18 de outubro de 2013

Fuji XQ1 - A nova compacta premium da Fuji

   Pouco mais de um ano sai a sucessora da Fuji XF1, uma linda e bem funcional compacta premium. Com pequenas mudanças nas especificações, a Fuji XQ1 corrige o que talvez fosse o único pecado da câmera anterior: uma sensível perda de nitidez frente às concorrentes que possuíam sensores até menores. Mas a Fuji incluiu o fabuloso sensor X-Trans que, por ter uma matriz de pixels com arranjo diferente da trivial matriz Bayer, transformou o filtro anti-aliasing (low pass) em coisa do passado. Pelo menos para a Fuji...
A simples e bela Fuji XQ1
   A Fuji XQ1 é equipada com sensor X-Trans CMOS de 12MP (2/3 de polegada com resolução total de 14.5 megapixels); sua objetiva com 4x de zoom cobre distância focal entre 25-100mm com abertura f/1.8-4.9 e macro de 3cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-12800; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos; modo contínuo de até 12fps; o alcance do flash é de até 7.4 metros; fotografa em RAW com conversão na própria câmerapossui wi-fi embutido; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 240 fotos. Estará disponível em novembro ao custo de 500 dólares nas cores preta e prata.
Pequeno grip para o ajuste do polegar abaixo do botão de disparo
   Opinião do blogueiro: A antecessora já era ótima, quase a comprei mas uma certa perda de nitidez em relação a outras me fez desistir da compra, mas essa promete corrigir a única falha que existia. O sensor X-Trans certamente traz a única coisa que faltava para a XQ1 ser considerada uma das melhores compactas premium do ano. O fato de vir com conexão wi-fi embutido mostra que essa tendência veio com tudo e, talvez, o único ponto fraco desta câmera seja a baixa duração da bateria, mas nada que não se resolva adquirindo uma extra. Totalmente recomendada na data de hoje.

21 comentários:

  1. A Fuji anda deixando muita gente de queixo caído. Uma sou eu.
    Ai, que vontade! *-*

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, voce nao acha esse sensor pequeno demais não? Quando eu comecei a ler a materia, pensei que seria um sensor do tamanhos das canos serie S (s100, etc)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é maior que o da Canon série S que é de 1/1.7 de polegada.

      Excluir
  3. Começa a aparecer normalmente em 800 sob condições muito desfavoráveis de luz, mas só usuários muito exigentes enxergariam esse ruído, dá pra usar até 1600 numa boa. Mas essa câmera especificamente tem um sensor diferente do que vemos por aí, o desempenho dela promete ser bem melhor.

    ResponderExcluir
  4. Onde consigo comprar essa camera rodrigo?? Qual e melhor a Canon G16 ou a fuji XQ1?? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começou a ser vendida há pouco tempo no exterior então vai demorar a chegar ao Brasil, se é que vai chegar. Só dá pra falar teoricamente e acho que a XQ1 será melhor, mas tá muito nova, quase ninguém tem ela, não há testes reais ainda então não dá pra afirmar muita coisa. Fica tudo na base do achismo.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Hoje já temos testes sérios mostrando o que eu já esperava dela: é melhor que as compactas com sensor de 1/1.7 de polegada, incluindo a Panasonic LX7. Parece que ela ainda fica um pouco atrás da Sony RX100, mas aí estamos falando de uma câmera 150 dólares mais cara e com sensor ainda maior.

      Enfim, entre as duas que citou, hoje recomendo sem medo a XQ1.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Rodrigo, apareci para dizer que, de fato, a XQ1 é fenomenal! A minha chegou hoje, mas mesmo tendo-a usado muito pouco, valeu cada centavo do investimento. Sou um "fotógrafo" dominguera, mas assim que tirar algumas bonitas (não basta ter uma máquina boa, né...?), enviarei para o blog. Mais uma vez, obrigado pela dica.

      Excluir
    3. Obrigado pelo feedback e que bom que o blog foi útil a você!

      Excluir
  6. Bem, não sei se isso é permitido, mas segue abaixo um link com minha galeria do Flickr com fotos tiradas exclusivamente com a XQ1:

    https://www.flickr.com/photos/119497487@N06/

    A verdade é que essa câmera ainda é muito nova e não é uma imensidão de fotos disponíveis na internet para uma boa análise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "... e não há* uma imensidão..."

      Excluir
    2. Sim, é claro que é permitido! E já fica o convite para fazer parte do nosso grupo no Flickr: http://www.flickr.com/groups/fotofacil/

      Obrigado por compartilhar suas fotos conosco.

      Excluir
  7. Olá Rodrigo estou indo para os EUA e vi que na amazon a xq1 está por 369 dólares, enquanto que a nikon p330 tá 249 dólares. Qual das duas valeria mais a pena? Eu usarei a máquina de forma amadora somente em viagens, aniversários e outras festividades. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá muito barata a P330, melhor custo-benefício do que a XQ1.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  8. Me interessei pelo modelo, mas fiquei sem confuso devido a esse reveiw

    http://www.ronmartblog.com/2014/01/review-fujifilm-xq1-ultimate-compact.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comparações sempre levam a confusões mesmo, depende muito do que você espera de uma câmera e também do seu orçamento. Muitas câmeras citadas neste review são bem mais caras do que ela, mas as S110 e LF1 são mais baratas podendo configurar um custo-benefício melhor.

      Realmente, eu sinto falta do LCD touchscreen, não pelo foco em si (vivi a minha vida toda sem isso então não é algo que me faça falta) mas uma câmera com wi-fi acho que pede uma tela sensível a toque. Já a questão do ISO, eu não vou querer uma compacta para usar com ISO alto, para isso tenho a reflex. Enfim, é uma questão bastante pessoal.

      Excluir
  9. Olá Rodrigo! Estou em busca de uma compacta premium. O que você acha da XQ1 por R$ 1.259,00 no site da Fuji? Estou atrás também da Canon S110, mas é meio complicado de achá-la no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse preço está muito bom, vale muito a pena. Acho que ela só esteve mais barata na época do lançamento e não acredito que vá baixar mais do que isso.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails