Nesta postagem mostro a vocês dois acessórios bacanas para câmeras Fuji da série X e um para câmeras Sony NEX, alguns com preços proibitivos mas com ideias interessantes e bem úteis. Vamos primeiro ao da Sony que é de bastante utilidade e possui um preço até atraente pelo benefício que ele pode trazer.
Sapata acoplada a uma Sony NEX |
As câmeras do sistema NEX da Sony, com exceção feita à NEX7, não possuem sapata para flash e a conexão do pequeno flash externo que a Sony oferece (HVL-F20S) é feita através de uma porta de acessórios multiuso. Como este flash é de pouca potência, possui alcance de 20 metros, uma empresa chamada Shadow criou uma sapata de flash acoplável a esta porta. Mas atenção: O flash precisará de um radioflash para ser disparado pois a porta de acessórios não suporta flashes de alta potência. Custa 80 dólares.
O conversor nas versões preto e prata |
A câmera Fuji X100 é de uma qualidade que impressiona a qualquer um. Uma compacta com sensor APS-C mas limitada pela distância focal fixa de 35mm. Agora a Fuji lançou um conversor angular chamado WCL-X100 de 0.8x transformando a objetiva 35mm em uma grande angular de 28mm. É preciso atualizar o firmware da câmera para a versão 1.3 habilitando o uso do novo conversor. O salgado preço é de 350 dólares e vem nas cores prata e preta (esta para combinar com a edição especial black).
O cobiçado adaptador para usar as também cobiçadas objetivas da baioneta M |
E para dar mais luxo à já luxuosa série X da Fuji, ela criou um anel adaptador para as lentes da lendária série :M da Leica para a Fuji X-Pro1, ou seja, quem quiser poderá usar as espetaculares lentes Leica, Voigtlander, Carl Zeiss e Ricoh já criadas para o sistema M. Há algumas lentes que não irão funcionar com este adaptador e no site oficial da Fuji há esta lista mostrando quais lentes são compatíveis ou não com o adaptador. É preciso atualizar o firmware da câmera para a versão 1.10 e o adaptador custa 200 dólares.