9 de maio de 2010

Filtro ou software: O que usar para dar efeito às suas fotos?

   Muitas vezes nos deparamos com fotos incríveis, tonalidades que dificilmente vemos por aí e a primeira pergunta que vem a nossa cabeça é a seguinte: É montagem? Sim e não. A maior parte dos fotógrafos atuais lança mão dos editores de foto, o mais famoso deles é o Photoshop que 99% das pessoas usam e ainda tem alguns outros como o PhotoPlus, PhotoFiltre, Corel PaintShop entre outros. Eu nunca usei, não sei usar e confesso que isso é uma falha mas não consigo aceitar o fato de editar uma foto feita por mim. Prefiro o efeito à moda antiga, usando filtros.
   Os filtros são estruturas circulares de plástico, vidro ou cristal que são rosqueados a frente da lente mas também há filtros quadrados que são acoplados com o uso de um adaptador. Existem filtros com vários efeitos e funções diferentes: Filtros de densidade, polarizadores, degradê, close-up, infravermelho, ultravioleta entre muitos outros. É necessário ressaltar que grande parte dos efeitos conseguidos com os filtros pode ser obtido mais facilmente com o uso de software então, só se aventure a investir nisso se você for um completo leigo em PhotoShop como eu ou se tiver curiosidade em saber como ficam os resultados que serão certamente bem mais naturais. Vou citar alguns deles:

   O filtro polarizador é geralmente usado para reduzir ou eliminar reflexos de superfícies como vidro e água e sua ação é limitar a luz que penetra na lente melhorando o contraste e saturando as cores e existe um anel de controle de intensidade do efeito.

   O filtro close-up é uma alternativa muito mais barata para quem gosta de macrofotografia mas não pode comprar as lentes próprias para isto devido aos seus preços exorbitantes. Eles possuem uma numeração (+1, +2, +4) e é possível usar um acoplado sobre o outro ampliando o efeito de aproximação porém é preciso ter cuidado com a profundidade de campo, deve-se diminuir a abertura da lente para conseguir resultados satisfatórios.

   O filtro ultavioleta é usado por muitos fotógrafos permanentemente a frente da sua lente pois além de oferecer proteção contra riscos e quebra, elimina efeitos indesejáveis que a radiação UV causa nas fotos.

   O filtro Star é muito interessante pois transforma pontos de luz em estrelas, é muito usado em fotos publicitárias na época do natal e cada filtro define quantas pontas terão as estrelas formadas. Existem filtros Star-4, Star-6, Star-8, sendo que o número diz a quantidade de pontas.

   O filtro de densidade neutra (ND) também diminui a intensidade de luz que entra pela lente permitindo desta forma que se use altas aberturas ou longa exposição sem que apresente aquele efeito esbranquiçado e é ideal para fotos com fundo desfocado. Também possui graduações diferentes.

   O filtro infravermelho produz um efeito um tanto bizarro já que a radiação infravermelha é invisível e a imagem fica em preto-e-branco mas de uma forma totalmente diferente como se fosse um negativo.

   Ainda temos os filtros de cor e degradê e outros vários efeitos não citados aqui mas se quiserem podemos voltar a esse assunto em breve.

11 comentários:

  1. Olá Rodrigo,

    Tópico muito interessante!

    1. Realmente, os filtros forão e continuam sendo
    muito importantes para a fotografia, pois permitem
    ao fotógrafo extrair o máximo do equipamento sem
    reccorer aos temíveis recursos de edição digital;

    2. Eu, particularmente, nunca me senti atraído
    por eles (filtros), gosto muito dos recursos de edição digital existentes hoje em dia que facilmente substituem os filtros;

    3. Realmente, existe um certo tabu no uso de
    editores de imagem na hora de editar uma foto.
    Eu sou a favor dos editores, entretando somente
    para EDIÇÃO e nunca para: ALTERAÇÃO.

    4. Sim, tem gente que altera totalmente o "x"
    da fotografia, transformando-a em outra coisa
    daquilo que foi fotografada. Eu sou contra esse
    tipo de coisa.

    5. Rodrigo, pra quem gosta dos filtros e lentes
    estilo close-up (como eu) que tal vc falar um pouco sobre os anéis adaptadores que permitem que câmeras compacta façam uso desse tipo de equipamento...

    Abraços
    mgh
    www.gorba.org

    ResponderExcluir
  2. Marcus, tua dica tá anotada e em breve vou falar disso aqui. Eu sabia que tava faltando algo...

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, parabéns pelo ótimo post!
    A cada dia aprendo mais sobre fotografia e as leituras aqui do blog tem contribuido bastante nesse aprendizado.
    Assim como o Marcus, fiquei muitíssimo interessada em informações mais aprofundadas sobre os filtros close-up.
    Abraços.
    =D

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, mais uma vez parabéns pelo post, show.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo aqui eu de novo!!!

    Ja conversamos sobre a fz 40 da pana... e vc me esclareceu muitas duvidas... + uma vez obrigado!! o que to querendo encontrar pra ela é o conjunto de filtos que a lente suporta... naum to conseguindo encontra na net... vc sabe em qual site comprar esses filtros?

    ResponderExcluir
  6. Pode ser qualquer filtro de 52mm, como não compro nada online não posso recomendar nenhum site. Só conheço as lojas de fotografia do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  7. Há, gostei dessa parte. Principalmente na parte que voce diz que não usa Photoshop. Eu não uso, pois não tenho. E os outros editores não fazem praticamente nada, apenas uma cosquinha nas fotos. Eu achei interessante o filtro ND. Em um caso específico acho que é util.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não uso porque não sei usar mesmo e nem pretendo aprender senão termino desaprendendo a fazer fotos rsrs. E o ND é muito útil mesmo, é um dos que faltam pra mim.

      Excluir
  8. Verdade Rodrigo, não adiantaria o photoshop para mim também,não saberia usar. Já não sei usar os simples, imagina um mais sofisticado. Até HDR que algumas vezes faço, já me bato, imagine usando photoshop. Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela postagem. Sei que estou bem atrasado no seu blog, mas aos poucos vou lendo e comentando algo. Há algum filtro que você indique para todos que gostam de fotografia?
    Grato novamente. http://nossasviagenspelobrasil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, não acho que exista um filtro para todos pois vai do gosto de cada um. Muitos recomendam os filtros polarizador e UV mas o UV eu dispenso, o polarizador tem uma enorme utilidade quando você fotografa locais com muito reflexo.

      Eu uso filtros Cokin, antigos filtros quadrados que você usa com um adaptador preso à lente. Tenho vários filtros coloridos e degradê que dão efeitos legais a algumas paisagens.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails