30 de julho de 2012

Novas objetivas Fujinon XF

   A Fuji irá anunciar duas novas objetivas para sua ótima câmera sem espelho X-Pro1 para se juntarem às outras três objetivas já existentes. Até então, a Fuji só tinha objetivas fixas para esta câmera e agora, além de mais uma fixa, a 14mm, agora trouxe também uma objetiva 18-55mm. As duas objetivas ainda não tiveram sua data e preço de venda definidos.
Novas objetivas Fujinon/B&H PhotoVideo
   A XF 14mm f/2.8 R possui abertura mínima f/22; seu diafragma possui 7 lâminas; construção interna de 10 elementos em 7 grupos, sendo 5 elementos especiais de correção; distãncia mínima de foco de 18cm; e diâmetro para filtros de 58mm.
  A XF 18-55mm f/2.8-4.0 OIS é a primeira objetiva para o sistema sem espelho da Fuji dotada de estabilizador óptico; possui abertura mínima f/22; seu diafragma possui 7 lâminas; construção interna de 14 elementos em 10 grupos, sendo 4 elementos especiais de correção; distãncia mínima de foco de 30cm; e diâmetro para filtros de 58mm.

26 de julho de 2012

Passeio Fotográfico no Centro do RJ


PASSEIO FOTOGRÁFICO CENTRO DO RIO



Visitas guiadas por profissional especializado e dicas de fotografia de arquitetura


Dia: 11.08.12


Horário: 9:00 às 14:00


Investimento: R$ 40,00


Roteiro:


Praça XV:

Paço Imperial (visita  interna);

Palácio Tiradentes;

Igreja V.O.T. do Carmo (visita interna);

Igreja da Candelária (visita interna);

Mosteiro de São Bento (visita interna) Neste local será possível fotografar a natureza, devido a sua localização;

Morro da Conceição – (Pedra do Sal, Jardim do Valongo, Palácio Episcopal e ruas com aparência lusitana). Neste local será possível fotografar a natureza, devido a vista que se tem da cidade.



Inscrições através do email: grandeangularfoto@gmail.com

23 de julho de 2012

Canon EOS-M, enfim a mirrorless da Canon

   Das grandes fabricantes só estava faltando a Canon criar a sua câmera mirrorless. Estava, pois hoje foram anunciados a câmera, duas objetivas para a nova baioneta, um flash externo (compatível também com as reflex da marca) e um adaptador para as objetivas EF e EF-S. A princípio, não é aquela câmera para causar furor, criar grandes expectativas, ou algo do gênero. É apenas mais uma opção neste nicho que se expande a todo momento, com a vantagem da qualidade da consagrada gigante japonesa.
A Canon EOS-M está disponível em 4 cores
   A Canon EOS-M é equipada com sensor CMOS de 18MP (APS-C com 18.5MP de resolução total); possui 31 pontos de autofoco; sensibilidade ISO 100-25600; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos, incluindo modo bulb e sincronia com flash em 1/200; modo contínuo de até 4.3fps; não possui flash embutido; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps e som estéreo em formato MOV; possui monitor LCD de 3 polegadas sensível a toque; é alimentada por bateria com capacidade para 230 fotos. Preço inicial de 800 dólares com objetiva 22mm f/2.0.
Detalhes do corpo da câmera e as duas objetivas disponíveis
   Adicionalmente foram anunciadas as objetivas 22mm f/2.0 do kit citado acima, uma 18-55mm f/3.5-5.6, ambas com o novo sistema de autofoco STM custando, respectivamente, 250 e 300 dólares; o flash 90EX com alcance de até 9 metros custando 150 dólares; e o adaptador para uso de objetivas EF e EF-S custando a bagatela de 200 dólares. Tudo isso estará disponível a partir de setembro.
Adaptador para uso de objetivas EF e EF-S
   Opinião do blogueiro: Vale mais pela qualidade Canon do que por alguma novidade extra. Externamente é uma câmera bem simples, como a maioria das mirrorless, com pouco acesso direto aos controles manuais sendo necessário um uso maior do menu. O fator de corte é o mesmo das reflex, de 1.6x, e o adaptador é um alento para quem quer unir o melhor dos mundos das reflex e compactas sem perder o enorme leque de opções das objetivas EF mas ele poderia ser um pouco mais barato. O ponto fraco é a bateria muito pouco durável e fica aberta a possibilidade de um modelo um pouco mais avançado com um monitor LCD móvel. No dia de hoje, recomendada.

19 de julho de 2012

Panasonic LX7 rouba o título de compacta mais rápida

   Não satisfeita com o assombro causado pela FZ200, a Panasonic consegue tirar o título da Samsung de compacta mais rápida de todos os tempos em menos de duas semanas! É a prova final de que é a Panasonic quem dá as cartas no mundo das compactas e todas as outras correm atrás dela. Infelizmente ainda tem gente que pensa apenas com o nome e acha que a Panasonic é uma mera fabricante de eletrodomésticos mas a Panasonic já faz as melhores compactas há, pelo menos, 4 anos. Só não vê quem não quer.
Disponível nas cores branca e preta
   A Panasonic LX7 é equipada com sensor CMOS de 10MP (1/1.7 de polegada com 12.7MP de resolução total); sua objetiva Leica com 3.8x de zoom cobre distância focal entre 24-90mm com abertura f/1.4-2.3 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-12800; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 250 segundos; modo contínuo de até 11fps; produz fotos panorâmicas e 3D, arquivos RAW e possui controles manuais; o alcance do flash é de até 8.5 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formatos AVCHD e MP4 com som estéreo; possui monitor LCD de 3 polegadas; é alimentada por bateria com capacidade para 330 fotos por carga; e possui suporte para filtros de 37mm com auxílio de um anel adaptador. Preço inicial de 500 dólares.
Possui um disco de controle que pode ser usado para tempo de exposição
   Esta câmera também pode ser usada com os viewfinders óptico e digital já fabricados pela Panasonic além de compartilhar do mesmo sistema de flash externo da Olympus. Aliás, é sempre bom lembrar que Panasonic, Leica e Olympus são parceiras no desenvolvimento de sensores (tanto em compactas quanto mirrorless) e também do sistema 4/3. Vem daí a compatibilidade de alguns acessórios.
Anel de abertura em volta da lente, sapata para flash e microfones estéreo
   Opinião do blogueiro: Os mais atentos perceberão que o tamanho do sensor diminuiu mas é uma mudança quase insignificante, milimética, o de agora é do mesmo tamanho do que sempre foi o padrão das compactas premium e isso não irá diminuir a qualidade de imagem. A abertura é controlada por um anel dando um aspecto profissional à lente. Os usuários mais avançados que gostam de filtros terão a possibilidade de usá-los nesta câmera aumentando ainda mais o desempenho. A objetiva já assombraria em f/1.4 na grande angular mas isso já nem é novidade, o que espanta mesmo é f/2.3 em 90mm. Outro ponto interessante é a exposição de 250 segundos que fora incluída na LX5 com atualização de firmware. Mais uma câmera absurda, totalmente recomendada, na data de hoje.

18 de julho de 2012

FZ200 e outras superzoom da Panasonic

   A Panasonic usou do mesmo expediente da Fuji, mas não com a mesma intensidade, e criou um pequeno inchaço no mercado de superzoom lançando 3 modelos de uma vez (ou 4 se ainda considerarem 10x como superzoom). A diferença é que a Panasonic deu uma rasteira em toda a concorrência e criou uma câmera absurda com 24x de zoom e abertura máxima constante! Essa é apenas mais uma prova dada pela gigante japonesa de que ainda é possível melhorar o nível das superzoom mas, infelizmente, o contrário também aconteceu...
Panasonic SZ5 está disponível nas cores branca e preta
   A Panasonic SZ5 é equipada com sensor CCD de 14MP (1/2.33 de polegada com 14.5MP de resolução total); sua objetiva Leica com 10x de zoom cobre distância focal entre 25-250mm com abertura f/3.1-5.9 e macro de 5cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/1600 e 8 segundos; modo contínuo de até 1.5fps; produz fotos panorâmicas; o alcance do flash é de até 5.6 metros; faz vídeos HD com taxa de 30fps em formato MP4 e som mono; possui monitor LCD de 3 polegadas; possui wi-fi embutido; é alimentada por bateria com capacidade para 250 fotos por carga. Preço inicial de 200 dólares.
Fácil acesso ao wi-fi com um simples toque em um botão
   Opinião do blogueiro: Para quem quer uma câmera desprovida de controles manuais, com uma resolução aceitável, a qualidade indiscutível das lentes Leica, as fotos panorâmicas que fazem tanto sucesso hoje em dia e ainda vem com o acréscimo muito bem-vindo da conexão wi-fi, a SZ5 é uma excelente pedida nesta faixa de prçeo. Na data de hoje é recomendada.
A bem-sucedida série LZ ressuscita como uma superzoom nas cores vermelha e preta
   A Panasonic LZ20 é equipada com sensor CCD de 16MP (1/2.33 de polegada com 16.4MP de resolução total); sua objetiva Lumix com 21x de zoom cobre distância focal entre 25-525mm com abertura f/3.1-5.8 e macro de 2cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 15 segundos; modo contínuo de até 1.2fps; produz fotos panorâmicas e possui modo manual; o alcance do flash é de até 6.8 metros; faz vídeos HD com taxa de 30fps em formato MPEG e som mono; possui monitor LCD de 3 polegadas; é alimentada por 4 pilhas AA com capacidade para 380 fotos por carga. Preço inicial de 250 dólares.
Visual bastante simples e com poucos controles da LZ20
   Opinião do blogueiro: É exatamente o que a Fuji fez mas em menor escala, é uma superzoom com visual mais limpo e simples além de ser alimentada por pilhas. Vem para se tornar uma terceira linha de superzoom mas conta com o modo manual. Peca um pouco na resolução alta demais mas, na data de hoje, é recomendada para quem não gosta de usar bateria e por ter um preço muito competitivo.
A FZ60 não tem grandes atrativos
   A Panasonic FZ60 é equipada com sensor CMOS de 16MP (1/2.33 de polegada com 17.5MP de resolução total); sua objetiva Leica com 24x de zoom cobre distância focal entre 25-600mm com abertura f/2.8-5.2 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 4 segundos; modo contínuo de até 1.2fps; produz fotos panorâmicas e 3D e possui controles manuais; o alcance do flash é de até 13.5 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formatos AVCHD e MP4 e som estéreo; possui monitor LCD de 3 polegadas e viewfinder eletrônico; é alimentada por bateria com capacidade para 450 fotos por carga; e possui suporte para filtros de 52mm. Preço inicial de 350 dólares.
Maior presença de controles e microfone estéreo
    Opinião do blogueiro: Caiu muito em relação à sua antecessora, a FZ47, devido a essa alta resolução e a inexplicável diminuição da longa exposição dos tradicionais 60 segundos da Panasonic para míseros 4 segundos. Possui um flash muito bom, a nível de reflex e uma bateria muito duradoura. Na data de hoje, não recomendada.
A FZ200 chega com status de melhor superzoom de todos os tempos
   A Panasonic FZ200 é equipada com sensor CMOS de 12MP (1/2.33 de polegada com 12.8MP de resolução total); sua objetiva Leica com 24x de zoom cobre distância focal entre 25-600mm com abertura constante f/2.8 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 60 segundos; modo contínuo de até 12fps; produz fotos panorâmicas e 3D, arquivos RAW e possui controles manuais; o alcance do flash é de até 13.5 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formatos AVCHD e MP4 e som estéreo; possui monitor LCD móvel de 3 polegadas; é alimentada por bateria com capacidade para 540 fotos por carga; e possui suporte para filtros de 52mm. Preço inicial de 600 dólares.
Monitor LCD móvel, controle lateral de zoom e tipo de focagem
   Opinião do blogueiro: É a superzoom mais espetacular que já vi em toda a minha vida. Eu jamais esperava ver uma câmera com 24x de zoom alcançando distância focal de 600mm com abertura f/2.8 e isso quer dizer que toda e qualquer concorrência, até o dia de hoje, cai por água abaixo. Não tem concorrência para esta câmera que ainda faz vídeos em Full HD com 60fps, possui a longa exposição de 60 segundos, aceita filtros, possui um poderoso flash, uma ótima bateria e a qualidade Leica em conjunto com a resolução de 12 megapixels vinda de um sensor já consagrado, além de fotografar em RAW. É a superzoom perfeita, até que alguém a derrube. Recomendada com louvor, independente do preço que é bem justo em relação aos recursos que possui.
Sapata para flash dá um ar mais profissional à FZ200
   O leitor mais atento irá perceber algumas mudanças nesta postagem: o preço inicial da câmera foi deslocado para o parágrafo de especificações técnicas; foram incluídas as informações de suporte para filtros e tamanho e resolução total do sensor, quando o fabricante disponibilizar estas informações; e a "opinião do blogueiro" que é sempre finalizada com a recomendação ou não da câmera, agora possui a ressalva de que a opinião é feita com base nas especificações no dia do lançamento da câmera. Esta última modificação foi feita devido aos questionamentos de leitores (e com total razão) sobre eventuais mudanças de opinião em relação a projetos que eram muito bons no papel mas não tão eficazes na prática. A partir de agora, tentarei manter este padrão nas postagens.

16 de julho de 2012

Evolução das câmeras digitais (Kodak)

   Após uma animada conversa com membros do Mundo Fotográfico sobre câmeras digitais antigas tive a ideia de tentar fazer uma retrospectiva mostrando um pouco de tudo o que já aconteceu no mundo da fotografia digital. Como eram os primeiros modelos, como se armazenavam os arquivos, como eram os sensores, etc. Como os bancos de dados existentes divergem entre si, resolvi seguir o do DPReview que é um site bem conceituado e conhecido no mundo todo. E a primeira menção deles é aos backs digitais da Kodak para câmeras reflex de filme a partir do ano de 1994.
Um dos primeiros sensores CCD
   Mas a aventura com imagens digitais começou bem antes disso, o primeiro sensor de imagem vem do longínquo ano de 1975 criado por um engenheiro da Kodak chamado Steven Sasson de 100x100 pixels. Em 1986 a Kodak desenvolveu um sensor já com 1.4 megapixels. Já no ano de 1991, o módulo Kodak DCS100 dotado de um sensor de 1.3mp chamado KAF-1300 foi acoplado a uma Nikon F3 criando assim a primeiro unidade de armazenamento de imagem digital. A partir daí foram evoluindo até chegar à Kodak DCS420.
DCS100/Foto de John W. Schulze
   A Kodak DCS420 lançada no dia 1º de março de 1994 (o Brasil ainda era apenas tricampeão mundial de futebol!) não era uma câmera propriamente dita, e sim, um back digital da Kodak montado em uma Nikon N90s/F90x. Este back continha um sensor CCD com fator de corte 2.6x quase do mesmo tamanho das atuais Nikon 1 e a resolução era, pasmem, de 1.5 megapixel! O ISO máximo era de 400, o modo contínuo era de 2fps limitado a 5 imagens. As imagens eram armazenadas em cartão PCMCIA e a câmera e o back juntos pesavam quase 2kg. Um ano depois a Kodak lançou a DCS460 com um sensor bem maior, o APS-H do mesmo tamanho que hoje é usado em algumas reflex Canon e possui fator de corte de 1.3x chamado M6.
Kodak DCS460/ Foto de Gisle Hannemyr
   Paralelamente, a Kodak começou a lançar modelos baseados em reflex da marca Canon, mais precisamente a Canon EOS-1n. Com o tempo estes backs digitais foram diminuindo de tamanho ficando com o formato semelhante ao de um grip vertical. E assim como a Kodak criou a primeira câmera fotográfica de uso comercial, também criou a primeira câmera digital baseada naquele sensor de 1975 gravando imagens em fitas-cassete (!) e que vocês podem ver na postagem feita pela Márcia Costa para o blog aqui.
Kodak DCS560/Foto de Ashley Pomeroy
   Assim termina a primeira parte de muitas outras que virão sobre a evolução das câmeras digitais.

               Galeria de John W. Schulze
               Galeria de Gisle Hannemyr
               Perfil de Ashley Pomeroy

14 de julho de 2012

Top Blog 2012

   Pelo terceiro ano consecutivo o Foto Fácil participa da votação do Top Blog e, infelizmente, ainda não há uma categoria de blogs de fotografia e por isso estamos concorrendo na categoria "Tecnologia e Internet". O blogueiro poderia estar matando, poderia estar roubando, mas está aqui pedindo humildemente o seu voto para que consiga ficar novamente entre os 100 melhores blogs, como aconteceu nos dois anos anteriores, e disputar a segunda fase da votação.



   A votação começa hoje, dia 14 de julho, e é só clicar no link disponível aqui mesmo à direita das postagens com a logo do Top Blog. Desta vez cada leitor pode votar 3 vezes, usando suas contas de e-mail, twitter e facebook. Desde já agradeço aos leitores.

12 de julho de 2012

Fotos da minha viagem a Pernambuco

   Nestas últimas férias passei alguns dias em Recife e aproveitei para conhecer outras cidades ao redor como Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Bezerros e Caruaru. Em dezembro irei de novo e espero conhecer ainda Gravatá, Ipojuca e João Pessoa na Paraíba. Gostaria de compartilhar com os leitores e amigos algumas das fotos que fiz e em dezembro terei mais.
Amanhecer no Recife
Amanhecer em Recife visto do aeroporto
A rua mais linda de Recife - Rua do Bom Jesus
Rua do Bom Jesus, a mais linda que vi em Recife
Arquitetura do Recife Antigo
Arquitetura do Recife Antigo
Teatro Santa Isabel
Teatro Santa Isabel
Igreja de Nossa Senhora do Carmo vista do Mirante
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Mercado de artesanato de Olinda com a orla de Recife ao fundo
Mercado de Artesantato de Olinda
Olinda e Recife vistas do alto
Cidades de Olinda e Recife vistas do Mirante Caixa d'água
Cidade de Bezerros, uma parte rural e outra residencial
Cidade de Bezerros com grande área rural
Teatro de Mamulengos
Teatro de Mamulengos montado na festa de São João em Caruaru
Festa de São João
Decoração da festa de São João no centro de Caruaru
   Quem quiser ver mais fotos minhas e conhecer mais um pouco destas cidades lindas de Pernambuco é só acessar minha galeria no Flickr. Espero que tenham gostado e podem comentar à vontade.

9 de julho de 2012

Polaroid digital com impressão instantânea

   A Polaroid anda meio sumida do mercado nacional mas suas compactas já fizeram relativo sucesso por aqui, inclusive minha primeira (e desagradável) experiência com câmeras digitais foi com uma Polaroid, como relatei nesta matéria. Agora ela traz de volta o que era uma sensação há 30 anos atrás: a revelação instantânea, hoje impressão e que não necessita de cartuchos ou algo parecido, o processo é térmico e o segredo está na tecnologia Zink (Zero Ink) que usa papéis especiais com cristais sensíveis ao calor formando as cores da fotografia.
Polaroid Z2300
   A Polaroid Z2300 possui um visual quase retrô e é até bonitinha, o papel (que é adesivo, podendo ser colado em qualquer superfície lisa) sai impresso por uma das laterais e mede aproximadamente 5.1 x 7.6 cm. O processo de impressão leva menos de 1 minuto segundo a fabricante que não deu muitos detalhes de suas especificações técnicas. Apenas cita que possui um sensor de 10MP (sem especificar se é CCD ou CMOS), possui um LCD de 3 polegadas, aceita cartões SD de até 32gb, faz vídeos HD e possui microfone e alto-falante. Nem especifica a distância focal da lente que não possui zoom óptico (também não diz se há zoom digital disponível). As informações são bem pobres.
Foto impressa saindo pela lateral e botão ao lado do LCD para abertura do recipiente de papéis
   Há opção de impressão em preto e branco, com ou sem bordas (incluindo a característica borda da Polaroid) e há possibilidade de incluir bordas artísticas, além de recortar a área da foto a ser impressa. Será lançada no exterior em agosto, disponível nas cores branca e preta, com preço inicial de 160 dólares e virá acompanhada de 10 papéis Zink. A recarga com 30 papéis custará 15 dólares e a recarga com 50 custará 25 dólares. Parece uma ótima ideia para quem trabalha com fotos instantâneas de brinde em festas.

6 de julho de 2012

Mural de junho 2012

   Chegou a hora de mais um mural, muito colorido, fotos bem diversificadas, criatividade à flor da pele. Tenho tentado nos últimos meses priorizar os novos membros do grupo no Flickr, de onde escolho estas lindas fotos todo mês e gostaria de lembrar que umas 5 ou 6 fotos que eu tinha escolhido ficaram de fora porque o blogueiro também analisa os dados EXIF para escolher as fotos. Sem dados EXIF elas não aparecem aqui, gosto de saber como estão sendo feitas as fotos. Vamos às artes e aos artistas:

Heldrick usando Fuji S2950
hdr 01 DSCF7463And2more_tonemapped

Fabíola Navidad usando Canon G1X
IMG_2326

Vinícius Tanaka usando Canon XTi + 18-55mm f/3.5-5.6
#Culture'

Renam Brandão usando Canon S100
Céus II

Jiro Cristino usando Nikon D5100 + 85mm f/1.8
Manaus Cavaliers - Futebol Americano Nilton Lins

Fábio Scotti usando Samsung EX1
FÉRIAS NA EUROPA 2012 248

Luciano Carmo usando Nikon P510
DSCN0788

André Laine usando Canon 7D + 18-135mm f/3.5-5.6
Santuário do Caraça

Fabiano Athayde usando Canon SX230
Circo - Pirofagia

Sérgio Gomes usando Canon T3 + 18-55mm f/3.5-5.6
Ponte do Riacho da Serra

Daniel usando Samsung SH100
II World Bike Tour pano

Marcus Bevilaqua usando Fuji HS10
Leonino

   Estatísticas e curiosidades da galeria:

  • Das 12 fotos, 8 foram feitas com compactas e 4 foram feitas com reflex.
  • As marcas usadas foram Canon (6 vezes), Fuji, Samsung e Nikon (2 vezes cada).
  • Pela primeira vez não houve nenhum modelo de câmera repetido.
  • Apenas uma objetiva repetida: A 18-55mm f/3.5-5.6, apareceu aqui duas vezes.
  • Pela primeira vez surgem retratadas aqui no blog uma cena de circo, um esporte não muito popular aqui no Brasil, e um escudo de time de futebol escondido sob livros.
   Até a próxima galeria e espero que os leitores continuem inspirados como estiveram neste último mês.

4 de julho de 2012

Samsung EX2F: A compacta mais rápida que já existiu

   Na guerra das compactas premium, que esquentou de vez com a chegada da Sony em grande estilo, a Samsung fez direitinho o dever de casa: tinha uma ótima câmera, apostou que ela poderia ficar no mercado por mais de um ano (dois anos e meio já) e foi analisando tudo que a concorrência já tinha feito nesse ano em que ela não lançou uma sucessora. O resultado é um câmera que prioriza totalmente a qualidade de imagem, a agilidade e a comunicação. Quem espera por zoom não irá gostar dessa câmera e analisando as especificações é compreensível o curto alcance desta lente.
Mesmo com uma objetiva muito mais clara essa câmera consegue ser mais leve que a antecessora
   A Samsung EX2F é equipada com sensor CMOS (1/1.8 de polegada) de 12 megapixels; sua objetiva Schneider-Kreuznach com 3.3x de zoom cobre distância focal de 24-80mm com assombrosa abertura f/1.4-2.7 e macro de 1cm; possui estabilizador óptico; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos; modo contínuo de até 10fps; produz arquivos RAW, fotos panorâmicas e 3D; o bom alcance do flash é de até 7.8 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps e som estéreo em formato MP4; possui monitor AMOLED de 3 polegadas totalmente móvel; conexão wi-fi embutida; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 240 fotos (informação não-oficial).
Pra quem usa e abusa de controles manuais é um prato cheio
   Infelizmente, já é uma tradição da Samsung não divulgar as especificações completas de suas câmeras. Ficaram faltando a quantidade de imagens que podem ser feitas ininterruptamente no modo contínuo e a capacidade da bateria (por possuir carga de 1030mAh deduz-se que dure bastante). Possui como acessórios opcionais um flash externo de número-guia 42, um microfone externo e um viewfinder óptico.
Monitor totalmente móvel e botão dedicado a vídeos
   Opinião do blogueiro: Se o sensor for bom tem tudo para ser uma câmera espetacular, a lente absurdamente clara e impensável há alguns anos para uma compacta compensa a falta de alcance. A quantidade de aceso direto aos controles é a ideal pois além de dois dials no alto da câmera, ainda conta com um controle giratório frontal e outro ao redor da objetiva. O alcance do flash é muito bom e produz arquivos RAW, o que é muito importante para a grande maioria dos entusiastas que se interessarão por esta câmera, e o wi-fi embutido é a cereja do bolo permitindo conexão com outros aparelhos e upload direto das fotos para as redes sociais. O preço inicial é de 500 dólares. Magnífica câmera!

2 de julho de 2012

Nova objetiva Nikkor 18-300mm

   A gigante japonesa Nikon acaba de lançar uma objetiva que irá agradar a todos os usuários entusiastas, como eu, que gostam de ter uma objetiva que esteja pronta para todas as ocasiões sem necessidade de troca. A 18-300mm é a objetiva em grande-angular de maior alcance já feita, superando a Tamron 18-270mm.
Objetiva Nikkor 18-300mm
   A AF-S Nikkor 18-300mm f/3.5-5.6G ED VR possui construção interna com 19 elementos (sendo 6 especiais de correção) em 14 grupos; diafragma circular de 9 lâminas; abertura mínima f/22-32; distância mínima de foco de 45cm; diâmetro do filtro é de 77mm; possui estabilização, motor de foco e focagem interna; e mede 12cm e pesa 830 gramas. Já vem com parassol tipo pétala e bolsa no seu kit. Por ser uma objetiva AF-S não há restrições quanto ao autofoco nas Nikon D3xxx e D5xxx mas, como é uma objetiva DX, possui restrições nas Nikon Full Frame.
Parassol que acompanha a objetiva
   Opinião do blogueiro: Como a qualidade Nikon é indiscutível, é de se imaginar que a qualidade dela seja semelhante à das concorrentes Sigma e Tamron mas ninguém deve esperar dela uma nitidez de objetiva fixa ou de pouco alcance. É preciso entender que se trata de uma objetiva "faz-tudo". O lado ruim é que se trata de uma objetiva excessivamente pesada e possui um diâmetro muito largo para filtros que são bem caros (77mm). O valor inicial no exterior é de mil dólares.
Related Posts with Thumbnails