Na semana passada a Leica lançou a primeira câmera compacta com sensor APS-C e uma objetiva zoom. Até então todas as compactas com sensor APS-C possuíam objetivas de distância focal fixa, como as citadas no comparativo que foi ao ar na semana passada: Fuji X100s, Leica X2, Nikon A, Ricoh GR e Sigma DP1 Merrill. Agora perde-se a praticidade (não cabe no bolso) e ganha-se em versatilidade (aliando qualidade e zoom).
O design retrô inconfundível não poderia deixar de estar presentes na Leica X Vario |
A Leica X Vario é equipada com sensor CMOS de 16.2MP (APS-C com resolução total de 16.5MP); sua objetiva com 2.5x de zoom cobre distância focal entre 28-70mm com abertura f/3.5-6.4 e macro de 30cm; não possui estabilização; sensibilidade ISO 100-12500; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos; modo contínuo de 5fps; fotografa em RAW; o alcance do flash é de até 16 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 30 fps em formato MP4 e som estéreo; e sua bateria é capaz de fazer cerca de 350 fotos por carga.
Reparem como a lente é bem extensa com dois grandes anéis de zoom e foco |
A Leica X Vario é chamada de Leica Mini M na nova nomenclatura adotada pela fabricante assim como a Leica X2 é a Leica Micro M, a Leica D-LUX6 é a Leica Nano M e a Leica M propriamente dita mantém a mesma nomenclatura dentro de uma espécie de hierarquia. Atenção para a disposição dos controles manuais que facilitam tudo com dois dials dedicados, um para tempo de exposição e outro para abertura, além dos anéis de zoom e foco presentes na lente e um botão dedicado para ISO, ou seja, nada de acessar menu, tudo ao alcance de seus dedos. Ou dos dedos de quem pode chegar perto de uma câmera dessa...
O painel traseiro é bem limpo e não necessita de muitos botões já que usa-se muitos dials e anéis |
Opinião do blogueiro: Só pelo pioneirismo já vale muito a pena essa câmera, é a primeira compacta com sensor APS-C e objetiva zoom mas também tem a qualidade Leica que dispensa comentários. Agora ela faz vídeos, diferente da Leica X2 que é praticamente a mesma câmera mas com uma objetiva de distância focal fixa. Recomendada apenas para quem é rico e pode pagar a bagatela de 2.850 dólares!
ERRATA: A primeira câmera compacta com sensor APS-C e objetiva zoom foi a Sony R1 no ano de 2005.
ERRATA: A primeira câmera compacta com sensor APS-C e objetiva zoom foi a Sony R1 no ano de 2005.
Vejam como fica a câmera com o protetor de couro |
E o site The New Camera fez um apanhado dos caros acessórios oficiais para a já cara Leica X Vario, vale pela curiosidade. E acho que só pela curiosidade mesmo...
- Parassol - 140 dólares
- Grip de mão - 160 dólares
- Bolsa de couro, cores marrom e preta - 240 dólares, cada
- Protetor de couro, cores marrom e preta (envolve apenas a parte de baixo e as laterais, permitindo o uso da câmera com ele) - 140 dólares, cada
- Alça de pescoço em couro, cores marrom e preta - 125 dólares, cada
- Alça de mão em couro, cores marrom e preta - 110 dólares, cada
Doloroso, não?
Mas que beleziiiiiinha!! Pena que a lente é tão escurinha!! Mesmo assim, é um encanto!!! Aiaiai... se eu tivesse 3 mil doletas assim sobrando, pegava uma, hehe.
ResponderExcluirAh 3 mil dólares, esse mundo da fotografia me mata. Ou leva à falência...
ExcluirEstou atrás da câmera com maior sensor e com lente fixa, qual seria ela?
ResponderExcluirSony RX1.
ExcluirBOA CÂMERA hahaha, porém 6 mil reais, não vai dar, qual a 2 com maior sensor?
Excluirlente fixa que eu quis dizer foi que não pode trocar de lente, não fixa em uma mm...
ExcluirIsso é o que já tinha te respondido em outro tópico. No mundo real é a Canon G1x a melhor, todas as outras possuem preços absurdos.
ExcluirOk, e entre a Canon GX1 e a Panasonic FZ200? a Canon ainda ganha?
ExcluirSe for em qualidade de imagem nenhuma superzoom ganha de nenhuma compacta premium, pra ficar mais simples de entender.
Excluir