A excepcional e acima da média (também acima do preço) série X da Fuji vem ganhando novos membros e parece ter apagado de vez o fantasma dos discos brancos da X10. Dois novos modelos foram lançados, mas antes irei falar de um modelo do ano passado que me chama muita atenção pela beleza e também pela qualidade que deve proporcionar.
Fuji XF1 disponível nas cores preta, vermelha e marrom |
A Fuji XF1 é equipada com sensor CMOS de 12MP (2/3 de polegada*); sua objetiva com 4x de zoom cobre distância focal entre 25-100mm com abertura f/1.8-4.9 e macro de 3cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-12800; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos; modo contínuo de até 10fps; o alcance do flash é de até 7.4 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 300 fotos.
Faltou um viewfinder nessa câmera |
Opinião do blogueiro: Como se não bastasse a câmera ser linda, tecnicamente é um espetáculo. Falta um viewfinder mas a disposição dos controles é muito boa incluindo um anel de zoom e outro controle giratório no painel traseiro que pode configurar tanto a abertura quanto o tempo de exposição. A lente clara e o sensor maior que o das compactas premium garante alta qualidade sem precisar abusar do ISO. Já está disponível no exterior e o preço sugerido é de 400 dólares. Totalmente recomendada na data de hoje.
Fuji X20 disponível nas cores preta e prata |
A Fuji X20 é equipada com sensor CMOS de 12MP (2/3 de polegada remodelado*); sua objetiva com 4x de zoom cobre distância focal entre 28-112mm com abertura f/2.0-2.8 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-12800; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos; modo contínuo de até 12fps; o alcance do flash é de até 7 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 2.8 polegadas e possui viewfinder óptico; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 270 fotos.
Painel traseiro cheio de controles |
Opinião do blogueiro: Como podem ver, é mais espetacular ainda que a X10 do ano passado. O sensor foi remodelado para acabar de vez com o problema dos discos brancos, se a abertura em GA é quase nada menor, em tele a coisa muda muito, é muito mais clara! Os vídeos Full HD com taxa de 60fps são uma atração à parte. Tem viewfinder óptico e só peca na grande angular que é de 28mm mas sua lente também traz anel de zoom e um simples giro deste anel também liga a câmera. O preço é salgado, 600 dólares, mas está recomendada na data de hoje.
Fuji X100s disponível apenas na clássica cor prata |
A Fuji X100s é equipada com sensor CMOS de 16.3MP (APS-C*); sua objetiva
de 35mm possui abertura f/2.0 e macro de 10cm; não possui estabilização;
sensibilidade ISO 100-25600; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30
segundos incluindo modo bulb; modo contínuo de até 6fps; o alcance do flash é
de até 9 metros e possui sapata para flash; faz vídeos Full HD com taxa de
60fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 2.8 polegadas e possui
viewfinder híbrido, tanto óptico quanto eletrônico; é alimentada por bateria
com capacidade para cerca de 330 fotos.
Painel trasiero quase idêntico ao da irmã menor |
Opinião do blogueiro: Mais espetacular do que sua antecessora lançada há
pouco mais de dois anos mantendo a beleza e as características que fizeram da
X100 um sucesso de crítica. Algumas especificações parecem ser modestas mas vale lembrar que o obturador é mecânico, não dá pra exigir o mesmo desempenho do modo contínuo como algumas compactas com obturador eletrônico fazem. Os vídeos foram melhorados, a bateria possui grande
autonomia e o preço, bem...o preço é aquele para poucos: 1.300 dólares e estará
disponível em março. Recomendada, na data de hoje, para quem pode...
* A Fuji não divulga a resolução total dos seus sensores
Ai, ai... Sonhar não custa nada...rsrsrs
ResponderExcluirCada uma mais linda e com especificações mais atraentes que a outra.
Oi Rodrigo, parabens pelas dicas.
ResponderExcluirGostei muito da Fuji x20. Será meu sonho de consumo dentro de poucos dias. Não deu pra ver se tem visor traseiro articulado como o da Pentax MX-1. (Possuí uma dessa, de filme - excelente).
Rapaz, aquela MX-1 é encantadora, queria eu poder ter uma...
ExcluirA X20 não possui visor articulado, quando tem eu sempre deixo a informação nas especificações. Esse visor é uma mão na roda.
Me parece que nesse ponto, a MX-1 é melhor. Tem visor articulado e 20mB pixel.
ExcluirA MX-1 tem 12MP mas não se esqueça que, nesse caso, menos é mais e o sensor da Fuji ainda é melhor. Essa X20 é espetacular, um monstro de câmera.
ExcluirEStou em duvida: Fuji x20 ou MX-1... e ai??
ExcluirA Fuji tem sensor maior, se tiver resolvido o problema dos discos brancos (e vai ser uma vergonha se não tiver resolvido) fica imbatível.
ExcluirRodrigo.X20 $500,00 no Amazon e MX1 $ 250,00 Amazon
Excluirem 112mm é /F2.8 ?
ResponderExcluirEu digo a X20 !
ExcluirExato, f/2.8 em 112mm.
ExcluirEssa x100s é um sonho de consumo. Existe alguma outra câmera com viewfinder eletrônico? Quem sabe juntando dinheiro por alguns anos eu troco pela minha G12 hahaha.
ResponderExcluirEntre as compactas premium, além das X100 e X100s, a nova Panasonic LF1 também tem.
ExcluirQualquer dúvida é só retornar.
Rodrigo, você já viu a X100S à venda no Brasil? Estou à caça há mais de mês e não encontro, nem em e-commerce, apenas importando.
ResponderExcluirProcurando em sites de busca surgem lojas no Brasil vendendo essa câmera.
ExcluirOI, Rodrigo
ResponderExcluirSabe se há outra diferença de qualidade entre o visor da Fuji X20 (85% de cobertura) e da Canon G16 (80%), além destas citadas coberturas?.
Obga.
Mônica
O da X20 é muito melhor, mostra informações como em uma câmera reflex.
Excluir