Muita gente me pergunta o que é o fator de corte nas câmeras DSLR e pra que serve, isso tem a ver com o tamanho do sensor e influencia diretamente na distância focal da sua lente. Ela não é exatamente o que parece ser e por isso passam a sensação de ficarem mais "poderosas" nas DSLR que não possuem um sensor do tamanho do fotograma de 35 mm mas não é bem assim.
D3x é uma das Nikon que possuem sensor full frame
É lógico que termina aumentando bastante o alcance dessas lentes mas você perde no close, no ângulo largo, então elas não ficam mais poderosas, é a síndrome do cobertor curto. É como se estivesse cobrindo a cabeça e descobrindo os pés. No tópico Ajudando a escolher a melhor câmera expliquei como funciona nas compactas e agora vou falar das DSLR, é exatamente a mesma coisa e até mais simples de entender já que é preciso fazer apenas uma conta simples...
Lente 18-55 mm da Pentax
O primeiro exemplo é com a lente padrão das DSLR de entrada, a 18-55 mm f/3.5-5.6. Seja Nikon, Canon, Sony, Pentax, essa é a lente que acompanha normalmente estas câmeras. A distância focal que essa lente cobre começa em 18 mm e termina em 55 mm porém, só funciona assim se for usada em uma câmera com sensor Full Frame, o que foi citado lá no primeiro parágrafo. Qualquer lente compatível com as Full Frame terá distância focal exatamente igual à que a lente oferece.
Recém-lançada Sony A580 possui sensor APS-C com fator de corte 1,5
Para as câmeras com sensor menor, os chamados APS-C (na Nikon também chamados de DX), é preciso fazer uma continha já que estes sensores são menores que os Full Frame, numa proporção de 1,5x então é preciso multiplicar a distância focal da sua lente por 1,5 e descobrir a distância focal real que a sua lente vai ter na sua câmera com sensor APS-C (também chamado de cropado por alguns, do termo crop que significa corte). Resumindo: Sua 18-55 na verdade é uma 27-82,5.
As Olympus PEN possuem sensor 4/3 com fator de corte 2x
As câmeras DSLR da Canon possuem um sensor ligeiramente menor que os das outras marcas e por isso seu fator de corte geralmente é 1,6x então, a 18-55 passa a ser uma 28,8-88. As câmeras que possuem sensor 4/3 (Panasonic e Olympus) possuem um fator de corte de 2x então, é só dobrar a distância focal informada na lente porém estas câmeras geralmente vem com uma lente 14-42 mm então, a distância focal nesse caso seria 28-84 mm.
Lente Lumix 14-42 que equipa as Panasonic 4/3
Abaixo uma pequena tabela de equivalência com algumas das principais lentes usadas:
Lente APS-C Canon 4/3
18-55 27-82,5 28,8-88 36-110
24-70 36-105 38,4-112 48-140
50-200 75-300 80-320 100-400
70-300 105-450 112-480 140-600
75-300 112,5-450 120-480 150-600
10-22 15-33 16-35,2 20-44
18-105 27-157,5 28,8-168 36-210
28-135 42-202,5 44,8-216 56-270
50 mm 75 mm 80 mm 100 mm
35 mm 52,5 mm 56 mm 70 mm
Várias lentes 70-200 da Canon
Quando se diz que 50 mm é a distância focal ideal para se fazer um retrato, se você possui uma câmera com sensor APS-C é preciso usar a distância focal entre 30 e 35 mm. Há pessoas que consideram a lente 18-55 mm muito ruim, quase descartável mas lentes com essas distâncias curtas (grande angular) custam muito caro então, não se desfaça facilmente desta lente, ela possui muita utilidade.
Vem uma segunda parte aí!
Vem uma segunda parte aí!
Postagem sugerida pelo leitor Eduardo Siqueira
Oi Rodrigo! Sou amante da fotografia,mas sou amador. Gostaria de saber qual a melhor opção: FZ100, SX30 ou Hs10. Fui precipitado e adquiri uma T2i e uma 28-135 us-is canon.Sem ter experiências. Mas sinto falta do grande zoom. Estou pensando em vender a T2i e comprar umas das citadas acima. Faço bom negócio ou não. Caso positivo Qual das 3 é melhor. Um abraço. E de agora em diante vou acompanhar a suas materias. Gostei muito. Meu nome é José Maria
ResponderExcluirOlá José, obrigado pela presença no blog.
ResponderExcluirMuitas pessoas se precipitam mesmo, por isso criei os tópicos "profissional ou semiprofissional". Leia os dois tópicos com esse nome e você mesmo poderá decidir se deve ou não vender a T2i e comprar uma superzoom. Depois que ler pode voltar aqui ou perguntar em um dos dois tópicos mesmo que irei responder.
Rodrigo, Bom dia!
ResponderExcluirEmbora você tenha muitos elogios, não posso deixar de fazer o meu! Adorei suas postagens, você é muito claro e didático realmente!
Como a maioria, sou amadora, recém nascida eu acho! rs Gosto de fotografia há muito tempo, quando "brincava" com a máquina da minha irmã, uma Nikon, toda manual, na época era coisa de outro mundo, fazia fotos maravilhosas, estraguei muitas também! rs Ainda não estavamos na era digital! Esperava anciosa pelas revelações... Mas depois vieram as digitais, me mudei de perto dela e comprei minha câmera digital compacta... e perdi o contato com a fotografia (como antigamente! Se é que me entende!). Desde então tenho muito desejo de voltar a ter uma máquina em que o meu olhar pudesse fazer a diferença...
O mais difícil, no meu caso são as nomenclaturas, pois nos acostumamos com megapixels, zoom optico e digital, etc... aquilo que a mídia nos expôe...
Venho pesquisando há algum tempo e li basteante seu blog antes de fazer minhas perguntas, para diminuir a possibilidade de fazer-lhe perguntas repetitivas!
Meu desejo é adquirir uma DSLR e curtir o aprendizado... Mas ainda fiquei com as seguintes dúvidas. Em uma postagem sobre lentes, entendi que uma lente 55-200mm e uma 70-300mm por exemplo, ambas apresentariam teoricamente uma equivalência a um zoom de 3x, mas são categorias completamente diferentes, isso eu entendo, mas o que difere, senão o alcance, uma lente da outra?!? Qual é o uso para cada tipo de lente, seria a proximidade do objeto a ser fotografado, a luminosidade, a amplitude da ambiente???!?
Todas as DSLR são somente manuais, ou possuem um modo automático? Todas tem GPS e a possibilidade de fazer fotos panorâmicas?
Farei um curso de fotografia em breve, mas infelizmente terei que fazer a aquisição da câmera antes, por oportunidade em viagem.
Cada vez que leio mais, fico mais confusa! rs Seu blog foi onde encontrei mais clareza e informações...
Desde já agradeço sua atenção... pois cada resposta que li de suas postagens agregaram muito!
Abraço
Cíntia
Olá Cíntia, obrigado pela presença no blog.
ResponderExcluirVamos por partes, como diria Jack, o estripador:
55-200 e 70-300 são da mesma categoria pois ambas são lentes chamadas "tele", se eu escrevi algo diferente está errado. A primeira tem aproximadamente 3.6x de zoom e a segunda tem aproximadamente 4.3x, o que difere uma da outra é a construção.
A 55-200 custa mais barato porque tem menos elementos ópticos do que a 70-300 e outras coisas que encarecem as lentes tele são a presença de estabilizador e motor de foco silencioso, tudo isso encarece a lente, além da abertura pois lentes mais claras sempre custam mais caro.
O uso para cada lente é super variado e além da distância focal, leve em conta também a abertura, é o mais importante a ser verificado na compra de uma lente.
Todas as câmeras que possuem controles manuais, tanto compactas como DSLR e os outros sistemas alternativos possuem o modo automático.
GPS é uma coisa muito nova e poucas reflex possuem esse recurso. Panorâmica é um recurso mais encontrado em compactas pois está mais para um "penduricalho tecnológico" do que um recurso útil para as DSLR que são destinadas para uso profissional. Mas daqui pra frente os modelos mais modernos deverão ter esses recursos incorporados, é a tendência.
Qualquer dúvida é só retornar.
Olá, comprei recentemente uma Nilon D5100... veio com um lente 18-55mm, gostaria de uma lente com um zoom de bom alcance, o que vc me indicaria? Obrigada
ResponderExcluirAcho que a 55-300mm complementa sua lente perfeitamente, essa seria minha escolha.
ExcluirQualquer dúvida é só retornar.
Obrigada pela dica.Valeu!
ExcluirO que me diz desta?
ExcluirLENTE Nikon AF-S DX NIKKOR 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
Obrigada mais uma vez.
Foi exatamente esta que te indiquei.
Excluirhahaha tá bom... foi só pra confirmar. Abraço.
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