CMYK e RGB são padrões de cores, cada um deles deve ser usado para seu fim específico. CMYK é um padrão composto pelas cores ciano (C), magenta (M), amarelo (Y) e preto (K). É o padrão das tintas e pigmentos. As impressoras caseiras, ou de grandes gráficas trabalham com esse padrão de cor, pois através delas, podemos obter todas as outras cores que precisarmos para imprimir. O mesmo acontece com outros tipos de tintas. Devemos usar ele nas impressões em geral, inclusive na revelação de fotos.
Imagem retirada do site http://estampaweb.com/ |
RGB é um padrão composto pelas cores vermelho (R), verde (G) e azul (B), que são as 3 cores da luz. Este padrão é ideal para visualização em meios digitais, pois a luz será decomposta nessas 3 cores, e assim, poderemos ver todas as outras milhares de cores na tela. Quando criamos um banner para um blog, ou editamos uma foto para postar no facebook, devemos usar o padrão RGB.
Quando transformamos uma imagem de RGB para CMYK, ou vice-versa, poderemos ter uma leve ou grande variação nas cores iniciais. Por isso é sempre bom ficar atento ao padrão de cor ideal para seu trabalho, para que o final não seja desatroso.
Tem o Adobe RGB também, que usa uma gama superior se comparado ao RGB, muitas câmeras tem ele nas opções, as cores nas fotos ficam um pouco mais saturadas.
ResponderExcluirEsse já é um outro assunto mais aprofundado que podemos abordar em outra ocasião, é uma boa ideia para postagens futuras.
Excluirgostei... ótima dica para outros tópicos tbm
ResponderExcluirExcelente explicação, muito simples e direta. Parabéns novamente.
ResponderExcluirMérito total da dona Mariana, minha esposa, autora do artigo. Meu envolvimento foi zero nesta postagem.
ExcluirEngraçado, perguntei para o rapaz do laboratório da fuji onde imprimo minhas fotos e ele disse que só imprime em RGB. Onde consigo impressão em CYMK???
ResponderExcluirEu acho que o correto é toda impressão ser feita em CMYK em qualquer laboratório, não à toa as tintas de impressão são ciano, magenta, amarela e preta.
Excluir