Olympus e Panasonic estão se empenhando em popularizar o sistema Micro 4/3, pelo menos lá fora. Tecnicamente as câmeras são bem parecidas e pelo menos falando em DSLR, a qualidade das lentes Zuiko usadas pela Olympus não devem muito a Leica, são excelentes lentes mas ainda não sei como é a qualidade delas nesse sistema. A qualidade da Leica dispensa comentários.
Esse ano já foram lançadas pela Panasonic as câmeras G2 e G10, que vem se juntar a G1, GF1 e GH1 com o mesmo aspecto de DSLR ou superzoom, ou seja, não são tão compactas quanto as Olympus à exceção da GF1. Além disso, no exterior a Olympus oferece um kit com filtros de efeito incluídos na caixa da câmera porém não possui flash embutido como os modelos da rival, e já lançou esse ano a PEN E-PL1 com esse kit de filtros que se junta às suas antecessoras E-P1 e E-P2. Atenção: Todas as câmeras citadas acima possuem a mesma resolução de 12 megapixels então por usarem o mesmo sensor CMOS teoricamente possuem a mesma qualidade em fotos.
Em geral, as lentes que acompanham os kits das duas empresas é a 14-42mm f/3.5-5.6 e em alguns casos na Panasonic pode ser uma 14-45 com as mesma abertura. Já há muitas opções de lentes mais claras no mercado mas somente no exterior, aqui no Brasil se você for perguntar sobre qualquer coisa relacionada a micro 4/3 nas lojas, é capaz de o vendedor rir de você…
A longa exposição e os disparos rápidos de todos os modelos por enquanto seguem um padrão: 60 segundos e 1/4000 de segundo; todas fazem vídeos HD com exceção da Panasonic G1, em compensação a sua irmã bombada GH1 faz até full HD; os modelos Panasonic à exceção da GF1 possuem visor EVF; o modo contínuo delas não chega a ser de grande destaque, chega a no máximo 3.2 fps nas G2 e G10, e a 3 fps nos outros modelos; e a Panasonic costumava colocar um LCD móvel nos seus modelos exatamente como os da Canon mas ela resolveu colocar um inclinável como os de Sony e Nikon, eu particularmente acho pior.
Pra finalizar: A grande diferença entre os modelos Olympus e Panasonic é que na primeira, o estabilizador de imagens está no corpo da câmera e na segunda depende das suas lentes. Fica muito difícil escolher um modelo como o melhor mas eu ficaria com uma Olympus por ser mais compacta apesar de faltar um visor óptico ou EVF. Essa moda das micro 4/3 ainda não pegou no Brasil mas fazer o que se 90% dos consumidores ainda se guiam pelos megapixels pra escolher suas câmeras né?
Hoje não tem a opinião do blogueiro pois falei genericamente de sete modelos ao mesmo tempo citando poucas diferenças entre elas, só acho que não devemos ignorar as novas tendências da fotografia digital então essas novidades sempre vão ter espaço por aqui. Alguém tem a sua Micro 4/3 preferida aí?
Iai Rodrigom devolta às 4/3 ein..
ResponderExcluirEu vou concordar contigo. Sou fã do design
retrô da PEN PL-1 e acho que ela se enquadra
mais dentro daquilo que as 4/3 querem oferecer:
alta qualidade + praticidade.
Mas o melhor não é isso. Estava ontem mesmo
pesquisando sobre os preços das PEN's. E fiquei
muito surpreso, p. ex. E-P1 com lente de 17mm,
f/2.8 + visor externo (viewfinder) está saindo
pelos incríveis U$ 675,00 na Amazon.com! Já
pensou se fosse aqui? Já a a PEN-PL1 está
custando U$ 570,00 com a lente que você
descreve acima...
Assim que terminar de adquirir as lentes (p/
dslr) que tenho em mente, acho que vou optar
por uma PEN... confesso que fiquei bem tentado
por esse kit da PEN EP-1, ainda mais pq meu
cunhado mora em Miami rs... daqui um tempo,
quem sabe!
Abs.
m.
Ai meu deus...eu não saio do seu blog!
ResponderExcluirMeu namorado ficou sabendo que gosto de fotografia e resolveu me dar uma Panasonic FZ35..ai fiquei empolgada pensando que ia dar pra fazer aquelas fotos com o foco na pessoa e o fundo desfocado...ai descobri q não..daí em diante fico procurando motivos pra gostar da camera rs e cai no seu blog! Fico olhando tudo..qrendo as outras cameras! E pior ele comprou por 500 dolares! rs Tá caro né? andei vendo nuns sites..
De qlqr jeito agora eu só vivo aqui =P Tentando entender de sensor, abertura, foco (não sei q faço com uma camarea tao boa com um zoom tao potente fico pensando na utilidade dessas coisas! rs Eu qria msm era as tais cameras com sensor bom e possibilidade de abertura)..pra gostar da minha camera rs (q ainda nao chegou..ele comprou na China! Mais um medo: produtos chineses =S)
Abs!
Alias já q hoje resolvi deixar um recado (já to lendo seu blog ha alguns dias) vou deixar uma pergunta/sugestao/nao sei a classificação...
ResponderExcluirEm um dos posts vc disse q ia tentar falar das prosumer...e eu não achei esse post! Não sei se não reparei pq tb não leio tudo né..tenho vida =P
Eu queria entender essa história de prosumer melhor..já q a FZ35 está nessa categoria..Umas ideias tb do q fazer com tanto zoom, ele me parece meio sem sentido..eu sei q serve pra apoximar e q eu vou usá-lo com certeza..mas será q existe outras coisas legais pra se fazer com ele além de alcançar aquele macaquinho na árvore e tal? E será q existe a posibilidade de eu conseguir desfocar q nem seja um pouuuquiiiinho o fundo pra fazer retratos bonitos...não tem graça tirar fto da pessoa e não destacá-la =( E não sei fazer isso no photoshop tb..e tb acho q não ficaria bom..não sei! É isso..
(Eu removi meu comentario pq quis reescreve-lo rs)
Abs
Eu vi q vc tem seu msn disponibilizado ali mas sei lá..não qria te add pra ficar enchendo a pessoa com perguntas básicas de fotografia.. desculpa
ResponderExcluirOlá Lívia, obrigado pela presença no blog. Fique a vontade para fazer perguntas pelo MSN pois só uso pra isso mesmo ou então pode mandar as dúvidas por mail que eu respondo o mais rápido possível.
ResponderExcluirA câmera não custou tão caro, preço normal. Sobre fotos com fundo desfocado dá pra fazer sim, é só treinar um pouquinho que você consegue, é preciso começar a desvendar os segredos da abertura e do foco manual.
Realmente o zoom todo é bem difícil de usar, só pra fazer fotos da lua mesmo ou pra quem quer dar uma de detetive (inclusive isso já foi muito útil pra mim...).
Sobre as prosumer, eu já falo bastante sobre elas, tem várias postagens sobre várias câmeras dessa categoria. É que eu prefiro chamá-las de compactas avançadas por terem os controles manuais mas te garanto que 70% das minhas postagens são sobre as prosumer.
Não se esqueça de clicar sempre nos anúncios e me deixar feliz! Assim o google me dá um dinheirinho e sorteio uma câmera no fim do ano.
Olá Lívia...
ResponderExcluirComo vc diz um negócio desses? a fz35 é uma das
melhores câmeras compactas já lançadas em função
de tudo que ela te oferece: lentes claras e de
qualidade (Leica), fotografias em RAW (negativo
digital), um ótimo zoom, entre outras coisas...
Sei que é difícil começar do zero, mas é só
vc estudar um pouquinho, principalmente sobre
a ABERTURA DA LENTE, que você vai dar conta
de fazer esse tipo de foto que pretende.
Pra conseguir esse efeito, você aumenta a
abertura da lente (diminuindo o valor f/, a
FZ35 abre até f/2.8 salvo engano...) porque
desse modo você diminui o campo de profundidade,
deixando-o ofuscado, e se foca objetivamente em
um objeto... dá uma treinada....
abraços.
mgh - www.gorba.org
Eu sei q ela é ótima..mas eu nao sei mexer no RAW =( nao entendo quase nada de photoshop já tentei ver umas explicações por ai mas eu sou meio lentinha pelo jeito rs
ResponderExcluirNao estou fazendo desdem da camera!! Eu sei q ela é otima..li varias coisas sobre ela..inclusive esse blog aqui me ajudou a encontrar varias coisas bacanas!
Quando ela chegar vou tentar fazer as tais fotos..
Eu entrei num forum e disseram q ia ser dificil fazer esse tipo de foto com o fundo desfocado por causa do sensor dela q ´peuqeno..eu sei q a abertura q regula..mas falaram de sensor tal..ai só com ela aqui pra eu testar!
E desculpa rodrigo..entao vc prefere chamá-las de compactas avançandasné? Vou procurar melhor pelo seu blog =)) Abs!!
Lívia...
ResponderExcluirDesculpa se fui meio rude :)
Olha, o RAW é tipo um negativo digital. O que isso
quer dizer? simples, que as imagens que foram
captadas pelo sensor da câmera ainda não foram
comprimidas. Pra vc ter uma idéia, um arquivo
JPEG (tradicional) é comprimido a 8 bits, já o
formato RAW está em 32 bits. Daí o tamanho e
sua qualidade... Entretanto, pra você poder
visualizar ele no seu computador vai ter que
baixar um plugin pro windows, e para editar
a foto também (plugin Camera RAW)... mas
te adianto, não é muito dificil e posso te
mandar ambos.
Eu não acho que seja dificil fazer esse tipo
de foto (fundo desfocado) na FZ35. Se ela tem
um abertura de f/2.8, acho que independente do
sensor, se você treinar bem, vai conseguir
resultados satisfatórios :) é só treinar...
Livia, sabe qual o problema dos foruns de fotografia? Os caras que entendem mais do assunto acham que só DSLR serve pra alguma coisa, eles não aceitam que compacta pode ser uma boa câmera então vão te encher com todo tipo de ladainha e mandando você procurar uma câmera de 3000 reais que você nem vai aproveitar os recursos todos e ainda vai precisar comprar lentes por fora.
ResponderExcluirAqui o espaço é bem mais democrático, tenho certeza que compacta pode fazer ótimas fotos.
E sobre a coisa de semiprofissionais, eu não gosto desse termo porque não existe uma nomenclatura oficial que diga qual câmera é pro ou semi então prefiro simplesmente diferenciar entre compactas e DSLR.
Até porque ganho dinheiro com minha compacta então pra mim ela passa a ser profissional.
Você é uma feliz proprietária de uma das melhores compactas do mercado, aproveite!!!
Ponto pro Rodrigo, disse tudo :)
ResponderExcluir- O equipamento não faz o fotógrafo.
Olá Rodrigo, tenho lido seu blog há alguns dias. Na verdade faço fotos de produtos, joias e semi joias, etc, para venda on line, e tenho tido muita dificuldade em obter boas fotos. Com certeza pela máquina antiga que estou usando e é claro pelo meu pouco conhecimento. Me interessei por dois modelos que você comentou: a panasonic fz35 E A CANON sx20. Tenho tirado minhas fotos dentro de uma camera difusora de luz , com luzes laterais, (andei vendo isto em um site de foto de joias), e dou alguns retoques em programa de computador, mas mesmo assim não fica como eu quero. For que tiro 10 fotos já tem que recarregar as pilhas, leva um tempão. O que você pode me dizer a respeito deste tipo de foto? que máquina você me aconselha? Na maioria os objetos são peuqenos e tenho que tirar com a câmera aproximada.
ResponderExcluirOlá Guto, obrigado pela presença no blog.
ResponderExcluirApesar de no geral a FZ35 ser uma câmera melhor, vejo que sua prioridade é o macro e isso ninguém faz melhor que a Canon e talvez você nem precise de uma SX20 pois o zoom dela parece desnecessário.
Câmeras que farão muito bem o que você quer são: A480/A490 que custam menos de 300 reais porém são automáticas; SX120 com controles manuais que custa entre 500 e 600 reais; ou se quiser e puder gastar muito, a Canon G11 que custa mais de 1000 dinheiros.
Amigão, parabéns pelo blog!! MUITO BOM! Vou grudar os olhos aqui!! VAleu! saúde e luz!
ResponderExcluirSeja bem vndo à família Foto Fácil!
ResponderExcluirMicrofone grosseirão esse da foto da postagem rs
ResponderExcluirMas deve captar sons minunciosos a metros e metros de distância!
E agora a Nikon fez um parecidíssimo, quase igual.
ResponderExcluir