27 de setembro de 2012

Novas reflex Pentax K5 II e K5 IIs

   Agora virou moda as fabricantes lançarem dois modelos de reflex semelhantes sendo uma delas com ausência de algum filtro fazendo com qu seja própria para algum nicho específico da fotografia e foi a vez de a Pentax fazer isso com a sua K5 II. Neste caso, a K5 IIs não possui o filtro anti aliasing evitando o indesejável efeito moiré em algumas situações, caso idêntico ao das Nikon D800 e D800e. E paga-se mais pela ausência de um filtro! Vamos às especificações que são todas comuns às duas câmeras.
Pentax K5 II possui corpo bem robusto
   As Pentax K5 II e K5 IIs são equipadas com sensor CMOS de 16.3MP (APS-C com 16.9 MP de resolução total); possuem 11 pontos de autofoco; possuem estabilização pelo sensor; fazem fotos apenas na proporção 3:2; sensibilidade ISO 80-51200; fotômetro de -5 a +5; tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos incluindo modo bulb e sincronia com flash de 1/180; modo contínuo de 7fps; seu flash possui alcance de até 13 metros; fazem vídeos Full HD com taxa de 25fps no formato AVI e som mono; seu monitor LCD mede 3 polegadas e possui viewfinder com 100% de cobertura da visão; são alimentadas por bateria com capacidade para 980 fotos por carga. Estarão disponíveis a partir de 15 de outubro no exterior custando 1200 dólares o corpo da K5 II, 1300 dólares o corpo da K5 IIs, 1350 dólares a K5 II + 18-55mm e 1550 dólares a K5 II + 18-135mm.
Dial de exposições com as várias opções que só a Pentax possui
   As especificações são praticamente idênticas às da antecessora Pentax K5, só perderam o microfone interno estéreo, agora só capta o som em mono mas há entrada para microfone externo. A grande mudança é o novo sensor de foco SAFOX X com uma tecnologia avançada de rastreamento de foco em movimento.  Possui também GPS opcional. Este lançamento fez o preço da K5 despencar, o que ela o consumidor a pensar duas vezes antes de adquirir esta nova versão.
Senti falta de um LCD móvel mas há controles em abundância
   Opinião do blogueiro: Sinceramente, mudar apenas o sensor de foco (tudo bem que parece fazer grande diferença) é muito pouco para uma câmera que estará custando cerca de 350 dólares a mais que sua antecessora quando começarem as vendas. Por que não incluir um LCD móvel, uma sensibilidade ISO maior, uma bateria mais durável, ou diferentes proporções de fotografia como 16:9, 4:3, etc.? Algo além do sensor de foco que justificasse o alto preço em relação à anterior. Não recomendadas na data desta postagem, é preciso esperar abaixar o preço para valer a pena.

24 de setembro de 2012

Mural de agosto 2012

   Mantendo a fiel tradição do blog de mostrar as fotos feitas pelos leitores, escolhi 8 entre as muitas fotos foram enviadas este mês para nosso grupo no Flickr que cresce a cada dia. Lembrando que esta é a única forma de ter sua foto divulgada aqui no blog, compartilhando com o grupo. Vamos às artes e aos artistas:

Dudu Maracatu usando Canon SX130
Efeito miniatura da Canon sx130

Beatriz e Carolina Paes usando Panasonic FZ40
Bia

Bruno Acosta usando Canon T3 + 18-55mm f/3.5-5.6
Fim de tarde em Itaguaçú, Florianópolis SC Brasil

Davi Eder usando Canon A2200
Ponte cortando o rio Paraguaçu

Leonardo Pavini usando Sony A35 + 18-55mm f/3.5-5.6
Ponte dos Ingleses

Fmanta usando Sony HX30
Sony HX30V

Alexandre Ribeiro usando Canon T1i + objetiva desconhecida
19_08_2012_1730Nome Alexandre Ribeiro_idade 37 _Bairro assunção_CidadeS.B.Campo_EstadoS.P Pais.BrasilJPG

Valter Lopes usando Canon SX30
Casinha

Estatísticas e curiosidades da galeria:

  • Das 8 fotos, 5 foram feitas com compactas e 3 foram feitas com reflex.
  • A marca mais usada foi a Canon (5 vezes), em seguida Sony (2 vezes) e Panasonic (uma vez).
  • Nas câmeras reflex não foi usada nenhuma objetiva diferente da 18-55mm f/3.5-5.6
  • Pela primeira vez aparecem fotos com efeito miniatura na galeria, e em dose dupla.
  • Todos os leitores que tiveram fotos divulgadas nesta galeria e entrarem em contato pelo e-mail rodrigo.jordy@gmail.com enviando os dados de correspondência receberão como brinde um exemplar da revista Distribuidores & Mercado Brasil, da qual sou colunista.

20 de setembro de 2012

Curso do Resumo Fotográfico no Rio de Janeiro

   Um antigo parceiro do blog, o fotógrafo mineiro Cid Costa Neto que abriu um espaço no Resumo Fotográfico para este blogueiro que vos fala, vai ministrar seu primeiro curso fora de Belo Horizonte e será aqui no Rio de Janeiro. É um curso básico em dois dias e será no final de outubro, no Centro da cidade.

   Para informações mais detalhadas acessem o link: http://www.resumofotografico.com/2012/09/curso-basico-de-fotografia-no-rio-de-janeiro.html

18 de setembro de 2012

Mais uma compacta premium, a Olympus XZ2

   A Olympus foi a criadora de uma das compactas premium de maior sucesso no ano passado e mostrou que tem capacidade de sobra para fazer ótimas compactas. Por que não as faz a gente nunca vai saber pois, acredito que venderia bastante já que seu nome sempre foi fortíssimo e seria uma excelente opção para fazer concorrência à dupla Canon-Panasonic que estão lutando sozinhas contra a guerra dos megapixels. Bem, vamos ver o que a única boa compacta Olympus pode nos trazer.
O grip lateral é removível e tem de várias cores diferentes
   A Olympus XZ2 é equipada com sensor CMOS de 12MP (1/1.7 de polegada com 12.8MP de resolução total); sua objetiva com 4x de zoom cobre distância focal entre 28-112mm com abertura f/1.8-2.5 e macro de 1cm; possui estabilização pelo sensor; sensibilidade ISO 100-12800; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 60 segundos incluindo modo bulb até 16 minutos; modo contínuo de até 5fps; possui controles manuais e gera arquivos RAW; o alcance do flash é de até 5.2 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeo Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD inclinável mede 3 polegadas; é alimentada por bateria com capacidade para 310 fotos por carga. 
Anel ao redor da lente pode assumir várias funções
   Esta câmera traz o sistema iHS já testado com muito sucesso em algumas das suas compactas combinando o processador TruePic VI e o novo sensor CMOS de 12MP, e é semelhante ao HS da Canon. Não há viewfinder mas estão disponíveis as versões óptica e eletrônica para compra separada. A grande sensação é o anel de controle ao redor da lente que pode ser operado de duas formas usando a alavanca próxima à lente: ou como controle de zoom e foco ou como controle manual de exposição. Aoesar disso, ainda faltam mais controles de acesso direto às funções manuais de exposição.
Faltam atalhos de acesso direto aos controles manuais
   Opinião do blogueiro: Assim como a Canon G15, manteve a grande angular em 28mm e isso pode estar fazendo estas duas câmeras ficarem para trás. Por usar o mesmo sensor da Panasonic LX7 que é novo, é preciso esperar algum tempo para sabermos se mantém a altíssima qualidade de imagem da Olympus XZ1 que era uma das melhores, senão a melhor compacta premium até surgirem as câmeras com sensores maiores. Recomendada na data de hoje mas precisa baixar o preço, 600 dólares é muito caro em vista da concorrência pesada.

17 de setembro de 2012

Canon 6D, mais uma Full Frame de entrada

   Uma resposta quase imediata da Canon à Nikon e sempre virão aqueles comentários comparativos de qual é a melhor. E a mesma resposta chata continuará sendo dada, de que ambas tem prós e contras e vai da necessidade de cada um escolher a SUA preferida. Não será diferente com a Canon 6D em relação à Nikon D600 e essas comparações virão com muito mais força devido à proximidade de lançamento das duas. Vamos ver o que a Canon nos oferece.
Canon 6D é a menor e mais leve FF do mercado atualmente segundo o fabricante
   A Canon 6D é equipada com sensor de 20.2MP (Full Frame com 20.6MP de resolução total); possui 11 pontos de autofoco; faz foto nas proporções 3:2 e 16:9; sensibilidade ISO 50-102400; fotômetro de +5 a -5; tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos incluindo modo bulb e sincronia com flash de 1/180; modo contínuo de 4.5fps; não possui flash embutido; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; possui monitor LCD de 3 polegadas e viewfinder com 97% de cobertura da visão; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 1090 fotos. Estará disponível em meados de dezembro ao custo de 2.100 dólares o corpo ou 2.900 dólares o kit com objetiva 24-105mm f/4.0.
A empunhadura me parece um pouco mais curta do que deveria
   Assim como na Nikon D600, os vídeos merecem um parágrafo a parte. Ela oferece o modo de compressão ALL-I  com uma compressão reduzida frame a frame que gera um arquivo de maior qualidade para posterior edição mas é necessário estar usando cartões SD UHS-I e vale lembrar que esta câmera só aceita cartões SD, excluindo os Compact Flash.
Algumas conexões disponíveis na Canon 6D
   Outro ponto interessante é o wi-fi embutido e que permite que sejam usados dispositivos com sistemas Android e iOS como controles remotos via aplicativo EOS Remote incluindo as funções dos controles manuais. Também há GPS embutido que grava as informações de georreferência nos dados EXIF. Possui construção em liga de magnésio e policarbonato resistente a umidade e poeira.
Painel traseiro tem mais espaços que poderiam ser aproveitados
   Opinião do blogueiro: O lançamento desta câmera junto ao lançamento da concorrente direta me faz pensar que é o início do fim do sensor APS-C nas câmeras reflex, pode ser que num futuro não muito distante este sensor fique apenas com as mirrorless, mas é apenas um achismo meu. Tudo vai depender do nível de popularização que as FF conseguirão a partir de agora, com preços relativamente mais acessíveis. Esta câmera, especialmente, possui alguns pontos fracos como o viewfinder sem 100% de cobertura e os parcos 11 pontos de autofoco. Mas possui grandes acertos como os vídeos com som estéreo, a monstruosa bateria e o advento de itens como wi-fi e GPS embutidos. Na data de hoje, altamente recomendada.

Canon SX50, S110 e G15

   Quem é rainha nunca perde a majestade. Talvez a Canon tenha pensado nisso quando lançou este pacotaço de novas compactas, apesar de nenhuma das 3 câmeras já serem lançadas com status de imbatíveis. São 3 ótimas câmeras, o que quer dizer que a Canon continua brigando no pelotão de frente nas três principais categorias de câmeras compactas sem precisar tocar na resolução. Isso porque nem cito a obra-prima Canon G1X. E qual outra fabricante consegue isso hoje em dia?
Canon SX50 é a primeira câmera a contar com 50x de zoom e alcançar distância focal de 1200mm
   A Canon SX50 é equipada com sensor CMOS de 12MP (1/2.3 de polegada com 12.8MP de resolução total); sua objetiva com 50x de zoom cobre distância focal entre 24-1200mm com abertura f/3.4-6.5 e macro de 0cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-6400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 15 segundos; modo contínuo de até 13fps; possui controles manuais e gera arquivos RAW; o alcance do flash é de até 5.5 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 24fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD móvel mede 2.8 polegadas e possui viewfinder eletrônico; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 315 fotos por carga. Preço incial de 480 dólares e lançamento previsto para outubro no exterior.
Excelente LCD móvel foi mantido mas a abertura é um ponto fraco
   Opinião do blogueiro: 1200mm é muita coisa, e não dá nem pra dizer que isso será prejudicial pois estou imaginando uma melhor nitidez e qualidade final em troca da péssima abertura. A adesão do RAW é um grande benefício que fez muita falta na sua antecessora. O ótimo LCD móvel foi mantido e um ponto fraco desta câmera é o flash de baixíssimo alcance em relação às suas concorrentes diretas. Recomendada na data de hoje mas o pessoal que comprar no Brasil precisa ter paciência pois chegará aqui bem cara.
Canon S110 disponível nas cores preto e prata
   A Canon S110 é equipada com sensor CMOS de 12MP (1/1.7 de polegada com 13.3MP de resolução total); sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 24-120mm com abertura f/2.0-5.9 e macro de 3cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-12800; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 15 segundos; modo contínuo de até 10fps; possui controles manuais, wi-fi embutido e gera arquivos RAW; o alcance do flash é de até 7 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 24fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas e é sensível a toque; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 200 fotos por carga. Preço incial de 450 dólares e lançamento previsto para outubro no exterior.
A S110 possui tecnologia touchscreen mas não abandonou os botões
   Opinião do blogueiro: A grande novidade desta câmera em relação à sua antecessora é a adesão de um LCD com tecnologia touchscreen e, principalmente, o wi-fi embutido que ainda permite que se use a função GPS usando os dados de um smartphone com sistema iOS ou Android via aplicativo Canon CameraWindow. Fora estas duas novidades, é igual à S100 que já era uma excelente câmera. Recomendada na data de hoje.
Dial frontal e viewfinder óptico dão um aspecto mais sério à Canon G15
   A Canon G15 é equipada com sensor CMOS de 12MP (1/1.7 de polegada com 13.3MP de resolução total); sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 28-140mm com abertura f/1.8-2.8 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-12800; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 15 segundos; modo contínuo de até 10fps; possui controles manuais e gera arquivos RAW; o alcance do flash é de até 7 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 24fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas e possui viewfinder óptico; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 350 fotos por carga. Preço incial de 500 dólares e lançamento previsto para outubro no exterior.
Muitos dials e controles giratórios fazem da G15 uma câmera muito ágil
   Opinião do blogueiro: Aqui houve uma troca, perde-se o LCD móvel mas ganha-se o viewfinder óptico sumido há muito tempo das compactas. O uso do viewfinder em vez do LCD pode causar uma gigantesca economia de bateria elevando a capacidade de 350 para 770 fotos tendo, inclusive, uma autonomia maior do que a grande maioria das câmeras movidas a pilha. A grande angular de 28mm já deveria ter sido deixada para trás e esse é um ponto fraco da G15 mas, de qualquer jeito, a abertura f/1.8-2.8 torna esta câmera recomendada no dia de hoje. Não dá pra desprezar a excelência da série G de muitos anos.

13 de setembro de 2012

Saiu a Nikon D600, Full Frame de baixo custo

   A Nikon estava prometendo uma reflex full frame de preço mais acessível já há algum tempo e hoje ela foi lançada mas não tão barata quanto todos estavam imaginando. Na verdade, ela não é nem mais barata que uma concorrente direta sua, a Canon 5D Mark II que, por mais que já esteja nos seus últimos dias, não deveria ser mais barata do que quem alardeou tanto uma câmera a baixo custo. O que não deixa de ser um ótimo custo-benefício em relação aos interessantes recursos que esta câmera traz.
Com o grip, a D600 parece ser mais imponente do que ela realmente é
   A Nikon D600 é equipada com sensor de 24.3MP (Full Frame com 24.7MP de resolução total); possui 39 pontos de autofoco; faz fotos nas proporções 3:2 e 16:9 (esta última quando em conjunto com vídeos); sensbilidade ISO 50-25600; fotômetro de -5 a +5; tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos incluindo modo bulb e sincronia com flash de 1/200; modo contínuo de 5.5fps; seu flash possui alcance de até 12 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som mono; possui monitor LCD de 3.2 polegadas e viewfinder com 100% de cobertura da visão; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 900 fotos. Estará disponível até o fim do mês, ao custo de 2.100 dólares o corpo ou 2.700 dólares o kit com objetiva 24-85mm f/3.5-4.5.
Dois dials sobrepostos na esquerda trazem agilidade à câmera
   A função de vídeo desta câmera merece um parágrafo à parte pois ela permite que se transmita vídeos sem compressão via cabo HDMI. Os controles manuais estão totalmente disponíveis e há a conexão para microfone externo sendo possível captar áudio estéreo.
Vista lateral com as conexões para GPS, USB, microfone e HDMI
    A conectividade não foi deixada de lado possuindo um terminal para transmissor Wi-Fi e também para unidade GPS. Possui dois slots para cartões SD. Seu corpo em liga de magnésio e policarbonato é selado contra água e poeira.
Todas as fotos foram retiradas do site DPReview
   Opinião do blogueiro: Tem muita coisa boa nessa câmera que parece uma mistura de D7000 com D4 e fizeram um meio-termo delas. Tecnicamente não trouxe nenhuma inovação, a não ser nos vídeos mas, na data de hoje, é uma câmera recomendada pois se torna a Full Frame mais barata da Nikon. Por ser menor e mais leve que as outras, pode ser um grande negócio para usuários profissionais.

12 de setembro de 2012

Sony RX1, primeira compacta Full Frame

   A Sony dá mais uma prova de que as fabricantes vem tentando de tudo para ter um diferencial no mundo das compactas, as mudanças vem aos montes e a última foi essa de colocar um sensor Full Frame em um corpo compacto de objetiva fixa. Este sensor é exatamente o mesmo da reflex A99 lançada no mesmo dia e que terá uma postagem aqui no blog posteriormente. A garantia de altíssima qualidade é a união deste sensor a uma objetiva Carl Zeiss Sonnar super clara. Artigo de luxo!
Sony RX1 é a joia mais preciosa do momento, no real sentido da palavra
   A Sony RX1 é equipada com sensor CMOS de 24.3MP (Full Frame com 23.7MP de resolução total); sua objetiva possui distancia focal fixa em 35mm com abertura f/2.0 e macro de 14cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-25600; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos incluindo modo bulb; modo contínuo de até 5fps; o alcance do flash é de até 6 metros e possui sapata para flash; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato AVCHD e som estéreo; possui monitor LCD de 3 polegadas; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 330 fotos por carga. Estará disponível em meados de dezembro a módicos 2.800 dólares.
Legítima Carl Zeiss Sonnar com aneis de foco e abertura
   É uma compacta completa, cheia de controles giratórios praticamente eliminando a necessidade de usar menu para os controles manuais que estão presentes também nos vídeos, incluindo um anel de abertura ao redor da objetiva, abertura essa que vai de f/2 até f/22, ótimo para quem procura grande profundidade de foco e sente falta disso em compactas. Gera arquivos RAW, possui modo para HDR automático, fotos panorâmicas, etc. As fotos com desfoque devem ser especialmente interessantes devido ao obturador de 9 lâminas aliado ao sensor enorme. É um marco na fotografia digital por ser a primeira compacta full frame da história.
Usando-se o controle giratório do painel traseiro se tem total controle da exposição sem uso do menu
   Opinião do blogueiro: É uma câmera sem defeitos, alguns diriam que a falta de zoom pode ser um defeito mas, se com distância focal fixa já custa esse absurdo, imaginem com zoom, por mínimo que fosse? O macro de 14cm é muita coisa para esse tipo de câmera, vale ressaltar que é difícil conseguir isso em câmeras reflex, mesmo nas objetivas de distância focal mais curta. Recomendada apenas para quem tem dinheiro sobrando, rico mesmo. Não duvido que esta câmera chegue ao Brasil custando 10 mil reais.

10 de setembro de 2012

Evolução das câmeras digitais (Ano de 1996)

   Agora que já sabemos das valiosíssimas contribuições de Sony e Kodak para a criação das câmeras digitais, vamos saber como a concorrência aproveitou esse novo nicho que se abriu. Vamos começar a perceber como estas câmeras começaram a ser concebidas e foram evoluindo com o passar dos anos. Quais as tendências da época citando as especificações técnicas de alguns modelos bem antigos a partir do ano de 1996.
Canon Powershot 600
   A Canon, após lançar várias câmeras reflex digitais de vídeo estático e outras câmeras de formato semelhante a um discman como a RC-260, trouxe a Powershot 600 equipada com um sensor de 1/3 de polegada com resolução de 0.5 megapixels; objetiva sem zoom de 50mm com abertura f/2.5 e macro de 10cm; sensibilidade ISO 100; uma memória interna de apenas 1mb que comportava entre 4 e 15 imagens mas aceitava cartões PCMCIA. Imaginem que esta câmera nem possuía um LCD para liveview, tudo era feito através do viewfinder como na era do filme.
Olympus D200L
   A Olympus lançou dois modelos: D200L e D300L com 0.3 e 0.8 megapixels, respectivamente; objetiva sem zoom de 36mm com abertura f/2.8 e macro de 20cm; sensibilidade ISO 100 e 130, respectivamente; memória interna de 2 e 6mb respecitvamente mas não havia slot de expansão de memória, era só aquilo mesmo; e eram alimentadas por 4 pilhas AA. As duas possuíam o viewfinder mas havia a novidade do monitor LCD que media 1.8 polegadas.
Olympus D300L e seu monitor LCD
   Depois foi a vez da Casio, com inovações, lançar a QV-300 equipada com um sensor de 0.3 megapixels; objetiva com 2.3x de zoom cobrindo distância focal de 47-106mm com abertura f/2.6-8.0 e macro de 7cm; sensibilidade ISO 120; memória interna de 32mb (bastante para a época); era alimentada por 4 pilhas AA; e possuía um enorme (para a época) monitor LCD de 2.5 polegadas causando frisson à época. Foi a primeira câmera a usar dispositivo de visualização ao vivo.
Casio QV-300 e seu design mais arrojado
   Reparem que não existia compacta com grande-angular, zoom era artigo de luxo e capacidade de armazenamento também. Era preciso fotografar e descarregar rapidamente se quisesse fazer mais fotos. Na próxima postagem falarei sobre algumas câmeras do ano de 1997 e gostaria de agradecer à Canon e Casio por manterem generosos bancos de dados de seus produtos mais antigos.

6 de setembro de 2012

O retorno da Pentax às superzoom com a X5

   Não me lembro de a Pentax ter lançado outra superzoom depois da X90 no início de 2010 e como já faz bastante tempo, as mudanças são muitas. O sensor, infelizmente, é o mesmo que já foi utilizado em outras compactas sem sucesso pois gerava uma qualidade de imagem muito baixa com muitos ruídos. As expectativas não são das melhores apesar de ser uma marca que continua fazendo câmeras reflex muito boas, parece que sofre do mesmo mal da Nikon.
Disponível nas cores preta e prata
   A Pentax X5 é equipada com sensor CMOS de 16MP (1/2.33 de polegada com 16.4MP de resolução total); sua objetiva com 26x de zoom cobre distância focal entre 22.3-580mm com abertura f/3.1-5.9 e macro de 1cm; possui estabilização pelo sensor; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/1500 e 4 segundos; possui controles manuais; o alcance do flash é de até 11.5 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato AVI e som mono; possui monitor LCD inclinável de 3 polegadas; é alimentada por 4 pilhas AA com capacidade para 500 fotos por carga. Preço inicial de 280 dólares.
Não se iludam com o anel ao redor da objetiva, parece não servir para nada
   Vale lembrar que as câmeras Pentax possuem 3 tipos de estabilização, a normalmente usada que é pelo sensor, a digital que deve ser evitada ao máximo (ao máximo = sempre) e a estabilização chamada Pixel Track que me parece ser uma estabilização digital menos agressiva. Relatos de usuários afirmam que o efeito prático não é muito bom então ficamos só com a estabilização pelo sensor mesmo que já é grande coisa.
LCD inclinável e viewfinder letrônico com ajuste dioptral
   Opinião do blogueiro: O sensor CMOS de 16MP das compactas Pentax já deu mostras de ser muito ruim e infelizmente não deve ser diferente nesta câmera. O que chama atenção nesta câmera são a grande angular de 22.3mm superando por muito a de 22.5mm da Nikon P500 (na prática é igual), a altíssima autonomia de suas 4 pilhas AA e o LCD inclinável. Não recomendada, na data desta postagem, pela baixa qualidade do seu sensor.

3 de setembro de 2012

Samsung Galaxy Camera

   A Samsung mostra que não deve abandonar tão cedo o mercado da fotografia digital, está investindo pesado em câmeras dotadas de conectividade e lançou três novos modelos dotados de sistema Android, todos com conectividade wi-fi, um deles com conectividade 3G e outro com 4G. Mas todos tem muitos outros atrativos e fazem parte de uma nova geração de câmeras que unem as funcionalidades de um smartphone com os recursos de uma câmera de alta qualidade. Como eu já falei aqui em outras ocasiões, a Samsung não divulga as especificações completas de suas câmeras.
Um novo conceito de câmera mas com um design até comum
    A Samsung Galaxy Camera (EK-GC100) é equipada com sensor CMOS de 16.3MP (1/2.3 de polegada com 17MP de resolução total); sua objetiva com 21x de zoom cobre distância focal entre 23-483mm com abertura f/2.8-5.9 e macro de 5cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-3200; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 16 segundos; modo contínuo de até 4fps; possui controles manuais e memória interna de 8GB; o alcance do flash é de até 6.2 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MP4 com som estéreo; possui monitor LCD de 4.8 polegadas sensível a toque; é alimentada por bateria com duração não divulgada. Também não possui data de lançamento e preço definidos.
A tela enorme é ideal para um aparelho como este
   A grande vantagem desta câmera em relação às outras que possuem conectividade Wi-Fi é que essa também se conecta via 3G (EK-GC110) ou 4G (EK-GC120) usando-se um chip da operadora de sua preferência, sem a necessidade de estar próximo a uma rede sem fio. Assim você tem a possibilidade de conexão a qualquer momento para fazer upload de suas fotos para as redes sociais e download dos aplicativos do Google Play ou Samsung App Store. Além disso tudo, ainda há a conexão via bluetooth!
Disponível nas cores preta e branca
   Opinião do blogueiro: É quase um smartphone com uma lente de zoom óptico e sensor de alta qualidade. Todas as outras especificações são bem satisfatórias como a abertura, modo contínuo, memória interna e tempo de exposição, além de ainda possuir um modo manual que não é nada ágil por ser via touchscreen mas é melhor do que ficar preso apenas aos automatismos comuns deste tipo de câmera. O preço ainda não foi definido mas especula-se 600 dólares. É um gadget muito potente, recomendado com a ressalva do preço.
Related Posts with Thumbnails