A Fuji, conhecida pelas inovações, acaba de lançar uma câmera que irá agradar a muitos fotógrafos em todos os níveis, sejam profissionais ou amadores. É mais uma concorrente na categoria das compactas premium e, se depender das suas especificações técnicas, já pode ser considerada a melhor compacta do ano pois ela acaba de "ressuscitar" o sensor 2/3 que é maior que o das compactas premium Olympus XZ1 e Panasonic LX5 e que até então eram os maiores. Vou ficar muito surpreso se alguma outra fabricante lançar ainda este ano uma compacta melhor que esta, pelo menos no papel.
Lindíssimo design retrô, parece até uma Leica
A Fuji X10 vem equipada com sensor CMOS de 12MP e tecnologia EXR; lente com 4x de zoom cobrindo distância focal de 28-112mm com abertura 2.0-2.8 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; tempo de exposição de 1/4000 a 30 segundos; sensibilidade ISO 100-12800; modo contínuo de até 10fps; faz fotos panorâmicas e RAW; seu flash tem alcance de até 7 metros e sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; seu LCD mede 2.8 polegadas e possui viewfinder do tipo túnel.
Sapata para flash, botão de compensação de exposição e anel de zoom
O sensor EXR merece um parágrafo à parte para alguns esclarecimentos: O modo EXR AUTO é capaz de produzir fotos com a metade da resolução máxima, no caso seriam 6MP, com nível de ruído pela metade mas, como o próprio nome diz, é automático. Não há como acessar os controles manuais quando estiver usando este modo de sensor reconfigurável.
Muitos controles disponíveis incluindo botão dedicado a modo RAW
Opinião do blogueiro: Assume posição de destaque no mercado pelo tamanho de seu sensor além do elegante design retrô se tornando uma versão light da quase surreal Fuji X100. Todas as suas especificações técnicas são bem atraentes como lente super luminosa com abertura inicial de 2.0 e com zoom total em 2.8, lente clara para todas as ocasiões. Possui RAW nativo e simula os filmes Astia, Provia e Velvia deixando a criatividade do fotógrafo fluir. Super recomendada mas o preço é de afastar qualquer um: 700 dólares...
Desculpe falar... Mas vou falar... Puta que pariu!!! Até que enfim uma maquina descente nesse ramo!!!
ResponderExcluirNota 1000 para a fuji assim como para seu blog por me dar esta noticia fresquinha!!!
Abertura 2.0, macro 1cm, velo... tudo de bom numa maquina só! Xupa Nikon e Canon... Até R$ 2.000 cruzeiros vale!... pois to juntando economias para uma compacta premium mesmo...
Valeu Grande Rodrigo!
Rapaz...sem querer te dar falsas esperanças mas já tem gente especulando que ela sairá por 600 obamas. Já chiaram pelo valor de 700 e você sabe que no exterior chiadeira dá resultado, né?
ResponderExcluirPor esse preço acho que ela chega aqui custando uns 1700 dilmas, se você tá disposto a dar 2 mil, acho que vamos ter alguém com uma super câmera nas mãos em breve...
Meu Deuuuuuuuuuuuuuus, QUE LINDAAAAAAAAAAAAAAA!! Noooooooooooooossa, LINDA, LINDA, LINDA, LINDA!!! Só perde pra LX5 num quesito: começa com 28mm. Se fosse com os mesmo 24mm, minha LX5 já poderia se considerar com os dias contatos, rsrs.
ResponderExcluirE um super UAU pra essa lente clara, hein... 2.8 em zoom máximo é DEMAIS!!! Putz, e é LINDA...
♥♥♥♥♥
E ainda tem visor ocular...
Completamente IN LOVE por essa câmera. Olha, acho que daqui a algum tempo, eu pego uma, viu... Será minha sexta câmera, rsrs.
Nossa, totalmente, 100% in love.
Rodrigo corrige em opinião do blogueiro: tácnicas
ResponderExcluirbela câmera mas por esse preço penso que começa a competir perigosamente com as reflex de entrada, micro 4/3 e NX100 não?
Muito obrigado pela correção, Leonardo.
ResponderExcluirOlha, não chega a competir com essas porque ainda tem uma diferença muito grande de qualidade e de tamanho de sensor, além da lente fixa. Mas deixou concorrência muito pesada pra trás, matou Canon e Panasonic.
Bem, quem sabe pelo menos a Panasonic não corra atrás do preju, e lance uma linha semelhante, porém, com os 24mm... Aí eu posso me desfazer da LX5, hehehe. Esses 24mm dela são tudo, viu... hoje fizeram diferença (com relação à minha 18-55mm, que es comporta como 27mm) numas fotos que tirei num evento...
ResponderExcluiré COMPLICADO, SEMPRE QUE PENSO EM UMA COMPACTA COMPLETA, CLARO QUE O PREÇO DELA IA SER EQUIPARADO A UMA DSLR DE ENTRADA, MAS VOU TE DIZER QUE ESSA ACHO QUE EU PAGARIA. ELA TEM BONS RECURSOS E É BEM COMPACTA, AS MICRO 4/3 EMBORA PEQUENAS AS LENTES NÃO DIMINUEM. ADOREI, SÓ ACHO QUE PODIA FICAR EM 10 MEGAPIXEL.
ResponderExcluirLinda câmera...muito linda mesmo. O preço tá meio salgado mas com o tempo melhora. Por enquanto estou mirando em uma Lx5.
ResponderExcluir=)
Prezado
ResponderExcluirPostei uma dúvida em seu texto sobre a Olympus 8010, se tiver um tempo dê uma olhada por favor.
Obrigado
Olá Rodrigo!
ResponderExcluirQuero agradecer pelo conhecimento que você passa para mim e para os blogueiros de plantão.
Estou aprendendo muito em ler vários relatos seus e de outros aqui!
Um exemplo é saber que a Fuji é uma marca boa no mercado, eu achava que era somente a Canon, Nikon, Panasonic e Sony na rabeira...
Hoje mesmo perguntei se alguém sabia da Fuji e todos se entre olharam...ninguém sabia...
Então agradeço por esclarecer muita coisa pra muita gente!
Valeu!
Continua assim!
Henrique
Só não dá pra generalizar, tem muita câmera ruim da Fuji como a série S atual. Mas essa nova série X é o que tem de mais inovador e agressivo atualmente em fotografia e as séries H e a (desconhecida para os brasileiros) F tem qualidade muito satisfatória.
ResponderExcluirPois é Rodrigo. Tu diz isso porque da série "s", eu achava ela bacaninha. Mas me diz, essa série é a mesma do que aquelas antigas s9000, 9600 e por aí vai? Achei essa série antiga mais completa, não entendo porque as marcas ficam nessa de tira sapata para flash e coloca, coloca foco manual na lente e depois tira. rs! é até engraçado.
ResponderExcluirE o que você acha da hs10 e hs20?
ResponderExcluirA série H é boa, falei aí em cima. E a série S é essa mesma da antiga só que eles usavam o Super CCD que tinha fama de ser o melhor sensor entre as compactas, abandonaram isso e todas as outras melhorias, hoje só tem porcaria na série S.
ResponderExcluirMeu pc quebrou dia 1 desse mês(setembro) e não pude ter acesso a net pra entrar aqui,demos um jeito aki e to dando uma passadinha agora, que bela máquina!!! e como Willer José falou, ela poderia ser 10MP, mas 12Mp com esse sensor e qualidades caem bem
ResponderExcluirPensando agora, que é uma questão que Wigui sempre fala, será essa considerada uma câmera quase perfeita?
ResponderExcluirRodrigo
ResponderExcluirExplorando você deixei mais uma dúvida no texto sobre a 8010.
Muito boa pra ser verdade, haha. Bem que o carinha lá da Fuji disse que eles iriam dominar o mercado de cameras, pelo menos nas compactas eles estão indo fazer isso.
ResponderExcluirE fala sério...
"Body material: Magnesium alloy"
:O
Allan, pode deixar que sou avisado automaticamente a cada pergunta recebida, é que não tem como responder imediatamente.
ResponderExcluirDennys, acho que só falta a Fuji tentar uma parceria óptica que poderia até ser a Zeiss se viesse com Zeiss de verdade, não os embustes que aparecem na maioria das compactas Sony, ou até a Nikon já que há alguns anos a Fuji construiu câmeras reflex com baioneta Nikon.
Jiro, boa observação.
Olá meu amigo!!
ResponderExcluirO que é "reflex de entrada"??
São as chamadas reflex de iniciantes. Tem menos acesso direto aos controles, seriam as reflex mais básicas.
ResponderExcluirDennys, tá vendo só? No meio de tantas câmeras "meia-boca" lançadas nos últimos meses, não é que surge uma belíssima surpresa que, ao que tudo indica, irá ofuscar o brilho das já excelentes compactas premium: LX5, G12, XZ1, EX1/TL500 e da recém lançada, P7100.
ResponderExcluir'
Depois dessas atraentes especificações técnicas como abertura inicial de 2.0 e com zoom total em 2.8, o que nos reserva a Panasonic, Canon, Olympus e Samsung?
Po Rodrigo eu prestes a comprar a G12 e vc me dá uma noticia dessas, cara o fato desse sensor enorme e essa lenter super clara, vai mesmo desbancar a g12 e a Lx5, na sua opnião a lente dela (não gosto das lentes fujinon) vai dar um resultado superior as concorrentes, por que na teoria ai esta tudo muito bom!
ResponderExcluirOlá meu amigo digital !!!
ResponderExcluirMe da uma chance e argumenta sobre uma escolha. Iniciante e metido em foto, estou aprendendo nos site e ainda vou cursar. Por enquanto apanhando nesta escolha .
FZ-40 ou HS20exr ????
Um grande abraço.
FZ40 possui maior qualidade de imagem devido a menor resolução e lente Leica, HS20 possui maior alcance e alguns penduricalhos a mais como sapata para flash. A escolha é sua.
ResponderExcluirFaz tempo que não venho aqui né?Descobri que vida de blogueiro não é facil hahaha'Meu blog ta me puxando 30 horas por dia rs.Voltando ao assunto
ResponderExcluirTou meio que babando! HAHAH achei ela linda e por mera ironia é esse modelo que vou tatuar no pulso ;)
quero ela pra minha humilde vida!
Hah, sentiu a pressão né? É complicado ser blogueiro...
ResponderExcluirEu já falei que se tivesse um número limitado dessa câmera aqui no Brail eu ia entrar de peixeira na briga.
Bela câmera! Gostei do visual retrô. Mas antes de dizer que "é essa" rs, eu quero ver como será a G13... Acho que vem "forte"!
ResponderExcluirParece que esse ano não tem G13 mas vamos aguardar.
ResponderExcluirRodrigo, você tem esperanças quanto a chegada da linha G da Canon pra ainda esse ano?? estamos chegando ao fim do ano, ou pelo menos no começo do fim, mas será que a" G13" ainda vem?
ResponderExcluirParece que esse ano não tem G13 mas vamos aguardar.[2]
ResponderExcluirRodrigo, essa câmera vale o preço? ou tem opções boas com custo benefício melhor, estou a procura de uma câmera com boa qualidade de imagem, que não sofra com fotos noturnas (tipo festas familiares), achei interessante a canon s100, mas não vi fotos dela ainda, vi comentários muito bons das câmeras lx5 e xz1, estou indo pra NY e gostaria de trazer uma de la, um amigo me indicou a sony hx100-v (pela versatilidade), mas vi aqui que vc nâo considera uma boa máquina. Abraços
ResponderExcluirOlá Rodrigo!
ResponderExcluirSei que você não "indica" câmeras, então poderia fazer uma comparação dessa Fuji com a LX5 da Panasonic? Não a melhor, pois como você já disse antes, pra cada ocasião existe uma câmera e um gosto.. Mas qual característica que uma se sobresai sobre a outra. Quais os pontos fortes entre as duas? Qual das duas tem a foto mais rápida, tipo, liga e clica? Importante pra não perder um pássaro, um carro, em movimento.
Gostei de alguns apectos da Fuji como botões e não menus, particularmente, acho mais acessível!
Não entendi esse "simula os filmes Astia, Provia e Velvi", poderia explicar!?
Só mais uma coisa.. Essa panorâmica dela, é aquele clica e arrasta?
Obrigado Rodrigo!
Henrique
Jayrsg, o preço ainda está na base da especulação, já li 600 e 700 dólares. Seja qual for eu acho que não vale. Toda compacta premium custa no máximo 500 dólares e de marcas mais conceituadas que a Fuji, teria que custar o mesmo valor.
ResponderExcluirHGD, os pontos fortes são os que deixo em negrito em cada postagem sobre as câmeras, leia atentamente a postagem de cada uma delas aqui no blog e faça as comparações necessárias.
Nem todo fabricante divulga esse tipo de informação, então, fica difícil dizer qual a que liga e clica mais rápido mas a diferença é muito pequena entre qualquer câmera da mesma categoria.
Astia, Provia e Velvia são os nomes de tradicionais filmes fabricados pela Fuji antigamente.
A panorâmica dela é do tipo que clica e arrasta. Provavelmente vou deixar de fornecer esta informação ou mudar a forma de divulgá-la pois, na prática, toda câmera digital há muitos anos faz foto panorâmica mas esse novo modo criado pela Sony deu um nó na cabeça dos consumidores, ninguém antes procurava por fotos panorâmicas e toda câmera já fazia isso pelo software fornecido ou por um modo assistente no menu da própria câmera mas as pessoas, erradamente, acham que só agora existe foto panorâmica.
Obrigado pelas informações Rodrigo!
ResponderExcluirCom relação a panorâmica, eu já sabia que muitas faziam, mas como era através de software, fica mais complicado, o tal de clica e arrasta facilitou muito..!! Acredito que muitos como eu, novatos, querem algo mais facil e prático!
Valeu!
Olá Rodrigo!
ResponderExcluirLendo, lendo, e lendo mais...
A LX5 ainda continua no topo da compactas na sua visão? Eu vi umas fotos no dpreview onde ela troca as lentes.. É isso mesmo?
Você disse em outro resumo que se pudesse compraria a P7000, continua hoje com essa opinião? Acabei de ler sobre ela e achei muito atraente.
Gosto de zoom, não adianta, mas estou começando a mudar de idéia.. Uma ótima foto vale mais que tudo!
O Adilson disse uma coisa que concordo também, ser exigente ao extremo com a qualidade da máquina e consequentemente a foto..!
Valeu e obrigado!
LX5 continuaria no topo junto com as outras da categoria dela mas agora a Fuji X10 na teoria ultrapassa todas elas. Ela não troca lentes, nenhuma compacta troca. O que acontece é que a maioria das câmeras dessa categoria possui ranhura que permite acoplar conversores tele ou angular mas não gosto de nada disso, só pioram a qualidade da imagem.
ResponderExcluirSe eu pudesse compraria todas dessa categoria, LX5, G12, P7000 (agora P7100), EX1, XZ1 e agora a X10 também...
Muito bem Rodrigo! Agora minha cabeça deu duas cambalhotas, uma pirueta e um mortal duplo inverso! Hahahaha brincadeiras a parte Achei boa a P7100 entre outras coisas pelo zoom, "se" eu precisar... E a LX5, já tive uma Panasonic e gostei, essa X10 além da alta qualidade, o acesso rápido aos controles merece destaque!
ResponderExcluirDifícil escolha..
Valeu!
O que eu sempre digo nessa categoria de câmera é o seguinte: Qualquer que seja a escolha não tem erro, são todas muito boas, é o topo da categoria. só que a câmera perfeita nunca existe...
ResponderExcluirOi Rodrigo,
ResponderExcluirDessas aqui: LX5, G12, P7000 , EX1 e XZ1, vc por acaso poderia me dizer em relação a qualidade e resolução para filmagens, se esiste alguma que se destaca.
Eu sei que sua praia é mais foto, mas como pretendo comprar um compacta ... gostaria que quando necessário tivesse também uma qualidade de filmagem raóável.
Grato.
Não sei qual delas se destaca mais em vídeo, talvez algum usuário destas câmeras possa ajudar mais.
ResponderExcluirOlá Rodrigo!
ResponderExcluirMe tire uma dúvida!
Porque uma D3100, DSLR custa menos que uma Fuji X10, compacta "premium"??
D3100 £429 e X10 £529...
Não era pra ser o contrario??
Valeu!
Henrique
Na verdade, a X10 é uma espécie de câmera-fetiche como as Leica série M, guardadas as devidas proporções. São absurdamente caras pois são feitas para um tipo de público que sabe exatamente o que quer de uma câmera.
ResponderExcluirObrigado pelo esclarecimento Rodrigo!
ResponderExcluirOutra coisa, como a D3100 será a minha primeira DSLR, vou comprar e sair da loja fotografando, ela tem o modo automático, caso eu me perca nos controles manuais?
Acredito que depois de uns quinze minutos, eu já saiba focar e tirar algumas boas fotos, mas não custa perguntar..!!
Valeu!
Henrique
Sim, possui o modo automático.
ResponderExcluirRodrigo,
ResponderExcluirPra quem não entende muito de regular abertura e velocidade comprar uma X10 ou X100 seria um desperdício? Vi no site do KenRocwell que ele adora sua X100 justamente pq pode sair disparando sem se preocupar com ajustar a maquina e as fotos sempre saem otimas. Isto só acontece com ele que é profissional ou qualquer um faz boas fotos com uma X100 na mão? Por ultimo, já sei que a X100 tem zero zoom e queria saber se o zoom da X10 é só manual ou se tem acionamento eletronico tbem.
Obrigado
Acho um tremendo desperdício. Minha opinião é justamente o contrário dele, tanto a X10 quanto a X100 são câmeras para quem entende de fotografia e sabe exatamente o que quer, assim como toda câmera de luxo.
ResponderExcluirExiste um dial de comando na parte traseira mas não sei se ele é programável, se for pode fazer o zoom ser controlado ali.
Oi Rodrigo,
ResponderExcluirAinda sobre o "desperdicio" da X10, o que vc diria se eu te colocasse a questão desta forma: "Se alguem for fazer fotos usando apenas o automático, as fotos de familia, viagens, etc.ficariam melhores com uma Canon S95 ou com uma Fuji X10?" contando que pelo menos em termos de composição e iluminação o sujeito seja bom, claro.
Com a X10 já que ela possui um sensor maior.
ResponderExcluirOlá Rodriguo,
ResponderExcluirA minha dúvida está em saber a diferença entre a Fujifilm X10 que andou apresentando alguns probleminhas desagradáveis, pelo o que pesquisei na internet e se a Fujifilm Finepix X10 já é a atualizada e sem os tais probleminhas; como o dos discos brancos ou pontos brancos nas imagens. Como posso identificar, se for o caso, a Fujifilm já atualizadas nas lojas de São Paulo?
Olá Rogério, obrigado pela presença no blog.
ResponderExcluirInfelizmente esse poblema só será corrigido quando lançarem outra câmera com outro sensor, foi um erro de projeto e não tem muito jeito. Já lançaram firmware para instalar na câmera mas não adiantou muito.
Qualquer dúvida é só retornar.
Bom dia Rodrigo,
ResponderExcluirAgradeço a sua pronta atenção; até que enfim alguma pessoa, comoo você acabou por me esclarecer corretamente. Pena que isto tenha ocorrido com esta maralvilhosa câmera. Uma infeliz falha da Fujifilm e que infelizmente, não tem condições em tempo de melhorar isto.
Mesmo assim, esta câmera dá para produzir bons trabalhos fotográfico?
Em quais situações ela apresenta este problema?
Ou é melhor aguardar um novo lançamento da Fujifilm, já com a correção destes bugs? pelo o que andei pesquisando na Internet, a Fujifilm possivelmente estará lançando uma nova câmera, aFinePix X-S1 com um super-zoom de 26X (24-624mm). Me parece que é isto. li sobre a Fujifilm X-Pro1 de 2012, com 16 MP, (23.6x15.6mm); também não se encontra aqui no nosso Brasil e me parece uma boa câmera esta última.
Qual a sua opinião?
Compro ou não compro a FiniPix X10?
Um abraço.
Para trabalho não recomendo esta câmera, até por causa do sensor pequeno mas para hobby, sim. Os problemas aparecem em pontos de luz muito forte.
ExcluirA X-S1 já foi lançada com o mesmo sensor da X10, os problemas são amenizados por se tratar de uma lente mais escura mas existem.
A X-Pro1 promete ser uma câmera espetacular mas a Fuji está tentando fazer da sua série X uma espécie de genérico da Leica e fica inviável pagar 1700 dólares por esta câmera, apenas o corpo.
Acho que se gostou da X10 pode comprar sem problemas, não deixa de ser uma excelente câmera.
Bom dia Rodrigo,
ResponderExcluirAgradeço por ter melhor me esclarecido sobre a X-10 da Fujifilm.
Realmente os tais dos discos brancos deixam muito a desejar e a Fujifilm não consegue solucionar o tal problema; e ainda repete em um outro modelo novo, na X-S1. Já vi esta câmera. O que fica pior ainda eles percistirem no mesmo erro. Não é bom e as câmeras da Fujifilm estão muito caras; pelo menos aqui no Brasil.
Eu gostaria de comprar a Fujifilm X-Pro1, mas você tem razão, o preço, mesmo lá fora é de doer.
Existem outras e até mesmo Retrô, que são muito boas e com preço mais adequado para se investir. Não estou disposto a gastar muito não, para apenas satisfazer uma vaidade tola.
Custa muito para se ganhar dinheiro trabalhando duro.
Um abraço e tenha uma Feliz Páscoa.
Rogério S. Jaeger
Rogério, talvez a Canon G1x seja o que você procura. Pelo menos, ela tem todos os requisitos para substituir a Fuji X10.
ExcluirOi Rodrigo, bom dia!
ResponderExcluirAntes de qualquer coisa parabéns pelo Blog!
Estou entre Lumix lx7 e Fuji x10 sobre sobre qualidade de imagem, cores, contraste etc e manuseio (há comentários de baixo desempenho da lx7 em alto ISO) e acho secundário porem importante o visor túnel da outra já que a ideia é usar uma compacta premium no dia dia (como estudo) no lugar de um Reflex ..
Obrigado, grande abraço!
J. Pereira
A X10 é melhor mas tem o problema dos círculos brancos em áreas de muita luminosidade, se conseguir a X20 é melhor ainda.
ExcluirQualquer dúvida é só retornar.
Minha X-10 não esta focando... tenho que ligar e desligar várias vezes para conseguir focar no automático.
ResponderExcluirAlguém sabe porque?
Não sei dizer o que acontece. Se não tem nada no manual que mencione isso é melhor procurar uma assistência técnica.
Excluir