4 de fevereiro de 2010

Ajudando a escolher a melhor câmera 3

   Nesta última parte vamos ver quais câmeras se destacam mais em relação ao tempo de exposição, lembrando que quase todas as digitais tem um modo próprio para longas exposições e o nome desse modo varia de marca para marca podendo ser: Longa Exposição, Céu Estrelado, Disparo Lento, entre outros.

   São indicados para tirar aquelas fotos de estrelas no céu, rastros de faróis e lanternas de veículos numa estrada mas é preciso combinar a velocidade com a abertura para não "estourar" as luzes, quanto mais tempo captando luz, com uma velocidade bem lente, é preciso diminuir a abertura para compensar essa grande quantidade de luz que vai entrar pela sua lente.

 
Exemplo de foto usando longa exposição

   Nessa foto acima programei o obturador para 10 segundos de exposição, apaguei todas as luzes do quarto e deixei aceso o LED do monitor, durante os 10 segundos fiquei movimentando a câmera e saiu isso aí.

   O disparo rápido consiste em paralisar o movimento evitando de o objeto que estiver se movendo ficar borrado na foto, é indicado para fotos de carros durante uma corrida, crianças correndo e também existe um modo pré-programado em quase todas as digitais chamado de: Crianças e Animais, Disparo Rápido, Esportes, entre outros.

   Lembrando que assim como nas longas exposições também é preciso compensar com uma grande abertura uma eventual subexposição pois quanto mais rápido o disparo, menos luz entra pela sua lente.


 
Exemplo de imagem usando o disparo rápido

   Essa é a clássica foto do pingo d'água, me perdoem pelo exemplo pobre mas foi o único que encontrei aqui rsrsrs, a velocidade usada foi de 1/2500 e foi compensada com abertura 2.6 ou 2.8 para não ficar muito escura.

   É preciso ficarem atentos ao fato de que os modos de cena são sempre um atalho, uma forma mais fácil de se conseguir alguns resultados específicos como os citados acima mas nunca substituem o modo manual, este sempre vai te dar um retrato mais fiel do que está sendo clicado mas os modos de cena são muito bons para se familiarizarem com o equipamento, muito bom pra ir treinando antes de se aventurarem no modo manual.

   Algumas câmeras que se destacam nas longas exposições: Quase todas as Panasonic possuem exposição de até 1 minuto ganhando disparado de suas concorrentes; as Sony alcançam apenas 2 segundos exceto as da série H que possuem ótimos 30 segundos de exposição; Canon geralmente possuem apenas 15 segundos de exposição (eis um de seus maiores pontos fracos); Samsung ficam entre 8 e 16 segundos e a Nikon também 8 segundos.


Eis a campeã do disparo longo: Com a Panasonic FZ35 não tem pra ninguém

   Nos disparos rápidos quem mais se destaca é a Canon que chega a um disparo de 1/4000 de segundo com as câmeras da série G e 1/3200 de segundo com a série SX, as outras conseguem até 1/2000 o que também é muito bom; a Fuji S200EXR também consegue 1/4000, as outras dessa marca ficam entre 1/1000 e 1/2000; na Sony é quase um padrão a velocidade máxima de 1/1600 exceto na HX1 que alcança 1/4000; Nikon entre 1/1500 e 1/2000.

   Essas informações podem ser encontradas facilmente nas características informadas pelas lojas online e nos sites de review de câmeras espalhados por aí.


HX1: Uma das melhores compactas que a Sony já fez também se destaca nos disparos rápidos

Vídeos em câmeras digitais

   Muitos usuários buscam fazer vídeos com suas digitais, já se foi a época em que elas faziam vídeos sem som e de qualidade muito pobre. Hoje algumas já fazem em Full HD e aqui vai uma explicação: Full HD é todo vídeo com 1080 linhas de resolução em formato widescreen na proporção 16:9, ou seja, uma resolução de 1920x1080. Se o vídeo for em formato widescreen com 720 linhas (1280x720) ou com 1080 linhas formato de TV convencional 4:3 (1440x1080) é chamado de HD. Essa última informação é controversa e muito contestada pelo fato de a Sony dizer em seu site que a câmera HX1 faz vídeos em Full HD porém no formato de TV convencional 4:3.

   Até o fim do ano passado só a Canon SX1 fazia vídeos em Full HD (1920x1080) porém seu reinado está prestes a acabar pois os lançamentos de 2010 lhe trouxeram companhia: Nikon P100, Fuji HS10 e as Sony TX7 e HX5.


 
Nikon P100: A sucessora da P90 é mais uma opção para quem quer vídeos de altíssima qualidade

   Se as opções de Full HD ainda são escassas, o mesmo não se pode dizer dos vídeos em HD que também possuem uma ótima qualidade, quase todas as câmeras lançadas a partir de 2009 já trazem consigo a possiblidade de fazer vídeos em resolução de 1280x720 pixels.

   Enfim, agora sabemos que resolução e zoom não são as coisas mais importantes a se verificar na hora de comprar e sim, dois itens a mais que servem de comparação na dificil arte de comprar uma câmera.

   Mãos a obra e preparem seus bolsos, as opções são muitas e tem modelos diferentes para todos os gostos, com certeza tem uma que é a ideal, a melhor câmera para você.

3 comentários:

  1. Rsrsrs...li os dois primeiros parágrafos, vi a foto e mais o parágrafo seguinte e corri pra pegar minha cam! Como na minha não encontrei as expressões que vc citou tomei como referência o terceiro parágrafo e programei a câmera para "Temporizador 10 seg." e fui ao quarto fazer o teste com a luzinha do estabilizador... e não é que consegui um tímido borrãozinho verde...rsrs...
    Qdo meu "brinquedinho" chegar vou experimentar ;-)

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo,

    Vou comprar uma máquina agora em dezembro, já li e reli sobre diversas máquinas. Penso que a Sony Hx1 atenda minhas necessidades. Você poderia me ajudar?
    Quero fazer fotos de surf da beira da praia, quero nitidez, velocidade na sequência, cores vivas.Sei também que esse modelo de máquina possui uma lente a parte que aumenta o zoom em 34x, só não sei qual o resultado que tanto zoom pode gerar na fotografia(alterações).
    Sou amadora portanto acredito que uma máquina profissional é demais para minhas habilidades.
    Preciso de ajuda na minha escolha afinal, não é um investimento barato.
    Aguardo teu auxilio e desde já agradeço.
    Janaína(janatmoura@gmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, não quero encher o saco te perguntando as coisas, mas tô meio bobo com minha câmera. Coloquei uma foto de longa exposição no Flickr, e me adicionei ao grupo do Blog. Dá uma olhada. Queria que a rua em frente meu prédio fosse mais movimentada de carros, mas passa muito pouco. Passou um só, mas acho que a foto ficou legal. http://www.flickr.com/photos/dadoliveira/5239448619/
    Abraços...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails