20 de fevereiro de 2010

Cartões de memória

   Vocês já devem ter visto por aí, inclusive aqui no blog, que está ocorrendo um processo de padronização dos cartões de memória. O SD e suas variações Micro e Mini que são largamente utilizados em vários dispositivos como câmeras, telefones celulares, tocadores de música e video portáteis entre outros, ainda sofria resistência de Olympus, Fuji e Sony mas isso começa a mudar esse ano.
   A Fuji a partir de 2008 começou a incluir dois slots para cartão: Um para SD e outro para o XD que ela desenvolveu junto à Olympus, esse foi o primeiro passo em direção a uma padronização que só traria benefícios aos consumidores pois assim ficariam livres para trocar de câmera sem precisar comprarem novos cartões, isso sem contar que sem concorrência, os XD de Olympus e Fuji e os MS (Memory Stick) da Sony sempre foram mais caros que o SD, mas a coisa já foi pior...

   Meu primeiro contato com uma câmera digital foi com uma Polaroid PDC 3030, câmera simples, bem compacta, sem zoom óptico e quase sem nenhuma configuração a fazer, era uma verdadeira "point-and-shoot", em bom português: Aponta e dispara que ela não vai fazer mais nada além disso.
   Ela usava o monstruoso Smartmedia Card, quase do tamanho da própria câmera e com uma capacidade colossal de 64MB e até hoje me lembro do preço: Custou 80 reais e foi uma pechincha na época!

   Naquela época também existiam o IBM Microdrive, o Compact Flash que até hoje ainda é usado em algumas câmeras profissionaisde Canon, Kodak e Nikon por serem considerados mais seguros, o antigo Memory Stick maior um pouco do que o MS Pro e Duo que são vendidos hoje e o embrião do SD, o cartão MMC no mesmo formato porém sem a travinha lateral de segurança.

   Uma das maiores mancadas que a Sony já cometeu foi mudar o formato do seu Memory Stick, criando o Pro Duo um pouco menor (quase do tamanho do SD) porém ofereceu aos portadores de suas câmeras mais antigas um adaptador que nem sempre funcionava forçando essas pessoas a comprarem outra câmera mais moderna porque simplesmente a Sony parou de fabricar o cartão antigo e como o adaptador não funcionava, se houvesse algum problema com o cartão antigo era preciso conviver apenas com a memória interna da câmera que é sempre muito pequena.

Adaptador da Sony quase nunca funcionava e ainda travava as câmeras

   A partir de 2009 a Fuji abandonou de vez o XD e passou a fabricar suas câmeras apenas com o slot para cartão SD, a Olympus começou a incluir no kit das suas câmeras um adaptador para o Micro SD e a partir de 2010 um slot para cartão SD já sem necessidade de adaptadores; além disso a Sony já aceita o cartão SD nas suas câmeras lançadas a partir de 2010, era a última empresa que faltava aderir a padronização.

   Com os cartões SD cada vez mais estabelecidos no mercado e capacidades maiores sendo exigidas a cada momento, hoje além do SDHC com capacidade até 32GB agora já temos o novo SDXC com capacidade de até 2TB, tem noção do que é isso??? Como já se sabe que ano que vem será comum vermos câmeras de 18 ou 20 megapixels a venda, um mísero cartão de 32GB não servirá pra quase nada!


   E fiquem atentos às especificações destes novos cartões para não comprarem gato por lebre: Os cartões SDHC devem vir com logotipo próprio impresso além da classificação por velocidade que deve ser 2, 4 ou 6. Os SDXC já tem classificação 8, 10 ou até maiores conforme a capacidade for aumentando.


Atenção ao logotipo SDHC e a classificação de velocidade C4

   E então, o que acham dessa padronização, é boa ou ruim para o mercado?

7 comentários:

  1. Smartmedia card monstruoso mesmo...rsrsrs...
    '
    Olha, valeu pelas informações preciosíssimas!!!

    ResponderExcluir
  2. qual é melhor (mais rápido) pra uma camera DSLR? um micro SDHC ou Cartão de Memória?

    ResponderExcluir
  3. Oxi, SDHC é um cartão de memória, não entendi a pergunta mas olha: Veja os símbolos C4, C6, C8, C10, quanto maior, mais rápido é o cartão. Quanto a marca, só uso Kingston e Sandisk.

    Um amigo uma vez comprou um Corsair caríssimo e deu problema, esse eu não arrisco apesar de ter fama de ser o melhor fabricante de memórias que existe.

    ResponderExcluir
  4. Excelente explicação.
    Eu não conhecia esse blog e tô achando um barato.
    Parabéns Sô Rodrigo.
    Ary

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a você, Ary, pela presença no blog. Espero que goste e se torne frequentador assíduo.

    ResponderExcluir
  6. uso uma powershot a610 em termos de memoria uso um cartão sam sunsung micro usado em celulares em um adaptador micro sd LG traria algum mal a camera essa ação

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails