14 de fevereiro de 2010

Sony fazendo bonito

   A Sony parece seguir os passos da Fuji ao adicionar novidades nas suas câmeras a fim de abocanhar uma parte do mercado internacional da fotografia, já que lá fora ela não é tão bem aceita como aqui no Brasil. Acredito que numa pesquisa tipo "Top of Mind" aqui no Brasil, cerca de 50 a 60% das pessoas responderiam que a primeira marca que vem à sua cabeça ao falar de câmeras seria a Sony mas ela tem seu valor e não dá pra negar o padrão de qualidade Sony apesar de não ser uma das minhas favoritas em relação a fotografia.

   Apesar de não ser uma tradicional fabricante de lentes a Sony sempre se apoiou na gigante Carl Zeiss, esta tradicionalíssima e há muitos anos fazendo lentes de altíssima qualidade para as DSLR da Sony, porém nunca conseguiu manter esse nível de qualidade nas suas compactas e agora a Sony lança mão de suas lentes Sony G em grande parte das compactas lançadas desde o ano passado. Ainda não pude testar a eficácia dessas lentes mas como elas estão sendo usadas nas principais compactas da Sony é sinal de que não estão aí para brincadeira.

  


   Dois modelos interessantes que a Sony lançou este ano são a HX5 e TX7 que trazem o mesmo sensor CMOS das lançadas ano passado WX1 e HX1. Esse sensor chamado de Exmor talvez seja o melhor das compactas que estão no mercado pois se por um lado a Sony só tem lentes regulares, ela sempre compensou isso com sensores de alta qualidade.

   A primeira boa notícia é que ao contrário de outras marcas que levam 6 meses após seu lançamento para serem comercializadas no brasil, já tem HX5 e TX7 à venda por aqui, as lojas espcializadas em foto já tem esses modelos disponíveis porém a preços proibitivos ainda, não custa nada esperar um pouquinho. Enquanto isso vamos conhecer um pouquinho dessas câmeras.

 TX7: Design tradicional da série T da Sony

   A abertura não é o ponto forte delas já que ambas tem abertura máxima de 3.5 e a TX7 (Lente Carl Zeiss) consegue 4.6 com 4x de zoom e a HX5 (Lente Sony G) consegue 5.5 com seus 10x de zoom óptico. Ponto alto da TX7 é a macrofotografia de 1cm enquanto a HX5 tem apenas 5cm porém a coisa se inverte quando o assunto é exposição prolongada, a TX7 só permite 2 segundos de exposição enquanto a HX5 chega a 30 segundos, o que é bastante coisa!

   Ambas possuem LCDs grandes: O da HX5 é de 3 polegadas com resolução de 230.000 pixels e o da TX7 mede 3,5 polegadas com altíssima resolução de 921.000 pixels, características da consagrada série T da Sony. Os vídeos também são ponto forte dessa dupla pois as duas filmam em Full HD (1920x1080).

HX5: Série Sony com controles manuais agora mais compacta

   Agora uma notícia importantíssima: A Sony começa a disponibilizar suporte aos populares cartões SD, era a última fabricante de câmeras que ainda não permitia isso, seguindo os passos de Olympus e Fuji que aos poucos vão abandonado o caríssimo XD. Quem não comprava Sony por causa do cartão de memória diferente já pode mudar de opinião a partir de agora.

   Por fim, os últimos atrativos dessas câmeras: Tela com tecnologia touchscreen na TX7, outra característica da série T e um sistema com bússola e GPS na HX5; além do modo panorâmico da Sony que é sensacional em que basta você ir virando a câmera após pressionar o botão de disparo disponível nos dois modelos. Controles manuais só são vistos na HX5 seguindo as características da série H da Sony.

GPS integrado consome muita bateria

   Dois modelos para dois tipos diferentes de consumidores que vão agradar pela sua qualidade porém muito caros ainda, vamos ver se daqui a alguns meses se a aceitação vai ser boa.

19 comentários:

  1. Bem, pelo menos bonitas elas são!
    '
    Quanto ao preço, deve ser bem salgadinho...rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. NO centro do RJ, encontra-se a HX5 por 1,100.
    Queria mesmo era saber se vale mais uma HX1 ou a HX5.
    Poderia dar sua opinião?

    ResponderExcluir
  3. tenho uma hx5 mais ainda nao concegui acionar o gps!!! como e q eu faço??

    ResponderExcluir
  4. Ariane, HX1 com certeza, é bem mais versátil.

    Marcos Paulo, na verdade o GPS da HX5 não é "acionável", ele apenas indica a referência geográfica de cada foto batida.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, a TX7 tem uma resolução maior do LCD em relação a HX5. Na prática é bem visivel essa diferença? E para finalizar, com qual voce ficaria das duas?

    Obrigado e abraço.

    ResponderExcluir
  6. Essa diferença é bem visível sim mas eu não costumo dar muita importância ao LCD já que o que vale mesmo na minha opinião é a imagem no monitor do computador ou impressa.

    Eu ficaria com a HX5 por ter controles manuais.

    ResponderExcluir
  7. Grande Rogério,

    Posso te dizer porque já tive uma, cuidado com
    o charme da série "tx", porque como o Rodrigo
    disse: o que vale é o resultado final, e o que
    essas maquinas te oferecem é simplesmente
    HORRÍVEL.

    Fica a dica,

    MGH
    www.gorba.org

    ResponderExcluir
  8. Olá, estou querendo comprar essa câmera, mas gostaria antes de vê-la pessoalmente. Moro em SP, alguém sabe onde tem (exceto Sta. Ifigênia)?

    Obrigado, abraços,
    Odinir

    ResponderExcluir
  9. Sony Sony...lembro que a uns 2 anos atrás eu era apixonado pela H50, ela me enchia os olhos!
    Apesar de focar muito a marketing, eu gosto de algumas cameras da Sony!
    Um modelo que eu também gosto bastante e e´bastante acessivel e a dsc-w270, apesar de ter muiyos mega pixel, que o Rodrigo nã gosta o sensor dela é de 1/2,3 seria o maior sensor entre as compactas da Sony?

    ResponderExcluir
  10. Atualmente é o maior nas compactas sim mas ela já usou sensores monstruosos. Seria uma boa ideia ela começar a enfrentar Panasonic LX5 e Canon G12, mais concorrência sempre é bom.

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo, veja se vc pode me ajudar... pretendo adquirir esta camera mas não conheço muito do assunto. Ela é boa para fotografar shows à noite? Eu já tenho uma da Sony porém com o zoom optico de 4x apenas não conseguiria fotografar o palco, por isso penso em comprar a HX5, que possui 10x de zoom. Queria saber se ela é boa para fotos em movimento também. Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Olá Amanda, obrigado pela presença no blog.

    Com qualquer câmera que tenha controles manuais você consegue boas fotos em movimento configurando a velocidade correta. Como a HX5 possui estes comandos você estará bem servida mas as melhores opções nesta categoria e faixa de preço são as Canon SX120 e SX130.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada, Rodrigo. Eu tava dando uma olhada na Canon SX130 e gostei muito, acho que vou em busca dessa agora, rsrs. Adorei o blog, tem muita coisa bacana e dá pra aprender bastante coisa por aqui. Parabéns pela simpatia e pela organização do blog!

    ResponderExcluir
  14. Ola Rodrigo, tenho uma sony HX1, que considero uma boa camera, na categoria. O que podemos esperar da sua sbstituta Hx100, acha que pode haver mudança significativa devido a mudança na lente? Pelos comentarios, 16.2 m. prejudicará as imagens?
    Abraços e parabens pelo blog que é excelente.

    ResponderExcluir
  15. Olá José Marcos, obrigado pela presença no blog.

    Imagino que já tenha lido o que escrevi sobre a HX100 semana passada. A Sony colocou o que tinha de melhor nela, é a primeira vez que estão usando uma verdadeira Zeiss e isso deve representar um grande salto de qualidade.

    Lógico que a resolução de 16MP beira o ridículo, o zoom é muito exagerado e essa é uma combinação mortal para perda de qualidade mas confio nessa lente, acho que ela irá compensar isso e acredito que a HX100 será melhor que a HX1.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  16. Espero que a HX100 compense mesmo, é roxedo 30X de zoom com uma qualidade aceitável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora veja só, há pouco mais de dois anos estávamos nos 30x de zoom. Agora já estamos em 60x!!!

      Excluir
  17. Sou neófilo no ramo e possuidor de uma Sony HX200V. Preciso saber o diamentro do anel adatador para colocar filtros e parasol de 58mm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a Sony HX200 não foi uma câmera projetada para receber filtros não há informação oficial a respeito do diâmetro. Provavelmente quem vende os filtros para esta câmera já fornece o adaptador correto.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails