25 de fevereiro de 2014

Nikon D4s

   Pouco mais de dois anos depois a Nikon anuncia o lançamento de uma sucessora da espetacular D4 com as melhorias trazidas pelo processador Expeed 4, a Nikon D4s que traz um novo mecanismo de movimento do espelho para melhorar o autofoco no modo contínuo e um obturador com vida útil estimada em 400 mil cliques, tudo isso em um corpo selado contra respingos e poeira. Continua a aposta no cartão de memória XQD que até hoje não emplacou, mas foi mantido também um slot para o eterno Compact Flash.
Bem robusta e com grip vertical já incluso em seu design
   A Nikon D4s é equipada com sensor CMOS de 16.2 megapixels (Full frame com 16.6MP de resolução total); possui 51 pontos de autofoco; absurda sensibilidade ISO 50-409600; o tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos, com sincronia de flash a 1/250; possui modo contínuo de até 11fps limitado a 200 arquivos JPEG; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato MOV e som mono, mas há entrada para microfone estéreo externo; seu monitor LCD mede 3.2 polegadas e há um viewfinder com 100% de cobertura da visão quando usado em modo FX; e é alimentada por bateria com capacidade absurda para cerca de 3020 fotos.
Muitos botões de acesso e atalhos às principais funções garantem agilidade
   Como é uma câmera EXCLUSIVAMENTE destinada a uso profissional (por favor, amadores não devem comprar esta câmera para fazer fotos em frente ao espelho ou eventos com família e amigos) custará bem caro: 6500 dólares apenas o corpo e estará disponível para compra em meados de março no exterior. Funcionará também no formato DX permitindo o uso das objetivas dedicadas às câmeras com sensor APS-C usando uma área menor do sensor e mantendo o fator de corte de 1.5x. E assim como sua antecessora, possui entrada RJ45 para cabo de rede e conector para adaptadores wi-fi e GPS.
Fartura de botões faria alguns novatos literalmente se perderem nesta câmera
   Opinião do blogueiro: Pelas características que reúne, me parece ser uma câmera ideal para fotografia de esportes pois possui um modo contínuo bastante rápido, ISO absurdo de 409600 (com 51200 de baixíssimo ruído), a resolução de 16MP é mais do que suficiente para este tipo de fotografia, e além do selamento contra respingos e poeira, tem também uma bateria de autonomia altíssima superando os 3 mil cliques. Totalmente recomendada para todos os profissionais da área esportiva e também para os profissionais de outras áreas que necessitam de uma câmera com estas características.

Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

21 de fevereiro de 2014

Sigma DP Quattro

   A Sigma novamente rebatiza sua série de câmeras compactas DP com o nome Quattro (antes Merrill), mas mantém o conceito de três câmeras com distâncias focais fixas: a Sigma DP1 Quattro com 19mm, a Sigma DP2 Quattro com 30mm e a Sigma DP3 Quattro com 50mm. Sâo câmeras caras e com algumas características peculiares que tornam seu uso bastante específico, não recomendadas ao usuário comum, mas possuem o sensor Foveon de 3 camadas que busca alcançar o mesmo resultado dos filmes em termos de fidelidade de cor (coisa que a fotografia digital ainda não consegue com seus sensores de matriz Bayer) devido ao seu arranjo diferente de pixels que não necessita de filtros. E o design delas ficou um tanto estranho...
A princípio parece apenas uma câmera mais larga do que o normal...
   Como a Sigma DP2 Quattro é a única mostrada em detalhes no site oficial da fabricante, vou usar as especificações dela como base para as três, pois há poucas diferenças: equipada com sensor CMOS de 29 megapixels (APS-C com 33MP de resolução total); possui objetiva com distância focal equivalente a 45mm (28mm na DP1 e 75mm na DP3); possui abertura f/2.8 (abertura mínima f/16) e faz macro de 28cm (20cm na DP1 e 22.6cm na DP3); possui 9 pontos de autofoco; não possui estabilização; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos; não possui flash integrado (mas há uma sapata para flash externo); não faz vídeos; possui monitor LCD de 3 polegadas; é alimentada por bateria sem capacidade definida.
...mas na verdade é uma câmera de design bizarro
   Como puderam ler, são câmeras sem estabilizador, não fazem vídeos e possuem uma abertura que hoje já é superada por outras compactas, são realmente câmeras de uso muito específico. Havia um problema de alto ruído (para os padrões de sensores APS-C) no antigo Foveon que deve ser diminuído com o novo arranjo de pixels 1:1:4 (1 pixel vermelho, 1 pixel verde e 4 pixels azuis). A fabricante afirma que serão geradas imagens com resolução de 39MP (???) e arquivos RAW de 14 bits, e este arranjo também permitirá um processamento mais rápido já que os arquivos serão muito grandes.
Esquema do novo arranjo de pixels deste sensor Foveon
   Um ponto interessante destas câmeras é que elas produzirão imagens nas proporções 4:3, 3:2, 1:1, 16:9 e também o 21:9 que é o formato de cinema. Entre os acessórios disponíveis estão um flash compacto de número-guia 14 que funciona em TTL e um viewfinder óptico. E todas elas possuem anel de foco ao redor da objetiva, o que era de se esperar.
Unidade de flash TTL que pode ser usada nas câmeras da série DP
   Ainda não há preço definido de nenhuma destas três câmeras, mas para ter uma noção do que vem por aí saibam que as Sigma DP1, DP2 e DP3 da série Merrill (anterior a esta) estão custando em torno de 900 dólares nos EUA, este preço reforça que são realmente câmeras para poucos. E certamente é uma câmera para aparecer na série "Evolução das câmeras digitais" quando eu escrever sobre o ano de 2014.
Não parece ter uma boa pegada
   Opinião do blogueiro: Estas câmeras são verdadeiras incógnitas, fica difícil afirmar qualquer coisa com este sensor totalmente reformulado. A promessa é de manter a fidelidade de cores das duas séries anteriores e, se não resolver, pelo menos diminuir o problema de ruído. Também há outro problema que é a duração de bateria, a autonomia era extremamente baixa. Enfim, precisamos esperar testes reais e também os detalhes das DP1 e DP3.

Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

18 de fevereiro de 2014

Novas superzoom Sony para 2014

   Como já se tornou uma tendência, a Sony também possui duas linhas de câmeras superzoom de grande porte e isso ficou mais claro com o lançamento simultâneo de 3 câmeras neste segmento, uma da sua linha top e outras duas da sua linha mais, digamos, básica. Esta linha mais básica possui a característica de possuir controles manuais semelhantes aos das Fuji série S (só se trabalha com uma abertura mínima e máxima em cada passo de zoom, sem intermediárias) e não havia modos de prioridades, mas isso está mudando como lerão nos próximos parágrafos. E a Sony aparentemente deu um basta na guerra dos megapixels, deve ter percebido que se chegou a um limite máximo aceitável.
Sony H300 com 35x de zoom a um custo relativamente baixo
   A Sony H300 é equipada com sensor CCD de 20.1 megapixels (1/2.3 de polegada com 20.4MP de resolução total); sua objetiva com 35x de zoom cobre distância focal entre 25-875mm com abertura f/3.0-5.9 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-3200; o tempo de exposição varia entre 1/1500 e 30 segundos; o modo contínuo é de até 0.8fps; o alcance do flash é de até 8.8 metros em ISO AUTO; faz vídeos HD com taxa de 30fps em formato MP4 e som mono; possui monitor LCD de 3 polegadas; modo manual; e é alimentada por 4 pilhas AA com capacidade para cerca de 350 fotos por carga.
Dial com poucos modos disponíveis sugere controle manual apenas parcial
   Opinião do blogueiro: Vemos pela foto acima que o dial dela possui apenas o modo manual e não os de prioridades, isso leva a crer que ela não possui controle manual total seguindo o exemplo de suas duas antecessoras. Neste caso, podemos encontrar opções melhores na mesma faixa de preço que é de 220 dólares, com controles manuais totais. Na data de hoje, não recomendada.
Curioso a Sony não colocar a lente de maior alcance na sua câmera principal
   A Sony H400 é equipada com sensor CCD de 20.1 megapixels (1/2.3 de polegada com 20.4MP de resolução total); sua objetiva com 63x de zoom cobre distância focal entre 24.5-1550mm com abertura f/3.4-6.5 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-3200; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos; o modo contínuo é de até 0.71fps; o alcance do flash é de até 8.8 metros em ISO AUTO; faz vídeos HD com taxa de 30fps em formato MP4 e som mono; possui monitor LCD de 3 polegadas; modo manual; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 300 fotos por carga.
Importante mudança: a inserção dos modos de prioridades nesta série
   Opinião do blogueiro: Nesta câmera vemos os modos P/A/S/M no dial e isso pode indicar que há um modo manual total, com todas as aberturas disponíveis para uso. O zoom de 63x é algo absurdo e o custo está relativamente baixo, são 320 dólares. Recomendada, na data de hoje, para quem quer um longo alcance sem precisar pagar por uma top de linha da Sony.
Mantido o anel de controle de foco/zoom super suava das suas antecessoras
   A Sony HX400 (cuidado para não confundir com a H400) é equipada com sensor CMOS de 20.4 megapixels (1/2.3 de polegada com 21.1MP de resolução total); sua objetiva com 50x de zoom cobre distância focal entre 24-1200mm com abertura f/3.4-6.5 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-3200, expansível até 12800; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos; o modo contínuo é de até 10fps limitado a 10 fotos; o alcance do flash é de até 8.5 metros em ISO AUTO; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato AVCHD e som estéreo; possui monitor LCD inclinável de 3 polegadas e viewfinder eletrônico; possui wi-fi e NFC integrados; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 300 fotos por carga.
Das 3 lançadas, a HX400 é a única a possuir monitor LCD inclinável
   Opinião do blogueiro: Essa é a superzoom mais avançada da Sony, possui todos os benefícios de um sensor CMOS como os vídeos Full HD e o modo contínuo mais rápido e ainda possui uma genuína lente Carl Zeiss Vario Sonnar T* que confere a esta câmera uma qualidade de imagem superior. Porém, com esta resolução de 20MP e o custo de 500 dólares, ela não está recomendada. Há opções melhores e custando até menos, contando ainda com os benefícios de wi-fi e NFC integrados.

Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

13 de fevereiro de 2014

Novas Canon T5 e Canon G1x Mark II

   Sei que vai continuar a existir aquela confusão "é T3 ou T3i?", mas a Canon anunciou o lançamento de sua mais nova reflex de entrada e assim a confusão apenas vai mudar de número: "é T5 ou T5i?". Bem que poderiam ter mantido a nomenclatura da SL1 que a diferenciava bem da outra reflex de entrada, mas parece que a Canon criou uma terceira subcategoria de entrada. É o que tem pra hoje...
Design padrão das reflex de entrada Canon
   A Canon T5 é equipada com sensor CMOS de 18 megapixels (APS-C com 18.7MP de resolução total e 1.6x de fator de corte); possui 9 pontos de autofoco (ponto central cruzado); possui sensibilidade ISO 100-6400 expansível até 12800; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos com sincronia de flash em 1/200; modo contínuo de até 3fps limitado a 69 arquivos JPEG, 6 RAW ou 4 RAW+JPEG; seu flash pop-up alcança até 9.2 metros em ISO 100; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som mono limitados a 29 minutos e 59 segundos; possui monitor LCD de 3 polegadas (em formato 4:3) e viewfinder óptico com 95% de cobertura da visão; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 600 fotos por carga.
Parte superior praticamente idêntica à antecessora
   A Canon T5 aparentemente não traz novidade alguma, mas como substituta da T3 (que é uma câmera já com 3 anos de idade) tem algumas importantes diferenças como a resolução de 18 megapixels e inclusão de vídeos Full HD. Continua não fazendo limpeza automática do sensor e manteve seu ponto forte que é a bateria de carga bastante durável.
A única diferença em relação à T3 é a posição do botão para vídeo
   Opinião do blogueiro: É uma câmera destinada ao usuário iniciante, que quer dar os primeiros passos com uma câmera reflex ou serve como segunda câmera para fotógrafos profissionais. É bastante básica e seu preço sugerido de 550 dólares ratifica isso. Como ainda se encontra a T3 com facilidade no mercado, só estará recomendada quando esta sair de circulação.
Um providencial grip lateral foi adicionado
   E como diria aquele antigo comercial dos anos 90, daquela falida emissora de tv: "mas não é só isso". Também foi anunciada a poderosa Canon G1x Mark II! É uma compacta tão respeitada que ganha mais destaque até do que uma reflex de entrada. E muita coisa mudou em relação à sua antecessora apesar de eu achar que a Canon ainda poderia mter sido mais ousada mas, não dá pra reclamar muito.
Dois aneis de controle multiuso ao redor da lente
   A Canon G1x Mark II é equipada com sensor CMOS de 12.8 megapixels (1.5 polegada com 15MP de resolução total); sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 24-120mm com abertura f/2.0-3.9 e macro de 5cm; possui sensibilidade ISO 100-12800; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 60 segundos; modo contínuo de até 5.2fps; seu flash pop-up alcança até 6.8 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MP4 e som estéreo, além de vídeos em time-lapse e miniatura; possui monitor LCD inclinável e sensível a toque de 3 polegadas (em formato 3:2); wi-fi e NFC integrados; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 240 fotos por carga.
O monitor agora é inclinável e não totalmente articulável como antes
   Opinião do blogueiro: Muita coisa mudou mas nem tudo foi para melhor, antes o LCD era totalmente articulado e agora é apenas inclináevel, e perdeu o viewfinder que agora deverá ser adquirido separadamente. Agora o que melhorou: os vídeos agora são em MP4 e é possível fazer time-lapse; possui wi-fi e NFC; grande angular de 24mm muito bem-vinda; reparem que há um duplo anel de controle aumentando ainda mais a agilidade desta câmera; e, principalmente, a lente mais clara com abertura f/2.0 em GA. Talvez não seja o bastante para aplacar a concorrência que acordou e tentou todo tipo de alternativa nos últimos meses, mas é fato que o que já era bom conseguiu melhorar. Totalmente recomendada na data de hoje. Estará disponível ao custo de 800 dólares a partir do mês de abril.

Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

Novidades da Canon incluindo 30x de zoom no seu bolso

   A segunda remessa de lançamentos Canon para 2014 lançada esta semana na CP+ pareceu um pouco mais interessante que a primeira lançada na CES em janeiro. Vou dividir em duas postagens, uma com as compactas (incluindo uma à prova d'água) e outra com os dois principais lançamentos que merecem um destaque maior. Prometo publicar a segunda matéria ainda hoje.
Bonitinha, mas ordinária...
   A Canon ELPH135 é equipada com sensor CCD de 16 megapixels (1/2.3 de polegada com 16.6MP de resolução total); sua objetiva com 8x de zoom cobre distância focal entre 28-224mm com abertura f/3.2-6.9 e macro de 1cm; possui estabilização apenas digital; sensibilidade ISO 100-1600; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 15 segundos; o modo contínuo é de até 0.8fps; o alcance do flash é de até 3 metros; faz vídeos HD com taxa de 25fps em formato MOV e som mono; possui monitor LCD de 2.7 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 230 fotos por carga.
Não tão bonitinha, e menos ordinária
   Opinião do blogueiro: Estará disponível no final deste mês nas cores lilás, prata, preta e vermelha ao custo de 120 dólares. Para uma câmera sem estabilizador óptico teria que custar mais barato, não recomendada. Também foi lançada a Canon ELPH140 com as mesmas especificações, mas dotada de estabilizador óptico, nas cores cinza e vermelha ao custo de 130 dólares (apenas 10 dólares a mais). Um estabilizador vale muito mais do que 10 dólres, então esta câmera sim está recomendada na data de hoje.
Tudo bem que é uma Canon, mas 20 megapixels?
   A Canon ELPH150 é equipada com sensor CCD de 20 megapixels (1/2.3 de polegada com 20.5MP de resolução total); sua objetiva com 10x de zoom cobre distância focal entre 24-240mm com abertura f/3.0-6.9 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-1600; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 15 segundos; o modo contínuo é de até 0.8fps; o alcance do flash é de até 4 metros; faz vídeos HD com taxa de 25fps em formato MOV e som mono; possui monitor LCD de 2.7 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 230 fotos por carga.
   Opinião do blogueiro: Sensor CCD de 20 megapixels medindo 1;2.3 de polegada? Não, obrigado. Estará disponível no final de fevereiro nas cores azul, prata, preta e vermelha ao custo de 150 dólares. Não recomendada, fiquem com a ELPH140.

Muitas concorrentes para esta câmera, mas o nome Canon influencia
   A Canon SX700 é equipada com sensor CMOS de 16.1 megapixels (1/2.3 de polegada com 16.8MP de resolução total); sua objetiva com 30x de zoom cobre distância focal entre 25-750mm com abertura f/3.2-6.9 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-3200; o tempo de exposição varia entre 1/3200 e 15 segundos; o modo contínuo é de até 3.1fps; o alcance do flash é de até 3.5 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato MP4 e som estéreo; possui monitor LCD de 3 polegadas; controles manuais; wi-fi e NFC integrados; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 250 fotos por carga.
Posição um tanto incômoda para o dial de modos de exposição
   Opinião do blogueiro: Faz muito pouco tempo que a Canon inaugurou a série SX6xx e já lança a série SX7xx com um pouco mais de alcance. Estará disponível em março nas cores preta e vermelha ao custo de 350 dólares. Custará 100 dólares a mais do que a SX600 que possui 18x de zoom e ainda usa o processador DIGIC 4+ que foi substituído agora pelo DIGIC 6 capaz de produzir vídeos Full em 60fps no formato MP4. Vamos ver se esta bateria NB-6LH aguenta o tranco deste processador. A princípio está recomendada para quem procura uma câmera de alcance muito longo e pequeno porte, mas com essa ressalva da bateria.

Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

11 de fevereiro de 2014

Nikon surpreende com novos lançamentos

   A Nikon atualizou na semana passada a maioria das suas compactas mais importantes, inlcuindo suas principais superzoom e uma de suas três compactas premium. Houve novidades, as especificações agradam muito e, de uma forma geral, aumentou-se o nível das compactas da gigante japonesa e isso a coloca em condições de brigar de igual para igual com as principais concorrentes nessas categorias, algo que não acontecia há muito tempo. Vamos ver como as Nikon S9600, S9700, S9700s, P530, P600 e P340 elevaram esse nível:
Câmera com 22x de zoom que cabe até em bolsos mais folgados
   A Nikon S9600 é equipada com sensor CMOS de 16 megapixels (1/2.3 de polegada com 16.79MP de resolução total); sua objetiva com 22x de zoom cobre distância focal entre 25-550mm com abertura f/3.4-6.3 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 125-6400; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 4 segundos; o alcance do flash é de até 5.7 metros em ISO AUTO; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps entrelaçados; possui wi-fi integrado; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 290 fotos por carga.
Este modelo ainda não foi agraciado com controles manuais
   Opinião do blogueiro: É mais uma superzoom de pequeno porte destinada a quem procura por uma câmera versátil sem necessidade de muitos ajustes, apenas apontar e disparar, e ainda conta com wi-fi nativo que é a grande tendência atual das câmeras digitais. Ainda não há informação de preço, será recomendada se chegar ao Brasil custando até 600 reais. Estará disponível ans cores branca, preta e vermelha.
Nikon S9700 com GPS integrado
   As Nikon S9700 e Nikon S9700s são equipadas com sensor CMOS de 16 megapixels (1/2.3 de polegada com 16.79MP de resolução total); sua objetiva com 30x de zoom cobre distância focal entre 25-750mm com abertura f/3.7-6.4 e macro de 1cm; possuem estabilização óptica; sensibilidade ISO 125-6400; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 8 segundos; possuem modo contínuo de até 7fps em resolução máxima; o alcance do flash é de até 6 metros em ISO AUTO; faz vídeos Full HD com taxa de 60i ou 30p em formato MOV e som estéreo; a S9700 possui GPS e GLONASS enquanto a S9700s possui memória interna de 3.6GB; seu monitor OLED mede 3 polegadas e há um viewfinder eletrônico; possuem wi-fi integrado; e são alimentadas por bateria com capacidade para cerca de 300 fotos.
Tanto a S9700 quanto a S9700s agora contam com controles manuais
   Opinião do blogueiro: A grande novidade destas duas câmeras é a presença dos controles manuais, algo que eu ainda não tinha visto em superzoom de pequeno porte da Nikon. É uma surpresa bastante positiva e entram na concorrência direta com Canon, Panasonic, Samsung e Fuji em condições de igualdade. Estarão disponíveis nas cores branca, preta e vermelha ao custo de 350 dólares, dentro da média deste tipo de câmera. Recomendadas na data de hoje e fica ao gosto do freguês escolher entre o GPS e GLONASS para georreferenciamento das fotos ou a memória interna de 3.6GB que praticamente dispensa o uso de cartão de memória.
A Nikon P530 traz um design bem semelhante ao de suas antecessoras
   A Nikon P530 é equipada com sensor CMOS de 16.1 megapixels (1/2.3 de polegada com 16.76MP de resolução total); sua objetiva com aproximadamente 42x de zoom cobre distância focal entre 24-1000mm om abertura f/3.0-5.9 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-6400 expansível até 12800; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 15 segundos; possui modo contínuo de até 7fps em resolução máxima; o alcance do flash é de até 8 metros em ISO AUTO; faz vídeos Full HD com taxa de 60i ou 30p em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas e há um viewfinder eletrônico; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 240 fotos.
A P530 perdeu o monitor LCD móvel de sua antecessora
   Opinião do blogueiro: A Nikon fez um grande negócio ao reduzir a resolução de18 para 16MP em relação à sua antecessora, a P520. A câmera melhorou bastante, mas agora a própria Nikon criou um problema para ela: a P530 não é mais o carro-chefe das suas superzoom, foi criada uma subcategoria superior a ela e a diferença é de apenas 50 dólares entre elas. Veremos isso na próxima câmera que irei comentar e, por causa disso, não a recomendo neste momento. Não pela sua qualidade de imagem, mas porque a própria fabricante deu o que me parece ser um tiro no pé. Estará disponível na cor preta ao custo de 450 dólares.
Vista de cima não mudou muita coisa
   Aliás, o que será que estão pensando agora os críticos fervorosos à minha pessoa que tanto me xingaram, ofenderam e desqualificaram minha opinião quando eu disse que a P520 não era boa e não a recomendava? Parece que até a Nikon concordou comigo que aquele sensor de 18MP realmente era ruim e vem limitando as suas superzoom mais importantes em 16MP e sabendo que seu sensor nesta resolução é muito bom. Geralmente quem critica com xingamentos é porque não tem argumentos, se acham a P520 tão boa assim então reclamem com a Nikon e peçam para ela trazer o malfadado sensor de 18MP de volta, já que o consideravam tão bom assim.
O monitor móvel veio parar aqui na P600
   A Nikon P600 é equipada com sensor CMOS de 16.1 megapixels (1/2.3 de polegada com 16.76MP de resolução total); sua objetiva com 60x de zoom cobre distância focal entre 24-1440mm om abertura f/3.3-6.5 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-6400 expansível até 12800; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 15 segundos; possui modo contínuo de até 7fps em resolução máxima; o alcance do flash é de até 7.5 metros em ISO AUTO; faz vídeos Full HD com taxa de 60i ou 30p em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD articulável mede 3 polegadas e há um viewfinder eletrônico; possui w-fi integrado; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 330 fotos.
Outro item que agora só tem na P600 é a alavanca lateral de zoom
   Opinião do blogueiro: Bem, amigos (como diria aquele locutor global), esta câmera mais completa e de maior alcance custa apenas 50 dólares a mais do que a P530. Então, pra que gastar 450 dólares com a P530 se pode gastar 500 com essa aqui? Esse é o tiro no pé que eu estava falando, a Nikon consegue resolver o problema de uma de suas piores superzoom (talvez hoje a P530 seja a superzoom de melhor qualidade de imagem que a Nikon já fez) e ao mesmo tempo cria uma câmera mais completa e custando muito pouco a mais. É bem verdade que os 60x de zoom desta câmera a farão perder um pouco de nitidez em relação à irmã menor mas o público deste tipo de câmera não se importa muito com isso. Estará disponível nas cores preta e vermelha e está recomendada na data de hoje.
Particularmente não gosto de câmera branca, e ainda colocam a lente preta pra brincar de zebra...
   A Nikon P340 é equipada com sensor CMOS de 12.2 megapixels (1/1.7 de polegada com 12.76MP de resolução total); sua objetiva com 5 de zoom cobre distância focal entre 24-120mm om abertura f/1.8-5.6 e macro de 2cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-6400 expansível até 25600; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 60 segundos; possui modo contínuo de até 10fps em resolução máxima; o alcance do flash é de até 6.5 metros em ISO AUTO; faz vídeos Full HD com taxa de 60i ou 30p em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 220 fotos por carga.
A versão preta é bem mais agradável aos meus olhos
   Opinião do blogueiro: Nem só de superzoom vive a Nikon, esta boa compacta premium possui suas virtudes e uma delas é o preço de 380 dólares, abaixo da média atual da concorrência que fica em 500 dólares. Conta com um anel multifuncional ao redor da lente que vem se tornando uma agradável tendência nesta categoria de câmera possibilitando controlar tempo de exposição, ISO, abertura, balanço de branco, entre outros, e agora possui wi-fi integrado. Estará disponível nas cores branca e preta e está recomendada na data de hoje.

Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

7 de fevereiro de 2014

Mural Janeiro/2014

   Esse mês demorou um pouquinho pra sair a galeria já que fui trollado pelo Yahoo que me impedia de fazer login no Flickr e assim acessar o grupo. Aliás, vale lembrar que a única forma de suas fotos aparecerem aqui na galeria é compartilhando-as com o grupo Foto Fácil e elas precisam ter os dados EXIF disponíveis. Vamoas às artes e artistas deste mês:

Lanz Photo usando Pentax K30 + Tokina 28mm f/2.8
Sunset in Edinburgh

Eduardo Monteiro usando Fuji X100s
Tour pelo De Martino

Dayne Dantas usando Canon 60D + 18-135mm f/3.5-5.6
Mara ♥ Tulio = Isadora

Turiano Neto usando Canon SX50
IMG_3002a

Henrique Campinha usando Nikon D7000 + 80-200mm f/2.8
Manifestação

Alceu Flávio usando Fuji HS10
Rio Tocantins... (new edition! 2014)

Vinícius Silva usando Sony A37 + 18-55mm f/3.5-5.6
_DSC1259

Cristina Ferreira usando Canon T1i + 50mm f/1.8
Aveiro

Estatísticas e curiosidades da galeria:

  • Das 8 fotos, 5 foram feitas com câmeras reflex e 3 com câmeras compactas
  • A marca mais usada foi a (adivinhem) Canon, 3 vezes. Seguida por Fuji (2 vezes), Nikon, Pentax e Sony (uma vez cada)
  • Nenhum modelo de câmera foi repetido
  • Também não houve repetição de lente
  • Primeira vez que temos em uma mesma galeria, 3 fotos feitas em outros países: Chile, Portugal e Reino Unido (Escócia), totalizando 4 países incluindo o Brasil
  • Pela primeira vez aqui na galeria temos uma foto de gestante mergulhando
  • Procurei fotos de chuva no grupo e não encontrei, queria relembrar como é a água caindo do céu, acho que aqui no Rio de Janeiro isso não acontece mais
Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj
Related Posts with Thumbnails