10 de fevereiro de 2010

Zoom óptico de 30x !!!

   O ano de 2010 começou com boas notícias para quem gosta das lentes de longo alcance, foram lançadas no mesmo dia duas câmeras com nada menos do que 30x de zoom óptico: Fuji HS10 e Olympus SP800.

   As duas possuem sensor do mesmo tamanho porém a Fuji veio com 10 megapixels de resolução e a Olympus tem 14 e como já vimos anteriormente, ponto para a Fuji devido a densidade de megapixels mais baixa. Outra diferença é que o sensor da Olympus é CCD e o da Fuji é o CMOS que tende a se comportar melhor em condições muito desfavoráveis de iluminação, 2x0 pra Fuji.

HS10: Ótima opção pra quem procura superzoom


   A distância focal da Fuji começa em 24mm e vai até 720mm e a da Olympus começa em 28mm e vai até 840mm ao longo dos seus 30x de zoom e como a diferença da distância sem zoom é muito pouca a favor da Fuji (24 contra 28) e fica bem grande usando os 30x (720 contra 840), aqui vai ponto pra Olympus. Lentes Fujinon ainda não alcançaram o mesmo nível das lentes Zuiko que equipam as Olympus (na minha opinião), então o jogo tá empatado: 2x2.

   Ambas são apenas regulares no que diz respeito a abertura (2.8-5.6 nas duas) e no tempo de exposição (podem ficar até 4 segundos), então ninguém leva ponto mas nos vídeos a Fuji recupera terreno pois tem resolução Full HD de 1920x1080 enquanto a Olympus tem resolução máxima de 1280x720. O visor LCD das duas é de 3 polegadas com a mesma resolução de 230.000 pixels porém, a Fuji tem visor óptico e a Olympus não, mais um ponto pra Fuji!

Olympus SP800: 30x de zoom óptico porém poucos atrativos extras

   A Fuji é alimentada por 4 pilhas e a Olympus por bateria de íons de lítio, aí vai do gosto de cada um e o que poderia ser a certeza de um ponto contra a Olympus mudou: Segundo seu próprio site parece que ela está abandonando de vez os caríssimos cartões XD que ela mesma desenvolveu junto com a própria Fuji (esta já não vinha usando o XD há algum tempo), agora são os cartões SD.

   O que vai fazer a Fuji ganhar de goleada é a sapata pra flash externo que ela possui e a Olympus não.  Outro ponto contra a Olympus é que ela infelizmente não costuma trazer suas superzooms para o Brasil, o foco dessa empresa aqui são as supercompactas onde ela tem algumas das melhores opções mas vamos aguardar essa Fuji que parece ser uma ótima câmera principalmente pelo sensor CMOS que pelo menos na Canon já se mostrou bem melhor do que o CCD que vemos na maioria das câmeras.

   E então, acham que a Fuji já se encontra entre as marcas top de fotografia? Ainda falta algo? Ou nunca a consideraram fora do grupo das melhores?

   Informação adicional:  A Olympus SP800 já vem com memória interna de 2 GB e não possui controles manuais.

14 comentários:

  1. Parabéns pelo comparativo, Rodrigo. Pra quem ficar em dúvida entre as duas é só escolher a que atender melhor suas expectativas. Ainda por cima vai ficar sabendo quais os pontos fortes e fracos da sua escolhida.
    Mas, olha, na minha opinião a Fuji ganha em mais um quesito: design.
    Achei ela muito linda! =)

    ResponderExcluir
  2. Agora é só esperar a HS10 chegar por aqui...
    Será que virá com aquele precinho camarada que a Fuji tem apresentado ou será que já está confiante o suficiente para “enfiar a faca” no consumidor?

    ResponderExcluir
  3. o que você acha agora, Rodrigo; Fuji HS10, Sony Hx1 ou Panasonic Fz35 ?

    ResponderExcluir
  4. Olha, nem achei a Fuji tão linda assim, achei a Olympus feia demais kkk, vc precisa ver o painel traseiro dela...

    Quanto ao preço ultimamente to bem desconfiado, essa S90 da Canon chegou aqui no Brasil custando 1700 reais!!!

    ResponderExcluir
  5. na BH photo video tá de 500 dólares na pré venda com chegada mais ou menos em março.

    ResponderExcluir
  6. Rsrsrs... Essa Olympus parece uma montagem...o corpo não combina com o corpo da lente... ¬.¬
    Esquisita mesmo...rsrsrs...
    '
    Quanto ao preço da S90, já imaginava que seria algo parecido!

    ResponderExcluir
  7. Testepost, entre essas 3 citadas ainda prefiro a FZ35.

    Se a HS10 vai chegar por 500 dólares, imaginem o preço no Brasil! Tudo bem que com o tempo abaixa bastante mas quem for comprá-la agora vai pagar bem caro...

    ResponderExcluir
  8. A HS10 tem um zoom incrível faz uma filmagem slow como ninguem, mas ouvi dizer que pra tirar fotos a noite ela é péssima... dê uma conferida e faça um post pra gente =] hehe...

    Ótimos artigos,

    Abraços,

    Bruno S. Corrêa

    ResponderExcluir
  9. Olá Bruno, a única coisa que posso fazer por enquanto é montar esses pequenos reviews e comparações. Por motivo de força maior não posso analisar a qualidade de foto das câmeras aqui, só posso analisar tecnicamente as suas especificações. Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. ADOREI SUA IMPARCIALIDADE NOS QUESITOS COMPARADOS, FICO COMA HS 10.

    ResponderExcluir
  11. Essa foi a 1ª postagem que vi no seu Blog!!! desde da 1ª vez gostei do seu olhar crítico.

    Continue Sempre Assim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Tava vendo esse post agora... me lembrei que quando tava pesquisando a Olympus SP800 em setembro do ano passado aí caí nesse post pelo google.

    Tou rindo agora pq o 3º parágrafo eu ñ entendia direito o que era 24 contra 28 e no fim aumentava a diferença de 720 pra 840, eu: q danado é isso? ñ tinha tanto conhecimento técnico como hoje, graças ao seu blog fiquei mais por dentro!!!

    A história é o seguinte, eu adentrei no mundo da fotografia por acaso, teve um dia que meu pai falou: eu vi uma câmera de 20X no canal da shoptime, isso era fim de agosto pra setembro do ano passado, aí marcamos pra quando na prox. vez quando passar o anúncio ver a marca, blz, quando ele foi ver, ñ era 20 mas sim 26X, era a Kodak Z981, aí ficamos atrás pesquisando e talz...

    De repente pesquisando preço vimos em poucos dias depois no ML a SP800 30X aí acabei entrando aqui por acaso nesse post, depois iniciamos a compra da SP800 na net, só que acabei descobrindo tb aqui a SX30 de 35X, deu pra notar que ele era melhor pelos controles manuais e talz, e pela ironia do destino a compra da SP ñ foi acertada deu falha no site lá, aí pegamos a SX30 ^^ em fins novembro.

    E depois vem essa Nikon P500 esse ano, aiai...

    O que mais nos espera (terror) kkk

    Tenha um Bom Dia!!!

    ResponderExcluir
  13. Ah mas o maior alcance continua sendo de SP800 e SX30 com 840mm. A P500 ainda tá atrás mas todo ano essas marcas serão batidas, a tendência é essa.

    ResponderExcluir
  14. É Rodrigo, a diferença entre 810mm para 840mm é muito pouca, antes de ontem eu resolvi fazer um teste, bati uma foto de uma maquina de cortar grama com 840, a uns 50~60m e outra com cerca de 800 tentando ser a P500, a diferença é quase inotável, parecia + q eu dei um passinho pra frente, diferença mesmo fica no ângulo largo, isso sim faz valer a P500! a sim e a Kodak 30X tem 840mm tb! diferença mesmo Rodrigo seria de por ex. 840 pra 920 p/ no mínimo tornar notável

    Escrevi um texto no coment lá atrás rs mas foi assim que entrei na fotografia... meio que de cabeça pra baixo. Vlw pela paciência e vamos ver os lançamentos hehe

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails