Grande responsável pelo inchaço do mercado fotográfico nos últimos anos com dezenas de modelos inúteis, praticamente repetidos, a Fuji lançou, só neste ano, 4 câmeras à prova d'água. Assim como a Olympus, tem tradição neste tipo de câmera e as suas sempre passam a impressão de serem mais seladas que as outras. É algo que, visualmente, faz pender a preferência de alguns usuários para o seu lado.
Fuji XP50 com design bem parecido ao das antecessoras, a diferença é o grip de borracha |
A Fuji XP50 é equipada com sensor CMOS de 14MP; sua lente com 5x de zoom cobre distância focal entre 28-140mm com abertura f/3.9-4.9 e macro de 9cm; possui estabilização pelo sensor; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 4 segundos; sensibilidade ISO 100-3200; modo contínuo de 3fps limitado a 12 imagens; faz fotos panorâmicas; o alcance do flash é de até 3.1 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MPEG e som mono; seu monitor LCD mede 2.7 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para 220 fotos por carga.
Painel traseiro também sem grandes modificações |
Opinião do blogueiro: Por ser uma conceituada fabricante de câmeras à prova d'água, a Fuji sempre terá destaque nesse segmento. Esta é uma câmera básica, sem grandes atrativos mas recomendada por ser uma opção segura de câmera selada e a preço baixo.
Resistências: 5 metros de profundidade; 1.5 metro de choque; -10ºC de temperatura.
Fuji XP150 vista de cima, possui alavanca de zoom em péssima localização |
A Fuji XP100 possui exatamente as mesmas especificações técnicas da XP50, as diferença são que sua bateria tem capacidade para fazer 300 fotos por carga e possui iluminação auxiliar por LED. A Fuji XP150 e a XP170 compartilham das mesmas especificações da XP100 com a diferença de que a XP150 possui GPS integrado e a XP170 possui opção de transmissão de dados sem fio para qualquer dispositivo Android, iPhone e iPad. Estas três câmeras também são mais resistentes que a XP50.
Fuji XP170 possui dsign bem robusto |
Opinião do blogueiro: Tenho ou não razão para reclamar do inchaço? Porque não fazer apenas uma câmera com bateria mais duradoura, mais resistente e com Wi-Fi e GPS? Não recomendo a XP100 e só recomendo a XP150 para quem sente necessidade do uso do GPS e a XP170 para quem possui os outros dipositivos que se comunicam com ela. Eu até aceitaria uma com GPS e outra com Wi-Fi mas a XP100 parece totalmente inútil...
Resistências: 10 metros de profundidade; 2 metros de choque; -10ºC de temperatura.
Olá,
ResponderExcluirQueria comprar uma máquina para tirar fotos em Cancún, dentro do mar.
Porém, ao ler alguns comentários, vi que não é recomendado usar essas máquinas.
Você acha que vale mais a pena eu comprar um normal e usar aqueles estojos a prova d´água?
Grata,
Marília
Marília:
ExcluirNão caia nesta cilada. Testei vários estojos, pacotes e caixas estanque e nada funciona direito. Costumam embaçar, são difíceis de mergulhar, amassam, etc.
Olá Marília, obrigado pela presença no blog.
ResponderExcluirSe for para mergulho é necessário mesmo o estojo mas se for para fotos esporádicas debaixo d'água o estojo pode terminar saindo muito caro já que estojos confiáveis custam entre 600 e 1000 reais aqui no Brasil, já que são equipamentos destinados para uso profissional. No exterior tem bons estojos a 100, 200 dólares. Estojos mais baratos que isso podem não possuir a vedação necessária.
Uma opção mais barata é a bolsa estanque mas não sei o quanto ela pode interferir na qualidade da foto e se a vedação é confiável.
Qualquer dúvida é só retornar.
Olá, Rodrigo, tudo bem?
ResponderExcluirPois é, cai naquilo que você sempre comenta: as empresas não conseguem criar melhorias concretas e acabam tentando incrementar aqui que já têm ("mais do mesmo").
Agora, abertura de 3.9 para uma câmera destinada a ser usada em baixo d'água? Poderiam melhorar a clareza da lente, pelo menos, ao invés de colocar iluminação por LED. O que também me leva a questionar a utilidade de exposição longa para câmera submersa...
Afora isso, o post está esclarecedor, como de costume.
Grande abraço!
Valeu Luis, o problema é que para as pequenas lentes seladas das câmeras à prova d'água fica difícil colocar uma lente mais clara. eu achava que era impossível até a Olympus fazer mágica e criar uma f/2.0.
ExcluirComo ela fez isso, eu não sei...
Eu comprei essa fuji, fui testa-la na piscina e adivinhe só. Parou de funcionar. Entrou água. Ja tive uma samsung tb e aconteceu a mesma coisa. Estou desistindo de câmeras a prova d'agua. Devo viajar pra Fernando de noronha e queria mto levar uma mas não sei qual realmente funciona.
ResponderExcluirJá li outros relatos de problemas com Fuji, já a Samsung nunca confiei nela, o único modelo a prova d'água dela me parece muito frágil, não passa a impressão de ser selada.
ExcluirTente Olympus ou Panasonic.
Eu estava pensando na Canon D20.
ExcluirA Olympus que eu encontrei é a TG-820.
Para câmera a prova d'água que possa realmente entrar na água qual vc sugere?
Olha, em qualidade de imagem a Canon é muito superior, sobre a questão da resistência já não posso dizer nada. Nunca ouvi nenhuma declaração boa ou ruim sobre esses dois modelos.
ExcluirTenho uma amiga que têm uma Fujifilm WP, sempre empresto dela e achei a máquina excelente mesmo!! Fiz um mergulho em Maceió e a imagem é perfeita! Vale a pena o investimento, vou comprar uma igual a dela...pois pela minha experiência, achei muito boa tanto foto na água como fora tbém. O único problema é que ela suporta até 3 metros de profundidade.
ExcluirOLA RODRIGO,
ResponderExcluirOI QUE VC ME INDICARIA PARA LEVAR PORTO DE GALINHAS JA QUE NAO DA PARA IR PARA UM LUFAR DESTE SEM UMA MAQUINA A PROVA DAGUA. UMA PANASONIC TS25 OU UMA FUJIFILM XP100?????
TO NA DUVIDA, NAO GOSTARIADE GASTAR MUITO COM ISSO E JA FIZ PESQUISAS E ME PARECE QUE ESTAS DUAS DAS MAIS "BARATAS" SAO AS MELHORES. TO CERTA???
ALE
no aguardo. abraços
ResponderExcluirDestas duas, certamente a TS25 é melhor.
ExcluirQualquer dúvida é só retornar.
OK, OTIMO, VOU OPOTAR POR ELA. E EM RELAÇAO A ESTA NOVA DA SONY A PROVA DAGUA TX20 QUE LANÇARAM AGORA NO BRASIL, A TS25 AINDA CONTINUA SENDO A MELHOR OPÇAO?
ExcluirABRAÇOS
Sim, continua. Dificilmente a Sony conseguirá se igualar em qualidade de imagem às melhores fabricantes de câmeras compactas, ela optou por seguir outro caminho, infelizmente.
Excluirshow , vou comprar a ts25 mesmo, muitissimo obrigado pela ajuda, estava muito dificil escolher saber qual realmente é a melhor sem nenhuma dica,
Excluirvaleu
Estou querendo comprar essa camera, vc comprou? O que achou? preço?
ExcluirTenho uma XP 100 e não me arrependo em nada de ter comprado ela, muito antes pelo contrário...
ResponderExcluirAcabei de ir na Sta Efigenia (SP) comprar a XP100 e ouvi opiniões de diversos vendedores. Vários não trabalham com Fuji pois não tem pós-venda e desistiram dela pq mtas pessoas queriam devolver a camera pq entrou água. A mais recomendada por todos era a Nikon (R$1mil). A Sony TF1 sai por 500 e disseram que ninguém reclamou até o momento. Desisti da compra.
ResponderExcluirJá tive diversos modelos de cameras não profissionais comercializadas aqui no Brasil, a exemplo da AW100, XP50, Canon, Sony... e todas tiveram problemas quanto a selagem a prova de água mesmo seguindo as orientações contidas no manual.. Então conclui o melhor é usar camera com caixa estanque, senão mais cedo ou mais tarde é certo o prejuízo. Quanto ao embasamento use silica dentro da caixa que resolve parte do problema. Olho vivo nas propagandas que nos iludem.
ResponderExcluirRodrigo entre a TS 25 e a Xp 200 qual e melhor para foto n agua e a noite? obrigado
ResponderExcluirTS25 é melhor, mas é muito difícil conseguir bons reultados à noite com estas câmeras, elas não foram feitas para isso já que as lentes de câmeras à prova d'água são muito pequenas.
ExcluirQualquer dúvida é só retornar.
Rodrigo, Olympus Stylus Tough TG-850 e melhor que a Ts25 , a noite e no mar nas fotos?
ResponderExcluirEstão no mesmo nível.
ExcluirQual a media de preço dessas 2 cameras em Sp?
ExcluirNão faço ideia, não sou de SP. Vamos aguardar alguém de SP responder.
Excluir