30 de janeiro de 2011

Kodak M580: 8x de zoom fáceis de encontrar

   A Kodak M580 foi lançada em 2009 mas ainda é facilmente encontrada nas grandes lojas daqui do Brasil então é com ela que o blog dá continuidade às postagens sobre câmeras que podem ser compradas sem precisarmos apelar às lojas de fotografia e informática, nem sempre presentes em todas as localidades, ou apelar para o famigerado Mercado Livre que deixa seus vendedores ROUBAREM textos aqui do blog e não faz nada contra isso.
 Todas as fotos foram retiradas do site do fabricante

   Ela possui lente Schneider-Kreuznach com 8x de zoom que cobre distância focal entre 28-224mm com abertura 3.3-5.7 e macro de 10cm; a velocidade dos disparos varia entre 1/1400 e 8 segundos; possui estabilização digital; modo contínuo não foi divulgado pelo fabricante; o alcance do flash é de 3 metros; faz vídeos HD com taxa de 30fps; grande LCD de 3 polegadas; e é alimentada por bateria. 
 Não é tão fina por possuir 8x de zoom mas cabe no bolso

   Opinião do blogueiro: Tem os conhecidos recursos de edição na própria câmera, além da facilidade  de compartilhamento com as redes sociais já características desta marca. Uma câmera bem compacta pra quem possui 8x de zoom com lente de renome, tem um custo-benefício interessante.
 Infelizmente estas duas lindas gatas não vem com a câmera

   Esta câmera pode ser encontrada a partir de 600 reais nas grandes lojas e a partir de 350 reais nas lojas especializadas.

   Postagem sugerida pelo leitor Helder.

   Postagem editada com informações adicionais do atento leitor Wendley Souza.

29 de janeiro de 2011

Novas câmeras à prova d'água para 2011

   Esse ano já falei da tosca Kodak Sport ou C123 e agora vou falar sobre lançamentos de Sony, Fuji e Panasonic. Não entendo muito deste tipo de câmera mas pretendo comprar uma esse ano e vou tentar fazer uma postagem mais detalhada sobre estes modelos.
 O já conhecido design da série T um pouco mais robusto

   A Sony TX10 traz sensor CMOS de 16MP e sua lente com 4x de zoom cobre distância focal de 25-100mm com abertura 3.5-4.6 e supermacro de 1cm (raro neste tipo de câmera); a velocidade dos seus cliques varia entre 1/1600 e 2 segundos; possui estabilização óptica; modo contínuo de 10fps; sensibilidade ISO de até 3200; os vídeos Full HD possuem taxa de 25fps; o alcance do flash é de 3.7 metros; seu LCD mede 3 polegadas sensível ao toque. Resistências: 5 metros de profundidade; 1,5 metros de queda; poeira; e -10ºC de temperatura.
 Sem teclas no painel traseiro por ter LCD sensível a toque

   Opinião do blogueiro: Equipada com lentes Carl Zeiss de ótima grande angular e com o sweep panorama em 3D e debaixo d'água, tem tudo para se tornar uma campeã de vendas. Acho que a TX10 pode ser uma excelente opção. Recomendada apesar de passar a sensação de não ser "selada".
Design moderno da renovada série XP

   As Fuji XP20 e XP30 são idênticas, a não ser a presença de GPS na XP30. Equipadas com sensor CCD de 14MP e lente com 5x de zoom cobre distância focal de 28-140mm com abertura 3.9-4.9 e macro de 9cm; os disparos variam entre 1/2000 e 4 segundos; possui estabilização no sensor; modo contínuo de 0.8fps; sensibilidade ISO de até 3200; vídeos em resolução HD com taxa de 30fps; alcance do flash de 3.1 metros; LCD de 2.7 polegadas. Resistências: 5 metros de profundidade; 1,5 metros de queda; poeira; e -10ºC de temperatura.
 Botão dedicado para vídeos é garantia de agilidade

   Opinião do blogueiro: A Fuji tem mais tradição em câmeras à prova d'água e eu tenho tendência a comprar uma Fuji ou Olympus, as mais tradicionais nesse segmento. Para quem gosta, o GPS pode ser um grande atrativo, além da opção de upload direto de fotos e vídeos para as redes sociais e o modo panorâmico sem necessidade de software. Outra ótima opção.
 Sem dúvida, a mais robusta das câmeras à prova d'água

   Pra finalizar, a Panasonic TS3 com sensor CCD de 12MP e sua lente com 4.6x de zoom cobrindo distância focal de 28-128mm com abertura 3.3-5.9 e macro de 5cm; velocidade de disparos entre 1/1300 e 60 segundos; possui estabilização óptica; modo contínuo de 3.7fps, surpreendente para um sensor CCD; sensibilidade ISO de até 6400; vídeos Full HD com taxa de 30fps (se a informação estiver correta é a primeira câmera com sensor CCD e vídeos Full HD); o potente flash alcança até 5.6 metros; LCD de 2.7 polegadas. Resistências: 12 metros de profundidade; 2 metros de queda; poeira; e -10ºC de temperatura.
 Essa passa a sensação de ser bem protegida

   Opinião do blogueiro: É a mais resistente das 4 citadas porém as suas antecessoras custaram muito caro. As especificações são surpreendentes para quem tem sensor CCD, preciso checar direitinho estas informações mas foram todas tiradas do site oficial do fabricante. Parece ser a melhor das opções até porque conta com a lendária lente Leica, GPS, altímetro e barômetro, completa para esportistas. Super recomendada.
 Exemplo da luz noturna do LED frontal

   Informações gerais: Não se esqueçam que não dá pra abusar das resistências, não é recomendável ficar por mais de 1 hora com a câmera mergulhada na água, e todos perceberam que lentes claras não são o forte destas câmeras. É o preço a se pagar por ter uma câmera resistente mas percebam que as câmeras "seladas" estão cada vez tecnicamente melhores.

27 de janeiro de 2011

Panasonic ZS8 e ZS10: Mais superzoom de bolso

   A Panasonic lançou as sucessoras das bem-sucedidas ZS5 e ZS7 e desta vez, as diferenças entre uma e outra vão muito além de um simples GPS, há grandes diferenças entre as duas e isso pode influenciar no preço. Sensores diferentes, tela sensível a toque e mais opções de vídeo são apenas alguns dos itens que separam as duas irmãzinhas.

 Design semelhante às anteriores porém mais "gordinha"

   A Panasonic ZS8 vem equipada com sensor CCD de 14MP e sua lente com 16x de zoom cobre distância focal de 24-384mm com abertura 3.3-5.9 e supermacro de 3cm; a velocidade dos disparos fica entre 1/4000 e 60 segundos; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO até 6400; faz vídeos HD com taxa de 30fps; seu modo contínuo é de 1.9fps; o alcance do flash é de até 5 metros; sua tela de LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria.
 Painel traseiro super característico da Panasonic

   Opinião do blogueiro: Bela câmera, a lente não tão rápída é compensada com a impressionante velocidade de disparo de 1/4000 de segundo e a grande angular de 24mm em uma lente Leica a coloca como uma excelente opção de controles manuais que cabem no bolso. Recomendada.
 A ZS10 tem tudo pra ser a melhor da categoria

   A Panasonic ZS10 traz sensor CMOS de 14MP e lente idêntica a da ZS8; velocidade, sensibilidade ISO e alcance do flash iguais aos da irmã mais recatada; os vídeos em resolução Full HD alcançam taxa de 60fps segundo o fabricante, além dos vídeos em super câmera lenta com taxa de 220fps; o modo contínuo é de 10fps limitado a uma sequência de15 imagens; seu LCD mede 3 polegadas e é sensível ao toque; possui GPS; possui um modo de fotos em 3D; e também é alimentada por bateria.
 Só a irmã safada tem botão dedicado para vídeos, GPS e som estéreo

   Opinião do blogueiro: Se a irmã recatada já é excelente, imaginem a irmã safada! A ZS10 traz tudo de bom que tem na ZS8 além dos vídeos em super câmera lenta, há um botão dedicado para vídeos e os vídeos em Full HD e presença de GPS são itens cada vez mais procurados pelos usuários ávidos por tecnologia. Talvez seja a melhor opção hoje de controles manuais em câmeras de pequeno porte.

25 de janeiro de 2011

Lançamentos Casio para 2011

   A empresa japonesa Casio lançou na CES 2011 6 novos modelos de câmeras e 2 deles especificamente me chamaram atenção pelas novidades, são câmeras que saíram do lugar comum e hoje, com essa avalanche de novos lançamentos a cada semana, o que interessa é isso: O público quer novidades, nada de "mais do mesmo".
 A ZR100 possui o design tradicional das compactas Casio

   A Casio ZR100 traz além do sensor CMOS de 12MP e controles manuais (ufa, chega de automático!); poderosa lente de 12.5x de zoom cobrindo distância focal de 24-300mm com abertura 3.0-5.9 e supermacro de 1cm; a velocidade dos seus cliques varia entre 1/4000 (nível de reflex) e 15 segundos; modo contínuo de 3fps; sensibilidade ISO de até 3200; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps; o alcance do flash não foi divulgado; seu LCD mede 3 polegadas; é alimentada por bateria. Itens extra são a presença de modo dedicado a HDR; panorâmicas no estilo sweep; além de vídeos em super câmera lenta com taxa de 1000fps!
 Dial na parte de cima possui os modos manual e de prioridades

   Opinião do blogueiro: Tenho pela consciência de que a marca Casio continua sendo vista com desconfiança mas suas câmeras costumam ser bem baratas então, por que não dar uma chance a quem tem grande angular de 24mm, macro de 1cm, vídeos em super câmera lenta, sweep panorama, HDR dedicado, tudo com a presença dos controles manuais por um custo relativamente baixo? Essa ZR100 me agrada muito, bola dentro da Casio.
 Também disponível na cor preta, a Casio Tryx possui design diferenciado

   A Casio Tryx traz um novo conceito em câmeras fotográficas que, com uma mobilidade jamais vista dará ao usuário muito mais liberdade quando for fotografar ou filmar cenas de esportes ou quando a sua localização não for muito privilegiada. Também equipada com sensor CMOS de 12MP, sua lente possui distância focal fixa de 21mm, é a segunda câmera que traz isso este ano, com ótima abertura de 2.8 e macro de 8cm; a velocidade dos disparos varia entre 1/4000 e 1/8 de segundo; segundo a fabricante, não possui modo contínuo; sensibilidade ISO até 3200; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps; não possui flash; seu LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria. Também possui o HDR ART (modo dedicado a HDR); o sweep panorama; e seus vídeos em super câmera lenta chegam a 240fps.
 Inúmeras formas de se usar a Tryx

   Opinião do blogueiro: Parece mais uma mini filmadora de bolso mas com uma capacidade de fazer ótimas fotos na distância de 21mm. Como não possui flash, nem modo contínuo, nem zoom óptico, parece ser uma ótima filmadora de bolso e que vai quebrar um galhão como câmera fotográfica.

21 de janeiro de 2011

1 ano de blog: Muitas amizades, algumas parcerias.

 
   Hoje, dia 21 de janeiro, é aniversário do blog. 1 ano tentando levar informação a quem precisa para poder escolher com maior tranquilidade suas câmeras e me orgulho de já ter ajudado centenas de pessoas que já me contataram via e-mail ou msn e indiretamente outros milhares que já leram o blog e conseguiram encontrar alguma informação relevante, e fico mais feliz ainda ao saber que muitas pessoas ainda continuam lendo o blog. Só tenho a agradecer a vocês e venho anunciar duas parcerias:
   A primeira parceria é com o curso de fotografia Grande Angular


Aulão de fotografia digital para amadores
Tem uma câmera digital, mas suas fotos não ficam boas??

Aulão de fotografia digital para amadores

Dia: 05/02/2011
Horário:09:00 às 13:00
Local: Av. Nossa Senhora de Copacabana, 420 sl 205 e Praia de Copacabana (prática)
Valor: R$25,00 Com apostila


Informações e inscrições: grandeangularfoto@gmail.com
21-7415.7569 / 8721.6903 / 2596.2579

Não percam!!!

Link permanente aqui no blog ao lado direito

Bem vindo(a) ao MariArt's.

   Um site onde você pode encontrar diversos produtos personalizados, para deixar sua festa com a sua cara, ou mesmo para presentear. São muitas opções em foto produtos e lembrancinhas e sacolinhas personalizadas, além de convites para todo tipo de festa, e outros itens como senhas, tags de lembranças, banners, e o que a sua imaginação mandar. Trabalho também com foto montagens em todos os temas, e fotografia de eventos, com álbuns totalmente personalizados de acordo com o tema da festa. Além de lindos vídeo álbuns com música e efeitos incríveis, em mídia e capa personalizadas, e alta qualidade de som e imagem. Entre em contato e peça um orçamento sem compromisso!

   Postagem dedicada à Noemi que foi quem deu vida a este blog, sem ela nada disso aqui existiria.

20 de janeiro de 2011

Lançamentos Samsung para 2011

   No final do ano passado já tinha falado sobre a assombrosa WB700 que possui 18x de zoom em um corpo compacto e a Samsung continua inovando. Ela é sempre um pouco misteriosa com seus lançamentos, não "solta" as informações de uma vez mas garimpando aqui e ali a gente acha. E achei mais coisa espantosa, ela continua fazendo jus à fama de ser quem mais inova ao lado da Fuji, vejamos o que a nova Samsung WB210 é capaz de fazer.
 Excepcional câmera, a WB210 vai dar o que falar

    A novidade é o que a empresa está chamando de super wide shot mode, algo como modo super grande angular que faz sua lente abrir o incrível ângulo de 21mm! Isso jamais foi visto em compactas e o funcionamento pode ser o seguinte: Deve haver um converson angular digital embutido, é justamente o contrário do que a Panasonic faz com seu zoom extra em que ela usa um teleconversor digital aumentando esse alcance. É uma novidade respeitável.
 Bem fina para quem tem 12x de zoom, vai caber no seu bolso

   Além disso, ela traz resolução de 14MP e uma lente com 12x de zoom cobrindo distância focal de 24-288mm e possui abertura 2.9-5.9; vídeos em HD já que seu sensor é o CCD; enorme tela de LCD medindo 3.5 polegadas sensível a toque; estabilização óptica.
   Opinião do blogueiro: Vocês já sabem o quanto eu gosto de uma grande angular, pra paisagens é perfeito e a lente é relativamente clara, pra uma câmera com 12x de zoom e tem a qualidade Schneider Kreuznach. Parabéns a Samsung.
 A PL210 não fica atrás quando se trata de longo zoom no seu bolso

   A Samsung PL210 também possui 14MP de resolução e sua lente com 10x de zoom cobre distância focal de 27-270mm e possui abertura 3.3-5.9; também faz vídeos HD; possui estabilização óptica; e LCD de 3 polegadas.
   Opinião do blogueiro: Essa câmera não possui a lente de grife alemã e tem como único atrativo a possibilidade de ter dentro do seu bolso uma câmera com 10x de zoom.
 SH100 dá um grande passo rumo à interatividade

   A Samsung SH100 também traz inovações como a conectividade em wi-fi que permite enviar fotos e vídeos para o smartphone Samsung Galaxy e ainda pode controlar a câmera pelo smartphone usando seus comandos já que tudo é transmitido pela sua tela. A resolução é de 14MP; sua lente com 5x de zoom cobre distância focal de 26-130mm com abertura 3.3-5.9; faz vídeos HD; possui estabilização apenas digital; seu LCD mede 3 polegadas  e é sensível a toque.
   Opinião do blogueiro: Como a interatividade é algo que ainda está engatinhando na fotografia digital, acho válido esse passo que a Samsung está dando pois tem muita gente que ainda prefere fotografar com celular devido às suas funcionalidades.

15 de janeiro de 2011

Nova linha de compactas Olympus

   A gigante japonesa lançou sua nova linha V de compactas e fizeram 4 modelos: Olympus VG120, VG130, VG140 e VR310 mas quem souber de alguma diferença, umazinha que seja (a não ser algumas cores exclusivas a um modelo ou outro) entre os 3 primeiros modelos, faz um comentário pra gente ficar sabendo. Ainda estou na expectativa de algum erro por parte da fabricante na hora de anunciar as especificações. E, no final da postagem, uma superzoom.
Alguma das 3 versões (não sei qual)

   As especificações das trigêmeas são: Lente 5x de zoom cobrindo distância focal de 26-130mm com ótima abertura 2.8-6.5 e macro de 7cm; resolução de 14MP; disparos variando entre 1/2000 e 4 segundos; sensibilidade ISO até 1600; estabilização apenas digital; segundo o fabricante não há modo contínuo; faz vídeos HD com taxa de 30fps; o alcance do flash vai até 4.3 metros; LCD mde 3 polegadas; e é alimentada por bateria.
 Painel traseiro bem simples, poucos botões e muito menu

   Opinião do blogueiro: Como assim não tem modo contínuo??? Pra quem não precisa disso (como eu), fica sendo ótima opção pela boa abertura e zoom acima da média com grande angular. Faz fotos panorâmicas com auxílio de software. Recomendada para o público que quer uma automática de qualidade. A grande angular nos modelos mais simples já é tradição da Olympus.
A VR310 é um pouco mais robusta e muito bonita


   A Olympus VR310 é uma médio zoom bem compacta, seus 10x de zoom estão compreendidos entre 24-240mm com boa abertura de 3.0-5.7 e supermacro de 1cm; resolução de 14MP; disparos entre 1/2000 e 4 segundos; ISO vai até 1600; possui estabilização óptica; vídeos HD com taxa de 30fps; também não possui modo contínuo; o alcance do flash não foi divulgado; LCD de 3 polegadas; e é alimentada por bateria.
 Controle de zoom na VG310 é no anel em volta do disparador

   Opinião do blogueiro: A lente é belíssima, possui ângulo bastante largo com 24mm, abertura muito boa, supermacro raríssimo na Olympus de 1cm. Continua a estranha falta de modo contínuo, se isso servir pra baratear a câmera vai ser bem vinda. Por ser uma médio zoom, faltaram os controles manuais pra competir com a Canon SX130 mas tá recomendada, vai competir com as Panasonic da postagem anterior.
 Fotos desta postagem retiradas do site da fabricante

   Pra finalizar, a continuação da série SP que vem tentando abocanhar parte do mercado destinado às Nikon L superzoom. Continua a falta de controles manuais mas sobram funções e modos de cena interessantes para o público que quer uma automática com longo alcance como panorâmicas sem auxílio de software, modo 3D e os filtros de arte já tradicionais nas compactas Olympus. Eis a Olympus SP61:
Apenas o botão de disparo, anel de zoom e liga/desliga

   Com 14MP de resolução, sua lente com 22x de zoom cobre distância focal de 28-616mm de abertura 3.3-5.7 e supermacro de 1cm; disparos entre 1/2000 e 4 segundos; sensibilidade ISO até 3200; modo contínuo de 1.1fps (finalmente); flash bem potente com alcance máximo de 12.3 metros (nível de reflex); vídeos HD com taxa de 30fps; LCD de 3 polegadas; e é alimentada por 4 pilhas AA.
 Painel traseiro bem simplório, controles manuais passam longe

   Opinião do blogueiro: Aqui a lente não faz tão bonito, faltou uma grande angular pra aproveitar melhor os 22x e a abertura é apenas mediana. O flash surpreende e pra quem gosta de pilhas será uma excelente opção. No geral é uma boa câmera, o modo contínuo enfim deu as caras e se houver uma boa estratégia de marketing se torna a preferida do público destinado a esse tipo de câmera.

14 de janeiro de 2011

Lançamentos Panasonic para 2011

   A Panasonic foi mais uma empresa que lançou uma penca de câmeras e vou falar de 8 delas aqui. Inclusive uma nova série foi lançada, a S, com um design diferente do que estamos acostumados a ver desta marca. A série FP vem com LCD sensível a toque, e a série FH se consolida como a série básica da Panasonic em versões com lentes Leica e Lumix.
 Desgin arrojado diferente das linhas retas de costume

   As novas Panasonic S1 e S3 trazem linhas arredondadas que não são comuns à esta marca e são bem básicas, a lente com 4x de zoom cobre distância focal de 28-112mm com abertura de 3.5-6.1 e macro de 5cm; a velocidade dos disparos varia entre 1/1600 e 60 segundos; a sensibilidade ISO vai até incríveis (para essa categoria) 6400; possui estabilizador óptico; modo contínuo de 2fps; faz vídeos HD com taxa de 30fps; o alcance do flash vai até 3.3 metros; LCD de 2.7 polegadas; não possui viewfinder; e é alimentada por bateria. A S1 possui resolução de 12MP e a S3 possui 14MP.
 Cores vibrantes são característica das compactas Panasonic

   Opinião do blogueiro: Se forem baratas terão ótimo apelo junto ao grande público devido à presença de estabilizador óptico. Seu modo contínuo está num ótimo nível para câmeras com sensor CCD e o ISO está muito bom para fotos com baixa luminosidade. Recomendadas.
 Proteção sobre a lente da série FP é bem útil contra arranhões

   As Panasonic FP5 e FP7 tem como atrativo enormes telas de LCD sensíveis a toque. Sua lente com 4x de zoom cobre distância focal de 35-140mm com abertura 3.5-5.9 e macro de 10cm, vale um comentário: Apesar de tecnicamente parecer bem pobre, a qualidade de imagem deve ser altíssima pois a construção desta lente é bem sólida, com muito elementos. Seus disparos variam entre 1/1600 e 60 segundos; sensibilidade ISO até 6400; possui estabilizador óptico; modo contínuo de 1.7fps; vídeos HD; alcance do flash de até 4.9 metros; não possui viewfinder; e é alimentada por bateria. A FP5 possui resolução de 14MP; seus vídeos HD possuem taxa de 30fps; e sua tela de LCD mede 3 polegadas. Na FP7 a resolução é de 16MP; os vídeos HD possuem taxa de 24fps; e a tela de LCD mede enormes 3.5 polegadas.
 Nenhum botão no painel traseiro, total interatividade com a tela

   Opinião do blogueiro: A lente promete grande qualidade, as telas são enormes e a meu ver isso é necessário para o touchscreen funcionar bem, o alcance do flash e a sensibilidade ISO chamam atenção. Dependendo do preço podem ser ótimas opções.
 Design clássico das compactas Panasonic na série FH

   Agora as Panasonic FH2 e FH5 com lentes Leica de 4x de zoom elevam o nível desta série. Distância focal de 28-112mm com macro de 5cm e abertura de 3.1-6.5; possui estabilização óptica; disparos entre 1/1600 e 60 segundos; sensibilidade ISO de até 6400; modo contínuo de 2fps; vídeos HD; o flash alcança até 3.3 metros; a tela de LCD mede 2.7 polegadas; não possui viewfinder; e é alimentada por bateria. A FH2 possui resolução de 14MP; e seus vídeos HD possuem taxa de 30fps. A FH5 possui 16MP de resolução e taxa de 24fps nos seus vídeos HD.
 Disposição clássica dos botões já conhecida dos seus usuários

   Opinião do blogueiro: Tecnicamente não mostram nada demais em relação às outras e devem custar caro por carregar dentro delas a marca Leica. continua faltando um macro decente nas câmeras Panasonic.
Tela da FH25 é saliente para caberem os 8x de zoom na parte da frente

   Pra fechar a postagem, as Panasonic FH25 e FH27 trazem médio zoom de 8x e também as famosas lentes Leica. Além disso, a resolução é de 16MP; a distância focal é de 28-224mm com abertura de 3.3-5.9 e macro de 5cm; possui estabilização óptica; disparos entre 1/1600 e 60 segundos; sensibilidade ISO de até 6400; modo contínuo de 1.7fps; vídeos HD com taxa de 24fps; flash com ótimo alcance de 5.8 metros; não possui viewfinder; e é alimentada por bateria. A FH25 possui LCD de 2.7 polegadas. A FH27 possui LCD de 3 polegadas com tela sensível ao toque.
 Painel traseiro da FH27 também não possui nenhum botão devido ao touchscreen

   Opinião do blogueiro: Ótima opção de médio zoom, uma categoria quase esquecida pelas empresas já que ou se pensa em 3, 4 ou 5x de zoom, ou se extrapola a casa dos 24x de zoom. Lentes Leica dispensam comentários, flash de bom alcance e ótimo ISO fazem destas duas câmeras ótimas opções.

11 de janeiro de 2011

Fuji F500EXR e F550EXR: Saudades da F300EXR

   Sucesso no mundo todo (menos no Brasil onde não foi lançada), a F300EXR não teve sucessoras à altura. Nem vou dizer que os 16MP sejam um ponto fraco pois em postagens anteriores já afirmei que não vamos poder fugir disso mas não custava nada manter o que deu certo, como fazem as concorrentes com as suas melhores compactas. Ou, melhor ainda, porque não usar sensores grandes desta vez?
 Duas versões da F550EXR com GPS embutido

   A Fuji F500EXR agora possui sensor CMOS, o que trará alguns benefícios como modo contínuo mais rápido, vídeos Full HD e promessa de melhor desempenho sob baixa luz. E a F550EXR é a mesma câmera com a presença de GPS integrado e modo RAW, fotos panorâmicas mais extensas, modo avançado de redução de ruído e modo contínuo mais abrangente (8 exposições contra 3).
 Dial inclinado para trás já é marca registrada

   Agora as especificações técnicas comuns aos dois modelos: Lente Fujinon de 15x de zoom cobrindo ótima distância focal de 24-360mm com abertura apenas mediana de 3.5-5.3 e macro de 5cm; sensibilidade ISO de impressionantes 12800; a velocidade dos disparos varia entre 1/2000 e 8 segundos; modo contínuo de 11fps; vídeos Full HD com taxa de 30fps e HD com taxa de 60fps; potência do flash deixa a desejar com alcance de 3.2 metros; LCD de 3 polegadas; não possui viewfinder; alimentada por bateria.
 Poderia ter mais botões com funções dedicadas

   Opinião do blogueiro: Concorrentes diretas da Sony HX7, deixam a desejar nos mesmos itens e o sensor um pouco maior da Fuji pode fazer a diferença. O zoom maior pode trazer aberrações cromáticas e distorções e fica a decepção por conta do fraco flash. Poderia ser melhor.

Lançamentos Sony para 2011

   Foram nada menos do que 13 câmeras lançadas na CES 2011, (só a Fuji lançou mais câmeras, 15) e alguns destes lançamentos são muito relevantes. A série W, por exemplo, agora traz controles manuais em um de seus modelos. A série T traz a primeira compacta que faz vídeos em resolução Full HD com taxa de 60 fps além de modelos à prova d'água. A série H traz imagens em 3D inclusive panorâmicas e até uma substituta para a quase esquecida H20, e é da série H que vou falar agora.
 Mantém o mesmo design da série anterior

   A Sony H70, de 16MP de resolução, chega com 10x de zoom em uma lente Sony G cobrindo excelente distância focal de 25-250mm com uma abertura apenas razoável de 3.5-4.6 e macro de 5cm; a velocidade dos seus disparos varia entre 1/1600 e 30 segundos; possui estabilização óptica; sweep panorama; sensibilidade ISO de até 3200; modo contínuo de 1fps; vídeos HD com taxa de 30fps; alcance do flash  de até 3.6 metros; LCD mede 3 polegadas; não possui viewfinder; e é alimentada por bateria.
 Dial com poucas opções de exposições pode ser um problema

   Opinião do blogueiro: Possui modo manual mas os de prioridades estão ausentes e além disso, faltam mais opções de configurações diretas. Tudo é feito por meio de menu deixando a agilidade de lado. Vai ficando atrás de outras marcas emergentes se garantindo apenas no marketing. O macro de 5cm é de se lamentar já que câmeras super básicas de outras marcas fazem de 1 a 3cm.
A HX7 possui detalhe emborrachado na empunhadura

   A bem sucedida HX5 será substituída pela Sony HX7 que é quase uma H70 com sensor CMOS em vez do tradicional CCD. Esse tipo de sensor costuma trazer novas funcionalidades e nesse caso são o sweep panorama 3D; modo contínuo de 10fps; e vídeos Full HD com taxa de 25fps. Outras diferenças em relação à irmã mais recatada são a presença de GPS; flash com alcance de até 4.8 metros; LCD do mesmo tamanho porém com o quádruplo de resolução (921,6 mil pixels x 230,4 mil).
 Painel traseiro também expõe deficiência de controles

   Opinião do blogueiro: Essa sim, é uma boa câmera. Com sensor CMOS não tinha concorrência nessa categoria até a chegada da Fuji F500EXR que veremos na próxima postagem mas, como a versão antwerior desta câmera não chegou ao Brasil, acredito que a HX7 continuará reinando. O ponto fraco continua sendo o macro de 5cm.

9 de janeiro de 2011

Lançamentos Kodak para todos os gostos

   A respeitada empresa norte-americana lançou 4 novas câmeras com nome e apelido. Isso porque além da tradicional junção de letras e números, agora elas vieram com singelos codinomes: Sport, Mini, Max e Touch e fica bem fácil identificar cada uma delas: Sport é à prova d'água, Mini é uma compacta básica, Max é uma superzoom e Touch é uma compacta com tela touchscreen. Todas com a marcante característica nunca copiada pelas outras empresas de compartilhar facilmente suas fotos e vídeos com as redes sociais.
O design é tosco e as especificações também

   A Kodak Sport ou C123 tem a aparência das compactas do início da década passada, corpo reduzido horizontalmente e não possui zoom, é uma lente com distância focal fixa só que bisonhamente, ridiculamente a fabricante não informou essa misteriosa distância focal; 12 MP de resolução; LCD de 2.4 polegadas; faz vídeos VGA; é alimentada por 2 pilhas AA e é a primeira câmera Kodak resistente a água, poeira e choque.
   Opinião do blogueiro: Como vou recomendar uma câmera se nem tenho o direito de saber a distância focal dela? Fala sério...
 Reparem como o mini espelho é bem "mini" como o nome da câmera

   A Kodak Mini ou M200 possui 10 MP de resolução; lente com 3x de zoom cobrindo distância focal de 28-84mm; LCD de 2.5 polegadas; possui estabilização digital; faz vídeos VGA; é alimentada por bateria; e possui bizarro mini espelho ao lado da lente para autorretratos.
   Opinião do blogueiro: O tal mini espelho poderia ser maior, me parece sem função devido ao tamanho reduzido mas se servir é uma boa opção, vale menção honrosa por não ter entrado na guerra dos megapixels.
 Controle de zoom parece ser na lente além do anel em volta do disparador

   A Kodak Max ou Z990 faz a Kodak entrar na era do sensor CMOS e dos 30x de zoom se tornando ao lado de canon SX30 e Olympus SP800, a câmera com o maior alcance devido à sua lente Schneider Kreuznach de 28-840mm. A resolução não passa dos 12 MP; abertura 2.8-5.6; controles manuais com disparos variando entre 1/2000 a 16 segundos; sensibilidade ISO vai até 12800; faz vídeos Full HD; efeito que simula granulação de filme; faz fotos panorâmicas; possui viewfinder; seu LCD mede 3 polegadas; função dedicada para HDR direto no dial; modo contínuo de 10fps; é alimentada por pilhas e já vem no seu kit com pilhas recarregáveis e o carregador.
   Opinião do blogueiro: Fantástica, surpreendente, sensacional câmera. Vamos ver se o sensor CMOS acaba com o "medo de escuro" que as Kodak possuem. Mais palmas para a Kodak por não alimentar a guerra dos megapixels.
 Lentes Schneider Kreuznach dão credibilidade a esta câmera

   A Kodak Touch ou M577 é a de maior resolução entre as lançadas, 14 MP e lente com 5x de zoom cobrindo distância focal de 28-140mm; possui estabilização; faz fotos panorâmicas; vídeos HD 1280x720; efeitos de granulação de filme; possui LCD sensível ao toque de 3 polegadas; faz transmissão por meio de infravermelho; é alimentada por bateria e usa cartão MicroSD em vez do tradicional SD.
   Opinião do blogueiro: Como possui conceituadas lentes Schneider pode vir a ser uma bela opção frente aos inúmeros lançamentos de 16 MP que ainda veremos neste ano.
Related Posts with Thumbnails