Durante muito tempo recebi várias perguntas sobre a Nikon L100 desde a época do seu lançamento pois muita gente ficou interessada pelos seus 15x de zoom e um preço um pouco abaixo da concorrência. Chegou o ano de 2010 e voltaram as perguntas, agora em relação a sua sucessora, a L110 que tem algumas diferenças mas a "alma" dela continua a mesma e é sobre isso que quero falar.
Olhando o tamanho dela, sua robustez causa um frisson no grande público semelhante ao das Fuji S1500 e S2000HD que fizeram (e ainda fazem) um sucesso estrondoso aqui no Brasil. A função principal deste blog é trazer informações que geralmente não são de fácil acesso ao grande público, acabar com as dúvidas, tentar ajudar as pessoas a escolherem a câmera certa e depois de escolhê-las, extrair o máximo que o equipamento permite, e uma das dúvidas que mais tem aparecido é a seguinte: A L110 é uma boa câmera? Sim e não.
Dessa vez tem até uma versão vermelha
Longe de mim querer dizer que uma câmera de uma marca consagrada como a Nikon é ruim mas é preciso estabelecer o que quer de uma nova câmera, só depois disso partimos para a escolha. E aí entra uma coisa que NUNCA é respeitada nos foruns de fotografia que é o nível de exigência da pessoa. Não importa se você faz fotos há um ano, dois anos, cinco anos, dez anos, ou se nunca tirou uma foto, nesses foruns as pessoas que entendem de fotografia (entendem mesmo, muito mais do que eu um dia poderei entender) só sabem indicar câmeras DSLR ou compactas avançadas cheias de controles manuais pois acham que todos que ali pedem uma ajuda querem se tornar profissionais.
Agora ela usa 4 pilhas devido ao seu poderoso modo contínuo
Ora...se você nunca usou uma câmera, dispõe de pouca quantia mas tá louco pra ter uma câmera nova e de repente aparece uma L100 pra você comprar, vai num forum e pergunta se ela é boa, o que o pessoal do forum vai te responder? Que ela é horrível! Mas por que isso? Porque ela é automática? E se a pessoa não necessita de mais do que isso? Ela fica sem câmera então já que ninguém indica uma câmera compacta automática e a pessoa fica a ver navios achando que nunca vai poder tirar boas fotos, a não ser que use uma câmera "profissional".
Com flash pop-up levantado
A verdade é a seguinte: Devemos respeitar o nível de exigência de cada um e com o tempo isso pode até mudar mas tem que ser naturalmente e não forçado. Se uma pessoa precisa de uma câmera, quer apenas tirar fotos da família, registrar os momentos mais importantes e ela ainda tem 15x de zoom, porque não recomendar a L110? É claro que recomendo! Tudo bem que o preço tá meio salgado ainda mas já está abaixando, já está custando cerca de 800 reais e ainda vai diminuir mais.
Essa aí combina até com o meu time do coração...
Agora, o outro lado da moeda: Você já tem conhecimentos básicos e pretende se aventurar em algo maior, vê a Nikon L110 com todo aquele porte e se interessa, compara com a Panasonic FZ35, Sony HX1, Canon SX20 e vê que está mais barato, leva a L110? Não, porque nesse momento ela não vai atender as suas necessidades, ela é totalmente automática, você já conhece isso tudo e quer algo melhor. Não olhe apenas para o porte da câmera e o seu zoom, olhe para a "alma" dela, os seus comandos. Ela não tem nenhum controle manual então não pode ser usada para comparações com as outras câmeras citadas acima (supracitada é uma palavra tão feia, parece nome de glândula), não fazem parte da mesma categoria.
Painel traseiro parece ser bem simples de usar
Mas a L110 tem bons atrativos como supermacro de 1cm; modo contínuo de 13fps que você não vê nas outras compactas; e faz vídeos em HD (1280x720), tudo com a qualidade das lentes Nikkor.
Quero deixar bem claro que as Nikon L100 e L110 podem ser ótimas câmeras dependendo do que você deseja delas. Quer apenas ter uma câmera com longo alcance e mais nada? Compre-a e não se arrependerá. Quer aprender a usar os controles manuais? Esqueça-a ou terá uma enorme decepção.
Peço desculpas pela postagem longa mas espero que tenha conseguido tirar todas as dúvidas sobre estas câmeras.