25 de setembro de 2014

Câmera mirrorless Kodak Pixpro S-1

   Já faz um tempinho que a Kodak ousou ingressar no mercado de câmeras mirrorless mas, como de costume (desde que a empresa foi adquirida pela JK Imaging), os lançamentos são sempre obscuros, sem muitas informações e fica tudo na base do achismo. Como ainda não concluí meu curso de cartomante preferi esperar para ter as informações em mãos aproveitando ainda a onda dos muitos lançamentos da Photokina para escrever sobre a Kodak Pixpro S-1, uma mirrorless que faz parte do sistema Micro 4/3. E fazer parte deste sistema é uma grande vantagem já que isso significa que ela poderá usar perfeitamente as objetivas feitas por Olympus (M. Zuiko) e Panasonic (Lumix), já nasce com uma grande variedade de lentes para escolher.
O visual segue o padrão das compactas desta nova fase da Kodak
   A Kodak Pixpro S-1 é equipada com sensor CMOS de 16 megapixels (4/3 com resolução total de 16.83MP); possui 25 pontos de autofoco; fotografa nas proporções 3:2, 4:3 e 16:9, nos formatos JPEG e RAW; possui estabilização pelo sensor; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos incluindo modo bulb de até 30 minutos; sensibilidade ISO 200-12800; o modo contínuo alcança até 4fps (limitado a 23 imagens); acompanha flash externo compacto com número-guia 6.8 em ISO 100; possui wi-fi integrado; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD inclinável mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 410 fotos por carga.
O painel traseiro não taz nada de novo, é muito parecido com o que se encontra por aí
   Muitas coisas na Kodak continuam sendo incógnitas, como o sensor que ninguém sabe ao certo quem fabricou. Algumas fontes citam a Panasonic enquanto outras citam até a Sony que nunca fez parte do sistema Micro 4/3, acho bem possível que este sensor seja da Panasonic mesmo. Com as lentes acontece o mesmo, a câmera acompanha uma objetiva 12-45mm f/3.5-6.3 (equivalente a 24-90mm) que ninguém sabe muita coisa sobre sua qualidade óptica, este kit será comercializado a 500 dólares nas cores branca e preta. Há outro kit circulando por aí contendo uma objetiva 42.5-160mm f/3.9-5.9 (equivalente a 85-320mm) e também foi lançada uma gigantesca 400mm f/6.7 (equivalente a 800mm) de foco manual.
Objetivas 12-45mm e 42.5-160mm
   Outras três objetivas para a baioneta 4/3 com o nome de Kodak foram desenvolvidas pela Sakar, duas delas são super claras: 25mm f/0.95 (equivalente a 50mm) e 50mm f/1.1 (equivalente a 100mm). A terceira é do tipo olho de peixe 8mm f/3.0 (equivalente a 16mm). Não sei muita coisa sobre elas a não ser o fato de possuírem foco totalmente manual e custarem 400 dólares, cada uma.
A hedionda objetiva 400mm
   Opinião do blogueiro: Não dá pra avaliar com segurança, tudo na Kodak é muito obscuro. A promessa é de uma câmera muito boa se o sensor for mesmo da Panasonic e ainda conta com uma vasta gama de lentes. A duração da bateria é um ponto forte em relação a outras câmeras da mesma categoria. a princípio, em relação a algumas concorrentes, o valor de 500 dólares parece um pouco caro. Então, na data de hoje não está recomendada mas eu gostaria de ver mais resultados desta câmera.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

5 comentários:

  1. Sei lá... pode ter um sensor muito bom, mas não compraria essa câmera. Depois da falência da legítima Kodak e do ressurgimento da marca sob controle de outra companhia, é muito improvável que a Kodak recupere seu papel de personagem central da fotografia. E além de tudo isso, a câmera é cara e parece um brinquedo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esqueci de mencionar isso no texto, a aparência da câmera não inspira nenhuma confiança mesmo.

      Excluir
    2. Difícil imaginar alguém deixando de comprar uma Panasonic ou Olympus pra comprar essa Kodak

      Excluir
  2. Eu vi esse review. Estranhei que o sensor é CCD e não CMOS

    www.ephotozine.com/article/kodak-pixpro-s-1-review-25708

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É CMOS mesmo, o próprio link que você mandou cita 3 vezes que é CMOS.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails