12 de fevereiro de 2010

Canon decepcionando

   A Canon lançou nesta semana 4 novas câmeras: As automáticas SD1300, SD1400 e SD3500 e a sucessora da SX200 com seus controles manuais, a SX210 que vem a se juntar às já lançadas anteriormente A490, A495, A3000 e A3100 no segmento das automáticas e a novíssima  DSLR T2i.

   Todas muito lindas, a Canon está dando uma repaginada no seu visual pois ela sempre foi conhecida como a "feia que funciona" em detrimento das "bonitinhas mas ordinárias" da concorrência. Além do design bem bacana está apostando também em cores vibrantes, flash popup, LCD com tecnologia touchscreen pra atrair o público jovem e o feminino mas é aí que começa a desandar a receita...

SX210: Belíssimo design e cores vibrantes para ganhar mais força no mercado

   Não escondo de ninguém que sou "canonzeiro" mas ao tentar abocanhar o público que pertence a Sony e Samsung (pelo menos aqui no Brasil), a Canon repete o erro de suas concorrentes: Enchem as câmeras de megapixels, algumas com 14 megapixels em sensores que mal cabem 10! Ou as empresas investem em tecnologia pra aumentar os tamanhos dos sensores ou o que vem por aí são câmeras com qualidade pobre e as que foram lançadas em 2009 terão que ser guardadas com muito amor e carinho pois não veremos qualidade parecida daqui pra frente.

   A densidade de megapixels chega a 50 MP/cm² que é um número absurdo. Pra se ter uma ideia, a Canon A590 que foi a última compacta com controles manuais de baixo custo lançada aqui no Brasil tem uma densidade de 32 MP/cm². Hoje apenas a Nikon continua lançando câmeras com resolução de 8 megapixels, a compacta L21; há alguns anos 8 megapixels era uma resolução considerada absurdamente alta, hoje já podemos dizer que é absurdamente baixa em relação ao que vem sido mostrado por aí mas não é mais do que o necessário para o público comum.

 SD1300: Chamam atenção pela beleza e vão agradar e muito o público jovem

   Não que eu seja contra as câmeras de 14 megapixels pois a Canon G10 tem 14.7 mas com um sensor à altura consegue manter uma excelente qualidade, o que a torna uma das melhores compactas do momento. Infelizmente a guerra dos megapixels começa a tomar proporções imensas e as câmeras que temos em casa hoje passam a se tornar mais valiosas do que já são.

   Lembrando mais uma vez que tudo que posto aqui são apenas opiniões, fiquem livres para discordarem e debaterem o assunto e para a postagem não ficar muito ranzinza a Canon anuncia a criação de um call center aqui para o Brasil desvinculando da Elgin o suporte para câmeras (Impressoras e scanners continuam com o suporte da Elgin). O atendimento será feito pelos telefones (11) 4083-7003 para Grande São Paulo e 0800-60 CANON (22666) para o restante do país, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

33 comentários:

  1. amei as novas canons!!! as rosas entao rsrs
    mas o que importa mesmo é manter a qualidade :) também adoro as canons

    ResponderExcluir
  2. Quero ver só como vão estar as coisas no ramo da fotografia daqui mais uns dois ou três anos... o povo todo com câmeras de 25MP... O.o
    '
    Já tô até vendo a propaganda... Ei, ei você se lembra do meu sensor? Continua o mesmo, mas meus megapixels, quanta diferença!
    '
    Afff!
    '
    '
    Ah, fora isso... achei um charme as novas cores!!! *.*

    ResponderExcluir
  3. Você pegou o espírito da coisa rsrsrs, assim como vcs duas também achei sensacional o design das câmeras.

    ResponderExcluir
  4. Possuo uma A590 e fico muito decepcionado em ver câmeras com 12, 14mpx fazendo fotos iguais ou inferiores.

    Parece que a grande sacada está mesmo no tamanho do sensor....como eu gostaria que fizessem algo além do Full-frame, e se tornasse um sucesso de vendas. Estaríamos com câmeras micro 4/3 do tamanho dessas pseudo-câmeras mega coloridas que custam caro e precisam do CHDK pra se libertarem da castração.

    ResponderExcluir
  5. Seja bem vindo, R. Paes, você tá certíssimo. Pretendo abrir espaço para as micro 4/3 aqui no blog em breve.

    Também sou um feliz usuário da Canon A590 e sinto saudade da época em que a densidade de megapixels ficava em 30 ou 35 MP/cm², hoje passa de 50 pois os sensores não aumentaram mas o grande público nem sabe o que é isso...

    ResponderExcluir
  6. Opa, obrigado Rodrigo.

    Acho que micro 4/3 é o futuro...a GF1 provou isso la no DP Review, não perdendo em praticamente nada pra muitas outras cameras com sensor APS-C.
    São mais baratas e etc, só falta serem nativamente compatíveis com as lentes das DSLR normais e terem um preço camarada, hehe.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Sou um mero amador em fotografia.
    Mas também apaixonado... Principalmente quando se trata de Macrofotografia.
    Em princípio tava querendo comprar a Canon Powershot Sx200 is. Daí surgiu a Sx210 is. Mas dando uma olhada na net vi muitos contras... E agora to numa dúvida... Muita dúvida.

    Ah! Seu Blog é muito Show... Bom demais! Parabéns.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá Cleber, obrigado pela presença no blog.

    Sobre a SX200 tem um colega aqui da comu que tem ela e pode passar maiores informações.

    O único grande contra da SX210 seria a resolução alta demais pra um sensor relativamente pequeno gerando uma densidade de megapixels muito alta e ruídos e distorções cromáticas com mais intensidade do que as câmeras de 10 e 12 MP.

    A lente dela é mais clara que a da SX200 o que já a torna uma sucessora melhor.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo, eu compraria a SX210 fácil, se ela no modo contínuo tirasse pelo menos 1,8 fps, não me importaria se fosse só 4 ou 5 fotos. Acho 0,7 fps, mesmo que ilimitado, muito pouco. Estou interessado demais nessa combinação: Zoom optico maior ou igual a 14x, controles manuais, prioridade de abertura e velocidade e um bom modo continuo. Mas a SX210, pelo tamanho compacto, me tentou. Mas vou mesmo de FZ35. Que venha logo meu 13º salario, kkkkkkkkkkk!!!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  10. Olá Rodrigo!
    Desculpe minha ignorância no assunto, mas já ouvi dizer que apenas o tamanho do zoom ótico não diz o quanto a câmera pode ir longe.
    Qual destas enxerga mais longe, a canon sx120, a sx130 ou a sx210?
    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pela presença no blog.

    A que enxerga mais longe é a SX210 que possui alcance até 392mm, depois vem SX120 com 360mm e por último a SX130 com 336mm. O que importa é a distância focal pois como sabe, a SX130 tem mais "zoom" do que a SX120 mas a SX130 enxerga mais de perto, tem um alcance mais abrangente.

    Qualquer dpuvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  12. Fala ai Rodrigo

    encomendei a Canon t3 "sem o i" , mas quero pegar uma compacta de bolso "bolso de calça mesmo" rsrs

    mas quero uma com controle manual e de preferencia barata, nao ligo que seja modelo antigo, pois aprendi com vc que nesse mercado as antigas estao mandando melhor que as novas...

    tava vendo a canon A3100 que esta por 399,00 na americanas,mas nao sei se é uma boa opção e se ela tem o modo manual

    pode me indicar alguma, a camera vai ser usada ocasionalmente, tipo alguma saida com amigos para registrar momentos, nada profissional


    vc como sempre salvando agente nas escolhas...
    rsrs
    abração

    ResponderExcluir
  13. Em compactas de bolso mesmo esqueça o modo manual, nenhuma tem. Se quer controles manuais é de SX120 pra cima mas nenhuma é tão compacta assim.

    Talvez as Canon S90 e S95 e as Panasonic ZS5, ZS7, LX3 e LX5 sejam bem compactas e elas possuem controles manuais. Mas aí o preço vai lá em cima...

    ResponderExcluir
  14. e quanto a essa Canon A3100, ela possui modo manual?

    e essa aqui samsung L201, se puder dar uma olhada ;)
    http://www.americanas.com.br/produto/5090917/camerasefilmadoras/kits/camera+cartao/camera-digital-l201-black-10.2-mp-c/-3x-zoom-optico-e-lcd-27_-samsung-+-cartao-sd-2gb


    tem tb essa outra so que ai o preço ja dobra
    samsung WB1000
    http://www.americanas.com.br/produto/108551154/camera-digital-ecwb1000bpbbr-preta-12.2mp-c/-5x-zoom-optico-lcd-3_-e-cartao-sd-2gb-samsung

    ResponderExcluir
  15. Como eu disse antes, Canon com controles manuais só série SX e tem as SD4000 e 4500 com os controles de prioridades.

    A Samsung WB1000 possui controles manuais.

    ResponderExcluir
  16. Rodrigo,

    estou na duvida entre Samsung L201 e Fuji JX280

    http://www.americanas.com.br/produto/7382352/camera-digital-jx280-%2814mp%29-preta-c/-5x-zoom-optico-filmagem-de-video-em-hd-lcd-27_-e-bateria-recarregavel-+-cartao-sd-2gb-fuji

    pode me dizer entre as duas qual vc escolheria, e se puder uma rapida comparação entre as duas

    pois vou fazer o pedido assim que tiver sua resposta

    abraço

    ResponderExcluir
  17. Rapaz, ssim você me deixa numa situação bem difícil. Nessa categoria de câmeras não recomendo nada que não seja Canon mas se tiver que ser uma destas duas, ficaria com a Samsung L201 por ter menor resolução e uma abertura maior.

    ResponderExcluir
  18. Valeu Rodigo!

    fiz o pedido da Samsung L201 por 399,00 pelo site, agora é so esperar chegar

    como te disse,eu estava(ja comprei)rsrs precisando mesmo de uma maquina de bolso para o dia a dia

    o valor que paguei, acredito que nao iria encontrar nenhuma outra com o modo manual, e depois que começamos a usar o manual ficamos ate meio perdido, quando pegamos uma maquina que é só clicar rsrs, por mais que a foto fique boa, fica aquela sensação de que se tivesse o modo manual poderiamos ter feito melhor...

    valeu mesmo pela atenção
    abraço a todos participantes do blog

    ResponderExcluir
  19. Vou aproveitar e te pedir um favor: normalmente as câmeras mais baratas da Samsung com modo manual só permitem usar a abertura máxima e a mínima desabilitando as intermediárias. gostaria de saber se na L201 também é assim.

    ResponderExcluir
  20. pode deixar
    assim que eu receber a camera eu vejo e te falo

    abraço

    ResponderExcluir
  21. Fala ai Rodrigo

    a camera chegou e é exatamente desse jeito, eu fiz o pedido para que a americanas recolha a maquina e extorne o valor

    no meu ponto de vista, isso é má fé da Samsung
    pois esse modo estaria mais para prioridade do que manual!
    outro ponto horrivel dela é o acesso ao zoom o botao é muito duro e as vezes nem vai, nao sei se era defeito da camera ou se é mal projetado mesmo

    oque eu achei de positivo nela foi o tamanho bem compacta, é a bateria(pensei que era pilha), e ser 10mp ao inves de mais


    vou ver na loja a TL500 dependendo do tamanho e o modo "manual", pego esta

    Valeu Rodrigo

    ResponderExcluir
  22. Pois é Robson, aqui em casa tem uma S760 e o modo manual passa a ser meio que uma mentirinha né? Mas as TL que possuem modo manual são de verdade.

    ResponderExcluir
  23. Rodrigo Jordy, teria como falar um pouco mais da Canon A3100? Estou pesando em comprar uma, por ter um preço bacana e por ser Canon. Mais fiquei meio receioso quanto a este tópico, me meteu um pouco de medo nas baratinhas. Se puder falar um pouco mais dela, agradeço, pode ser por e-mail tbm caso ache melhor. Minha idéia com essa camera, seria de tirar fotos próximas, de animais em geral, principalmente peixes e aves. Caso ela não seje boa para isso, eu junto uima grana pra pegar uma SX30 por exemplo, eu tinha uma Hx1, gostei muito dela, foi até recomendação sua. Mais eu tinha uma Canon A480 antes da Hx1, e achei o macro dela melhor que o da Hx1. Mais nítido. Embora a Hx1 seja execelente, principalmente pelo zoom. Obrigado e desculpa o grande texto.

    Roberto.
    luizroberto86@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Olá Roberto, a A3100 é uma câmera bem básica mas de qualidade bem acima da média devido a alta performance das lentes Canon. São 4x de zoom, macro de 3cm (e ninguém faz macro melhor que a Canon), é movida a bateria e possui estabilizador óptico. Excelente câmera.

    Mas tem certeza que fui eu que recomendei a HX1? Com tanta superzoom melhor por aí, sempre recomendei outras em vez dela.

    ResponderExcluir
  25. Olá Rodrigo, foi você sim mano, mais você me deu outras opções também.
    Eu sou o mesmo Roberto FORTBETTA, é que dei uma pausa com os peixes, estou trabalhando em outro projeto, em uma petshop, e precisarei catalogar os bixos para fazer uma loja on-line.

    ResponderExcluir
  26. E Sobre a SX30, o que me diz dela?

    ResponderExcluir
  27. Rapaz, hoje em dia, essas superzoom pecam muito em qualidade de imagem. A melhor delas parece a Panasonic FZ40. Não recomendo a Canon SX30.

    ResponderExcluir
  28. Vou seguir sua dica então Rodrigo, acho que vou ficar com a FZ40 mesmo, vi umas fotos com ela e o zoom dela é realmente muito legal. Só me diz uma coisa, o macro dela também é bom? Obrigado, Roberto.

    ResponderExcluir
  29. Estava pesquisando os preços, a diferença da FZ40 pra FZ100 é pouca. Acha que seria melhor a FZ100?

    ResponderExcluir
  30. A Canon Sd1300 mostrou-se bem inferior em qualidade de imagem se comparada às powershot SD mais antigas. Isso vale até o lançamento da sd1000, nestas,a qualidade das imagens eram excelentes.Comparo, por exemplo, a uma Canon sd790, cuja qualidade das cores são insuperáveis. Na minha opinião, os modelos mais antigos, até a SD1000 são sem sombra de dúvidas bem melhores que as outras SD's. Outras com as SX também registram excelentes fotos, destaque para a SX120.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails