18 de setembro de 2014

Lumix CM1 possui a melhor câmera de smartphone da história

   Agora que virou praxe os engenheiros da Panasonic quebrarem barreiras na fotografia digital fica muito difícil entender a razão de tanto desdém com esta marca. Dizer que a Panasonic não sabe fazer câmera é de um preconceito absurdo ou total falta de conhecimento do assunto, e aqui no Brasil ainda tem a maldita polarização Canon/Nikon que ajuda a piorar tudo. Recapitulando: a Panasonic tem a melhor superzoom de todos os tempos, faz parte do sistema mirrorless mais versátil do mundo, tem parceria com uma das mais famosas e conceituadas fabricante de lentes do mundo (prazer, Leica), produziu uma das melhores câmeras fotográficas destinadas a videomakers (senão a melhor) e agora pisa, esmaga e ignora toda a concorrência com um smartphone que, de longe, possui a melhor câmera de todos os tempos neste segmento: o Lumix CM1. E então, será que a Panasonic não sabe mesmo fazer câmera?
A aparência vista por este ângulo é realmente de uma câmera compacta e não de um smartphone
   O Panasonic Lumix CM1 é equipado com sensor CMOS de 20.1MP (medindo 1 polegada); sua objetiva Leica é fixa em 28mm com abertura f/2.8; não possui estabilização óptica; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps e 4K com taxa de 15fps; possui controles manuais e produz arquivos RAW; sua tela LCD mede 4.7 polegadas com resolução Full HD; e é alimentado por bateria de 2600mAh. Possui 16gb de memória interna, e possui slot para cartão de memória MicroSD de até 128gb; possui GPS, 3G, 4G, wi-fi NFC e bluetooth; possui memória RAM de 2gb; possui processador Qualcomm Snapdragon quad-core de 2.3 GHz; e roda o sistema operacional Android 4.4 (Kit Kat).
Não é muito fino até por abrigar um sensor tão grande
   E como diria aquela velha propaganda dos anos 90 do grupo Imagem (Quem lembra das facas Ginsu e óculos Ambervision?), "mas não é só isso"!!! Ainda tem mais: controles manuais totais, algo raro de se ver em um smartphone, e um anel de controle ao redor da lente. Tanta tecnologia não poderia custar barato, lançado apenas na França e na Alemanha por enquanto, o Lumix CM1 teve seu preço estipulado em 900 euros. Não é para qualquer um.
Detalhe do anel de controle ao redor da lente
   Opinião do blogueiro: Como sempre, em matérias de smartphones o blogueiro analisa apenas a câmera e este sensor é exatamente o mesmo usado nas câmeras Panasonic FZ1000 e Sony RX100, é qualidade mais do que garantida. E este sensor de 1 polegada compensa com sobras a abertura f/2.8 que é "inferior" a de outros dispositivos móveis bem mais imples do que este. Totalmente recomendado a quem se dispõe a pagar por um desses.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

10 comentários:

  1. Eles podiam ter colocado o sensor 1/1,7 da LX7 e já seria o suficiente pra arrasar a concorrência. Mas não, decidiram partir pra ignorância...

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo!
    Mais uma vez digo....a Panasonic está comendo pelas beradas...
    Pena não ter tão aceita aqui ainda por conta de modismos..
    Agora, sem desfazer da Sony e Andróid, a Apple poderia fazer uma forte parceria com a Panasonic e trazer o melhor de dois mundos, lentes (panasonic), acabamento e sistema operacional (Apple).
    Mas ta valendo!!
    Parabéns Panasonic!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é ótima, juntar a óptica Leica ao sistema Apple seria perfeito!

      Excluir
  3. Rodrigo,

    Qual máquina possui melhor qualidade de imagem Canon G16 ou G7x? Das mais recentes das compactas da Canon, qual você indicaria?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A G7x é melhor do que a G16, mas há duas compactas da Canon melhores ainda: Canon G1x e G1x Mark II. Quanto maior o sensor, melhor é a qualidade de imagem.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  4. Rodrigo, ja pesquisei sobre adptadores mas ainda não entendi direito.. Eu to pra ter uma dessas, porém eu não sakei quanto ao uso de adaptadores. Vi que ela possui um anel extensor, mas não encontrei em nenhum lugar um anel adptador de 28mm para 37, ou mais. Pode me explicar mais a respeito sobre adaptadores para o lumix? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é sobre o Lumix CM1 ele não possui nenhum anel extensor e se for possível usar algum adaptador nele deve ser na base da gambiarra. A única referência a 28mm nesta câmera é sua distância focal.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails