agradeço pela atenção de todos.

    Abraços,
    Natália.

    ResponderExcluir
  11. "Eu valorizo autonomia, foto panoramicas, zoom e rapidez no clique". Nesse caso as Fuji podem ser boas opções.

    Natália, o formato dos vídeos segundo o fabricante é o H264. Sobre o EXR atual, ele não é a maravilha de sensor que era antigamente. Não acredito que o nível de ruído da HS20 seja aceitável como o da HS10.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  12. Oi Rodrigo,

    Muitíssimo obrigada pela pronta resposta.

    Me desculpe a ignorância, mas então se eu fizer um vídeo na HS10, quando baixá-lo para o meu PC o arquivo rodará no Media Player, é isso?

    Faço essa pergunta porque já tive uma câmera da Kodak e me arrependi amargamente, pois todos os vídeos eram feitos no Quick Time e eu não conseguia assistir a nenhum deles, pois no meu PC só roda o Media Player (MPEG).

    Mais uma vez, muito obrigada pela atenção dispensada.

    Abraços,
    Natália.

    ResponderExcluir
  13. Olha, se só rodava no quick time então o arquivo era MOV né? Hoje em dia, todo mundo é obruigado a usar um pacote de codecs e os mais famosos são o XP Codec Pack e o K-Lite codec Pack senão, muita coisa vai deixar de rodar no seu computador. Se ainda não tem um destes dois packs, baixe um deles agora.

    Após baixar, abandone de vez esta porcaria chamada Windows Media Player e passe a usar o Media Player Classic que vem junto com estes dois coed packs, ele lê todos os formatos de vídeos inclusive com legendas.

    É o que eu faço aqui para rodar os vídeos e, sinceramente, nem tento abrir o WMP pra alguma coisa pois provavelmente ele só roda MPEG e AVI que são dois formatos já bem obsoletos. Poucas câmera ainda usam estes dois formatos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Rodrigo,

    Você já deve ter percebido que sou uma completa ignorante no assunto, neh? rsrsrs...

    Provavelmente o arquivo da minha Kodak era MOV mesmo, pois não rodava de jeito nenhum no meu PC. Até que instalei o Quick Time, mas mesmo assim a qualidade era horrorosa, os filmes eram minúsculos e não conseguia compartilhar com ninguém. Acabei doando a câmera para a minha sogra, que se satisfaz em ter uma máquina para brincar de tirar foto.

    Olhei aqui no menu de Programas do meu PC e já tenho o K-Lite Codec Pack instalado, ou seja, poderei usar o Media Player Classic. Não sei exatamente a diferença entre um e outro, o que sei é que faço filmes com a Sony H-50 de um amigo e eles rodam perfeitamente no meu PC. Os arquivos são em MPEG, de altíssima qualidade.

    Agora estou muito mais tranquila e depois de ter tirado essa minha dúvida consegui bater o martelo. Hoje mesmo farei o pedido de uma Fuji HS10. Depois mando notícias.

    Abraços e obrigada, mais uma vez,
    Natália.

    ResponderExcluir
  15. Completa ignorante seria se você não pesquisasse sobre o assunto. Louvável sua atitude de perguntar sobre os detalhes, poucas pessoas sequer sabem que as câmeras possuem formatos diferentes de vídeos.

    Fique à vontade para fazer parte do nosso grupo no flickr e compartilhar suas fotos conosco.

    ResponderExcluir
  16. Olá, estou começando a fotografar estou em duvida em que máquina comprar tenho uma fuji s1800 é ótima porém preciso de uma com flash externo. a HS 20 é perfeita amei, as fotos batidas de casamento com ela ficam boas?

    ResponderExcluir
  17. Se for por hobby até pode ser, profissionalmente não. Aí teria que ser uma reflex.

    ResponderExcluir
  18. Canon XS ou T3. Mas para fotografar casamento profissionalmente e de forma séria é preciso investir muito, a câmera termina sendo o menor dos gastos. Tem que investir em cursos, iluminação própria e outros acessórios. Não basta ter uma reflex e um flash externo apenas. Não para casamento, para outros eventos até dá.

    ResponderExcluir
  19. a Nikon não é boa, pra fotografar em casamentos?
    Tipo luz própia? como que seria essa luz?

    ResponderExcluir
  20. Tem alguns modelos bons da Nikon mas os mais simples não possuem motor de foco, o que poderia causar problemas com algumas lentes.

    Há várias fontes de iluminação que podem ser usadas em casamentos, quando fizer um curso entenderá mais pois é um assunto bem complexo.

    ResponderExcluir
  21. Bela máquina, pena que a 1ª dist. focal não é muito ampla apenas 30.5 mm mas que da pra usar, se fosse 28mm ficaria melhor.

    e o zoom vai até 436mm da pra quebrar o galho muito bem! Rodrigo ela é muito pesada?

    ResponderExcluir
  22. Bastante pesada, 865g. O sensor influencia pois devido a isso a lente também tinha que ser grande e pesada...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails