A Panasonic usou do mesmo expediente da Fuji, mas não com a mesma intensidade, e criou um pequeno inchaço no mercado de superzoom lançando 3 modelos de uma vez (ou 4 se ainda considerarem 10x como superzoom). A diferença é que a Panasonic deu uma rasteira em toda a concorrência e criou uma câmera absurda com 24x de zoom e abertura máxima constante! Essa é apenas mais uma prova dada pela gigante japonesa de que ainda é possível melhorar o nível das superzoom mas, infelizmente, o contrário também aconteceu...
|
Panasonic SZ5 está disponível nas cores branca e preta |
A Panasonic SZ5 é equipada com sensor CCD de 14MP (1/2.33 de polegada com 14.5MP de resolução total); sua objetiva Leica com 10x de zoom cobre distância focal entre 25-250mm com abertura f/3.1-5.9 e macro de 5cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/1600 e 8 segundos; modo contínuo de até 1.5fps; produz fotos panorâmicas; o alcance do flash é de até 5.6 metros; faz vídeos HD com taxa de 30fps em formato MP4 e som mono; possui monitor LCD de 3 polegadas; possui wi-fi embutido; é alimentada por bateria com capacidade para 250 fotos por carga. Preço inicial de 200 dólares.
|
Fácil acesso ao wi-fi com um simples toque em um botão |
Opinião do blogueiro: Para quem quer uma câmera desprovida de controles manuais, com uma resolução aceitável, a qualidade indiscutível das lentes Leica, as fotos panorâmicas que fazem tanto sucesso hoje em dia e ainda vem com o acréscimo muito bem-vindo da conexão wi-fi, a SZ5 é uma excelente pedida nesta faixa de prçeo. Na data de hoje é recomendada.
|
A bem-sucedida série LZ ressuscita como uma superzoom nas cores vermelha e preta |
A Panasonic LZ20 é equipada com sensor CCD de 16MP (1/2.33 de polegada com 16.4MP de resolução total); sua objetiva Lumix com 21x de zoom cobre distância focal entre 25-525mm com abertura f/3.1-5.8 e macro de 2cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 15 segundos; modo contínuo de até 1.2fps; produz fotos panorâmicas e possui modo manual; o alcance do flash é de até 6.8 metros; faz vídeos HD com taxa de 30fps em formato MPEG e som mono; possui monitor LCD de 3 polegadas; é alimentada por 4 pilhas AA com capacidade para 380 fotos por carga. Preço inicial de 250 dólares.
|
Visual bastante simples e com poucos controles da LZ20 |
Opinião do blogueiro: É exatamente o que a Fuji fez mas em menor escala, é uma superzoom com visual mais limpo e simples além de ser alimentada por pilhas. Vem para se tornar uma terceira linha de superzoom mas conta com o modo manual. Peca um pouco na resolução alta demais mas, na data de hoje, é recomendada para quem não gosta de usar bateria e por ter um preço muito competitivo.
|
A FZ60 não tem grandes atrativos |
A Panasonic FZ60 é equipada com sensor CMOS de 16MP (1/2.33 de polegada com 17.5MP de resolução total); sua objetiva Leica com 24x de zoom cobre distância focal entre 25-600mm com abertura f/2.8-5.2 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 4 segundos; modo contínuo de até 1.2fps; produz fotos panorâmicas e 3D e possui controles manuais; o alcance do flash é de até 13.5 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formatos AVCHD e MP4 e som estéreo; possui monitor LCD de 3 polegadas e viewfinder eletrônico; é alimentada por bateria com capacidade para 450 fotos por carga; e possui suporte para filtros de 52mm. Preço inicial de 350 dólares.
|
Maior presença de controles e microfone estéreo |
Opinião do blogueiro: Caiu muito em relação à sua antecessora, a FZ47, devido a essa alta resolução e a inexplicável diminuição da longa exposição dos tradicionais 60 segundos da Panasonic para míseros 4 segundos. Possui um flash muito bom, a nível de reflex e uma bateria muito duradoura. Na data de hoje, não recomendada.
|
A FZ200 chega com status de melhor superzoom de todos os tempos |
A Panasonic FZ200 é equipada com sensor CMOS de 12MP (1/2.33 de polegada com 12.8MP de resolução total); sua objetiva Leica com 24x de zoom cobre distância focal entre 25-600mm com abertura constante f/2.8 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 60 segundos; modo contínuo de até 12fps; produz fotos panorâmicas e 3D, arquivos RAW e possui controles manuais; o alcance do flash é de até 13.5 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formatos AVCHD e MP4 e som estéreo; possui monitor LCD móvel de 3 polegadas; é alimentada por bateria com capacidade para 540 fotos por carga; e possui suporte para filtros de 52mm. Preço inicial de 600 dólares.
|
Monitor LCD móvel, controle lateral de zoom e tipo de focagem |
Opinião do blogueiro: É a superzoom mais espetacular que já vi em toda a minha vida. Eu jamais esperava ver uma câmera com 24x de zoom alcançando distância focal de 600mm com abertura f/2.8 e isso quer dizer que toda e qualquer concorrência, até o dia de hoje, cai por água abaixo. Não tem concorrência para esta câmera que ainda faz vídeos em Full HD com 60fps, possui a longa exposição de 60 segundos, aceita filtros, possui um poderoso flash, uma ótima bateria e a qualidade Leica em conjunto com a resolução de 12 megapixels vinda de um sensor já consagrado, além de fotografar em RAW. É a superzoom perfeita, até que alguém a derrube. Recomendada com louvor, independente do preço que é bem justo em relação aos recursos que possui.
|
Sapata para flash dá um ar mais profissional à FZ200 |
O leitor mais atento irá perceber algumas mudanças nesta postagem: o preço inicial da câmera foi deslocado para o parágrafo de especificações técnicas; foram incluídas as informações de suporte para filtros e tamanho e resolução total do sensor, quando o fabricante disponibilizar estas informações; e a "opinião do blogueiro" que é sempre finalizada com a recomendação ou não da câmera, agora possui a ressalva de que a opinião é feita com base nas especificações no dia do lançamento da câmera. Esta última modificação foi feita devido aos questionamentos de leitores (e com total razão) sobre eventuais mudanças de opinião em relação a projetos que eram muito bons no papel mas não tão eficazes na prática. A partir de agora, tentarei manter este padrão nas postagens.